rst
Moderador
|
Post by rst on Jul 20, 2016 15:52:00 GMT -3.5
Dêem uma olhada em eter3 e hbor3. Duas boas empresas que estavam super descontadas e ficaram esquecidas pelo mercado desde aquele fundão de fevereiro. Nas últimas semanas acordaram e deram início a uma alta violenta que, acredito, esteja apenas no começo.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 25, 2016 11:17:40 GMT -3.5
Ressaltando que não entendo nada de AT: O cara hoje do IM indicou PCAR, BBDC e MULT.
|
|
|
Post by robinho on Jul 26, 2016 18:06:22 GMT -3.5
Só as ações de exportadoras não entraram no rali do IBOV: EMBR3, FIBR3, JBSS3, KLBN11, MRFG3, SUZB5. Tirando essas e algumas como BRFS3 e ABEV3, a euforia é geral, quase tudo sobrecomprado. Itaú e Bradesco estão em cima de topo histórico. Pra mim tudo muito exagerado. É evidente a melhora do cenário econômico e o aumento da confiança do investidor, entretanto estão precificando um céu de brigadeiro que a meu ver não vai existir. Vamos ver quanto tempo vai durar a lua de mel dos mercados com o governo Temer. O Congresso tem tudo pra azedar esse casamento.
|
|
|
Post by rider660 on Aug 24, 2016 17:23:54 GMT -3.5
Dêem uma olhada em eter3 e hbor3. Duas boas empresas que estavam super descontadas e ficaram esquecidas pelo mercado desde aquele fundão de fevereiro. Nas últimas semanas acordaram e deram início a uma alta violenta que, acredito, esteja apenas no começo. Nossa, Rst, não vinha acompanhando HBOR3, mas realmente existia uma grande oportunidade no gráfico desde a faixa dos R$1,40 , e hoje chegou aos R$ 2,22 um potencial de quase 60% de alta no gráfico que se confirmou. HBOR3 ainda tem possibilidade de chegar aos R$ 2,90 mas depois de uma alta dessas dos últimos dias ficou extremamente arriscado entrar no trade agora, pois o papel está muito esticado em relação a me17 (média móvel exponencial de 17 períodos) e mesmo depois que voltar até a média móvel aí o cenário gráfico já não apresenta a mesma segurança que se tivesse comprado abaixo dos R$ 1,40.Mesma coisa em ETER3: a oportunidade de entrada com segurança já passou. Ainda tem possibilidade de subir pelo menos até os R$ 2,00 mas está arriscado entrar agora, pois o papel está esticado e o cenário gráfico já é outro. O Salcedo é que deve estar feliz com essa alta, pois ele disse ter comprado há alguns dias, só não me lembro do PM dele. Muito bom suas análises, ETER3 veio testar os R$ 2,07 o efeito XP Danilo Zanini ajudou não chegou nos R$ 2,40 como ele disse que iria chegar é impressionante a maneira fácil que a Infomoney tem de manipular uma ação e ela com volume abaixo de 1M tem altas de 12M num único dia, continue colaborando com suas análises, vamos movimentar esse tópico. ETER3 eu acredito que a ação ainda poderá valorizar porém, ultimamente com volume não tão expressivo, temos que ter uma melhora mas hj veio exatamente testar o suporte nos R$ 1,63 quiçá veio testar esse suporte para buscar uma alta novamente.
|
|
|
Post by rider660 on Aug 25, 2016 16:03:01 GMT -3.5
Pois é concordo contigo em relação a manipulação, mas convenhamos acredito que a maioria das pessoas estão na bolsa literalmente apostando um grande cassino até EU posso dizer que entrei na ETER3 pois vi que o gráfico e no diário estavam favoráveis na época mas até EU sem ser hipócrita quis conhecer a ação devido o efeito digamos "da massa" as vezes pegar essas ondas e pular fora é bom ao menos pra mim que sai com lucro, mas concluindo a grande maioria das pessoas não sabem o básico tipo LTA/LTB ostrodia um parceiro me perguntou o que é all-in putz conceitos básicos eu aprendi alguns outros ainda tenho dificuldade embora já ter lido e relido e não entendido exemplo como operar vendido e ganhar com isso, mas enfim, hj esse mesmo cara que começou com 10k e fez 20k em 3 meses disse que está meio desiludido com a bolsa, se tivesse lido o básico que tudo que sobe cai e vice-versa evitaria isso, mas enfim...prolonguei no assunto né...Abraço.
