brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Mar 30, 2016 17:46:28 GMT -3.5
Olá pessoal! Com um pouco de atraso mas vamos completar as avaliações dos ativos este mês... não tive como passar por aqui estes dias! ITSA4 Na avaliação do mês passado, tínhamos um expectativa que o ativo retornasse para a faixa entre 7,53 e 6,94(ajustada por provento). A movimentação ocorreu, contudo com muita força, o que pode ser notado de forma mais ampla na bolsa este mês. No semanal, ativo retoma sua tendência de alta, acima das médias, 20 acima de 200 e topos e fundos ascendentes. A distância das médias é que indica um movimento ideal de realização ou lateralização até a aproximação das médias. Suporte atual em 8,26 e resistência em 9,45. No diário, a tendência também é de alta, respeitando a média de 20 como suporte. No momento uma lateralização (onda 4) indicando que o fim deste movimento pode ocorrer em 9,45. Visível a divergência no macd e leve no obv.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Mar 31, 2016 11:07:31 GMT -3.5
EZTC3 - No semanal, ativo esticou e está distante da média de 20. Tendência indefinida no momento (saindo de uma tendência de baixa), sendo necessário configurar novo fundo para confirmar a virada de tendência de longo prazo. Um recuo até a região de 14,00 seria movimento ideal. Ainda abaixo da média de 200, a qual será um divisor de águas para o ativo. No diário, a tendência é de alta. No momento, em uma resistência importante. Aguardar o retorno na média ou confirmar o rompimento para cima, onde passaria a trabalhar com a referência de 16,70 e 18,85, região inclusive que irá gerar a definição de movimento do semanal em relação à média de 200.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Mar 31, 2016 12:02:07 GMT -3.5
Vale5 - Nova na carteira! No semanal ativo em uma movimentação de alta, com topos e fundos neste momento ascendentes devido a forte movimentação de alta e por já ter formado um fundo em 9,25, o que também configura o pivot de alta em 13,07. Este rompimneto poderá levar o ativo a buscar a média de 200, na região de 20,00 (80%+). Já está operando acima da média de 20 e foi respeitada como suporte, importante sinalização para o movimento altista. No momento, respeitando primeira resistência de fibo, na região de 12,10, a qual deverá ser rompida primeiro. No diário, ativo em tendência de alta, respeitando a média de 20 como suporte e a de 200 com resistência, afunilando os preços. A média ainda coincide com a resistência do semanal na região de 12,10. No curto prazo, o rompimento da média de 200 sinalizaria uma alta até a próxima resistência em 15,42. Observar o comportamento em relação as médias, não sendo ideal perder a de 20 e fundo anterior, onde retomaria a movimentação de baixa. Durante o mês, foi possível realizar duas operações com o ativo, sendo uma com lucro no dia 15 de 4,2% e uma com loss de 3% em 18. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 1, 2016 6:33:05 GMT -3.5
Como um monte de gente deu seus votos para a CAFI para o mês de Abril/16, eu fiquei com invejinha..rsrs e também quero dar meu votos, só que não são baseados em análise fundamentalista, mas sim em análise técnica. Bom, vou dar meus votos para a CATE...(carteira de análise técnica de especulação)...rsrsr KEPL3 - 14,90 ELPL4 - 8,06 GOAU4 - 2,43 USIM3 - 4,09 As cotações acima são referentes ao fechamento de 31/Março/16. Minha expectativa é de continuidade de alta para todas elas. Como eu usei o gráfico TRIMESTRAL, que fechou ontem 31/Março, então acredito que se o movimento ocorrer talvez se confirme até o fim de JUNHO/16 que é o fechamento do próximo candle trimestral. No fim de Junho/16 veremos se houve oscilação positiva e de quanto foi. . Gostaria de salientar, a quem possa interessar, que esses comentários NÃO são recomendações de compra ou venda de quaisquer ativos financeiros. São apenas opiniões num ambiente voltado a debates e estudos. Essas informações NÃO devem ser usadas, de forma alguma, como base para compra ou venda de ativos financeiros. O autor não se responsabiliza por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. @volverine, quando eu entrei no IM o frajola tinha um tópico onde o pessoal votava semanalmente pelas empresas nas que fariam trades. Estava legal pois ai cada um decidia de entrar comprado em alguns ativos, vendidos em outros e logo se fazia um ranking daquela semana e outro acumulado anual para ver quem era o melhor trader. Aquele projeto foi logo mantido por outros foristas, logo passou a ser mensal e logo morreu. Eu duvido que tenhamos neste fórum massa crítica para esse tipo de brincadeira, mas poderia ser interessante algo do tipo - Semanalmente os foristas decidem por até 4 ativos para fazer trade, tanto vendidos como comprados naquela semana
