|
Post by always on Feb 4, 2016 21:59:30 GMT -3.5
não ligo pra congestões........... Sou ST ou position Porque não? Espera a congestão passar e vai pra cima se os indicadores "falarem". Prefiro postar meus graphos ou quando estão numa queda infinita ou quando estão de lado ou alta.... A congestão com volume não é bom... Gosto do papel "esquecido"
|
|
wdgi
New Member
|
Post by wdgi on Feb 5, 2016 0:55:43 GMT -3.5
Espera a congestão passar e vai pra cima se os indicadores "falarem". Prefiro postar meus graphos ou quando estão numa queda infinita ou quando estão de lado ou alta.... A congestão com volume não é bom... Gosto do papel "esquecido" Só por curiosidade, relatei um trade esta semana, que ao invés de operar diretamente o ativo, operei a opção, foram mais de 300% de ganho em tres dias. Indiquei o trade e fiz questão de acompanhar cada passo, com a finalidade de demonstrar, o quão poderoso é o padrão retângulo, que nada mais é do que uma congestão. Nos últimos 18 meses, quase a totalidade dos meus lucros vieram de operações semelhantes, demonstrando pelo menos para mim, que é possível tirar proveito do mercado quando este esta congestionando. Com relação ao estudo da Itsa4, estou com o dedo no gatilho, pois se ela romper os 7,15, vai direto aos 7,56 uma operação de quase 6% que já executei 6 vezes desde de setembro, tendo acertado 5 com ganho de 6% e com dois stops de 3%. Caso ela não consiga romper os 6,90, se recuar até 6,34, terá minha minha metodologia formado um nova zona de congestão só que desta vez com alvo de 8,35%.
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Feb 5, 2016 10:42:13 GMT -3.5
Espera a congestão passar e vai pra cima se os indicadores "falarem". Prefiro postar meus graphos ou quando estão numa queda infinita ou quando estão de lado ou alta.... A congestão com volume não é bom... Gosto do papel "esquecido" Entendi always ! É uma questão de estratégia. No caso de abev3 e itsa4 que postei agora, a melhor configuração tem sido estes movimentos. Em geral, no início deste ano é que os ativos estão andando mais, mas mesmo assim existem ótimos oportunidades utilizando esta estratégia. Veja também o caso de EZTC3 que coloquei no início das análises. Já tem uma operação em andamento dentro da faixa de congestão mencionada No caso acima, neste tempo gráfico, somente ocorreram dois rompimentos e mesmo assim foram para baixo. Prefiro operar comprado, acumulando lucros em forma de ativos na carteira, estratégia como wdgi menciona. Até que o mercado reverta de vez, não vejo muita saída. OBS: Em momento algum, ao utilizar AT, sabemos exatamente o que vai acontecer com os papéis, mas sim temos uma expectativa da provável movimentação do preço com base em padrões passados e estatísticas favoráveis. As informações aqui colocadas não são recomendações de compra ou venda de ativos financeiros, configurando apenas opiniões sobre o tema em discussão neste espaço para efeito de estudo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 5, 2016 10:44:47 GMT -3.5
Nossa, movimentou bastante hoje aqui ! Muito boas as análises, brunoatsr Eterno, sua aposta na GOAU4 foi certeira! Por enquanto eu estou empatando dinheiro. Poderia ter realizado um lucro de +7% nela, mas preferi segurar para ver o que vai dar. Acho que ela ainda deve dar um gás. Valeu @volverine!
