uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 1, 2015 7:26:25 GMT -3.5
Parabéns pelo seu estudo uqaz! Extremamente claro e didático! Você disponibiliza estas planilhas para fazer os cálculos? Abraço Não dá, é muito grande pra atachar aqui. O problema tbm é a complicação de se carregar dados e vínculos com outras planilhas. Dados editáveis estão em amarelo. Mas, de brinde, segue a foto de como as coisas estão agora. Os cenário não mudam de uma hora pra outra, são quase estáticos (a variação de lucro atual é uma dentre dezenas da história). Em verde são os papéis que estão entregando mais que NTN-Bs e fiis. Mas note, não excluiria empresas que giram em torno destes cenários não. Por exemplo, CIEL3, ITUB3 e MDIA3. A partir daí basta ver se o preço está muito descolado da evolução dos lucros. TOTS3, por exemplo, o preço subiu muito pouco se formos observar o lucro. Idem ITUB3 e CTIP3. O que dizer de ESTC3?! RADL3 o mesmo.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 1, 2015 11:25:37 GMT -3.5
Mas ele deixou passar um aumento de acoes, parece que houve subscricao. Veja a diferenca de 2013 pra 2014 q apontei. Por isso, para preco, comecei a partir de 2011. Mas note, o meu foco maior ê na empresa. Nos cenarios q apresentei se vê que há chance maior de se perder a corrida para alternativas como fii ou ntn-bs. Claro, nao estou me referindo a acoes q vc possua, e sim caso se queira fazer um novo investimento, na conjuntura atual. Na verdade não estou discordando de vc, tb acho UGPA hoje caro. A diferença é que eu não acho que esteja tão caro assim como vc vê.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 1, 2015 12:25:19 GMT -3.5
É, mas comparativamente, existem outras coisas mais palataveis. Se a ESTC3, por exemplo, voltar aos 12 eu n vou me segurar kkk
O preço de UGPA é o de menos. A fraca evolução de lucros é que não me desce.
|
|
erick
New Member
|
Post by erick on Nov 1, 2015 14:03:04 GMT -3.5
É, mas comparativamente, existem outras coisas mais palataveis. Se a ESTC3, por exemplo, voltar aos 12 eu n vou me segurar kkk O preço de UGPA é o de menos. A fraca evolução de lucros é que não me desce. Mas a evolução dos lucros da UGPA3 por sua própria planilha está 19,03% acima da inflação e como o Cadu28 disse o lucro quase triplicou de 2009 para 2014. O lucro saiu de 437 milhões 1,251 bilhões. O problema não é a fraca evolução de lucros e sim os preços que não cedem. Só este ano a valorização foi de 33% nos preços.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 1, 2015 14:41:21 GMT -3.5
É, mas comparativamente, existem outras coisas mais palataveis. Se a ESTC3, por exemplo, voltar aos 12 eu n vou me segurar kkk O preço de UGPA é o de menos. A fraca evolução de lucros é que não me desce. Mas a evolução dos lucros da UGPA3 por sua própria planilha está 19,03% acima da inflação e como o Cadu28 disse o lucro quase triplicou de 2009 para 2014. O lucro saiu de 437 milhões 1,251 bilhões. O problema não é a fraca evolução de lucros e sim os preços que não cedem. Só este ano a valorização foi de 33% nos preços. Mas eu repito, não tomem essa evolução de lucros como algo estático. Aconteceu de 2008 até 2015. Vai se repetir de novo? Eu acho que não. Repito os cenários de crescimento: Cenário Medíocre: +3,82%%aa Cenário Mediano: +6,10%aa Cenário Otimista: +12,33%%aa (foi o q aconteceu de 2008 a 2015) As chances estão contra nós nesta empresa. Fora o preço que bombou muito forte. Como eu disse anteriormente, há várias empresas com crescimentos de lucros mais robustos E preço bom pra compra. Vcs que compraram UGPA no passado não devem se preocupar. Hoje, dadas as condições do mercado e antecipação forte do preço eu não compraria.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 5, 2015 15:08:40 GMT -3.5
