uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 21, 2015 12:40:26 GMT -3.5
CADU, no caso brasileiro ainda não existe legislação sobre o tema. Portanto se não existe legislação não existe tributação direta. Mas precisam ser declarados no IR se configurarem reserva de valor. Todavia se ela é usada para comprar bens, então essa transação de transferência de bens será tributada. É como você perguntar de que maneira o camarada vai pagar sua conta na loja ou restaurante. Teríamos algumas opções: dinheiro, cartão de débito ou crédito, vale compras, cheque, escambo, etc... então agora coloque mais uma maneira - Bitcoins. Mas no frigir dos ovos, mesmo os bitcoins precisam ter uma reserva de valor - senão simplesmente elas irão se restringir a um pequeno mundinho dos seus usuários que confiam em seu valor de face (fé). Como nosso mundo é como uma brincadeira de casinha das pequenas e criativas crianças, então podemos afirmar com toda certeza que o mundo dos adultos é tão real quanto o mundo imaginado destas crianças, vai da fé no sistema. E acredite, até os índios menos desenvolvidos brincam dessa coisa de casinha - mas nos termos e regras deles. E para te provar o que digo, pense nos motivos que efetivamente fizeram o país parar e ficar de joelhos ? Pois é, a fé no sistema (brincadeira de casinha) vigente. Mude a brincadeira ou os protagonistas e verás um milagre - mas tudo movido pela fé mais uma vez. Atualmente existe apenas uma sugestão da Receita de que os BTCs devam ser declarados. E é simples, basta classificá-lo como Outros em Bens e Direitos. O que gosto de fazer é colocar apenas o valor gasto na compra (faço isso pra acoes e FIIs tbm) só que não menciono nada sobre a quantidade (a culpa não é minha, se não tem campo pra isso na Declaração, certo...?) de bitcoins comprados. Isso me dá liberdade de escolher o preço de compra q quiser. Note que de um ano para o outro o número de BTCs pode variar, ou até ser reduzido. Claro, podem ser gastos ou "gastos". Ou doados, vcs escolhem. Acima postei o link de uma exchange sobre a sede atual do Governo. Eles ainda não estam atentos, mas qdo estiverem...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 21, 2015 12:54:48 GMT -3.5
Trocando em miúdos. As Exchanges pedem o cpf para se comprar BTCs, mas depois que eles saem da exchange para uma online wallet, baubau, não sei se o Governo teria capacidade de mandar abrir o cofre, como fizeram na Suíça.
O interessante é que as contas e saldos são públicos. Mas daí a achar os donos...
Existe uma moeda chamada Dashcoin onde vc converteria seus bitcoins, e contas e saldos não seriam mais públicos.
Assim, se vc estiver muito preocupado basta fazer o seguinte:
i. Abre uma conta numa Bitcoin exchange e pra isso deve fornecer o cpf;
Ii. Faz Ted/doc;
iii. Compra bitcoins na exchange e ganha um endereço bitcoin;
iv Passe seus bitcoins do endereço bitcoin da exchange pra seu endereço bitcoin numa online wallet aqui vc já despistou a Receita, caso a Exchange dê com a língua nos dentes...e um dia, vai dar);
(até aqui há a possibilidade de rastreabilidade, mas a coordenação necessária para isso ainda tem q ser desenvolvida entre governos e blockchain)
va. Com seus BTCs compre dashcoins;
vi. Com seus dashcoins, recompre bitcoins, jogado-os para outro endereço bitcoin numa wallet.
Vb. Transfira BTCs de uma conta na sua online wallet para outra conta na mesma online wallet.