|
|
|
Post by always on Feb 5, 2016 21:10:16 GMT -3.5
Nossa, movimentou bastante hoje aqui ! Muito boas as análises, brunoatsr Eterno, sua aposta na GOAU4 foi certeira! Por enquanto eu estou empatando dinheiro. Poderia ter realizado um lucro de +7% nela, mas preferi segurar para ver o que vai dar. Acho que ela ainda deve dar um gás. Grande Volver........... Meu lucro está em 14%. Confesso que demorei muito viu... minhas compras foram TER, QUA e HOJE. Não realizei também, pelo menos até o dia 15. Mesmo assim, supondo que a sangria seja forte e geral...GERDAU EXPLODE MAIS ou cai uns 5%... GOAU3 ta muito linda GGBR3 ta linda....... VALE5 mas fique com um pé atrás...dia 15 os tranqueiras voltam a trabalhar no Congresso + a Samarco... CSNA3 TÁ MARAVILHOSA; SHOW3: essa já está no meio do caminho BRAP3 e 4 é uma boa escolha.. ANIM3 também USIM3
|
|
|
Post by always on Feb 7, 2016 11:41:11 GMT -3.5
Volver............depois posto um Grapho com mais calma. Mas Lembra de MRFG/14, em que eu falava pra vc "COMPRA, COMPRA, VAI FUNDO SEM DÓ" - todo dia... Aqui a virada não foi perfeita perfeita, mas mostrou muita força subindo todo dia, leilão todo dia.... somada a questão do preço do alumínio no mercado internacional estar subindo (veja no grapho)... Dá pra fazer position bonito hein... E dessa vez falaremos do mesmo assunto..rs BrunoATSR #vemcomigo
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 8, 2016 11:23:38 GMT -3.5
Eu me lembro, Eterno. Na época eu achava que poderia subir também e fiz uma projeção para ela. Estava olhando os meus gráficos de "estudo de caso" aqui em casa e encontrei essa projeção. Bons tempos aqueles. Qual sua opinião sobre o gráfico dela. O que viu? Volver............depois posto um Grapho com mais calma. Mas Lembra de MRFG/14, em que eu falava pra vc "COMPRA, COMPRA, VAI FUNDO SEM DÓ" - todo dia... Aqui a virada não foi perfeita perfeita, mas mostrou muita força subindo todo dia, leilão todo dia.... somada a questão do preço do alumínio no mercado internacional estar subindo (veja no grapho)... Dá pra fazer position bonito hein... E dessa vez falaremos do mesmo assunto..rs BrunoATSR #vemcomigo Legal! Vamos ver o gráfico...!
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 8, 2016 11:26:52 GMT -3.5
Mais "rabos de canguru"CMIG3 - Gráfico TRIMESTRAL GRND3 - Gráfico ANUAL PETR4 - Gráfico TRIMESTRAL
Volverine, Conheço este padrão também como martelo ou martelo invertido (mas o nome nem importa!!). Sobre suportes ou resistências são muito fortes realmente!
|
|
|
Post by always on Feb 8, 2016 16:19:25 GMT -3.5
Eu me lembro, Eterno. Na época eu achava que poderia subir também e fiz uma projeção para ela. Estava olhando os meus gráficos de "estudo de caso" aqui em casa e encontrei essa projeção. Bons tempos aqueles. Qual sua opinião sobre o gráfico dela. O que viu? Legal! Vamos ver o gráfico...! Segue gráfico do preço do ferro no mercado CHINÊS e o da GOAU4 (1,40) Fechou a sexta-feira em 44.70. Foi o maior rali semanal desde maio/15. O preço vem de um fundo nunca visto antes . O preço do minério de ferro é o mais alto em 2 meses. 20% em relação a mínima de dezembro. "... muitas usinas estão poupando lucro atualmente e março costuma ser um período de boom para o setor fabril, então a demanda se fortaleceu".. ENTRETANTO HÁ COMENTÁRIOS QUE ESSA MELHORIA NÃO CONTINUARÁ!!!!!! Já os graphos mostram diferente. Como eu disse anteriormente, a virada não foi perfeita. Por isso, mais adiante os preços retornarão ao fundo. IFR está em 59,62. Um pouco puxado. Já o estocástico está super firme pra cima (o que sugere novas altas). As médias estão muito distantes ainda...... M3 já cruzou a m9, agora vamos aguardar cruzar a outra. No semanal está 1km de distancia. Minha ideia é realizar na próxima segunda-feira (15/02) ou na 4f mesmo. Penso que ainda sobe na qua, qui e sex. E segunda-f o IBOV inteiro vai pra baixo. O que certamente será um alívio pra GERDAU. POTUZ...........valeu, mas era um erro meu mesmo (as vezes estamos com a cabeça em outro lugar e continuamos teclando...). Brunao.........Aquele martelo com pavio longo em GOAU é perda de força muito semelhante aos outros candles da semana passada. Sandria nas ADR
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 8, 2016 17:02:43 GMT -3.5
Segue gráfico do preço do ferro no mercado CHINÊS e o da GOAU4 (1,40) always, corregi o link postado, porém não consigo fazer aparecer as imagens no tópico mesmo. Aconselho utilizar outros sítios de hosting tipo postimage.org ou similares, naquele caso você poderá utilzar os tags "[ img ]" e "[ /img ]" para postar.