Prezados, andei olhando os balanços deste trimestre e continuo constatando que o que é bom é realmente bom, mas o ruim... esse aí é aleatório kkkk O que me chamou bastante a atenção é o avanço de lucro nas empresas boas em descompasso com seus respectivos EBITDAs. Em grande parte dos resultados, de empresas boas, o mesmo empaca e perde para inflação no ano. Notem que: Lucro líquido = EBITDA + Tributos + Resultado Financeiro + Depreciações e Amortizações Neste trimestre muitíssimas empresas tiveram ganhos desproporcionais em dólar e em diferimento de imposto de renda...consequências da recessão pela qual passa o país. Aí resolvi traçar os cenários históricos de crescimento de lucro, não apenas do lucro, mas tbm do EBITDA. Encontrei uma porção de surpresas negativas kkk. É como se a empresa se escorasse em algo que não o seu lucro operacional. Mas ao mesmo tempo não estou seguro de que para o acionista isto não gere valor. De qq forma dá pra ter uma ideia de como vai o Operacional da empresa sem os “extras” Crescimentos anuais médios reais de:1.TOTS3 (aqui pode haver a desculpa de que as depreciações são fortes em empresas de tecnologia...pode ser, preciso me informar melhor) Cenários | Lucro Líquido
| EBITDA | Medíocre | +8,50%aa | +0,41%aa | Mediano | +25,21%aa | +1,93%aa | Otimista | +37,34%aa | +4,77%aa |
2. MDIA3: Cenários
| Lucro Líquido | EBITDA | Medíocre | +6,23%aa | +1,39%aa | Mediano | +13,98%aa | +3,61%aa | Otimista | +20,33%aa | +6,81%aa |
3. CIEL3 Cenários | Lucro Líquido | EBITDA | Medíocre | +6,34%aa | +2,72%aa | Mediano | +9,02%aa | +3,90%aa | Otimista | +13,62%aa | +4,99%aa |
Como pode ser visto, nestes casos o EBITDA sobe de maneira muito diferente do lucro...alguém poderia comentar?
|
|
|
Post by pholio on Nov 5, 2015 20:43:44 GMT -3.5
uqaz, não precisa subir 11,5% a.a. o lucro! A soma do crescimento do lucro com os dividendos deve ser de 11,5% a.a. (a soma do crescimento da padaria com as novas padarias). não, já incorri no seu mesmo erro kkk. Vc não deve somar o LPA com o pingado do mesmo ano...esse pingado saiu do LPA anterior. O resto desse LPA foi usado em reivnestimento na empresa. E assim vai, alimentando crescimento. Se vc for somar tudo ao longo do tempo o resultado será a soma dos LPAs! Sem tirar nem por nada a mais. Vejo sentido só em somar lucro com lucro, Dividendo é apenas uma destinação do lucro apurado. Edit: Viajei, comentei um post da página 2 sem ver que tinha se desenrolado muita discussão depois. Sono. Desconsiderem
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 6, 2015 7:43:00 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 6, 2015 8:29:57 GMT -3.5
Será que o camarada atualizou este estudo aqui: drnickel.wordpress.com/2014/08/24/desempenho-e-risco-de-estrategias-de-investimento/Pq a Kroton deve ter aumentado a volatilidade bastante, tens os números aí das educacionais? Agora, a sua opinião...vc compraria KROT3 na data do estudo, mas e agora? Aliás, o mesmo para ESTC3, a empresa está uma teta, é a minha preferida somando-se todas as considerações neste estudo que faço de cenários. E considerando expansão de EBITDA!
|
|
erick
New Member
|
Post by erick on Nov 6, 2015 9:44:13 GMT -3.5
TOTS3, MDIA3 e CIEL3 não possuem dívidas, logo a força do caixa se faz presente nestes casos com a maior exposição em aplicações financeiras para aproveitar os juros altos do que reinvestir no próprio negócio (com exceção da Cielo que se endividou fortemente para formar a joint venture e ainda possui uma dív/EBITDA de 2,51x) e mesmo com a queda na demanda, estagnação dos preços e/ou aumento dos custos, ainda sim elas conseguem aumentar ou manter seus lucros. Acho isso um diferencial de boas empresas, afinal exigir aumento real em um país com estagflação forte é complicado!
