|
Post by cadu28 on Sept 19, 2016 21:02:46 GMT -3.5
Não uso AT e certamente não sou a pessoa mais indicada a palpitar, mas, sem nem mesmo entrar na discussão da validade de padrões gráficos passados para tentar antecipar o futuro, acho que a amostra postada é insuficiente para qualquer conclusão, uma vez que só há dois cruzamentos de médias (o terceiro é recente e ainda não sabemos o que acontece depois.). Além disso, o primeiro cruzamento ocorre após decorrida metade da queda, o que não me parece um sinal de grande ajuda. O segundo cruzamento sim, antecipou a alta. Mas funcionar uma vez em duas é um resultado equivalente ao do cara e coroa. Coloque mais períodos para termos uma ideia melhor do que enxergou nessa metodologia. Uma sugestão: pegue um ano de alta, um de baixa e um estável. RST o problema é que o meu Profitchart só alcança até aproximadamente dois anos para trás: No diário ficaria assim: Acertar 50% em AT é até bom, os traders experientes dizem que acertam mais ou menos isso, deixando o stop curto e o alvo longo é que eles têm algum resultado. A utilidade desses gráficos de 60 mins é unicamente o curto/curtíssimo prazo . E como eu disse, a questão é saber qual dos dois é melhor. Ora o gráfico "normal" cruza para cima e para baixo no mesmo período não sei quantas vezes, gerando uma série do que eu chamaria de sinais falsos. Enfim, vamos acompanhar o desenrolar da bolsa e ver se isso tem realmente alguma utilidade. Este gráfico que vc postou é muito interessante. Note que ele é voltada p/ tirar proveito da volatilidade, pois vc tem duas MM lentas. Logo, em períodos que temos um viés de alta ou baixa longo, ele surfa neles muito bem. O problema é quando temos uma lateralização, como foi o período de set a dez 15. Porém, cabe lembrar que o IBOV tem sido marcado por volatilidade, e os períodos de lateralização estão ficando esporádicos por aqui. Resumindo, p/ o IBOV achei que o setup ficou muito bom.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 19, 2016 21:13:47 GMT -3.5
Qual plataforma gráfica gratuita vocês me indicam? Utilizava a bússula do investidor mas não está funcionando... Neymar dá uma olhada nisto aqui: www.grafix2.com/Eu acho que é o programa que eu usava antes de assinar o Profitchart. Se eu me lembro bem, ele não funciona em tempo real, só atualizações diárias.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 19, 2016 22:16:33 GMT -3.5
Qual plataforma gráfica gratuita vocês me indicam? Utilizava a bússula do investidor mas não está funcionando... Neymar dá uma olhada nisto aqui: www.grafix2.com/Eu acho que é o programa que eu usava antes de assinar o Profitchart. Se eu me lembro bem, ele não funciona em tempo real, só atualizações diárias. Legal, gostei desse. Bem fácil de ver, tem configurações interessantes. Valeu Sultão.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 19, 2016 22:38:09 GMT -3.5
Legal, gostei desse. Bem fácil de ver, tem configurações interessantes. Valeu Sultão. Neymar, além desse eu lembrei que o Cadu postou um gráfico chamado Investchart ou coisa parecida. Não sei se é programa ou página da internet. Dá um lero para ele perguntando.