|
|
|
Post by rider660 on Aug 26, 2016 8:08:53 GMT -3.5
Pois é concordo contigo em relação a manipulação, mas convenhamos acredito que a maioria das pessoas estão na bolsa literalmente apostando um grande cassino até EU posso dizer que entrei na ETER3 pois vi que o gráfico e no diário estavam favoráveis na época mas até EU sem ser hipócrita quis conhecer a ação devido o efeito digamos "da massa" as vezes pegar essas ondas e pular fora é bom ao menos pra mim que sai com lucro, mas concluindo a grande maioria das pessoas não sabem o básico tipo LTA/LTB ostrodia um parceiro me perguntou o que é all-in putz conceitos básicos eu aprendi alguns outros ainda tenho dificuldade embora já ter lido e relido e não entendido exemplo como operar vendido e ganhar com isso, mas enfim, hj esse mesmo cara que começou com 10k e fez 20k em 3 meses disse que está meio desiludido com a bolsa, se tivesse lido o básico que tudo que sobe cai e vice-versa evitaria isso, mas enfim...prolonguei no assunto né...Abraço. Realmente a maioria considera a bolsa um grande cassino, mas isso é fruto da desinformação e preguiça de aprender o assunto. Vou usar a minha experiência como exemplo: quando eu entrei na bolsa no começo de 2008 eu vivia comprando empresas micos e achava que iria ganhar muito dinheiro com isso, pois eu via aquelas oscilações enormes de 40% ou 50% num único dia e achava que poderia conseguir aquilo também. Não sabia nada de análise técnica, muito menos de análise fundamentalista, e nem estava interessado em procurar saber alguma coisa sobre elas...mas achava que eu era o esperto que iria ganhar dinheiro fácil sem fazer esforço...rsrs... resultado: perdi 80% do meu capital num período de aproximadamente 2 anos. Culpa de quem? Das empresas que estavam à beira da falência e que mesmo assim eu resolvi apostar o meu dinheiro? Culpa dos tubas que manipulavam as ações? Culpa dos analistas que diziam que papel XYZ iria subir e que no final das contas caiu? Em fim, a resposta é óbvia. Só no fim de 2010 é que eu comecei a estudar análise técnica e as coisas começaram a melhorar um pouco. Depois de 5 anos de experiência no uso de gráficos (dos cerca de 8 anos que estou na bolsa) eu ainda estou aprendendo e cometo erros básicos, que dirá alguém que não sabe nada de nenhuma dessas escolas de análise e resolvem brincar na bolsa... Interessante sua experiência embora digamos dolorosa,pois a perda de grande capital assim faz muitos citar aquele jargão: "Bolsa é cassino" e concordo contigo pois é preguiça e falta de informação são os prepulsores desse tipo de pensamento, conheço pessoas apostando literalmente tudo em uma ação e que se cair pegará empréstimo no banco para comprar mais, tem base? A visão de dinheiro fácil que tem que ser desmitificado na cabeça das pessoas, mas culturamente para um cara que vai pega 10k compra XXXX valoriza 20% e vende aí a pessoa já acha que isso é uma LEI e irá se repetir nas demais ações, lamentável.
|
|
|
Post by robinho on Sept 1, 2016 19:14:56 GMT -3.5
Bolsas americanas fizeram um novo TH ligeiramente superior ao anterior e perderam força. Bolsas mundiais, inclusive IBOV, todas travadas esperando uma decisão do FED, que não toma decisão nenhuma. No IBOV, gringos continuam vendendo. Quem está segurando o índice nesse patamar em que se encontra são as corretoras brasileiras.
|
|
|
Post by eterno on Sept 3, 2016 15:29:45 GMT -3.5
Olá.... Nesta segunda-feira volto pro IBOV que rompeu um topo de maio de 2015 e agora busca um de 2014... E vamos ver onde vai parar...rs EMBR3, ABEV, CSNA3, ALPA4, USIM5 em observação. Embraer eu creio que virou...
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 13, 2016 10:29:00 GMT -3.5
Qual plataforma gráfica gratuita vocês me indicam? Utilizava a bússula do investidor mas não está funcionando...