|
|
|
Post by always on Feb 8, 2016 18:56:16 GMT -3.5
Bom, voltando ao tema dos martelos, estrelas cadentes e martelos invertidos que não funcionaram bem como sinal de reversão, ao longo dos últimos anos eu já errei muitas projeções e operações apostando na reversão do movimento depois que surgiram esses padrões gráficos, então eu comecei a estudar formas de errar menos. Inclusive no fim do ano passado, antes de romper as barragens da Samarco eu estava achando que Vale iria até a faixa dos $18,00(na época estava em $15,00). Eu estava apostando justamente em martelos invertidos do gráfico mensal. Errei feio. Talvez o rompimento da barragem tenha contribuído para o meu erro, talvez seja a crise interna que contribuiu, em fim, agora não importa mais. Tentar aprender com os erros. A resposta mais óbvia seria de eu simplesmente esperar para ver se a reversão tinha se confirmado e então só entrar ou sair do trade quando a nova tendência estivesse estabelecida. Eu sei que é simples assim, mas às vezes nós somos “cabeça-dura” e já pensamos em entrar ou sair de um trade logo quando aparecem esses sinais de reversão, talvez por afobação, por medo ou ganância de entrar na operação antes do momento que seria mais seguro. Sei que não existe resposta pronta para essas questões, pois o mercado faz o movimento que ele quiser fazer, por mais que o gráfico indique que irá ocorrer cenário A ou B. Mas, pelo menos pra minha forma de analisar os gráficos, eu percebi que muitas vezes quando um padrão desse não se confirma pode ter a ver com as médias móveis que estão passando na região onde se formou o padrão de reversão, conforme comentei no post anterior. Essa opinião não é baseada apenas no achismo, eu testei esse tipo de informação. Lógico que há inúmeras outras respostas. Cada um vai encontrar uma. Eu encontrei essa, que, pelo menos para mim, tem ajudado a responder muitas questões. Abaixo seguem dois gráficos mensais, um do IBOV e outro da VALE5 em que esses padrões de reversão não funcionaram. VOLVER........SE REPARAR BEM o grapho da GOAL vem seguido de vários martelos invertido e não representavam num fundo. Os invertidos só representam uma REAL inversão quando estão no TOPO OU NO FUNDO. Reparem que em outros momentos de "possível recuperação de GOAU" os candles eram bem distintos um do outro, diferente de agora... Outra coisa, papel subir sem volume é ótimo e para poucos. O volume deverá chegar na outra semana mesmo. As ADR da Gerdau caíram bem nesta segunda-feira. IBOV é certeza de queda hein...