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 20, 2016 7:24:40 GMT -3.5
Legal, gostei desse. Bem fácil de ver, tem configurações interessantes. Valeu Sultão. Neymar, além desse eu lembrei que o Cadu postou um gráfico chamado Investchart ou coisa parecida. Não sei se é programa ou página da internet. Dá um lero para ele perguntando. Investchart que uso, mas é pago. Gratuito tem tb o Grapher OC. Mas como toda plataforma gratuita, tem suas limitações.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 20, 2016 8:41:27 GMT -3.5
Neymar, além desse eu lembrei que o Cadu postou um gráfico chamado Investchart ou coisa parecida. Não sei se é programa ou página da internet. Dá um lero para ele perguntando. Investchart que uso, mas é pago. Gratuito tem tb o Grapher OC. Mas como toda plataforma gratuita, tem suas limitações. O @volverine também indicou essa plataforma. Gostei muito, tem um preço baixo e bons recursos, inclusive os alertas que eu procurava.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 20, 2016 19:48:05 GMT -3.5
Este gráfico que vc postou é muito interessante. Note que ele é voltada p/ tirar proveito da volatilidade, pois vc tem duas MM lentas. Logo, em períodos que temos um viés de alta ou baixa longo, ele surfa neles muito bem. O problema é quando temos uma lateralização, como foi o período de set a dez 15. Porém, cabe lembrar que o IBOV tem sido marcado por volatilidade, e os períodos de lateralização estão ficando esporádicos por aqui. Resumindo, p/ o IBOV achei que o setup ficou muito bom. Bem, não existe indicador que funcione bem em todos os ativos, em todos os momentos da bolsa. Utilizei o mesmo setup para dólar e para VIVT4. Desastre total. Ou dava ponto de entrada cedo demais ou tarde demais. Vou continuar acompanhando essa configuração no IBOV e comparando com as outras, no meu Profitchart é possível criar um número grande de layouts.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 21, 2016 9:16:45 GMT -3.5
Este gráfico que vc postou é muito interessante. Note que ele é voltada p/ tirar proveito da volatilidade, pois vc tem duas MM lentas. Logo, em períodos que temos um viés de alta ou baixa longo, ele surfa neles muito bem. O problema é quando temos uma lateralização, como foi o período de set a dez 15. Porém, cabe lembrar que o IBOV tem sido marcado por volatilidade, e os períodos de lateralização estão ficando esporádicos por aqui. Resumindo, p/ o IBOV achei que o setup ficou muito bom. Bem, não existe indicador que funcione bem em todos os ativos, em todos os momentos da bolsa. Utilizei o mesmo setup para dólar e para VIVT4. Desastre total. Ou dava ponto de entrada cedo demais ou tarde demais. Vou continuar acompanhando essa configuração no IBOV e comparando com as outras, no meu Profitchart é possível criar um número grande de layouts. Interessante como diferentes ativos e diferentes situações exigem um setup totalmente diferente. Um dos programas que estou usando para análise técnica, o jCandle, automaticamente escolhe médias móveis diferentes para cada ativo (por exemplo 22 e 70 ou 50 e 90). Gostaria de saber como o programa escolhe essas médias, até porque as escolhas que ele faz me parecem muito boas. Alguém conhece alguma teoria que um programa desses poderia usar para escolher sozinho quais médias são mais significativas para cada situação?
|
|
|
Post by eterno on Sept 24, 2016 17:12:34 GMT -3.5
Opa, opa..........todos bem? Pois é, to no mini e a bagaça é duka!!. To aprendendo muito, aliás todo dia, é um ganha e perde duka........ To indo devagar, poucos contratos e tal... To ajustando o meu setup e seguindo... To utilizando o METATRADER pessoal e gosto muito.... Neymar...........Utilizo as medias do Igor (EMA Cross Tav - google) no indice e aquelas que sempre usei do Bussola (20, 9, 3) para o IBOV. imgur.com/a/wZYgC
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Sept 27, 2016 14:14:46 GMT -3.5
Bem, não existe indicador que funcione bem em todos os ativos, em todos os momentos da bolsa. Utilizei o mesmo setup para dólar e para VIVT4. Desastre total. Ou dava ponto de entrada cedo demais ou tarde demais. Vou continuar acompanhando essa configuração no IBOV e comparando com as outras, no meu Profitchart é possível criar um número grande de layouts. Interessante como diferentes ativos e diferentes situações exigem um setup totalmente diferente. Um dos programas que estou usando para análise técnica, o jCandle, automaticamente escolhe médias móveis diferentes para cada ativo (por exemplo 22 e 70 ou 50 e 90). Gostaria de saber como o programa escolhe essas médias, até porque as escolhas que ele faz me parecem muito boas. Alguém conhece alguma teoria que um programa desses poderia usar para escolher sozinho quais médias são mais significativas para cada situação? Neymar, não conheço alguma técnica específica que estes programas utilizem para definir as médias... No entanto, já trabalhamos com algumas regras com médias para nos gerar informações. Mas nada impede que possamos avaliar uma regra que permita identificar a melhor média que represente a movimentação do ativo em análise! Como um exemplo bem simples, que poderia ser um primeiro teste, pegar um intervalo contendo topo e fundo e testar qual média produziu a virada mais próxima deste período, virando somente uma vez para alta e outra para baixa... Depois testar para um número maior de períodos.
|
|
|
Post by rider660 on Sept 27, 2016 16:58:02 GMT -3.5
Fala galera,
Sem querer um Santo Graal ou algo do tipo para indicadores, mas após alguns estudos e pesquisas consegui tirar proveito de alguns indicadores bastante interessantes como: MM,Bandas de Bollinger e IFR, eu acredito que para não fazer confusão é interessante não usar vários indicadores pq senão praticamente eu me perco.