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 13, 2016 13:02:48 GMT -3.5
Qual plataforma gráfica gratuita vocês me indicam? Utilizava a bússula do investidor mas não está funcionando... Utilizo o da própria corretora. O da Mirae não é lá essas coisas, mas quebra o galho.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 13, 2016 18:55:35 GMT -3.5
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Sept 14, 2016 17:40:47 GMT -3.5
Neymar Dando continuidade ao assunto deste post , sim, eu costumo usar uma planilha para verificar os níveis de IFR70 para montar posição. Mas visualmente também é fácil de perceber essas distorções, você pode ajustar as linhas manualmente até que ela cubra pelo menos 80% a 90% de todo o período histórico e deixe para fora apenas as distorções mais fortes. Talvez seja interessante automatizar apenas um sinal de alerta. Agora se for para automatizar compra ou venda eu acho que não vale muito a pena, pois como você sabe, AT não é ciência exata, quando o papel começar a operar acima dos limites de exaustão de movimento não quer dizer que ele irá reverter o movimento de imediato, é apenas uma região que tem maior tendência para reverter o movimento. É preciso bom senso para saber o momento certo de entrar. Muitas vezes, o ideal é deixar o papel cair mais uns 2 ou 3 pontos de nível sobrevendido acima da média histórica para aí então você poder entrar com mais segurança. Por exemplo, se a média do papel é 40, quando chegar nos 40 você espera e vê a reação do papel, se ele continuar caindo o ideal seria entrar lá na faixa do nível 38 ou 37, por exemplo. Mais tarde eu vou ver se acho alguns exemplos e coloco aqui. Bacana Volverine! A correlação negativa com ibov e positiva com dólar conheço, mas a utilização de IFR com um período mais longo assim realmente nunca tinha avaliado. Vou dar uma avaliada e realmente pode ser um importante filtro para seleção de ativos a serem analisados com mais atenção!
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 14, 2016 18:04:59 GMT -3.5
Neymar Dando continuidade ao assunto deste post , sim, eu costumo usar uma planilha para verificar os níveis de IFR70 para montar posição. Mas visualmente também é fácil de perceber essas distorções, você pode ajustar as linhas manualmente até que ela cubra pelo menos 80% a 90% de todo o período histórico e deixe para fora apenas as distorções mais fortes. Talvez seja interessante automatizar apenas um sinal de alerta. Agora se for para automatizar compra ou venda eu acho que não vale muito a pena, pois como você sabe, AT não é ciência exata, quando o papel começar a operar acima dos limites de exaustão de movimento não quer dizer que ele irá reverter o movimento de imediato, é apenas uma região que tem maior tendência para reverter o movimento. É preciso bom senso para saber o momento certo de entrar. Muitas vezes, o ideal é deixar o papel cair mais uns 2 ou 3 pontos de nível sobrevendido acima da média histórica para aí então você poder entrar com mais segurança. Por exemplo, se a média do papel é 40, quando chegar nos 40 você espera e vê a reação do papel, se ele continuar caindo o ideal seria entrar lá na faixa do nível 38 ou 37, por exemplo. Mais tarde eu vou ver se acho alguns exemplos e coloco aqui. Acredito que a maioria fica só no visual, o que funciona. Mas automatizando dá pra ganhar tempo e até cobrir um número maior de ativos. Eu fiz isso com os candlesticks e me ajuda muito, futuramente quero fazer com outros indicadores como o IFR. Também não acho uma boa automatizar tudo, é mais um alerta mesmo. Legal você guardar um histórico. Gosto muito do trabalho do Thomas Bulkolski e da forma que ele faz análise de desempenho dos candlesticks, dando um percentual de acerto de cada um. Vejo que você tem uma preocupação semelhante de medir o desempenho de sua estratégia e coletar dados para apoiar suas decisões. Tenho impressão que poucos fazem isso.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 14, 2016 22:39:50 GMT -3.5
Acredito que a maioria fica só no visual, o que funciona. Mas automatizando dá pra ganhar tempo e até cobrir um número maior de ativos. Eu fiz isso com os candlesticks e me ajuda muito, futuramente quero fazer com outros indicadores como o IFR. Também não acho uma boa automatizar tudo, é mais um alerta mesmo. Legal você guardar um histórico. Gosto muito do trabalho do Thomas Bulkolski e da forma que ele faz análise de desempenho dos candlesticks, dando um percentual de acerto de cada um. Vejo que você tem uma preocupação semelhante de medir o desempenho de sua estratégia e coletar dados para apoiar suas decisões. Tenho impressão que poucos fazem isso. Eu me preocupo bastante com o desempenho da estratégia, pois é ela que me dá segurança de saber que não estou "entrando no escuro" em uma operação. Eu não conheço o trabalho do Thomas Bulkolski. Vou dar uma pesquisada mais pra frente. Pelo que eu me lembro, você disse que faz essas automatizações para gerar os alertas. Não acha que seria menos trabalhoso usar os alertas de uma plataforma de análise técnica paga? Não estou dizendo essas plataformas com mensalidade de $300,00 a $400,00 por mês, estou falando dessas como a Investcharts que é barata e tem um excelente custo benefício (acho que é em torno de $30 a $70/mês)? A parte dos candlesticks valeu a pena automatizar porque eu pego um número maior de tipos de candlestick e posso customizar. Mas para os outros indicadores essa plataforma parece ser melhor do que desenvolver o resto. Obrigado pela dica, não conhecia. Estou dando uma olhada e como a plataforma permite exportar dados consigo integrar os dois programas. Vai me ajudar a fazer uma análise que eu quero fazer faz um tempinho: fazer uma listagem de candlesticks, ver quais deram certo e quais deram errado e quais eram as condições dos indicadores de cada um (IFR, OBV, etc).