- Os 4 ativos mais comprados/vendidos serão levados em conta como carteira coletiva ou a "CATE"
- Semanalmente se calculará o retorno dos foristas para fazer um ranking
- Também se calculará o retorno acumulado de cada um para coroar o rei da AT no clubinvest depois de um ano
- Semanalmente se calculará o retorno da CATE, e logo o acumulado mensalmente será utilizado para comparação com a CAFI, Para mim a brincadeira seria interessante para comparar o retorno da CATE a LP com o da CAFI
Infelizmente é muito trabalho essa apuração, até que poderia fazer um programa que calcule os retornos e os rankings automáticamente e faça o post semanal automáticamente, mas a coleção de dados deve ser feita manualmente. Eu participaria de tal brincadeira porém se alguém quer levar conta dela
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Apr 1, 2016 13:59:39 GMT -3.5
No caso acho que o mais adequado seria no voto além do papel escolhido o forista indicar o stop (gain pelo menos) e no fim do mês só apurar o preço de fechamento se não stopado, caso contrário valeria o preço do stop. Mas é trabalhoso, do mesmo jeito que a CAFI é.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 1, 2016 14:58:08 GMT -3.5
No caso acho que o mais adequado seria no voto além do papel escolhido o forista indicar o stop (gain pelo menos) e no fim do mês só apurar o preço de fechamento se não stopado, caso contrário valeria o preço do stop. Mas é trabalhoso, do mesmo jeito que a CAFI é. Isso mesmo é o que eu tinha em mente, mas não imagino ninguém querendo levantar os dados.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 2, 2016 7:41:22 GMT -3.5
Isso mesmo é o que eu tinha em mente, mas não imagino ninguém querendo levantar os dados. Eu acho que o interessante de uma carteira não é nem tanto o quanto de desempenho percentual que ela teve em um determinado período, mas sim poder contar com vários pontos de vista de foristas que analisaram um determinado grupo de papéis sob uma ótica diferente. Por exemplo, eu não voto na CAFI, pois meus conhecimentos de AF são mínimos, mas só o fato de ter uma carteira de AF que vem demonstrando bons resultados durante muitos anos é motivo suficiente para eu acompanhar esses papéis de perto e procurar padrões gráficos neste grupo de papéis para eu fazer trade. Assim eu teria uma dupla segurança, pois ao saber que a empresa tem bons fundamentos eu posso entrar na operação do trade com mais segurança, posso ficar sem stop (se for o caso) ou posso colocar um stop mais longo, posso segurar por mais tempo um trade que no momento não está dando lucro, mas que pode ter um retorno maior daqui a alguns meses. Em fim, as possibilidades são muitas. Por exemplo, se eu encontrar os mesmos padrões gráficos que sugerem uma alta de 10% em uma RSI3 e EZTC3, é lógico que eu vou preferir fazer o trade em EZTC3, pois estou correndo menos risco. Da mesma forma, um fundamentalista pode se beneficiar de estudos gráficos confiáveis para saber melhores pontos de entrada num papel. pessoal, o que vejo de muito interessante na CAFI é a possibilidade de vários foristas somarem seus conhecimentos criando algo em conjunto! No processo, o conhecimento de um é compartilhado com os demais e isto gera crescimento. A ideia de fazermos algo parecido aqui neste tópico acho muito interessante, para criarmos uma dinâmica legal e gerarmos um resultado prático destas análises. Concordo com o volverine, é exatamente isto que venho buscando aqui ao utilizar os ativos da CAFI para realizar as operações de trade, pois sei que terei ativos de boas empresas