Se não ganha numa ponta, ganha na outra!
Outro belo resultado da ESTC3! Eu tenho SEER3 do setor educacional, que até acho uma boa empresa, mas a primeira está ainda melhor.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 6, 2015 10:18:59 GMT -3.5
Será que o camarada atualizou este estudo aqui: drnickel.wordpress.com/2014/08/24/desempenho-e-risco-de-estrategias-de-investimento/Pq a Kroton deve ter aumentado a volatilidade bastante, tens os números aí das educacionais? Agora, a sua opinião...vc compraria KROT3 na data do estudo, mas e agora? Aliás, o mesmo para ESTC3, a empresa está uma teta, é a minha preferida somando-se todas as considerações neste estudo que faço de cenários. E considerando expansão de EBITDA! Estas educacionais eu sempre fiquei de fora, nunca nem cheguei a estudar a fundo. O rolo do FIES me deixa com o pé atrás. Agora com o mercado já precificando isso no preço, se tornaram opções interessantes.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 6, 2015 10:48:05 GMT -3.5
Será que o camarada atualizou este estudo aqui: drnickel.wordpress.com/2014/08/24/desempenho-e-risco-de-estrategias-de-investimento/Pq a Kroton deve ter aumentado a volatilidade bastante, tens os números aí das educacionais? Agora, a sua opinião...vc compraria KROT3 na data do estudo, mas e agora? Aliás, o mesmo para ESTC3, a empresa está uma teta, é a minha preferida somando-se todas as considerações neste estudo que faço de cenários. E considerando expansão de EBITDA! Estas educacionais eu sempre fiquei de fora, nunca nem cheguei a estudar a fundo. O rolo do FIES me deixa com o pé atrás. Agora com o mercado já precificando isso no preço, se tornaram opções interessantes. Sugiro fortemente que vc as pesquise. E o mais engraçado de tudo, 20% das receitas de 2014 da ESTC eram do FIES. Essa é a menos afetada delas por este aspecto...e derrubaram o preço sem dó! kkk Fora uma queimadazinha de caixa que estão dando este ano, o que é compreensível, a empresa está muito barata! A ganância de vê-la a um preço mais baixo (usn 20% só que eu peço ou menos ou acompanhando a queda do ibov ou qq outra coisa kkk) e ao mesmo tempo esses fiis pagando 10,2%aa ainda me impedem, mas se os fiis continuarem a bombar como estão nesta semana, serei forçado a comprá-la.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 6, 2015 11:09:31 GMT -3.5
TOTS3, MDIA3 e CIEL3 não possuem dívidas, logo a força do caixa se faz presente nestes casos com a maior exposição em aplicações financeiras para aproveitar os juros altos do que reinvestir no próprio negócio (com exceção da Cielo que se endividou fortemente para formar a joint venture e ainda possui uma dív/EBITDA de 2,51x) e mesmo com a queda na demanda, estagnação dos preços e/ou aumento dos custos, ainda sim elas conseguem aumentar ou manter seus lucros. Acho isso um diferencial de boas empresas, afinal exigir aumento real em um país com estagflação forte é complicado! Se não ganha numa ponta, ganha na outra! Outro belo resultado da ESTC3! Eu tenho SEER3 do setor educacional, que até acho uma boa empresa, mas a primeira está ainda melhor. erick, isso explica a atualidade do EBITDA, mas não seu histórico. A evolução do EBITDA segue: 2008: 2.091mi 2009: 2.263mi 2010: 2.564mi 2011: 2.408mi 2012: 3.098mi 2013: 3.575mi 2014: 3.839mi 2015 (3T15 - 12m): 4.828mi Para continuarmos a análise, até que ano não teríamos essa festa dos juros altos? Que tal 2012, auge dos juros baixos? Assim, o crescimento médio composto anual real do EBITDA foi: 2011 - 2012: +19,33%aa 2010 - 2012: +2,58%aa 2009 - 2012: +2,31%aa 2008 - 2012: +2,67%aa Já, o lucro, teve crescimento médio composto anual real: 2011 - 2012: +19,51%aa 2010 - 2012: +5,35%aa 2009 - 2012: +5,97%aa 2008 - 2012: +6,85%aa Dá pra concluir que o EBITDA é mais vagaroso, sobe à metade da velocidade do lucro. Repito, novamente, eu não sei como interpretar isso... por um lado o lucro se sustenta, mas por outro não é pelo que a empresa produz em sua atividade fim. Acho que no final é o conjunto, pois é como se a CIEL fosse uma holding, tendo o "Departamento Operacional" e o "Departamento Financeiro". Não sei o que pensar disso, se é bom ou ruim... Por um lado é bom, pois há diversificação da atividade fim. Por outro, o departamento financeiro um dia pode ser um peso (e vice-versa, pra confundir mais kkkk).
