|
Post by franciel on Feb 5, 2016 14:29:57 GMT -3.5
Pessoal,
Em dezembro fiz LC em BBAS e a opção virou pó em janeiro, obtive lucro. Hoje vendi CMIG3 com prejuízo.
Posso abater o imposto do LC com o prejuízo das ações vendidas depois do vencimento da opção? Ou tenho que pagar o imposto e abater somente em operações realizadas depois do prejuízo?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 5, 2016 15:03:19 GMT -3.5
Pessoal, Em dezembro fiz LC em BBAS e a opção virou pó em janeiro, obtive lucro. Hoje vendi CMIG3 com prejuízo. Posso abater o imposto do LC com o prejuízo das ações vendidas depois do vencimento da opção? Ou tenho que pagar o imposto e abater somente em operações realizadas depois do prejuízo? O fato gerador de lucro no caso do LC foi em janeiro. Você tem até final de fevereiro para pagar o DARF. Já o fato gerador do prejuízo em CMIG foi em fevereiro, que é um mês depois da apuração do lucro do LC. Em teoria você deve agir assim: Paga o Darf em fevereiro e logo na declaração em abril 2017 vai declarar o prejuízo das CMIG. Porém, acredito que se você não paga o DARF em fevereiro e de fato o prejuízo nas CMIG alcança para cobrir o lucro no LC não deveria ter problemas maiores.
|
|
|
Post by Kamesennin on Feb 5, 2016 15:25:13 GMT -3.5
Pode misturar lucro em OPÇÃO com prejuízo em AÇÃO? Sempre achei que não desse pra fazer isso...
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 5, 2016 15:52:50 GMT -3.5
Pode misturar lucro em OPÇÃO com prejuízo em AÇÃO? Sempre achei que não desse pra fazer isso... Pode sim, é um erro comum pensar que não. O que não pode misturar é day trade com vendas usuais.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 5, 2016 16:35:35 GMT -3.5
Pode misturar lucro em OPÇÃO com prejuízo em AÇÃO? Sempre achei que não desse pra fazer isso... Pode sim, é um erro comum pensar que não. O que não pode misturar é day trade com vendas usuais. Que coisa, achava tbm que eram coisas separadas. Mas se pensar bem, não existe campo na Declaração pra opções tbm, só ações e fiis. Todo dia aprendo coisa nova, vlw!
|
|