em que procuro sinais adequados para entrada, gerando acumulação e aumento de capital. Isto não tem valor pessoal, quanto conceito e técnica tem nisto e estamos demonstrando aqui... No meu entendimento, esta seria a contribuição real entre as duas escolas e a forma de utilizá-las em conjunto. Trade por trade, podemos fazer em qualquer ativo, desde que estes atendam aos critérios mínimos de seleção de ativos, como liquidez, valor..... isto faz parte do gerenciamento de risco. Enfim, porque estou dizendo isto e reforçando o que disse volverine.... Ao ver esta proposta de vocês, fico muito entusiasmado e ao mesmo tempo, pensando em formas de como poderia dar certo e criarmos algo realmente útil para o espaço, que estimule a contribuição de todos para algo comum sem ser apenas uma competição individual... Podemos ter a competição individual? sim, existem vários torneios de traders, mas este é o objetivo aqui? Como ter a CATE? O que justifica a entrada em algum ativo ou não é a ocorrencia de algum sinal técnico e efetivamente o seu acionamento, como um rompimento de máxima, retorno a um suporte, o que pode não ocorrer... Então, indicar um ativo no início do período, não quer dizer que este ativo irá compor o resultado final, pois o mesmo pode não ter acionado o ponto de entrada. Falando novamente do gerenciamento de risco, por exemplo um item que precisaria ser avaliado é a indicação de 4 ativos. Ao fazer trade, não colocamos (ou não deveriamos) todo nosso capital em apenas uma operação, da mesma forma que não colocamos em duas. Esta alocação pode variar pelo tamanho do capital que operamos, mas vejo que um mínimo aceitável seria 20% do capital por operação, assim, teríamos que ter a possibilidade de votar em até 5 ativos por período. Ainda sim, o fato de votarmos em apenas 2 ativos, não significa que vou alocar 50% do capital em cada ativo. De qualqeur forma, utilizaria 20% do capital em cada das duas operações e no período somente iria trabalhar com 40% do capital. Isto também deveria ser considerado na apuração para que o resultado seja correto. Não quero complicar, apenas colocar questões para que possamos avaliar... Se chegarmos a uma forma de montar uma carteira de trade, posso fazer este gerenciamento da mesma forma como estou acompanhando as operações de trade com os ativos da CAFI e demonstrado aqui.
|
|
|
Post by robinho on Apr 3, 2016 17:48:01 GMT -3.5
Eu acho que o interessante de uma carteira não é nem tanto o quanto de desempenho percentual que ela teve em um determinado período, mas sim poder contar com vários pontos de vista de foristas que analisaram um determinado grupo de papéis sob uma ótica diferente. Por exemplo, eu não voto na CAFI, pois meus conhecimentos de AF são mínimos, mas só o fato de ter uma carteira de AF que vem demonstrando bons resultados durante muitos anos é motivo suficiente para eu acompanhar esses papéis de perto e procurar padrões gráficos neste grupo de papéis para eu fazer trade. Assim eu teria uma dupla segurança, pois ao saber que a empresa tem bons fundamentos eu posso entrar na operação do trade com mais segurança, posso ficar sem stop (se for o caso) ou posso colocar um stop mais longo, posso segurar por mais tempo um trade que no momento não está dando lucro, mas que pode ter um retorno maior daqui a alguns meses. Em fim, as possibilidades são muitas. Por exemplo, se eu encontrar os mesmos padrões gráficos que sugerem uma alta de 10% em uma RSI3 e EZTC3, é lógico que eu vou preferir fazer o trade em EZTC3, pois estou correndo menos risco. Da mesma forma, um fundamentalista pode se beneficiar de estudos gráficos confiáveis para saber melhores pontos de entrada num papel. volverine, muito legal esse seu post. Eu acho interessante operar uma carteira com ações que tenham bons fundamentos, procurando comprar em região próximo a suporte ou confirmação de fundo e vender em região próximo a resistência ou confirmação de topo. O objetivo é acumular cada vez mais ações de boas empresas utilizando os lucros nos trades para comprar mais ações e acumular patrimônio. Entre uma venda e uma compra, o dinheiro pode ficar na renda fixa. Algumas boas empresas estão abrindo uma janela de oportunidades para entrar na compra. Exemplo: BRFS3
