Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 27, 2017 14:43:07 GMT -3.5
Espero que NATU3 suba, porque o que conheço de gente dito "fundamentalista" que está entrando nesse papel a qualquer preço, não é pouco. Não consigo nem olhar para um papel assim pelo lado dos fundamentos, a margem de segurança é muito pequena. É um tipo de investimento que nada pode dar errado pra dar certo.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 2, 2017 17:19:18 GMT -3.5
Sai hoje no leilão, preferi não pagar para ver o resultado, depois de CIEL3.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 3, 2017 13:03:14 GMT -3.5
Sai hoje no leilão, preferi não pagar para ver o resultado, depois de CIEL3. Saiu na hora certa em CIEL3. O resultado foi ruim e mostrou que o futuro será bem difícil. Não duvido que vá buscar a LTA do semanal e quem sabe até a base do retângulo. Em 20 posso até entrar novamente.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 3, 2017 14:35:36 GMT -3.5
Não conhecia. Muitos dos conceitos eu sigo e achava que foram idéia de outras pessoas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 3, 2017 15:41:05 GMT -3.5
Não conhecia. Muitos dos conceitos eu sigo e achava que foram idéia de outras pessoas. Esse cara é uma lenda do mercado. Quando era jovem ele trabalhava numa corretora e, na época, não existia os sistemas informatizados que temos hoje, então a função dele era anotar em um quadro as variações na cotação dos ativos para que os clientes pudessem ver as variações. Aí ele dizia que essas variações nas cotações saiam numa fita (talvez deveriam vir por telégrafo da bolsa de valores, eu não me lembro direito dessa parte) e então a função dele era anotar os novos valores da cotação. Com o tempo, antes mesmo de os valores serem impressos na fita de cotações, ele dizia que conseguia "prever" quais eram os números que iriam sair na sequência, devido a facilidade que ele tinha em fazer cálculos aritméticos de cabeça. Foi aí que iniciou tudo: ele começou a utilizar essa habilidade para fazer apostas em ações em pequenas lojas que se chamavam "bucketshops". E aí ele vai contando no livro o que ele fazia. Se quiser conhecer um pouco da história dele, leia o livro "Reminiscências de um especulador financeiro". Neste link você encontra o livro completo de graça (enquanto não apagarem): pt.slideshare.net/InvestorsmmTrader/reminescencias-de-um-especulador-financeiro-edwin-lefreveO Jesse Livermore é sem dúvida um dos traders mais famosos de todos os tempos (ou mesmo o mais famoso), mas não o exemplo de trader mais bem sucedido, haja vista que ele fez fortunas gigantescas, mas também quebrou ao menos três vezes. A história dele é uma mostra de que análise técnica funciona (no caso, tape reading), mas igualmente dos perigos da alavancagem.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 3, 2017 17:08:10 GMT -3.5
O Jesse Livermore é sem dúvida um dos traders mais famosos de todos os tempos (ou mesmo o mais famoso), mas não o exemplo de trader mais bem sucedido, haja vista que ele fez fortunas gigantescas, mas também quebrou ao menos três vezes. A história dele é uma mostra de que análise técnica funciona (no caso, tape reading), mas igualmente dos perigos da alavancagem. Talvez o maior erro da maioria dos traders seja a mentalidade de que seja possível continuar sendo APENAS trader durante toda sua vida. Se o cara quiser sobreviver no LP, ele necessariamente vai ter que alocar a maior parte do lucro em ativos mais seguros para ter uma maior proteção do capital que ganhou durante toda sua vida e pra isso vai ter ter conhecimentos em análise fundamentalista. Goste ou não de AF ele vai ter que aprender um pouco ou pagar alguém que tenha esse conhecimento. Mais o que mais escutamos por aí é a história do sujeito que expõe todo o capital ao risco em trades e uma hora ou outra quebra. O cara que pra mim tem a visão com a qual mais me identifiquei nesse ponto é o Victor Sperandeo. Uma que ele tem um tripé de análise (técnica, econômica e fundamentalista), coisa que sempre pensei mas até pouco tempo nunca tinha visto ninguém importante falando isso (ele falou isso há 20 anos, eu que li o livro dele recentemente). Claro que você vai entender mais de uma ou de outra e tem que ter cuidado pra não perder o foco, mas nunca vi sentido naquelas regras de não ouvir o que outras escolas tem a dizer. Outra que ele fala do ganho não linear. Ele fala que em certos momentos do mercado você consegue ganhos extraordinários, mas isso não acontece todo dia. Você tem que aproveitar esses momentos e, enquanto eles não vem, o objetivo dele é conseguir um ganho modesto todo mês.