Pronto. Detalhe, eu nunca precisei fazer isso, mas a solução vb. Parece ser a mais fácil.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 21, 2015 13:45:35 GMT -3.5
Trocando em miúdos. As Exchanges pedem o cpf para se comprar BTCs, mas depois que eles saem da exchange para uma online wallet, baubau, não sei se o Governo teria capacidade de mandar abrir o cofre, como fizeram na Suíça. O interessante é que as contas e saldos são públicos. Mas daí a achar os donos... Existe uma moeda chamada Dashcoin onde vc converteria seus bitcoins, e contas e saldos não seriam mais públicos. Assim, se vc estiver muito preocupado basta fazer o seguinte: i. Abre uma conta numa Bitcoin exchange e pra isso deve fornecer o cpf; Ii. Faz Ted/doc; iii. Compra bitcoins na exchange e ganha um endereço bitcoin; iv Passe seus bitcoins do endereço bitcoin da exchange pra seu endereço bitcoin numa online wallet aqui vc já despistou a Receita, caso a Exchange dê com a língua nos dentes...e um dia, vai dar); (até aqui há a possibilidade de rastreabilidade, mas a coordenação necessária para isso ainda tem q ser desenvolvida entre governos e blockchain) va. Com seus BTCs compre dashcoins; vi. Com seus dashcoins, recompre bitcoins, jogado-os para outro endereço bitcoin numa wallet. Vb. Transfira BTCs de uma conta na sua online wallet para outra conta na mesma online wallet. Pronto. Detalhe, eu nunca precisei fazer isso, mas a solução vb. Parece ser a mais fácil. uqaz, você está completamente equivocado, de fato para o governo em principio tem de ser completamente trivial encontrar os donos de cada conta, e de fato eu venho propondo faz tempo que a modeda oficial do país deve ser uma moeda tipo a bitcoin pois neste caso é impossível sonegar impostos e é impossível negar uma movimentação pois absolutamente todas as movimentações ficam registradas na blockchain. Existem mecanismos sim de poder hoje comprar algumas bitcoins sem ter que entregar um CPF por exemplo diretamente comprando em especie de uma pessoa que possua bitcoins. Mas absolutamente todo ser humano mortal fará sua primeira compra num exchange entregando o CPF, então nem adianta se logo você passa para uma wallet online anốnima ou para seu computador que nunca viu a luz do internet o mesmo para um pen-drive (cold storage), o fato é que é absolutamente trivial para o governo rastrear a movimentação desde aquela primeira conta que você deu o CPF para qualquer outra. Edit: A Dashcoin sofre do mesmo problema: a primeira compra é a partir de uma conta conhecida. Enfim a avantagem do bitcoin não está em não pagar impostos e pelo contrário uma das melhores avantagens é que ninguém poderia sonegar em princípio.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 21, 2015 15:47:02 GMT -3.5
Trocando em miúdos. As Exchanges pedem o cpf para se comprar BTCs, mas depois que eles saem da exchange para uma online wallet, baubau, não sei se o Governo teria capacidade de mandar abrir o cofre, como fizeram na Suíça. O interessante é que as contas e saldos são públicos. Mas daí a achar os donos... Existe uma moeda chamada Dashcoin onde vc converteria seus bitcoins, e contas e saldos não seriam mais públicos. Assim, se vc estiver muito preocupado basta fazer o seguinte: i. Abre uma conta numa Bitcoin exchange e pra isso deve fornecer o cpf; Ii. Faz Ted/doc; iii. Compra bitcoins na exchange e ganha um endereço bitcoin; iv Passe seus bitcoins do endereço bitcoin da exchange pra seu endereço bitcoin numa online wallet aqui vc já despistou a Receita, caso a Exchange dê com a língua nos dentes...e um dia, vai dar); (até aqui há a possibilidade de rastreabilidade, mas a coordenação necessária para isso ainda tem q ser desenvolvida entre governos e blockchain) va. Com seus BTCs compre dashcoins; vi. Com seus dashcoins, recompre bitcoins, jogado-os para outro endereço bitcoin numa wallet. Vb. Transfira