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 4, 2016 19:10:43 GMT -3.5
Fechamento de março. Mais ativos foram acumulados após a publicação do último fechamento. Com a formação da nova carteira da CAFI, basicamente retornando fesa4 e abev, reequilibra a composição da carteira com a composição que já vinha sendo montada. Observação negativa para CMIG4, conforme post do Potuz, aguardando o resultado do primeiro trimestre, principalmente pelo item endividamento. No mês, devido a forte valorização dos ativos, poucas operações foram possíveis no prazo diário. Além disto, algumas das operações que geraram sinal, o dia seguinte abria em gap de alta, invalidando as operações. Como postado anteriormente, foi possível duas operações em vale5, acumulando um lote e uma operação em grnd3, gerando pequena rentabilidade proporcional ao capital total. Valorização mais expressiva referente aos ativos já acumulados para longo prazo no mês anterior. Novo balanceamento da carteira Maior necessidade de acumulação no momento para PSSA3. Buscar mais operações neste ativo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 5, 2016 15:08:12 GMT -3.5
Pssa3 - Novo ativo na composição Ativo vindo de uma movimentação de baixa, indefinindo a tendência pelos topos e fundos neste momento. Esta movimentação de baixa encontrou suporte na retração de 61,8% de toda a movimentação de alta prévia. Isto no longo prazo representa uma correção ideal para continuar uma expressiva movimentação altista. Está acima das médias, mantendo-se próximo a de 20. Mesmo com o movimento de queda, percebe-se que não ocorreu "saída" de dinheiro no ativo, com OBV no mesmo nível que no início da queda em julho de 2015. Isto é uma divergência altista que reforça a possibilidade do movimento de alta. No diário, ativo apresentando também um movimento de indefinição, em região de várias resistências e suportes bem próximos, o que trava o ativo em pequenas faixas de variação e permitindo então operações de congestão. A média de 20 também utilizada como suporte e terá a de 200 como resistência próximo a 30,62/32,23. Definição de movimento mais amplo se perder 22,65 ou romper a média de 200 para cima.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 6, 2016 12:07:22 GMT -3.5
Varias possibilidade de operação dentre os ativos da carteira! fesa4 - gerou uma compra no suporte, nos mesmos moldes de operações anteriores, com alvo sendo acionado hoje (5,34%) (não acumulado, pois está acima do percentual desejado na carteira. Abev3 no rompimento da máxima de ontem, com start em 18,90, loss 18,37 e alvo 19,97. (5,66) Eztc3 - com grande possibilidade de retornar a 14,05, mas caso acione a entrada no rompimento da máxima de ontem, existe a possibilidade de alta continuar, então: start 16,20, loss 15,37, parcial 16,73 (resistência) final em 17,80. (6,57%) pssa3 - Conforme avaliação de ontem, tentar entrada em 26,75 (ordem compra), loss 25,95 e alvo 28,57 OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 8, 2016 18:06:38 GMT -3.5
Boa semana para as operações... PSSA3 - bateu no ponto de alvo antes de gerar entrada. Neste momento, se romper a máxima de hoje abre possibilidade para uma operação, alvo 30,40 e loss 28,33. Eztc3 - caminhando como esperado... abev3 - em andamento fesa4 - que movimentação de alta. Neste ativo, é importante ver a movimentação de longo prazo já comentada. Se romper a próxima resistência, a possibilidade de alta é grande. Mensal - para romper pivot Semanal - para romper a média de 200 e o ponto do pivo do mensal Pessoal, sem sugestões para a CATE?
|
|
|
Post by robinho on Apr 9, 2016 1:37:05 GMT -3.5
Bruno e Volverine:
Depois dessa pernada de alta do IBOV puxada principalmente por Petro, Vale, e setor financeiro, estou começando a acompanhar empresas que operam fortemente na exportação, e cujas ações se desvalorizaram recentemente por conta da valorização do real frente ao dólar. Como não creio que o dólar vá se desvalorizar muito mais do que já se desvalorizou, em algum momento nos próximos meses essas ações vão confirmar fundo e dar boas opções para trade. Exemplos: FIBR3, JBSS3, BRFS3, EMBR3.
