Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 30, 2015 8:35:34 GMT -3.5
Gente, sabem se os números das contas do balanço estão padronizadas em algum lugar? Ou seja a conta 1 é sempre "Ativo Total". Porém todas as contas tem uma descrição fixa ou a empresa pode vir com uma conta do tipo: "3.99.99.01.03.04" "Lucro atribuído a avô do controlador por parte da mãe". ?
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 30, 2015 11:19:58 GMT -3.5
Gente, sabem se os números das contas do balanço estão padronizadas em algum lugar? Ou seja a conta 1 é sempre "Ativo Total". Porém todas as contas tem uma descrição fixa ou a empresa pode vir com uma conta do tipo: "3.99.99.01.03.04" "Lucro atribuído a avô do controlador por parte da mãe". ? Na maior parte das vezes, são fixos. eventualmente noto diferença nos números na sigla Outros (pelo menos nos principais itens que acompanho). Os que tem um pouco mais de diferença na numeração são nas empresas financeiras, especialmente em operações de créditos e provisões de créditos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 30, 2015 11:39:25 GMT -3.5
Gente, sabem se os números das contas do balanço estão padronizadas em algum lugar? Ou seja a conta 1 é sempre "Ativo Total". Porém todas as contas tem uma descrição fixa ou a empresa pode vir com uma conta do tipo: "3.99.99.01.03.04" "Lucro atribuído a avô do controlador por parte da mãe". ? Na maior parte das vezes, são fixos. eventualmente noto diferença nos números na sigla Outros (pelo menos nos principais itens que acompanho). Os que tem um pouco mais de diferença na numeração são nas empresas financeiras, especialmente em operações de créditos e provisões de créditos. Mas você tem a mão dois balanços com contas com números iguais mas descrições diferentes?
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 30, 2015 11:40:27 GMT -3.5
As empresas possuem uma certa liberdade de estruturar o seu plano de contas de acordo com as suas necessidades, atendidas as exigências da Lei 6.404 (Lei das S/A), existem ainda algumas resoluções do Conselho Federal de Contabilidade, na prática a maioria adota mesmo essa convenção 1 = A, 2 = P, 3 = PL, 4 = contas de resultado, etc mas isso também fica de acordo com a conveniência da empresa.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 30, 2015 11:47:26 GMT -3.5
Não tenho Potuz, isso é de observação, pois eu montei um esquema que copio e colo os dados no excel, e ele captura conforme os números os itens que quero. Mas eu tenho mais problemas com empresas financeiras nisso. Nestas eu acabei colocando p/ capturar pelo nome do item ao invés do número.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 30, 2015 11:54:09 GMT -3.5
Não tenho Potuz, isso é de observação, pois eu montei um esquema que copio e colo os dados no excel, e ele captura conforme os números os itens que quero. Mas eu tenho mais problemas com empresas financeiras nisso. Nestas eu acabei colocando p/ capturar pelo nome do item ao invés do número. Se não me engano, as empresas financeiras devem seguir o COSIF: www.bcb.gov.br/?COSIF
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 30, 2015 14:47:36 GMT -3.5
Obrigado @mojoman e cadu28, na realidade eu queria optimizar um pouco a base de dados e não guardar em cada conta o nome da conta, mas o fato que existem diversas empresas com números iguais nas contas e descrições diferentes (por exemplo Receitas da Intermediação Financeira em lugar de Receita de Venda de Bens e/ou Serviços) faz a situação um pouco pior. Vou ficar com uma tabela maior guardando tanto os números como as descrições. Tomara a base de dados não fique muito grande.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 31, 2015 7:57:29 GMT -3.5
cadu28 e @mojoman achei uma situação muito pior do que esperado: no mesmo balanço podem acontecer contas com mesmo número e diferente descrição. Por exemplo no último DFP da VALE a conta 4.02.01 no consolidado é Ajustes acumulados de conversão de moedas e no individual é Obrigações com benefícios de aposentadoria. Essa falta de padronização é muito ruim. Essa duplicidade não causa problemas no meu código agora pois importo número e descrição na tabela da base de dados.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 31, 2015 8:34:52 GMT -3.5
cadu28 e @mojoman achei uma situação muito pior do que esperado: no mesmo balanço podem acontecer contas com mesmo número e diferente descrição. Por exemplo no último DFP da VALE a conta 4.02.01 no consolidado é Ajustes acumulados de conversão de moedas e no individual é Obrigações com benefícios de aposentadoria. Essa falta de padronização é muito ruim. Essa duplicidade não causa problemas no meu código agora pois importo número e descrição na tabela da base de dados. Mas pq vc não captura somente os dados consolidados? Eu só olho estes. O individual só olho nas empresas financeiras.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 31, 2015 9:01:04 GMT -3.5
cadu28 e @mojoman achei uma situação muito pior do que esperado: no mesmo balanço podem acontecer contas com mesmo número e diferente descrição. Por exemplo no último DFP da VALE a conta 4.02.01 no consolidado é Ajustes acumulados de conversão de moedas e no individual é Obrigações com benefícios de aposentadoria. Essa falta de padronização é muito ruim. Essa duplicidade não causa problemas no meu código agora pois importo número e descrição na tabela da base de dados. Mas pq vc não captura somente os dados consolidados? Eu só olho estes. O individual só olho nas empresas financeiras. Eu estou pegando todos os dados possíveis de todas as empresas, inclusive as que ainda não estão no mercado aberto.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Oct 31, 2015 9:20:20 GMT -3.5
cadu28 e @mojoman achei uma situação muito pior do que esperado: no mesmo balanço podem acontecer contas com mesmo número e diferente descrição. Por exemplo no último DFP da VALE a conta 4.02.01 no consolidado é Ajustes acumulados de conversão de moedas e no individual é Obrigações com benefícios de aposentadoria. Essa falta de padronização é muito ruim. Essa duplicidade não causa problemas no meu código agora pois importo número e descrição na tabela da base de dados. Existem programas de auditoria de contabilidade que funcionam da seguinte maneira, o programa tem um plano de contas padrão bastante completo, para cada conta ele sabe os nomes mais usuais que o mercado utiliza, quando vai importar uma contabilidade ele tenta fazer uma associação conta a conta, quando ele não identifica uma conta que é básica solta um relatório de advertências avisando que a conta não foi encontrada, aí o auditor tem que marcar a associação manualmente, a rotina de semelhança de strings postada acima pode ser usada nessa análise.
|
|