|
|
|
Post by robinho on Aug 3, 2017 18:01:02 GMT -3.5
Talvez o maior erro da maioria dos traders seja a mentalidade de que seja possível continuar sendo APENAS trader durante toda sua vida. Se o cara quiser sobreviver no LP, ele necessariamente vai ter que alocar a maior parte do lucro em ativos mais seguros para ter uma maior proteção do capital que ganhou durante toda sua vida e pra isso vai ter ter conhecimentos em análise fundamentalista. Goste ou não de AF ele vai ter que aprender um pouco ou pagar alguém que tenha esse conhecimento. Mais o que mais escutamos por aí é a história do sujeito que expõe todo o capital ao risco em trades e uma hora ou outra quebra. O cara que pra mim tem a visão com a qual mais me identifiquei nesse ponto é o Victor Sperandeo. Uma que ele tem um tripé de análise (técnica, econômica e fundamentalista), coisa que sempre pensei mas até pouco tempo nunca tinha visto ninguém importante falando isso (ele falou isso há 20 anos, eu que li o livro dele recentemente). Claro que você vai entender mais de uma ou de outra e tem que ter cuidado pra não perder o foco, mas nunca vi sentido naquelas regras de não ouvir o que outras escolas tem a dizer. Outra que ele fala do ganho não linear. Ele fala que em certos momentos do mercado você consegue ganhos extraordinários, mas isso não acontece todo dia. Você tem que aproveitar esses momentos e, enquanto eles não vem, o objetivo dele é conseguir um ganho modesto todo mês.Penso exatamente como nesse trecho em que coloquei grifo. Tem que aproveitar esses momentos de maiores oscilações do mercado. No fundo do IBOV, em janeiro de 2016, o meu erro foi não ter diversificado meus trades. Fiquei só nos bancos. Se tivesse também entrado em ações ligadas a commodities, teria ganho bem mais. Para mim, a pior coisa é bolsa andando de lado como um caranguejo, o que vem ocorrendo desde o final de 2016.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 3, 2017 22:20:45 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 4, 2017 8:14:32 GMT -3.5
Me lembrou o caso do cara que namorava uma das consultoras da venda da Marvel para a Disney. O cara nunca tinha comprado uma ação na vida e "de repente" resolveu colocar o dinheiro que tinha e que não tinha em ações da Marvel pouco antes da venda. Quando a pessoa nunca operou no mercado e do dia pra noite tem lucros extraordinários fica muito na cara.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 4, 2017 9:04:36 GMT -3.5
Me lembrou o caso do cara que namorava uma das consultoras da venda da Marvel para a Disney. O cara nunca tinha comprado uma ação na vida e "de repente" resolveu colocar o dinheiro que tinha e que não tinha em ações da Marvel pouco antes da venda. Quando a pessoa nunca operou no mercado e do dia pra noite tem lucros extraordinários fica muito na cara. Segundo a notícia, quem detectou a situação foi a própria bolsa. Não sei dizer se eles fazem algum tipo de controle desta natureza, mas tenho a impressão que não. Meu palpite é o de que estavam fazendo algum estudo sobre investidores pessoas físicas, separando-os por idade, e se depararam com a curiosa história de uma investidora de 92 anos. Foram ver como ela investia e perceberam movimentações e retornos totalmente fora do comum, indicando claramente tratar-se de alguma fraude em que ela era apenas uma laranja. Mas a história não deixa de ser divertida.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 4, 2017 9:11:23 GMT -3.5
