|
Post by mahler on Nov 14, 2016 16:40:23 GMT -3.5
Eu também, a única vez que eu emprestei a um amigo foi em 1996 (R$ 1.000,00, em valores de hoje uns R$ 3.800,00 aproximadamente) e nada recebi de volta desde então...
Por essas e outras, é que eu (a não ser para meu pai, que tem excelente situação financeira) não falo para ninguém, seja parente ou amigo, quanto ganho e que estou em busca da independência financeira e para isso todo mês invisto mais de 50% do salário que recebo em ações/FII/TD/renda fixa/fundos etc. Acho que essa é a melhor tática.
|
|
|
Post by mahler on Nov 14, 2016 17:01:09 GMT -3.5
Outra solução possível é sugerir à pessoa que te pede empréstimo obtê-lo a juros menos extorsivos que os do cheque especial ou financeira, recorrendo: I - ao penhor da Caixa Econômica Federal, o popular "pôr no prego"; II - obter um empréstimo em um banco dando um veículo ou imóvel quitado em garantia.
Ou ainda sugerir a essa pessoa a venda de bens usados na OLX...
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Nov 14, 2016 18:03:19 GMT -3.5
Acho que todo mundo que eu tenho certo contato sabe que eu opero bolsa, mas a única vez que me pediram dinheiro emprestado foi há uns 12 ou 13 anos... e se não me falha a memória, foi algo entre 50 a 80 reais na época. Na verdade, por ser frugal, sofro do problema inverso: as pessoas não acreditam que eu tenho dinheiro (não que eu seja rico, mas falo dinheiro para coisas comuns, nada de extraordinário). Meus colegas todos estavam bancando mulheres de academia, daquelas bem boçais, que só pensam em treinar e em desfilar por aí e depois de resistir muito à essa ideia durante alguns meses, acabei conhecendo e cedendo aos encantos de uma "trintona estilo paniquete". Ledo engano. Ela me rejeitou para ficar com caras, que pelo que todos ficaram sabendo depois, são financeiramente quase tão ferrados quanto ela. E também não são nenhum ícone de beleza (o melhorzinho era um PC Siqueira piorado). As pessoas acreditam muito naquilo que elas veem. Se a pessoa troca de carro com certa frequência, sai todo final de semana, etc... acham que está rico e querem pedir coisas. Embora muitos façam isso só na base de dívidas que não tem como pagar. Quem não quer ser incomodado, é bom buscar uma certa privacidade. Porém, sabendo que com os ônus, também vão embora os bônus.
|
|
|
Post by fortaleza on Dec 2, 2016 10:40:45 GMT -3.5
FURADA...
Mas depende muito da pessoa...
Pra mim, é em uma hora dessa que vc vê se a pessoa tem caráter ou não...
Tem casos que realmente a pessoa esta passando necessidades extremas e por isso não paga...
Mas na maioria, teria como pagar, e não paga porque não quer...
Eu por exemplo, se tivesse devendo a alguém, enquanto não pagasse, não iria fazer viagens, comprar celular novo, roupas, iria conversar com quem eu estivesse devendo para dar satisfação, tentaria vender algumas coisa, e ir pagando aos poucos a medida que tivesse condição...
Mas tem gente que pega dinheiro emprestado, e não paga, não fala mais no assunto, enrola, e tem coisas que poderia se desfazer para sanar a divida, ou pelo menos pagar parte...
É bem complicado...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 11, 2016 11:48:19 GMT -3.5
Aproveitando o assunto, como ficaria o IR?
A diferença positiva tem IR igual de aplicação, como CDB?
Por exemplo: Empréstimo em 07/2016. Todo final de ano paga uma amortização e pagamento de juros.
O IR é devido, mas quem recolhe é o financiado ou o financiador? Qual seria o código de recolhimento e tem alguma peculiaridade na declaração anual?
|
|
|
Post by salcedo on Dec 11, 2016 19:47:27 GMT -3.5
Aproveitando o assunto, como ficaria o IR? A diferença positiva tem IR igual de aplicação, como CDB? Por exemplo: Empréstimo em 07/2016. Todo final de ano paga uma amortização e pagamento de juros. O IR é devido, mas quem recolhe é o financiado ou o financiador? Qual seria o código de recolhimento e tem alguma peculiaridade na declaração anual? Creio que esta explicação será suficiente exame.abril.com.br/seu-dinheiro/como-declaro-no-ir-dinheiro-emprestado-a-um-parente/
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 6, 2017 20:31:00 GMT -3.5
salcedo , estava suficiente até o seguinte: Com o empréstimo que fiz de uma PF, acordei de fazer pagamento daqui 2 anos. O que fiquei na dúvida, é legal isso? Ou teria que fazer amortizações mensais e a pessoa recolher o imposto (código 0190) conforme a tabela progressiva? Devo aplicar a tabela progressiva apenas no juros ou no principal também? Obrigado e abraços!
|
|
|
Post by salcedo on Mar 10, 2017 13:10:48 GMT -3.5
Paitax, não sou entendido na matéria, mas creio que não tem nada de ilegal fazer um empréstimo com carência de dois anos, pois fazendo um paralelo com CDBs que tenho para dois e três anos, me vem apenas a informação do saldo em 31/12/16, para efeitos de imposto renda.
ABS
Aclaro, saldo este igual a aplicação inicial.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 17, 2018 17:59:09 GMT -3.5
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Oct 17, 2018 18:40:18 GMT -3.5
Que isso bochan? Vendeu valesca e bb no low pra ajudar cunhado? rs
Alguem ja falou aí, mas dinheiro não se empresta a parente, é doação.
A dica é ter hábitos frugais, pra acharem que vc não tem dinheiro.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Oct 17, 2018 21:09:26 GMT -3.5
Já emprestei pro meu sogro uma quantia considerável, equivalente a um carro, por um mau negócio dele. Parcelei, recebi uns 40% espontâneo, depois uns 30% com alguma cobrança de forma educada.
Ele é aposentado, com uma renda boa. Vive bem, mas nunca mais falou no assunto. Após alguns anos, considerei como perdido.
A gente vai aprendendo com a vida..
|
|