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 6, 2015 11:42:29 GMT -3.5
Estas educacionais eu sempre fiquei de fora, nunca nem cheguei a estudar a fundo. O rolo do FIES me deixa com o pé atrás. Agora com o mercado já precificando isso no preço, se tornaram opções interessantes. Sugiro fortemente que vc as pesquise. E o mais engraçado de tudo, 20% das receitas de 2014 da ESTC eram do FIES. Essa é a menos afetada delas por este aspecto...e derrubaram o preço sem dó! kkk Fora uma queimadazinha de caixa que estão dando este ano, o que é compreensível, a empresa está muito barata! A ganância de vê-la a um preço mais baixo (usn 20% só que eu peço ou menos ou acompanhando a queda do ibov ou qq outra coisa kkk) e ao mesmo tempo esses fiis pagando 10,2%aa ainda me impedem, mas se os fiis continuarem a bombar como estão nesta semana, serei forçado a comprá-la. Vou planilhar neste final de semana e posto o que achei.
|
|
|
Post by Minkowski on Nov 6, 2015 13:49:12 GMT -3.5
Estas educacionais eu sempre fiquei de fora, nunca nem cheguei a estudar a fundo. O rolo do FIES me deixa com o pé atrás. Agora com o mercado já precificando isso no preço, se tornaram opções interessantes. Sugiro fortemente que vc as pesquise. E o mais engraçado de tudo, 20% das receitas de 2014 da ESTC eram do FIES. Essa é a menos afetada delas por este aspecto...e derrubaram o preço sem dó! kkk Fora uma queimadazinha de caixa que estão dando este ano, o que é compreensível, a empresa está muito barata! A ganância de vê-la a um preço mais baixo (usn 20% só que eu peço ou menos ou acompanhando a queda do ibov ou qq outra coisa kkk) e ao mesmo tempo esses fiis pagando 10,2%aa ainda me impedem, mas se os fiis continuarem a bombar como estão nesta semana, serei forçado a comprá-la. Pois é, esse foi meu racional para compra de ESTC quanto bateu nos 11,XX. Menor exposição ao FIES, ter apanhado junto com as outras e a admnistração entender da coisa (pelo menos transparece pelas teleconferências sem respostas enroladas, posso estar enganado). Infelizmente não tinha dinheiro e tive que pegar nos 12. Pretendo aumentar se cair mais um pouco .
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 6, 2015 13:58:28 GMT -3.5
Sugiro fortemente que vc as pesquise. E o mais engraçado de tudo, 20% das receitas de 2014 da ESTC eram do FIES. Essa é a menos afetada delas por este aspecto...e derrubaram o preço sem dó! kkk Fora uma queimadazinha de caixa que estão dando este ano, o que é compreensível, a empresa está muito barata! A ganância de vê-la a um preço mais baixo (usn 20% só que eu peço ou menos ou acompanhando a queda do ibov ou qq outra coisa kkk) e ao mesmo tempo esses fiis pagando 10,2%aa ainda me impedem, mas se os fiis continuarem a bombar como estão nesta semana, serei forçado a comprá-la. Pois é, esse foi meu racional para compra de ESTC quanto bateu nos 11,XX. Menor exposição ao FIES, ter apanhado junto com as outras e a admnistração entender da coisa (pelo menos transparece pelas teleconferências sem respostas enroladas, posso estar enganado). Infelizmente não tinha dinheiro e tive que pegar nos 12. Pretendo aumentar se cair mais um pouco . Torçamos para que caia mais. Lembro de vc escrever em outro fórum que seria o fundo da década das educacionais. Eu continuo esperando a América arrebentar com o ibov...mas estou ficando impaciente. Eu lembro de tudo, minha memória é boníssima.