BTCs de uma conta na sua online wallet para outra conta na mesma online wallet. Pronto. Detalhe, eu nunca precisei fazer isso, mas a solução vb. Parece ser a mais fácil. uqaz, você está completamente equivocado, de fato para o governo em principio tem de ser completamente trivial encontrar os donos de cada conta, e de fato eu venho propondo faz tempo que a modeda oficial do país deve ser uma moeda tipo a bitcoin pois neste caso é impossível sonegar impostos e é impossível negar uma movimentação pois absolutamente todas as movimentações ficam registradas na blockchain. Existem mecanismos sim de poder hoje comprar algumas bitcoins sem ter que entregar um CPF por exemplo diretamente comprando em especie de uma pessoa que possua bitcoins. Mas absolutamente todo ser humano mortal fará sua primeira compra num exchange entregando o CPF, então nem adianta se logo você passa para uma wallet online anốnima ou para seu computador que nunca viu a luz do internet o mesmo para um pen-drive (cold storage), o fato é que é absolutamente trivial para o governo rastrear a movimentação desde aquela primeira conta que você deu o CPF para qualquer outra. Edit: A Dashcoin sofre do mesmo problema: a primeira compra é a partir de uma conta conhecida. Enfim a avantagem do bitcoin não está em não pagar impostos e pelo contrário uma das melhores avantagens é que ninguém poderia sonegar em princípio. Potuz, muito obrigado por este post, é muito difícil conversar sobre isso, todo dia aprendo sobre o assunto!. Eu não quis colocar outras formas de aquisição de bitcoin como esta q vc expôs de se comprar diretamente de outra pessoa por não ser lá muito fácil. Tbm o depósito em dinheiro físico parece tbm estar caindo em desuso pelas corretoras. Deixa eu te perguntar, 1. se vc migra de uma blockchain do bitcoin para outra blockchain da Dashcoin/Bitshares/Ripple etc, por exemplo, a comunicação entre blockchains é trivial de ser monitorada? 2. Lembro que li em algum lugar (acho q foi no forum de bitcoins Brasil, aq: bitcoin.org/pt_BR/proteger-sua-privacidade) que eles sugerem nunca ficar aceitando e recebendo BTCs numa mesma "conta", espalhar seus bitcoins por várias contas. Isto não vai de encontro ao que vc diz acima? 3. Considerando ainda 2., é transparente o fluxo de bitcoins pra lá e pts cá, ok. Mas como seria possível se conhecer o dono de cada conta? Imagine que um amigo seu crie uma conta em um lugar fora do Brasil (driblando o ip). Imagine q ele te dê chave e senha. Aí vc migra BTCs pra essa conta, depois pra outra. Um Governo veria sim isso tudo, mas como ele incomodaria várias pessoas de vários países de uma rede? Potuz, como mencionei anteriormente, comprei as tais OBITS. Vou te apurrinhar muito ainda sobre esse assunto kkkkk
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 21, 2015 18:34:50 GMT -3.5
Potuz, uma outra questão. Digamos que se aufere lucro em um trade em bitcoins...qual seria a alíquota a pagar?
Sei que a alíquota de ir para investimentos no estrangeiro é de 30% sobre os lucros? Mas é nos BTCs?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 23, 2015 11:22:12 GMT -3.5
Potuz, muito obrigado por este post, é muito difícil conversar sobre isso, todo dia aprendo sobre o assunto!. Eu não quis colocar outras formas de aquisição de bitcoin como esta q vc expôs de se comprar diretamente de outra pessoa por não ser lá muito fácil. Tbm o depósito em dinheiro físico parece tbm estar caindo em desuso pelas corretoras. Deixa eu te perguntar, 1. se vc migra de uma blockchain do bitcoin para outra blockchain da Dashcoin/Bitshares/Ripple etc, por exemplo, a comunicação entre blockchains é trivial de ser monitorada? não existe isso de "mudar de blockchain". A blockchain é o nome da base de dados de todas as operações envolvendo algum ativo (como bitcoin ou dashcoin) e que é distribuída entre todos os usuários