rst
Moderador
|
Ouro
Jan 20, 2016 6:54:14 GMT -3.5
Post by rst on Jan 20, 2016 6:54:14 GMT -3.5
|
|
bochan
Forista VIP
|
Ouro
Jan 26, 2016 18:30:36 GMT -3.5
Post by bochan on Jan 26, 2016 18:30:36 GMT -3.5
Uma pergunta para quem participa deste mercado: De posse de certificados de ouro escritural, se quiser e se possuir certificados que formem uma unidade (digamos, o menor lingote disponível), é possível resgatar como ouro físico?
A pergunta pode ser idiota, nunca li nada sobre o tema, só o artigo postado pelo RST.
abs.
|
|
rst
Moderador
|
Ouro
Jan 26, 2016 19:10:53 GMT -3.5
Post by rst on Jan 26, 2016 19:10:53 GMT -3.5
Bochan, no blog do Henrique Carvalho (hcinvestimentos) tem um texto bem interessante tratando das diversas formas de investir em ouro, inclusive através do armazenamento físico de lingotes. As únicas ressalvas que faço ao artigo são: (a) exaltação do investimento em ouro em um momento de máxima histórica e (B) após uma apresentação impecável, ele faz deliberadamente um jaba para o fundo da orama. edit: A propaganda da orama passou para o topo do artigo. Segue o link hcinvestimentos.com/2013/02/26/como-investir-em-ouro/?hvid=4AmjBx
|
|
|
Ouro
Jan 26, 2016 23:20:59 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on Jan 26, 2016 23:20:59 GMT -3.5
Uma pergunta para quem participa deste mercado: De posse de certificados de ouro escritural, se quiser e se possuir certificados que formem uma unidade (digamos, o menor lingote disponível), é possível resgatar como ouro físico? A pergunta pode ser idiota, nunca li nada sobre o tema, só o artigo postado pelo RST. abs. Nunca ouvi alguém falando que fez isso, Bochan, mas nada proíbe que vc vá guardando o escritural e quando completar o suficiente para o lingote, venda e compre o físico. No Banco do Brasil as taxas de custódia são (ou eram) menores para o escritural, assim seria desvantagem para o banco admitir a troca. Eu mesmo tenho interesse em comprar ouro mas agora claramente não é o momento. Note no gráfico que o ouro pode ficar um longo tempo estacionado, tornando-se mais arisco em momentos de maior tensão na política e economia, como agora. Pretendo comprar ouro mas como hedge contra a inflação. Bochan, se você é "internacionalista" note que o ouro está estabilizando nos EUA, depois de uma longa queda. Pode ser uma opção também (mas aí tem a barreira do câmbio) Eu tinha lido que o próprio BB ia permitir comprar ouro escritural através do HB, alguém está por dentro dos detalhes?
|
|
|
Ouro
Jan 27, 2016 7:14:29 GMT -3.5
Post by Kamesennin on Jan 27, 2016 7:14:29 GMT -3.5
Ainda existe a possibilidade de comprar o ouro físico em menores quantidades através de sites como o da Ourominas (www.ouroabsoluto.com.br).
Eu particularmente utilizo essa opção para comprar alguns grama pelo menos uma vez ao ano. Minha idéia também é de um hedge contra inflação, mas se é para fazer hedge prefiro fazer bem feito e guardar o ouro aqui comigo e não custodiado em algum lugar.
|
|
|
Ouro
Jan 27, 2016 7:40:36 GMT -3.5
Post by silversurfer on Jan 27, 2016 7:40:36 GMT -3.5
Ainda existe a possibilidade de comprar o ouro físico em menores quantidades através de sites como o da Ourominas (www.ouroabsoluto.com.br). Eu particularmente utilizo essa opção para comprar alguns grama pelo menos uma vez ao ano. Minha idéia também é de um hedge contra inflação, mas se é para fazer hedge prefiro fazer bem feito e guardar o ouro aqui comigo e não custodiado em algum lugar. Essa é uma prática antiga em diversas famílias. A grande desvantagem que vejo é a possibilidade de roubo. Morei em uma cidade com muitas famílias de origem Síria e Libanesa e todos sem exceção tinham a prática de fazer compras regulares de ouro físico e imóveis.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Ouro
Jan 27, 2016 7:48:20 GMT -3.5
Post by bochan on Jan 27, 2016 7:48:20 GMT -3.5
Ainda existe a possibilidade de comprar o ouro físico em menores quantidades através de sites como o da Ourominas (www.ouroabsoluto.com.br). Eu particularmente utilizo essa opção para comprar alguns grama pelo menos uma vez ao ano. Minha idéia também é de um hedge contra inflação, mas se é para fazer hedge prefiro fazer bem feito e guardar o ouro aqui comigo e não custodiado em algum lugar. Essa é uma prática antiga em diversas famílias. A grande desvantagem que vejo é a possibilidade de roubo. Morei em uma cidade com muitas famílias de origem Síria e Libanesa e todos sem exceção tinham a prática de fazer compras regulares de ouro físico e imóveis. pergunta de ignorante: Como saber se é ouro mesmo? tem de confiar no vendedor ou tem como conferir? Outra: Para este mercado "picado" de ouro, é somente por compra de jóias (correntes, anéis, etc.) ou tem outra forma? Onde isto é comercializado? abs.