Contudo, queria opinião dos mais experientes pois mesmo com esses indicadores ainda me perco num momento: HORA DA VENDA. Sei o que conceito do cruzamento das MM, de Bandas de Bollinger e IFR, contudo, talvez minha dificuldade então não seja propriamente dita hora da venda mas sim CONTINUAÇÃO DE TENDÊNCIA?
Ainda não sei, só sei que já aconteceu de quando analiso gráfico vendo e no outro dia sobe e vice-versa, obviamente não quero acertar todas e muita das vezes um FR pode fazer com que a ação suba ou caia, então, tirando esses "detalhes" quero ser capaz graficamente de saber identificar isso obviamente não será do dia pra noite que aprenderei mas apenas quero algo que me dê mais segurança pra fazer uma venda ou não.
Obrigado a todos pela ajuda.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 27, 2016 17:25:16 GMT -3.5
Interessante como diferentes ativos e diferentes situações exigem um setup totalmente diferente. Um dos programas que estou usando para análise técnica, o jCandle, automaticamente escolhe médias móveis diferentes para cada ativo (por exemplo 22 e 70 ou 50 e 90). Gostaria de saber como o programa escolhe essas médias, até porque as escolhas que ele faz me parecem muito boas. Alguém conhece alguma teoria que um programa desses poderia usar para escolher sozinho quais médias são mais significativas para cada situação? Neymar, não conheço alguma técnica específica que estes programas utilizem para definir as médias... No entanto, já trabalhamos com algumas regras com médias para nos gerar informações. Mas nada impede que possamos avaliar uma regra que permita identificar a melhor média que represente a movimentação do ativo em análise! Como um exemplo bem simples, que poderia ser um primeiro teste, pegar um intervalo contendo topo e fundo e testar qual média produziu a virada mais próxima deste período, virando somente uma vez para alta e outra para baixa... Depois testar para um número maior de períodos. Boa idéia, provavelmente é o que eles fazem. O interessante é que eles encontram números bem diferentes, que não se repetem.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 27, 2016 17:28:49 GMT -3.5
Fala galera, Sem querer um Santo Graal ou algo do tipo para indicadores, mas após alguns estudos e pesquisas consegui tirar proveito de alguns indicadores bastante interessantes como: MM,Bandas de Bollinger e IFR, eu acredito que para não fazer confusão é interessante não usar vários indicadores pq senão praticamente eu me perco. Contudo, queria opinião dos mais experientes pois mesmo com esses indicadores ainda me perco num momento: HORA DA VENDA. Sei o que conceito do cruzamento das MM, de Bandas de Bollinger e IFR, contudo, talvez minha dificuldade então não seja propriamente dita hora da venda mas sim CONTINUAÇÃO DE TENDÊNCIA? Ainda não sei, só sei que já aconteceu de quando analiso gráfico vendo e no outro dia sobe e vice-versa, obviamente não quero acertar todas e muita das vezes um FR pode fazer com que a ação suba ou caia, então, tirando esses "detalhes" quero ser capaz graficamente de saber identificar isso obviamente não será do dia pra noite que aprenderei mas apenas quero algo que me dê mais segurança pra fazer uma venda ou não. Obrigado a todos pela ajuda. Esses mesmos indicadores que você usa indicam sobrecompa e sobrevenda. Será que você não está se cobrando demais? Querendo acertar o ponto ótimo de venda? Isso é difícil de acertar, acontece mas não é garantido...