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 9, 2016 9:10:02 GMT -3.5
Pessoal, sem sugestões para a CATE? Bruno, praticamente 95% do pessoal deste fórum veio do tópico de AF do I.M. Desde o outro fórum eles já não se interessavam tanto ou quase nada por AT onde havia mais gente discutindo e postando gráficos. E aqui no clubinvest onde praticamente só você e eu discutimos esse assunto o interesse do pessoal é menor ainda, por isso que uma carteira de AT e especulação não vai pra frente, é apenas uma questão de falta de gosto e afinidade. Por outro lado, muitos dos caras que fazem trade e discutem sobre gráficos lá no I.M. possivelmente não virão para esse fórum, pois a maioria usa o espaço lá mais como "chat". A troca de informação mesmo quando acontecia era mínima. brunoatsr , eu concordo com as consideração elencadas pelo @volverine , ainda não temos fluxo suficiente de foristas para desenvolver uma carteira específica de AT, mas pode ser que com o tempo, aumente a participação de interessados neste Tópico e este projeto seja viável, entretanto é importante destacar que esta Thread está superando as expectativas, como eu havia citado no início do Tópico: clubinvest.boards.net/post/3068/thread, no IM uma das Threads mais produtivas (Análise Técnica do Mercado) forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=5&t=8634, tinha 48 paginas desde Nov 30, 2008 (7 anos) , esta Thread está com 12 paginas em 6 meses, isso corresponderia a 168 paginas equalizando os períodos, ou seja, está num ritmo muito forte, é claro que o objetivo nao é performar uma quantidade enorme de paginas, mas sim destacar a excelente participação não apenas em quantidade mas em qualidade neste ambiente de discussões.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 10, 2016 11:21:23 GMT -3.5
@volverine, jigsaw, robinho, Potuz, pessoal... Entendo as colocações de vocês... Realmente o forte aqui é a Análise Fundamentalista, contudo, sei que existe público para o assunto AT e o que tenho percebido de maneira geral é que existe pouco conhecimento sobre o assunto, gerando marggem para todo tipo de interpretação sobre o tema e a sua validade. O Potuz por exemplo disse que topa participar da "brincadeira", robinho parece interessado pelos posts, neymar está sempre postando por aqui também, always deu uma sumida mas pode voltar a qualquer momento, jigsaw já me disse que o seu forte não é AT mas quem sabe não participa também... wdgi também tem um tempo que não aparece mas pode aparecer... cadu... Em outro tópico, vi o sultão do Swing postando gráfico do dolar e fazendo referencia a indicadores e estratégia de AT... Enfim, a ideia de ter uma carteira de AT aqui me animou por justamente fomentar a participação de mais pessoas através de um processo que considere a opinião de todos, o que podemos gerar um resultado bem interessante e criar um meio de atrair mais pessoas sérias a participar. Vejo em alguns programas os analistas de corretora indicando suaas recomendações para a semana e apurando o resultado semana a semana, mês a mês... Porque então não podemos ter aqui também? Se na corretora 1 cara monta a carteira, então porque aqui por menos participação que tenha, não começamos uma carteira eu e você volverine? Tenho certeza que pelo menos umas 4 ou 5 pessoas participariam de início. Como disse, já foi tentado no IM e acabou logo. Não acompanhei este. Talvez pela dificuldade em acompanhar os resultados tenha acabado logo, pela dinâmica, não sei... De qualquer forma, não posso deixar de dar minha sugestão! Vejo que o melhor seria acompanhar o resultado somente da CATE, onde posso acompanhar de forma automática o resultado. Vejam a seguinte dinâmica: - Cada participante vota em até 2 ativos e deverá votar em 1 ativo que outro forista postou.