|
|
|
Ouro
Jan 27, 2016 8:21:38 GMT -3.5
bochan likes this
Post by Kamesennin on Jan 27, 2016 8:21:38 GMT -3.5
Você vai ter que acabar confiando no vendedor bochan , mas no caso da Ourominas por exemplo eles são a maior empresa de venda de ouro físico no brasil, além de serem uma instituição financeira credenciada junto ao Banco Central e a CVM. Eu compro o ouro com eles, e funciona da seguinte maneira: Você recebe lacrado em um saquinho plástico a barrinha de ouro com o peso informado e o código dela. Se você não violar esse lacre, a recompra é automática se você quiser vender de volta para eles. Já se você violar o lacre eles recebem de volta a barrinha porém é feita uma reavaliação e só depois é feita a recompra. O tal do "mercado picado" de ouro acredito que seja só jóias ou ouro proveniente de jóias (18K com impurezas e etc, ou seja não é ouro ativo financeiro) vendidos geralmente na rua. Desconheço pessoalmente algum lugar que venda ouro 24K em barras além da Ourominas ou do mercado balcão da BM&F (onde o lote mínimo para retirar o ouro é 250g por exemplo).
|
|
|
Ouro
Jan 27, 2016 8:29:02 GMT -3.5
Post by silversurfer on Jan 27, 2016 8:29:02 GMT -3.5
Investir em ouro través de jóias é diferente, pois existe um valor da marca, do design, etc. Também era costume das famílias que citei.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Ouro
Jan 27, 2016 9:07:03 GMT -3.5
Post by uqaz on Jan 27, 2016 9:07:03 GMT -3.5
Você vai ter que acabar confiando no vendedor bochan , mas no caso da Ourominas por exemplo eles são a maior empresa de venda de ouro físico no brasil, além de serem uma instituição financeira credenciada junto ao Banco Central e a CVM. Eu compro o ouro com eles, e funciona da seguinte maneira: Você recebe lacrado em um saquinho plástico a barrinha de ouro com o peso informado e o código dela. Se você não violar esse lacre, a recompra é automática se você quiser vender de volta para eles. Já se você violar o lacre eles recebem de volta a barrinha porém é feita uma reavaliação e só depois é feita a recompra. O tal do "mercado picado" de ouro acredito que seja só jóias ou ouro proveniente de jóias (18K com impurezas e etc, ou seja não é ouro ativo financeiro) vendidos geralmente na rua. Desconheço pessoalmente algum lugar que venda ouro 24K em barras além da Ourominas ou do mercado balcão da BM&F (onde o lote mínimo para retirar o ouro é 250g por exemplo). Há uns anos me interessei em comprar ouro físico por este canal. Existe um spread imenso de 20% caso vc queira comprar e em seguida vender. Achei injusto e por isso desisti.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Ouro
Jan 27, 2016 9:53:15 GMT -3.5
Potuz likes this
Post by Neymar on Jan 27, 2016 9:53:15 GMT -3.5
Essa é uma prática antiga em diversas famílias. A grande desvantagem que vejo é a possibilidade de roubo. Morei em uma cidade com muitas famílias de origem Síria e Libanesa e todos sem exceção tinham a prática de fazer compras regulares de ouro físico e imóveis. pergunta de ignorante: Como saber se é ouro mesmo? tem de confiar no vendedor ou tem como conferir? Outra: Para este mercado "picado" de ouro, é somente por compra de jóias (correntes, anéis, etc.) ou tem outra forma? Onde isto é comercializado? abs. Pelo que eu lembro do livro "Sistema financeiro e bancário" do Carlos Arthur Newlands Jr.: Tem duas formas: você pode deixar o ouro em alguma instituição autorizada pelo BC, que vai te dar um certificado e cobrar custódia. Se você quiser vender a instituição vende para você. Outra forma é pegar o ouro e levar para casa, também comprando de uma instituição autorizada pelo BC. Aí se você quiser vender vai ter que ir na instituição para que ela certifique a pureza do ouro (eles derretem e fundem de novo) e eles vendem o ouro. Qualquer venda de ouro como reserva de valor por outra forma é proibida. Na prática acho que a maioria dos que oferecem esse serviço são bancos.