|
|
|
Post by rider660 on Sept 27, 2016 22:58:19 GMT -3.5
@volverine, entendi o que disse, ainda não tinha pensado sobre isso ver vídeos sobre AT e chegar num consenso do que devo utilizar e sempre tentar ir aprimorando, concordo que nem sempre consigo vender no topo pois há muitos fatores envolvidos além das notícias que saem sobre a empresa, mas enfim, já me deu uma direção, obrigado pela ajuda.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 4, 2016 15:58:11 GMT -3.5
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Oct 5, 2016 11:33:53 GMT -3.5
Bem interessante este site rst! Na minha visão, na primeira parte é colocada uma análise para entendimento da direção de movimentação do papel e o momento/força desta direção. Assim é indicada uma tendência de alta considerando a posição relativa as médias de 50 e 200 dias, onde o ativo está acima das médias, a média mais curta estando acima da média mais longa, o IFR não indicando sobrecompra ou sobrevenda e macd cruzado para alta. Estas informações são úteis para selecionar a estratégia adequada de operação para o ativo, no caso, deve-se buscar por operações de compra! O segundo grupo indica uma movimentação relativa aos seus pares na bolsa, fazendo um comparativo do longo com médio/curto prazo. É uma visualização gráfica bem interessante e permite uma rápida visualização do que está ocorrendo no setor. Temos na ATSR um trabalho inclusive que utiliza este tipo de visualização mas com outros parâmetros para plotagem no gráfico! Na última parte não entendi ao certo os parâmetros utilizados para realizar a comparação, mas parece que é uma comparação entre a cotação e o preço “justo” em relação aos ganhos. Avaliando o ativo diretamente no gráfico, no período diário efetivamente o ativo está em tendência de alta. Ao avaliar antes o período semanal, que também está em alta, ainda tem a média de 200 a ser rompida mas com uma margem para subir ainda uns 36% do ponto atual. Algo que me intrigou neste ativo é o indicador OBV, o qual no semanal indica que ocorreu uma forte distribuição do ativo (volume extremamente forte em um movimento de queda). Quando isto ocorreu sinalizou uma queda forte, o que pode não ter terminado. Por outro lado, se formos avaliar o diário, o indicador está apontando o contrário, indicando uma acumulação muito forte. Então, na verdade a semana do final de agosto apresentou um volume muito forte, sendo que a semana foi de queda e o dia específico da semana que ocorreu o volume foi de alta. Resumindo: A movimentação atual de curto prazo é de alta e tem margem para subir uns 30%. Contudo é um ativo arriscado de se operar pela baixa liquidez e as distorções que podem ser causadas por este fator. Pelo semanal ou até pelo mensal, a tendência também é de alta mas o fato indicado apontaria uma realização muito forte neste ativo, sendo que esta realização poderia ir até entre 2,51/2,20 sem alterar a tendência de longo prazo. Não operaria este ativo nestas condições, com estas informações por análise técnica, devido ao risco. Para aproveitar um movimento de curto prazo, não tenho liquidez, no longo prazo, esperaria uma realização maior!
|
|
|
Post by wizardhsc on Oct 18, 2016 16:36:22 GMT -3.5
wizardhsc , ainda está em BRAP? Ela está subindo mais devagar que o restante do mercado neste rali recente do IBOV, mesmo assim está ficando muito bonita no gráfico. O gráfico abaixo é de 2 anos. Em Dez/2016 fechará o candle do biênio 2015-2016 e veja que coisa linda que está se formando...rsrs . Lógico que ainda faltam cerca de dois meses e meio para fechar o ano, então nesse meio tempo pode acontecer de tudo. Vai que o IBOV chega nos 66k e depois começa a corrigir o movimento e volta para a faixa dos 55k.... mesmo assim, BRAP e VALE continuarão bonitas no gráfico e podem continuar a sequência de alta forte em 2017. Não vou colocar projeções aqui, pois muita gente vai achar que eu estou delirando, mas até mesmo o gráfico do minério de ferro está muito bonito. MMAs com gráfico de linha Continuo firme e forte. Principalmente enquanto o desconto permanecer tão acima do histórico. www.bradespar.com.br/Bradespar/staticfiles/pdf/boletim_quinzenal/Boletim_17102016.pdfNo momento está testando o topo anterior, furando deve buscar os 12,47 - 13,21. Chegando nesse ponto venderei uma parte para balancear a carteira.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 28, 2016 14:19:24 GMT -3.5
|
|
|
Post by disc126 on Nov 1, 2016 16:12:15 GMT -3.5
Algum de vcs arrisca fazer uma análise de TAEE11, os fundamentos são bons e o ativo tem caído ultimamente...
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 1, 2016 16:19:54 GMT -3.5
Algum de vcs arrisca fazer uma análise de TAEE11, os fundamentos são bons e o ativo tem caído ultimamente... TAEE11 ao meu ver está rompendo um triângulo para baixo. Seria uma venda na perda da minima de amanhã com objetivo por volta dos 19,55 - 19,50. Vender no momento atual não faz muito sentido, no entanto, por enquanto não está no momento de comprar.
|
|