- A carteira será composta por até 5 ativos mais votados
- Os ativos deverão ter critérios mínimos de seleção para participar, sendo:
1) Liquidez mínima de 100 negócios por dia; 2) Valor de cotação acima de R$1,00 Em caso de empate de votação, o critério de desempate será: 1) Maior liquidez 2) Participação na carteira da CAFI do mês 3) Participação no índice bovespa As votações terminam aos domingos as 23:59, para que na segunda possa ser apurado e publicado antes da abertura do pregão Para votar o forista deverá: Indicar o ativo, Valor de Entrada (se compra ou start), loss, alvo parcial se tiver, alvo e justificativa técnica para a entrada. É claro que a pessoa pode não querer revelar o seu setup, então a justificativa deveria ter: período gráfico da análise (diário, semanal, mensal...), se é seguidor de tendência ou contra a tendência e demais observações relevantes para a indicação, como estar em suporte importante, algum valor de indicador se desejar e que reforce a lógica da entrada, existência ou não de resistências.... Toda operação, para efeito de acompanhamento, será realizada com um capital de 10K e a partir deste valor, o acompanhamento de resultado será dado em %. Após publicadas as operações no sistema ATSR COACH, o sistema fará todo o acompanhamento automaticamente, validando se gerou entrada ou não, se deu alvo, loss... O que preciso é semanalmente selecionar os ativos que forem "eleitos" para a carteira para que o sistema passe a monitorar. A utilização deste módulo é totalmente gratuita, bastando cadastrar-se no site ATSR. Ao final de cada semana, posto aqui no forum o resultado e quem desejar fazer o acompanhamento no momento que desejar é só logar no site. (o monitoramente é realizado diariamente durante todo o pregão) Na aba de análises, o resultado será acompanhado semanalmente, mensalmente e anualmente.
|
|
|
Post by robinho on Apr 11, 2016 11:49:51 GMT -3.5
Bruno, acho interessante a proposta do volverine de se votar em uma carteira de ações que se suponha em tendência de alta para o mês seguinte, justificando o voto, seja operando por gráfico ou por valor (trade de valor). No final do mês seria computada a valorização da carteira, levando-se em conta as mais votadas. O problema é que o IBOV hoje está a mercê de "insiders" que estão fazendo o mercado operar somente baseado em notícias políticas. O puxador da manada são as ações do kit impeachment (vale, siderúrgicas, estatais e sistema financeiro). Hoje não dá pra se operar gráficos e nem fundamentos. A ideia é boa, mas na minha opinião temos que esperar que se resolva esse imbróglio político.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 12, 2016 7:19:52 GMT -3.5
ok....
Realmente minha abordagem é mais objetiva, se gerou o sinal para entrada nos ativos que tenho selecionado, a entrada é realizada. A avaliação macro do ativo, para mim, serve para classificar o momento em que o ativo está e então selecionar a melhor estratégia (setup) a ser utilizado, ou seja, se está em tendência de baixa, congestão, tendência de alta, muito longe das médias..... de acordo com estas características, utilizo o setup apropriado, com as estratégias de saída apropriadas....
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Apr 12, 2016 8:30:11 GMT -3.5
Bruno, acho interessante a proposta do volverine de se votar em uma carteira de ações que se suponha em tendência de alta para o mês seguinte, justificando o voto, seja operando por gráfico ou por valor (trade de valor). No final do mês seria computada a valorização da carteira, levando-se em conta as mais votadas. O problema é que o IBOV hoje está a mercê de "insiders" que estão fazendo o mercado operar somente baseado em notícias políticas. O puxador da manada são as ações do kit impeachment (vale, siderúrgicas, estatais e sistema financeiro). Hoje não dá pra se operar gráficos e nem fundamentos. A ideia é boa, mas na minha opinião temos que esperar que se resolva esse imbróglio político. robinho, posso gerar alguma polemica no que vou dizer, mas exatamente neste sentido.... Neste exato momento, a questão política tem impactado muito em qualquer análise que se faça nos ativos, no sentido de identificar a provável movimentação do ativo. Uma notícia faz o movimento ser explosivo para qualquer lado e enquanto não tem noticia (no aguardo de alguma) a