|
|
|
Post by mahler on Jan 27, 2016 15:46:10 GMT -3.5
Além da compra física de ouro ou de certificados escriturais que o representem, outra modalidade de investimento no metal são os fundos de investimento indexados à variação da cotação do ouro. Por exemplo, A Caixa Econômica Federal tem o fundo Caixa FI Ouro Multimercado longo prazo, cujo benchmark é o índice Gold London PM fixing (http://www.caixa.gov.br/fundos-investimento/multimercado/fi-ouro-multimercado-longo-prazo/Paginas/default.aspx)
|
|
|
Ouro
Jan 27, 2016 19:18:56 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on Jan 27, 2016 19:18:56 GMT -3.5
Além da compra física de ouro ou de certificados escriturais que o representem, outra modalidade de investimento no metal são os fundos de investimento indexados à variação da cotação do ouro. Por exemplo, A Caixa Econômica Federal tem o fundo Caixa FI Ouro Multimercado longo prazo, cujo benchmark é o índice Gold London PM fixing (http://www.caixa.gov.br/fundos-investimento/multimercado/fi-ouro-multimercado-longo-prazo/Paginas/default.aspx) Mahler, bem-vindo e muito bem lembrado! Só tenho a acrescentar o que eu acho que todo mundo já sabe: o ouro lá fora e aqui aparentemente apresenta dinâmicas diferentes. Realmente um fundo desses pode ser uma boa opção. No momento não é preciso ter nenhuma pressa todas as médias apontam para baixo (http://www.kitco.com/charts/techcharts_gold.html) Esse fundo da Caixa tem o mesmo inconveniente do meu fundo cambial BB: o famigerado come-cotas. Mas se a gente pesar a praticidade, compensa.
|
|
|
Post by greenball on Jan 29, 2016 13:53:35 GMT -3.5
Se acumular ouro tem como objetivo de se proteger de instabilidades política social ... Acho que o melhor mesmo é guardar em casa ..
Se for se proteger de inflação é melhor comprar dólares, acho mais prático ...
|
|
|
Ouro
Jan 29, 2016 14:37:21 GMT -3.5
Post by Kamesennin on Jan 29, 2016 14:37:21 GMT -3.5
Se acumular ouro tem como objetivo de se proteger de instabilidades política social ... Acho que o melhor mesmo é guardar em casa .. Se for se proteger de inflação é melhor comprar dólares, acho mais prático ... Perfeito. Cada vez mais estou praticando aquele conceito de "Portable Wealth". Espero nunca precisar, mas do jeito que as coisas andam...
|
|
|
Ouro
Feb 10, 2016 9:10:39 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on Feb 10, 2016 9:10:39 GMT -3.5
O ouro no mercado de Londres fez um movimento de chamar a atenção nos últimos dias: Fonte: www.kitco.com/charts/techcharts_gold.htmlA extensão com que a alta se deu sugere a possível formação de um pivô de alta. Escolhi o gráfico de 2 anos pois os de prazos maiores não eram suficientemente visíveis. Nos próximos dias é de se observar se finalmente as médias começam a virar para cima, o que confirmaria a mudança de tendência de longo prazo no ouro. Contra: hoje tem depoimento da Yellen no Congresso dos EU. Ela aparentemente defende a continuação da alta da taxa de juros. Isso ocorrendo, a tendência é que retiraria o atrativo do ouro para investidores, com os bônus do governo americano pagando taxas mais altas.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Ouro
Feb 10, 2016 9:28:26 GMT -3.5
Post by uqaz on Feb 10, 2016 9:28:26 GMT -3.5
O ouro no mercado de Londres fez um movimento de chamar a atenção nos últimos dias: Fonte: www.kitco.com/charts/techcharts_gold.htmlA extensão com que a alta se deu sugere a possível formação de um pivô de alta. Escolhi o gráfico de 2 anos pois os de prazos maiores não eram suficientemente visíveis. Nos próximos dias é de se observar se finalmente as médias começam a virar para cima, o que confirmaria a mudança de tendência de longo prazo no ouro. Contra: hoje tem depoimento da Yellen no Congresso dos EU. Ela aparentemente defende a continuação da alta da taxa de juros. Isso ocorrendo, a tendência é que retiraria o atrativo do ouro para investidores, com os bônus do governo americano pagando taxas mais altas. Goldbugs achando que é um provável fundo. Pena que o dólar está neste preço pra nós banânicos: Has Gold Bottomed? Part 1 - Mike Maloney www.youtube.com/watch?v=x1Lc7t9bprAHas Gold Bottomed? (Part 2) Global Production Crisis - Mike Maloney www.youtube.com/watch?v=NtddnHNYZ6U
|
|
|
Ouro
Feb 10, 2016 9:48:01 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on Feb 10, 2016 9:48:01 GMT -3.5