Me lembrou o caso do cara que namorava uma das consultoras da venda da Marvel para a Disney. O cara nunca tinha comprado uma ação na vida e "de repente" resolveu colocar o dinheiro que tinha e que não tinha em ações da Marvel pouco antes da venda. Quando a pessoa nunca operou no mercado e do dia pra noite tem lucros extraordinários fica muito na cara. Segundo a notícia, quem detectou a situação foi a própria bolsa. Não sei dizer se eles fazem algum tipo de controle desta natureza, mas tenho a impressão que não. Meu palpite é o de que estavam fazendo algum estudo sobre investidores pessoas físicas, separando-os por idade, e se depararam com a curiosa história de uma investidora de 92 anos. Foram ver como ela investia e perceberam movimentações e retornos totalmente fora do comum, indicando claramente tratar-se de alguma fraude em que ela era apenas uma laranja. Mas a história não deixa de ser divertida. Se eles fizessem controle, ficariam ainda mais ricos, só de multas. O que tem de analista fazendo o mesmo desse cara.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Aug 4, 2017 13:15:05 GMT -3.5
Segundo a notícia, quem detectou a situação foi a própria bolsa. Não sei dizer se eles fazem algum tipo de controle desta natureza, mas tenho a impressão que não. Meu palpite é o de que estavam fazendo algum estudo sobre investidores pessoas físicas, separando-os por idade, e se depararam com a curiosa história de uma investidora de 92 anos. Foram ver como ela investia e perceberam movimentações e retornos totalmente fora do comum, indicando claramente tratar-se de alguma fraude em que ela era apenas uma laranja. Mas a história não deixa de ser divertida. Se eles fizessem controle, ficariam ainda mais ricos, só de multas. O que tem de analista fazendo o mesmo desse cara. Eu tenho as minhas dúvidas. Todo analista tem que informar caso possua a ação que ele está analisando em carteira. E fica restrito a uma limitação severa: Art. 7 É vedado ao analista de valores mobiliários: IV - negociar, no período compreendido entre o décimo dia útil que anteceder a divulgação ao público de análises de investimento sobre uma companhia e seus valores mobiliários até o quinto dia útil subseqüente, inclusive, seja para sua carteira própria ou para carteira de terceiros que ele administre, os respectivos valores mobiliários que tenham sido objeto de sua análise Mesmo que ele queira operar por outra pessoa para frustrar essa proibição, dificilmente uma análise positiva ou negativa em relação a determinada empresa será impactante, pois ele não pode utilizar de informação privilegiada para elaborar o relatório sobre a companhia. Se utilizar, aí o ilícito é outro, o uso de informação privilegiada, sem nenhuma relação com o fato de ser analista. Front running qualquer um faz. Qualquer peão saído de universidade pública vira operador de mesa e pode fazer trade praticamente sem risco sabendo que a ação vai subir ou cair com antecedência porque o cliente está com a ordem gigante para executar. O sucesso só não foi de 100% porque com certeza ele misturava trades sem informação privilegiada no meio.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 4, 2017 13:47:31 GMT -3.5
Se eles fizessem controle, ficariam ainda mais ricos, só de multas. O que tem de analista fazendo o mesmo desse cara. Eu tenho as minhas dúvidas. Todo analista tem que informar caso possua a ação que ele está analisando em carteira. E fica restrito a uma limitação severa: Art. 7 É vedado ao analista de valores mobiliários: IV - negociar, no período compreendido entre o décimo dia útil que anteceder a divulgação ao público de análises de investimento sobre uma companhia e seus valores mobiliários até o quinto dia útil subseqüente, inclusive, seja para sua carteira própria ou para carteira de terceiros que ele administre, os respectivos valores mobiliários que tenham sido objeto de sua análise Mesmo que ele queira operar por outra pessoa para frustrar essa proibição, dificilmente uma análise positiva ou negativa em relação a determinada empresa será impactante, pois ele não pode utilizar de informação privilegiada para elaborar o relatório sobre a companhia. Se utilizar, aí o ilícito é outro, o uso de informação privilegiada, sem nenhuma relação com o fato de ser analista. Front running qualquer