que correm certo software cliente. Quando você compra digamos "dashcoin" com "bitcoin" então você está fazendo duas operações: 1) está entregando bitcoins a uma outra carteira de bitcoins: o operador que está te vendendo dashcoins e 2) está recebendo dashcoins numa carteira de dashcoins. A carteira em 2) pode ser anónima, de fato dashcoin foi inventada para isso, mas a operação em 1 não é, o governo, ou na realidade qualquer usuário do software mencionado tem acesso á operação em que você está transferindo as suas BTC É irrelevante, para quem quer encontrar transações em BTC é totalmente trivial. Nesses fóruns tem muitas pessoas que falam sem saber nada. De fato você não deveria acreditar em mim também não, vai no fórum original e procura só na parte de discussão técnica, esses são os únicos caras que entendem alguma coisa. O governo não deve incomodar a ninguém: mesmo supondo que a conta de seu amigo é desconhecida ou de titular comprovável no estrangeiro você fez uma operação enviando a uma conta no exterior R$1M em BTC sem justificar de onde esse dinheiro saiu: deve pagar os impostos ou vai preso, pronto.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 23, 2015 11:28:06 GMT -3.5
Potuz, uma outra questão. Digamos que se aufere lucro em um trade em bitcoins...qual seria a alíquota a pagar? Sei que a alíquota de ir para investimentos no estrangeiro é de 30% sobre os lucros? Mas é nos BTCs? Até onde eu sei o BTC não está legislado explicitamente no Brasil, então deve ser considerado como qualquer outro bem que não esteja legislado explicitamente. Ou seja você deve declarar a quantidade de BTC que possue na declaração de bens e direitos e em caso de lucro na venda deve ser declarado como venda de bens como ganho de capital m[is informação no sitio da receita.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 23, 2015 12:09:25 GMT -3.5
uqaz , você está completamente equivocado, de fato para o governo em principio tem de ser completamente trivial encontrar os donos de cada conta, e de fato eu venho propondo faz tempo que a modeda oficial do país deve ser uma moeda tipo a bitcoin pois neste caso é impossível sonegar impostos e é impossível negar uma movimentação pois absolutamente todas as movimentações ficam registradas na blockchain. Existem mecanismos sim de poder hoje comprar algumas bitcoins sem ter que entregar um CPF por exemplo diretamente comprando em especie de uma pessoa que possua bitcoins. Mas absolutamente todo ser humano mortal fará sua primeira compra num exchange entregando o CPF, então nem adianta se logo você passa para uma wallet online anốnima ou para seu computador que nunca viu a luz do internet o mesmo para um pen-drive (cold storage), o fato é que é absolutamente trivial para o governo rastrear a movimentação desde aquela primeira conta que você deu o CPF para qualquer outra. Edit: A Dashcoin sofre do mesmo problema: a primeira compra é a partir de uma conta conhecida. Enfim a avantagem do bitcoin não está em não pagar impostos e pelo contrário uma das melhores avantagens é que ninguém poderia sonegar em princípio. Os Eduardo Cunhas da vida não vão querer isso nunca... Basta ver a quantidade de documentos que o Estado (legislativo, executivo e judiciário) ainda usa. Em plena era digital e a papelada indo pra cá e pra lá nas repartições. Por que? Porque um documento em papel pode ser facilmente extraviado se for preciso, pode ser esquecido dentro de um armário e perder o prazo... Agora perder um documento digital é mais difícil. O mesmo vale para dinheiro.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 23, 2015 15:49:59 GMT -3.5
Pessoal,
Abri este tópico para discutirmos bitcoins e afins, bem como o universo bitcoin 2.0 que incorpora diversas possibilidades.
Assim, nada de discussões infrutíferas de que "isso é pirâmide" ou "o Governo vai arrebentar com tudo".