Uqaz, nós não estamos tão desamparados assim. O colega Mahler lembrou muito bem que existe este fundo aqui, da Caixa: www.caixa.gov.br/fundos-investimento/multimercado/fi-ouro-multimercado-longo-prazo/Paginas/default.aspxQue "segue" o London PM Fixing. Botei "segue" porque se vc baixar a lâmina do fundo vai ver que as curvas não coincidem exatamente uma com a outra. A maior parte do fundo aparentemente está locada em LFTs, como um fundo constituído assim rastreia adequadamente o ouro eu deixo para a rapaziada que entende do assunto. Mas sim, eu considero uma opção de aplicação também, nem que seja como hedge contra a inflação. Tentar adivinhar a direção do dólar nos próximos 4 meses é tarefa para o Luis Stuhlberger. Com a grande desvalorização do real, as exportações ganharam impulso e em tese , isso faria com entrassem mais dólares no mercado e sua cotação em relação ao real baixasse. Vamos esperara para ver.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Ouro
Feb 10, 2016 9:57:38 GMT -3.5
Post by uqaz on Feb 10, 2016 9:57:38 GMT -3.5
Uqaz, nós não estamos tão desamparados assim. O colega Mahler lembrou muito bem que existe este fundo aqui, da Caixa: www.caixa.gov.br/fundos-investimento/multimercado/fi-ouro-multimercado-longo-prazo/Paginas/default.aspxQue "segue" o London PM Fixing. Botei "segue" porque se vc baixar a lâmina do fundo vai ver que as curvas não coincidem exatamente uma com a outra. A maior parte do fundo aparentemente está locada em LFTs, como um fundo constituído assim rastreia adequadamente o ouro eu deixo para a rapaziada que entende do assunto. Mas sim, eu considero uma opção de aplicação também, nem que seja como hedge contra a inflação. Tentar adivinhar a direção do dólar nos próximos 4 meses é tarefa para o Luis Stuhlberger. Com a grande desvalorização do real, as exportações ganharam impulso e em tese , isso faria com entrassem mais dólares no mercado e sua cotação em relação ao real baixasse. Vamos esperara para ver. Sultão, já investiu em OZ1D? Deixar seu dinheiro na BMF não seria mais seguro que deixá-lo na Caixa? Outra, parece que o Sthulberger está com mais medo do Brasil do que do dólar: O cenário global incerto deveria ter impacto exacerbado nos preços de ativos brasileiros, especialmente o câmbio, mas não é o que estamos vendo até aqui. Nos surpreende o fato de o Real ser uma das moedas de melhor performance no mundo em 2016. Acreditamos que tal fenômeno se ja temporário, ainda mais dada a inflação brasileira sistematicamente mais alta que dos pares, e temos aproveitado a volatilidade para aumentar a exposição do fundo comprada em dólar.
files.verdeasset.com.br/pdf/rel_gestao/158094/Verde-REL-2016_01.pdf
|
|
|
Ouro
Feb 10, 2016 10:17:57 GMT -3.5
Post by Sultão do Swing on Feb 10, 2016 10:17:57 GMT -3.5
Sultão, já investiu em OZ1D? Deixar seu dinheiro na BMF não seria mais seguro que deixá-lo na Caixa? Outra, parece que o Sthulberger está com mais medo do Brasil do que do dólar: O cenário global incerto deveria ter impacto exacerbado nos preços de ativos brasileiros, especialmente o câmbio, mas não é o que estamos vendo até aqui. Nos surpreende o fato de o Real ser uma das moedas de melhor performance no mundo em 2016. Acreditamos que tal fenômeno se ja temporário, ainda mais dada a inflação brasileira sistematicamente mais alta que dos pares, e temos aproveitado a volatilidade para aumentar a exposição do fundo comprada em dólar.
files.verdeasset.com.br/pdf/rel_gestao/158094/Verde-REL-2016_01.pdf Uqaz, volte ao início do tópico e vc vair ver que o pessoal discutiu as vantagens e desvantagens de cada aplicação. Em OZ1D vc na BMF vc estará comprando o ouro físico, você pode comprá-lo também físico no BB ou em comerciantes especializados. No BB e na Caixa você terá aplicações financeiras, só que ambas divergirão. O BB segue a cotação brasileira , no momento próximo à máxima histórica, hora para vender e não comprar. Na Caixa vc estaria seguindo a cotação dos mercados internacionais, onde o ouro vem de uma longa queda. Exatamente o que eu quero. Eu estou com medo tanto do Brasil como da inflação, e é por isso que estou evitando grandes posições na Bolsa e em FIIs, ainda tem o problema da tributação a ser introduzida em ambos. Havendo correção forte do dólar vou comprar em grande quantidade.
|
|