um faz. Qualquer peão saído de universidade pública vira operador de mesa e pode fazer trade praticamente sem risco sabendo que a ação vai subir ou cair com antecedência porque o cliente está com a ordem gigante para executar. O sucesso só não foi de 100% porque com certeza ele misturava trades sem informação privilegiada no meio. É crime, mas desde quando isso impede as pessoas. Em relação a ser ou não impactante, creio que você não acompanha muito os movimentos de small e micos. Já vi dezenas de mico explodir e afundar após recomendação. Isso porque estou no mercado há apenas 4 anos.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Aug 4, 2017 14:04:20 GMT -3.5
Eu tenho as minhas dúvidas. Todo analista tem que informar caso possua a ação que ele está analisando em carteira. E fica restrito a uma limitação severa: Art. 7 É vedado ao analista de valores mobiliários: IV - negociar, no período compreendido entre o décimo dia útil que anteceder a divulgação ao público de análises de investimento sobre uma companhia e seus valores mobiliários até o quinto dia útil subseqüente, inclusive, seja para sua carteira própria ou para carteira de terceiros que ele administre, os respectivos valores mobiliários que tenham sido objeto de sua análise Mesmo que ele queira operar por outra pessoa para frustrar essa proibição, dificilmente uma análise positiva ou negativa em relação a determinada empresa será impactante, pois ele não pode utilizar de informação privilegiada para elaborar o relatório sobre a companhia. Se utilizar, aí o ilícito é outro, o uso de informação privilegiada, sem nenhuma relação com o fato de ser analista. Front running qualquer um faz. Qualquer peão saído de universidade pública vira operador de mesa e pode fazer trade praticamente sem risco sabendo que a ação vai subir ou cair com antecedência porque o cliente está com a ordem gigante para executar. O sucesso só não foi de 100% porque com certeza ele misturava trades sem informação privilegiada no meio. É crime, mas desde quando isso impede as pessoas. Em relação a ser ou não impactante, creio que você não acompanha muito os movimentos de small e micos. Já vi dezenas de mico explodir e afundar após recomendação. Isso porque estou no mercado há apenas 4 anos. Só que esse pessoal que escreve besteira na internet não é analista. Aliás, muitos do que estão em consultorias nunca foram foram ou então deixaram de ser analistas, exatamente porque a CVM não obriga o mercado a ter analistas certificados. Analistas no Brasil não chegam a mil e a maioria está licenciada. A prova da Apimec é feita para o cara errar: monitordigital.com.br/certificauuo-dos-analistas-fundamentalistas-u-vitalucia-por-que/É um grupo muito fácil de fiscalizar, pois uma pequena minoria, realmente mínima, que faz cobertura de small caps. Essas ações são muito pouco líquidas para compensar que exista cobertura.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 4, 2017 14:14:39 GMT -3.5
É crime, mas desde quando isso impede as pessoas. Em relação a ser ou não impactante, creio que você não acompanha muito os movimentos de small e micos. Já vi dezenas de mico explodir e afundar após recomendação. Isso porque estou no mercado há apenas 4 anos. Só que esse pessoal que escreve besteira na internet não é analista. Aliás, muitos do que estão em consultorias nunca foram foram ou então deixaram de ser analistas, exatamente porque a CVM não obriga o mercado a ter analistas certificados. Analistas no Brasil não chegam a mil e a maioria está licenciada. A prova da Apimec é feita para o cara errar: monitordigital.com.br/certificauuo-dos-analistas-fundamentalistas-u-vitalucia-por-que/É um grupo muito fácil de fiscalizar, pois uma pequena minoria, realmente mínima, que faz cobertura de small caps. Essas ações são muito pouco líquidas para compensar que exista cobertura. Realmente, não pensei nisso.