|
|
|
Post by Kamesennin on Nov 23, 2015 16:39:18 GMT -3.5
Legal um tópico sobre isso. Eu minerava (não sei se é esse o termo em português) algumas moedas a uns anos atras, quando ainda era viável, mas confesso que estou bem por fora do mercado atualmente.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 23, 2015 18:53:26 GMT -3.5
Vlw potuz
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 23, 2015 19:02:47 GMT -3.5
Legal um tópico sobre isso. Eu minerava (não sei se é esse o termo em português) algumas moedas a uns anos atras, quando ainda era viável, mas confesso que estou bem por fora do mercado atualmente. Existem outras criptomoedas ainda incipientes que talvez ainda podem estar em conta de serem mineradas. Só lembrando que ano que vem a velocidade de expensas monetária do bitcoin reduz à metade.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 24, 2015 7:53:33 GMT -3.5
Só lembrando que ano que vem a velocidade de expensas monetária do bitcoin reduz à metade. Verdadeiro motivo pq o preço do bitcoin bombou em 2013: www.youtube.com/watch?v=9_IkOf8IFBQ
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 29, 2015 5:05:18 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 9, 2015 5:49:34 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 9, 2015 11:47:20 GMT -3.5
Dessa vez, acharam o cara certo?
A casa que aparece na reportagem não parece ser a de alguém que tem 400 milhões em bitcoins. (se bem que a casa do Buffett também não parece a de alguém que tem dezenas de bilhões de dolares)
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 9, 2015 12:12:29 GMT -3.5
Dessa vez, acharam o cara certo?
A casa que aparece na reportagem não parece ser a de alguém que tem 400 milhões em bitcoins. (se bem que a casa do Buffett também não parece a de alguém que tem dezenas de bilhões de dolares)
Ainda mais considerando que é alugada
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 9, 2015 12:51:51 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 10, 2015 6:47:42 GMT -3.5
Uma coisa que eu temo com relação às cirptomoedas é a regulação da oferta. Uma criptomoeda específica, como Bitcoin, tem oferta naturalmente limitada pela regra de geração de códigos. Mas qual o limite para o lançamento de novas criptomoedas? Imagino que aumentando o número de criptomoedas, caia o poder de compra de cada uma delas (inflação). O Dólar Americano e o Euro têm fortes restrições na emissão e têm imposição legal de aceitação nos países que adotam essas moedas. No Brasil, existe inclusive restrições a elaboração de contratos em moeda que não seja o real, e temos conseguido manter a restrição a novas emissões. No limite o valor das criptomoedas se igualaria ao custo inicial de mineração, que é muito baixo. Na fase inicial, praticamente qualquer pessoa pode minerar em casa, com êxito, utilizando equipamentos de que já dispõem. Ou seja, com muitas criptomoedas sendo lançadas, acabariam não valendo nada.
|
|
|
Post by Kamesennin on Dec 10, 2015 7:33:41 GMT -3.5
Uma coisa que eu temo com relação às cirptomoedas é a regulação da oferta. Uma criptomoeda específica, como Bitcoin, tem oferta naturalmente limitada pela regra de geração de códigos. Mas qual o limite para o lançamento de novas criptomoedas? Imagino que aumentando o número de criptomoedas, caia o poder de compra de cada uma delas (inflação). O Dólar Americano e o Euro têm fortes restrições na emissão e têm imposição legal de aceitação nos países que adotam essas moedas. No Brasil, existe inclusive restrições a elaboração de contratos em moeda que não seja o real, e temos conseguido manter a restrição a novas emissões. No limite o valor das criptomoedas se igualaria ao custo inicial de mineração, que é muito baixo. Na fase inicial, praticamente qualquer pessoa pode minerar em casa, com êxito, utilizando equipamentos de que já dispõem. Ou seja, com muitas criptomoedas sendo lançadas, acabariam não valendo nada. Creio que seja mais complexo do que isso. O limite para o lançamento de novas moedas realmente não existe, no entanto o lançamento de uma nova moeda não implica automaticamente em "inflação" nas demais. A aceitação da moeda tem um peso muito maior do que a criação de novas moedas, e nesse ponto as moedas lançadas a mais tempo e com uma estrutura/aceitação já consolidadas levam uma vantagem enorme. Do mesmo modo que você pode criar uma moeda concorrente ao Real no quintal da sua casa, enquanto ela não tiver aceitação pelos demais ela não vai valer nada e não vai influenciar as taxas de inflação do Real.
|
|