ADP
Moderador
Posts: 578
|
Post by ADP on Dec 12, 2015 17:34:57 GMT -3.5
Tópico relacionado a leilões públicos.
|
|
ADP
Moderador
Posts: 578
|
Post by ADP on Dec 12, 2015 17:39:14 GMT -3.5
Gostaria de abrir o tópico perguntando se alguém já participou ou conhece alguém que já participou de leilão de imóveis judiciais e que gostaria de compartilhar suas experiências. Sei que leilões são um campo meio obscuro onde dizem que é possível comprar imóveis e coisas com um desconto considerável. Vi um relato em um fórum onde um forista disse que conhece um amigo que comprou um lote de calças em um leilão (provavelmente da Receita Federal) por mil reais, o que dava 1 real por cada calça, e revendeu cada uma por 6. minha curiosidade é maior em leilão de imóveis, mas caso haja informação a respeito de outros tipos de leilões, é só deixar a informação por aqui. Abraços
|
|
Potuz
New Member
Posts: 3,392
|
Post by Potuz on Dec 12, 2015 18:21:59 GMT -3.5
O pai de um amigo comprou um apartamento muito barato em Rio via um leilão. Eu sinceramente sempre achei o negócio muito arriscado, aliás de todos os problemas óbvios como que você não tem generalmente acesso ao imóvel para ir com um engenheiro e controlar a estrutura, sempre fico com a ideia que tem expertos em leilões então se eles te deixam ganhar uma alguma coisa errada deve ter O pai de meu amigo parece estar contento com a compra
|
|
ADP
Moderador
Posts: 578
|
Post by ADP on Dec 12, 2015 18:35:01 GMT -3.5
O pai de um amigo comprou um apartamento muito barato em Rio via um leilão. Eu sinceramente sempre achei o negócio muito arriscado, aliás de todos os problemas óbvios como que você não tem generalmente acesso ao imóvel para ir com um engenheiro e controlar a estrutura, sempre fico com a ideia que tem expertos em leilões então se eles te deixam ganhar uma alguma coisa errada deve ter O pai de meu amigo parece estar contento com a compra Sim, pelo que vi a maioria esmagadora dos imóveis já está ocupada e a maior dor de cabeça nem está na hora de pagar ou correr atrás da documentação, mas sim em retirar o antigo dono. Pelo que pesquisei, a maneira mais fácil é negociar com ele para ver se ele amigavelmente sai do imóvel, inclusive oferecendo caminhão para a mudança e um dinheiro para motivá-lo a sair numa boa. Se não der, tem que contratar um advogado para utilizar os meios legais de despejo da pessoa. É uma dorzinha de cabeça e o processo é um pouco demorado, mas dependendo do preço que se paga talvez valha a pena.
|
|
rst
Moderador
Posts: 6,047
|
Post by rst on Dec 13, 2015 5:56:31 GMT -3.5
Tenho um parente bem próximo que já comprou uns dez, sempre com um bom deságio. Vez ou outra ele me passa algumas experiências. Em muitos casos a imissão na posse é bastante rápida, feita no próprio processo do leilão, mas existe sim o risco de demorar e seu capital ficar empatado. Despesas com advogado fazem parte dos diversos custos que deve levar em conta nesta operação.
Eu mesmo nunca participei de um, pois, para mim, o investimento comprometeria a totalidade do patrimônio destinado a investimentos, o que, a meu ver, traria um grande risco de concentração. Mais para frente quando conseguir comprar um imóvel com 20 ou 30% do que tenho, posso considerar esta espécie de investimento.
|
|
|
Post by greenball on Dec 13, 2015 7:27:45 GMT -3.5
Tinha um primo que vivia de leilão de motos. Comprava, arrumava os defeitos e vendia. Acho que a grande sacada nos leilões é você ter conhecimento de causa naquilo que está sendo leiloado. Por exemplo em imóveis você tem que fugir dos micos, conhecer advogados para cuidar da papelada e depois uma equipe para fazer as reformas. Tem que fazer a gestão completa.