|
|
|
Post by Minkowski on Nov 6, 2015 14:05:45 GMT -3.5
Pois é, esse foi meu racional para compra de ESTC quanto bateu nos 11,XX. Menor exposição ao FIES, ter apanhado junto com as outras e a admnistração entender da coisa (pelo menos transparece pelas teleconferências sem respostas enroladas, posso estar enganado). Infelizmente não tinha dinheiro e tive que pegar nos 12. Pretendo aumentar se cair mais um pouco . Torçamos para que caia mais. Lembro de vc escrever em outro fórum que seria o fundo da década das educacionais. Eu continuo esperando a América arrebentar com o ibov...mas estou ficando impaciente. Eu lembro de tudo, minha memória é boníssima. Acho que não fui eu que falou de fundo da década, lembro só de dar o AVISA. Mas, ao contrário da sua, minha memória é péssima. Será que em dezembro vai com os dados de emprego? Apesar da memória ruim, lembro que você queria entender as vantagens da MDIA. Teve alguma conclusão? Essa eu queria entender, deu vontade quando foi abaixo de 60.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Nov 6, 2015 14:22:13 GMT -3.5
Torçamos para que caia mais. Lembro de vc escrever em outro fórum que seria o fundo da década das educacionais. Eu continuo esperando a América arrebentar com o ibov...mas estou ficando impaciente. Eu lembro de tudo, minha memória é boníssima. Acho que não fui eu que falou de fundo da década, lembro só de dar o AVISA. Mas, ao contrário da sua, minha memória é péssima. Será que em dezembro vai com os dados de emprego? Apesar da memória ruim, lembro que você queria entender as vantagens da MDIA. Teve alguma conclusão? Essa eu queria entender, deu vontade quando foi abaixo de 60. Se vc fosse um político, tiraria o doce na época do natal? Impressiona que um dado isolado no meio de tanta porcaria atraia tanta atenção. No final de dezembro de 2014 foi dito que em janeiro haveria aumento. Depois março, depois junho, depois outubro...e os empregos subindo, e nada. Próxima reunião é natal...em 2016, é ano de eleição... Não sobem a taxa há 10 anos e nunca, na história, o fizeram em período eleitoral. Eu não respondi a sua pergunta kkkk, mas este é o cenário. Sobre a M. Dias, eu gostei do que vi. Uma empresinha com dívida baixa e com controle de seus insumos (95% do trigo é nacional, apesar de o país importar grande parte). Recomprou uma porção de ações. A Administração parece ser bastante confiável, tenho percebido esforço por parte dela neste ano. O meu problema com ela é a grande sensibilidade ao PIB/crédito...receita é muito elástica pro meu gosto. Acho que a Grazziotin sofre do mesmo mal, se a conhecer. Apesar de não parecer, é uma empresa cíclica. Como as siderúrgicas (que apanham desde 2008) e construtoras, a M.Dias parece ter entrado na era das trevas, sendo que o preço da cotação ainda não se deu conta disto.
|
|
|
Post by cadu28 on Nov 6, 2015 21:25:13 GMT -3.5
Planilhei ESTC3, que crescimento bizarro! E depois do 3T 14 a cotação começa a despencar, ao passo que a geração de valor da empresa segue subindo (foi quando estourou o rolo do FIES). E hoje está sendo precificada com um crescimento zero pelos próximos 5 anos!
|
|
erick
New Member
|
Post by erick on Nov 7, 2015 12:01:06 GMT -3.5
Cadu, pode fazer o mesmo estudo da SEER3 por favor?
|
|