|
|
|
Post by Derfel on Aug 4, 2017 23:06:39 GMT -3.5
Por enquanto, com essa máxima em $18,54 o papel está com uma alta em torno de 22% sobre os $15,20. Essa correção é normal, pois o ativo subiu muito rápido e deixou muitas divergências de baixa pelo caminho. Vamos acompanhar as cenas dos próximos capítulos. Fazendo um exercício de futurologia aqui Dei uma olhada em VLID3, a qual estávamos comentando semana passada. Como eu já falei antes, eu tenho um certo receio desse papel, pois graficamente já era para ter ocorrido um repique nele faz tempo. Mas também devemos lembrar que, na maioria das vezes, o mercado não costuma reverter os movimentos de alta ou baixa de forma imediata, muitas vezes demoram-se meses para que certas oportunidades gráficas ou fundamentalistas sejam percebidas pelo mercado. Mas, deixando o receio de lado, eu costumo confiar mais no que os gráficos me dizem do que em notícias e, no horóscopo do ativo, parece haver uma boa oportunidade. Na minha opinião, esse papel tem potencial gráfico para subir entre 20% a 30%, pelo menos, sobre esse fechamento de $15,20 de hoje 03/07/2017.Até os $17,00 possivelmente deve subir já agora em Julho e, de lá para cima, só o mercado dirá o que pode acontecer. Vale lembrar, que isso é apenas um chute sobre um possível cenário futuro para o ativo, o que vai acontecer ninguém sabe. Parabéns pela análise. Será que tem poder pra reagir mais? Acho que vai depender do balanço do 2T.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 7, 2017 17:02:28 GMT -3.5
É, acho que o ibov tá indo mais longe do que eu pensava. Parece que uma realização miaior ficou para depois. Ainda estou com um pé atrás. Pra trade só estou com EVEN3, comprada no começo do mês (Belt hold mensal) com objetivo em R$5,41 (topo de fevereiro). De resto só as posições de longo prazo, e a maioria defensiva. Vocês estão confiantes que nem eu mais esperando pra ver do que outra coisa?
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 7, 2017 18:21:29 GMT -3.5
É, acho que o ibov tá indo mais longe do que eu pensava. Parece que uma realização miaior ficou para depois. Ainda estou com um pé atrás. Pra trade só estou com EVEN3, comprada no começo do mês (Belt hold mensal) com objetivo em R$5,41 (topo de fevereiro). De resto só as posições de longo prazo, e a maioria defensiva. Vocês estão confiantes que nem eu mais esperando pra ver do que outra coisa? Também não estou confiante na bolsa, o risco-beneficio aumentou bastante, mas não pretendo remar contra a maré. Vou focar o capital nos trades e entrar apenas em algum papel muito atraente. No momento estou bem liquido, visto que encerrei MPLU3, SUZB5 e CIEL3 e hoje reduzi posição em BRAP3. Carregando BRFS3, MDIA3 e entrei em FIBR3 para ST hoje. Também adquiri posição relevante em BBFI11B nos últimos dias, para gerar um pouco de fluxo de caixa na minha carteira.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Aug 10, 2017 13:30:13 GMT -3.5
@volverine O que acha de UGPA3 para longo prazo. Comprei para daytrade, vendi metade e vou levar o resto pelo mensal. Dentro de um longo canal de alta, em cima da LTA, IFR sobrevendido.
|
|
|
Post by Derfel on Aug 28, 2017 11:41:54 GMT -3.5
Eu acho que tem sim, o normal seria que esse papel subisse pelo menos até a faixa dos $19,xx a $20,xx mas não dá pra saber se, e quando, isso tem chance de acontecer, pois em gráficos maiores algumas médias estão com inclinação descendente, o que pode segurar um pouco o ativo. Parabéns pela análise. Será que tem poder pra reagir mais? Acho que vai depender do balanço do 2T. VLID3 em 19,27. Excelente análise do @volverine.
|
|