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 9, 2016 6:07:40 GMT -3.5
@volverine, aproveitando sua boa vontade, poderia explicar o tal do chicote mais uma vez? Sei que já explicou isso mais de uma vez no infomoney, mas os gráficos não estão mais nas postagens originais, impossibilitando a compreensão da figura. Lembro de você ter antecipado movimentos muito acentuados a partir destes chicotes (quase sempre o desabamento de empresas problemáticas), então gostaria de aprender sobre o tema.
|
|
|
Post by always on Feb 9, 2016 18:50:13 GMT -3.5
Volver...
Esse é o chicote que você já comentou algumas vezes...fortes candles de alta (por ex) e vem de repente, uma forte sequencia candles contrário. Sei não... Nao entendi o porque falou para eu deletar aquelas informações.... Vc esta abrindo GGBR...?
Amanhã irei aprender a operar opções.........vamos ver o que vai dar....
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 9, 2016 18:52:42 GMT -3.5
Antes de mais nada, obrigado pelo disposição em me ensinar. Se o povo acredita ou não, não sei dizer. Só sei dizer que vi você antecipar várias quedas bruscas com essa figura, o que me fez levá-la bem a sério. Mas apenas para confirmar se entendi corretamente os exemplos acima, basta o candle se afastar bastante da linha vermelha (mm3) para se esperar uma forte reversão? Isso também vale quando o candle se afasta no mesmo sentido da mm3? (Refiro-me a um ativo em queda que tenha uma queda ainda mais brusca, afastando o candle da mm3)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 9, 2016 21:02:37 GMT -3.5
@volverine, post lido. Pode editar. Mais uma vez obrigado.
|
|
|
Post by alphamale on Feb 10, 2016 12:36:33 GMT -3.5
@volverine, voce poderia dar uma olhada no grafico da ABEV3 3? Essa separacao do candle de hoje seria um candidato a sua teoria? Nao entendi pq vc apagou o post anterior, mas entendo sua decisao. Como estou sempre tentando aprender, agradeco o post e fico feliz de ter lido a tempo
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 10, 2016 15:41:44 GMT -3.5
Sobre o hammer... O que eu costumo fazer é o seguinte: -Procurar martelos onde a sombra seja 3x (ou perto disso) do corpo -O candle seguinte é de alta -Se estiver perto da bandade Bollinger inferior melhor Acabo operando poucas vezes usando esse filtro, mas o desempenho é bom (para mim que estou começando na AT me sentir seguro é importante). Duas entradas de exemplo: DASA3 (16/12/15) e POMO3 (22/04/15). Vou coeçar a prestar atenção nas médias também como o Volverine sugeriu, acho que pode gerar mais sinais positivos interessantes.
|
|
|
Post by alphamale on Feb 10, 2016 16:32:30 GMT -3.5
@volverine , voce poderia dar uma olhada no grafico da ABEV3 3? Essa separacao do candle de hoje seria um candidato a sua teoria? Nao entendi pq vc apagou o post anterior, mas entendo sua decisão. Como estou sempre tentando aprender, agradeco o post e fico feliz de ter lido a tempo Não necessariamente, alphamale O mero afastamento do candle não gera necessariamente a reversão. Pode até ocorrer, mas não é apenas por causa disso.Conforme comentei no post anterior de ontem, o qual apaguei, em análise técnica apenas uma informação no gráfico nem sempre é suficiente para a pessoa ter total confiança de algo irá ocorrer em determinado sentido. Em análise técnica é necessário analisar todo o cenário gráfico para tomada de decisão. Por exemplo: - se em um gráfico diário está indicando alta, no gráfico de maior período (por exemplo um semanal ou mensal) pode haver alguma informação contradizendo essa possibilidade de alta ou talvez não; - Qual são as médias móveis que estão passando na região? Estas médias móveis estão acima ou abaixo do candle? Estão inclinadas para cima ou para baixo? Estão passando pelo meio do candle ou estão próximo da sua máxima ou da sua mínima? Há médias móveis de uma importância muito grande para analisar um gráfico (cada investidor deve testar e descobrir quais médias se adaptam melhor ao sistema de análise que ele usa); - se o papel estiver indicando possibilidade de alta, no gráfico do IBOV também indica isso? Veja que não é tão simples como parece. Se a pessoa usar uma informação isolada ela pode até acertar uma vez ou outra, mas pode se dar mal num trade que der errado com muito capital. É isso aí. @volverine , isso aih, com certeza nao eh um indicador isolado que vai ter todas as respostas. E, sem duvida, eh um indicador e nao uma confirmacao do que vai acontecer. Na verdade, perguntei soh pra entender um pouco mais sobre sua analise. Eu jah tenho uma estrategia, que me sinto confortavel, para compra de ativos. Mas nao tenho uma boa estrategia de saida, por isso achei o seu post interessante. Vou estudar um pouco mais e adicionar aos indicadores que jah uso para identificar melhores saidas dos papeis. Valew!