|
|
|
Post by salcedo on Dec 13, 2015 16:29:49 GMT -3.5
Participei de um, comprei uma pequena casa em um terreno de 400 metros quadrados, a uns dez anos, a qual mantenho até hoje, a minha experiencia foi bem satisfatória, era segundo leilão, o que permitiam ofertas a partir de 50% da avaliação, paguei 55%, o detalhe é que ele estava alugado, assim que o único que fiz, foi renovar o contrato com o inquilino. Tenho entendido, mas nunca confirmei, que hoje, em caso do proprietário do bem leiloado interpor algum tipo de recurso jurídico, o ofertante pode desistir e recuperar o dinheiro rapidamente, no tempo que participei era um risco, pois não era possível. Com o documento emitido pelo leiloeiro, se faz a transferência de propriedade. Outro detalhe, é que neste caso específico a avaliação era inferior ao preço de mercado. No meu tempo foi ao martelo, mas parece que esta mudando ou jã mudou. Exemplo de site: www.scholante.com.br/leilao/leilao-da-justica-estadual-de-santa-cruz-do-sul-e-vera-cruz-rs-1/lote/allEm tempo, como comentário, participei de um de uma moto, a moto estava "podre", vendi por menos que gastei para comprar e arrumar.
|
|
|
Post by greenball on Dec 13, 2015 17:29:02 GMT -3.5
Participei de um, comprei uma pequena casa em um terreno de 400 metros quadrados, a uns dez anos, a qual mantenho até hoje, a minha experiencia foi bem satisfatória, era segundo leilão, o que permitiam ofertas a partir de 50% da avaliação, paguei 55%, o detalhe é que ele estava alugado, assim que o único que fiz, foi renovar o contrato com o inquilino. Tenho entendido, mas nunca confirmei, que hoje, em caso do proprietário do bem leiloado interpor algum tipo de recurso jurídico, o ofertante pode desistir e recuperar o dinheiro rapidamente, no tempo que participei era um risco, pois não era possível. Com o documento emitido pelo leiloeiro, se faz a transferência de propriedade. Outro detalhe, é que neste caso específico a avaliação era inferior ao preço de mercado. No meu tempo foi ao martelo, mas parece que esta mudando ou jã mudou. Exemplo de site: www.scholante.com.br/leilao/leilao-da-justica-estadual-de-santa-cruz-do-sul-e-vera-cruz-rs-1/lote/allEm tempo, como comentário, participei de um de uma moto, a moto estava "podre", vendi por menos que gastei para comprar e arrumar. Por isso que ser especialista ajuda. Meu primo era mecânico de motos, então já sabia o que prestava ou não ..
|
|
Neymar
Forista VIP
Posts: 1,004
|
Post by Neymar on Dec 14, 2015 9:01:23 GMT -3.5
O caso que eu conheço está em linha com os comentários: quem entra nessa precisa saber o que está fazendo e precisa de tempo disponível. O pai de um amigo meu depois que aposentou compra, reforma e vende imóveis como complemento de renda. Não é uma caoisa simples. Primeiro porque você precisa conhecer o mercado imobiliário. Nem tudo está barato depois que você desconta regularização, reforma, etc. Outra que você precisa ter uma noção de legislação, tempo que os processos levam, etc. E tem que bater perna: ir no local, conversar com o porteiro, vizinhos... Enfim, se informar sobre quem mora lá. Se for uma senhora aposentada com seus netinhos pode esquecer que é dor de cabeça; Tudo isso requer tempo. Sem falar que reforma você tem que acompanhar de perto também. Resumindo: é uma boa, mas não é pra qualquer um.
|
|
|
Post by PACIENTE on Dec 15, 2015 9:05:17 GMT -3.5
Uma pergunta: no caso dos imóveis, como ficam as dívidas do antigo dono (condomínio, IPTU etc)? Já me interessei pelo assunto. Vi certa vez com um amigo um da justiça trabalhista, tentamos até visitar, mas não conseguimos (não havia ninguém em casa). Nesses leilões trabalhistas tem de tudo: roupas, imóveis, veículos, cadeira de dentista, garrafas de bebida Rufus, depende do edital do leilão (é importante atentar aos detalhes de cada edital para não cair em roubada). Normalmente, parte do dinheiro arrecadado no leilão é usado imediatamente para quitar essas dívidas e permitir a transferência de propriedade do imóvel, mas há casos (minoria) em que o edital prevê que o comprador assuma certas dívidas, então é preciso atentar para calibrar o lance e, eventualmente, estar preparado para alguma demora no processo de transferência da propriedade do imóvel. Via de regra, a maior dor de cabeça é mesmo despejar o ocupante e depois fazer obra. Meu cunhado está ganhando algum dinheiro com isso, e o que escrevi acima é do que ele me conta, mas eu não tenho tempo para fazer as avaliações necessárias e ainda depois lidar com os processos de despejo, obra, cartório etc., então nunca entrei pessoalmente.
|
|
rst
Moderador
Posts: 6,047
|
Post by rst on Mar 15, 2018 7:50:28 GMT -3.5
|
|