indefinição é grande, formando movimentos muitos estreitos. Diferente do que ocorreu em janeiro e fevereiro onde pudemos perceber e avaliar movimentos mais direcionais. Selecionar ativos para o mês seguinte baseado na tendência, além do momento politico atual (mesmo sabendo que vai passar), na minha opinião não traduz o resultado esperado pelo trabalho que é executado, pelo menos com a abordagem que utilizo e que grande parte de quem utiliza análise técnica utiliza. Aqui no nosso mercado, a liquidez é muito pequena, se comparada com outros mercados e isto se traduz em risco, pois poucas pessoas (com muito recurso) conseguem fazer com maior facilidade o que desejam. Por este fator risco é que a exposição deve ser metodologicamente controlada. Agora, se falamos a longo prazo, a CAFI e a análise fundamentalista, a forma de análise é totalmente diferente. Espera-se os dividendos como lucro, o crescimento da empresa e consequentemente o pagamento de mais lucro aos acionistas.... então mesmo que o ativo se desvalorize por um ano, dois, no longo prazo o investimento tende a ser rentabilizado de acordo com a expectativa. Assim a entrada na carteira é justificada por comprar algo barato e de muito "valor", com a perspectiva de longo prazo, sendo que este valor é "mensurado" mensalmente. Qual o gerenciamento de risco neste caso? Selecionar boas empresas que tendem a pagar dividendos satisfatórios, que apresentem perspectiva de crescimento e diversificação, acumulando patrimônio no longo prazo. O trabalho que venho fazendo aqui no forum é justamente conciliar os dois pontos de vista, otimizando a acumulação no longo prazo identificando pontos de entrada mais favoráveis e gerenciando o risco através da acumulação com parte dos lucros gerados nos trades. Existem trades de longo prazo? Sim, mas no nosso mercado, somente por trade (AT) ainda está complicado.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on May 9, 2016 20:04:06 GMT -3.5
então.... o movimento político tem gerado muitas expectativas na bolsa, o que está influenciando este movimento gradual e até então não ocorrendo uma realização mais forte, o que seria ideal para definir uma tendência de alta de prazo maior. Parece que este ambiente político tenderá a dar sua contribuição, vide o que ocorreu hoje, demonstrando a força da indicação para realização. O fato é que a movimentação de alta atual está em um ponto que a ser considerado objetivo, média de 200 no semanal e distante da média de 20 e ponto de retorno de uma ltb, então a indicação é que exista uma realização do mercado, o que já está ocorrendo. O candle de hoje confirmou o novo topo para indicar a busca de um novo fundo, realizando inicialmente até a média de 20. No mês que passou, foram possíveis algumas operações, mas com estes movimentos, explosivos ou curtos de mais, tem dificultado as operações nos ativos selecionados da carteira no prazo diário, apresentando resultado positivo, mas não relevante. Uma outra observação sobre as operações que devo fazer. Devido aos padrões de gerenciamento de risco adotados previamente, sempre trabalhando com uma gama maior de ativos, o valor máximo por trade utilizado em relação ao capital total era de 10%. Avaliando as operações realizadas, ao trabalhar com uma lista de apenas 8 ativos, raramente temos conseguido uma alocação satisfatória do capital, pois não tem aparecido oportunidades (sinais) simultâneas para estes. Desta forma, esta concentração será alterada inicialmente para 20% e uma nova avaliação será realizada em relação ao resultado produzido sob o capital utilizado.
|
|
|
Post by eterno on May 11, 2016 22:02:40 GMT -3.5
Os 3,50 chegaram nesta segunda-feira 11/Abril. Próximos alvos para o dólar são os 3,20 e 2,80 Será que vai até lá? Se o dólar vai continuar caindo ninguém sabe. Olhei novamente o gráfico do dólar futuro e há muitos gatilhos de queda em aberto, inclusive bem abaixo das cotações atuais. Há gatilhos de queda na faixa dos 3,50 dos 3,20 e 2,80. Se vai cair até essas faixas de preço ninguém sabe, mas todo cuidado é pouco. Lógico que tudo isso são apenas palpites sobre possíveis cenários, pois se não houver impeachment talvez o dólar volte a subir com tudo e os papéis voltem a cair. Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos. Ok? ? dólar sobe agora? ?? Eterno na área!!
|
|