|
|
|
Post by always on Feb 10, 2016 17:39:09 GMT -3.5
Volverine, apesar de eu não usar análise técnica, no final da vida do infomoney comecei a acompanhar as suas postagens e as do Barbezani e fique bastante impressionado com o grau de acerto para trades de médio prazo. No momento, a turma fundamentalista predomina por aqui apenas porque o forum foi criado pelos usuários da Cafi, mas a ideia sempre foi a de que todos são bem vindos. Se postar gráficos aqui, não terei muito o que comentar por desconhecimento da matéria, mas certamente terei muito interesse em acompanhar. Faço minhas suas palavras. Pois então pessoal..vamos tentar. Valeska?? Vamos esperar fechar o mês né...
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Feb 11, 2016 8:52:26 GMT -3.5
Volverine, Conheço este padrão também como martelo ou martelo invertido (mas o nome nem importa!!). Sobre suportes ou resistências são muito fortes realmente! Sim, o candle em si pode ser chamado de martelo (se está no fundo) ou estrela cadente (se está no topo). O padrão "rabo de canguru" em si é formado por 3 candles e não apenas um, como no caso do martelo ou estrela cadente. De qualquer forma, concordo com você que o funcionamento dele é praticamente igual ao martelo ou estrela cadente. Mas falando de candles em si, eu sempre achei muito arriscado analisar candles de forma isolada. Prefiro analisar todo o cenário gráfico, pois dependendo do cenário gráfico pode ocorrer movimentos diferentes ao que o padrão de reversão sugere. Por exemplo: um martelo invertido no fundo de uma tendência de baixa nem sempre significa reversão (para alta). Muitas vezes pode ocorrer a continuidade da tendência de queda até com mais força. Isso depende muito das médias móveis que estão passando acima ou abaixo do padrão e se o candle ou a sombra dele rompeu uma média importante ou não. Mesma coisa numa estrela cadente. Ela pode estar no topo de uma tendência de alta, mas se a sombra dela por ventura rompeu uma média importante, pode eventualmente significar continuidade da alta. Maluco isso, né? No martelo a mesma coisa: se a sombra dele tiver rompido uma média importante pode significar continuidade da baixa. Já vi essas distorções ocorrerem muitas vezes nestes últimos anos que uso AT, apesar dos livros de AT não falarem nada sobre isso. Só falam dos padrões sem falar das situações que condicionam os padrões em si. Mas, de certa forma, nós que usamos AT já estamos acostumados que em AT tudo é relativo...rsrs. Não existe certeza de nada, só maiores chances de um evento ocorrer num sentido ou no outro. É isso aí. Abraço. Sim, exatamente @volverine!. Na verdade, não utilizo padrão de candle como sinal para entrada em operação, justamente pela subjetividade e pela interpretação que deve ser feita... relatividade mesmo! Contudo, se um ativo retorna em uma média dentro da tendência principal ou então um cruzamento de médias (por exemplo), estes sim considero sinais para operação... Este tipo de sinal não é subjetivo.
|
|