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 15, 2016 8:26:19 GMT -3.5
A parte dos candlesticks valeu a pena automatizar porque eu pego um número maior de tipos de candlestick e posso customizar. Mas para os outros indicadores essa plataforma parece ser melhor do que desenvolver o resto. Obrigado pela dica, não conhecia. Estou dando uma olhada e como a plataforma permite exportar dados consigo integrar os dois programas. Vai me ajudar a fazer uma análise que eu quero fazer faz um tempinho: fazer uma listagem de candlesticks, ver quais deram certo e quais deram errado e quais eram as condições dos indicadores de cada um (IFR, OBV, etc). Neymar, Você é formado em alguma área de TI para programar isso ou aprendeu os macetes pela internet? Estou te perguntando isso, pois eu retomei aquele estudo de gráficos no Excell. Fiz alguns gráficos de 2 anos de ativos do IBOV e também alguns poucos gráficos de 2 meses, etc. O lançamento de informações na planilha de forma manual dá um grande trabalho, então quem sabe mais na frente eu tenha que pesquisar uma forma de captar essas informações de forma automática. Hoje estou saindo da área, mas minha formação é de TI. Então para mim fazer um software desses tem um pouco de gosto pessoal também. Eu pego as informações do google finance e do yahoo finance (pego dos dois para o caso de um deles ficar fora do ar). Essas informações vem em um .csv, que é fácil de manipular se você usar alguma biblioteca de apoio. Acho uma boa idéia você investir nisso, pelos seguintes motivos: 1- Não sei qual é a sua formação, mas me parece que você tem perfil para isso. Você demonstra não só conhecer muito de análise técnica, mas entender bem os conceitos que estão por trás dela, que são matemática pura. Programar para você deve ser bem mais natural do que é para quem não é de exatas. 2- Tem algumas linguagens com curva de aprendizado mais curta como Phyton. Na internet é fácil achar cursos gratuitos, inclusive para ensinar crianças a programar no Minecraft, como a GlobalCode faz. E depois que você tiver noções básicas de programação, ir no google e digitar "como faço para ler um .csv em phyton" certamente vai trazer vários tutoriais. 3- Fazer suas coisas vai ter permitir customizar e fazer coisas que os outros não fazem. Sei que você tem algumas peculiaridades na forma de operar e imagino que as ferramentas padrão não te ajudam tanto quanto poderiam em alguns casos. Eu por exemplo comecei a ler sinais de candlesticks semanais, o que não é comum. No começo não tive bons resultados, mas percebi que de vez em quando aparecem alguns engolfos, que são sinais que no diário eu quase que ignoro, mas que no semanal são bem mais significativos. Nenhuma ferramenta pronta vai me dar isso. Se quiser trocar uma idéia a gente pode abrir um tópico específico para programação. Tem gente que pode se interessar, como o Potuz, que fez um programa bem legal e o rufuslenhador que também é de TI se não me engano, fora o brunoatsr, que tem um sistema de automatização.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 19, 2016 17:09:41 GMT -3.5
Colegas, andei experimentando com diversos períodos e parâmetros nos gráficos do IBOV e notei uma coisa interessante, que eu gostaria de compartilhar com vocês. Este aqui é o gráfico do IBOV utilizando-se o período de 60 mins: Como critério para definir se o Bovespa está em alta ou baixa utilizei o velho critério do cruzamento das médias móveis. A diferença é que utilizei períodos extremamente longos para as linhas, a linha rápida é de 144 períodos e a lenta é de 200 períodos. Alguém poderia dizer que utilizando-se médias mais curtas e um gráfico mais longo, digamos diário ao invés de 60 mins, os resultados seriam os mesmos. Não exatamente Este gráfico acima é um mais "tradicional", com o período diário e as linhas abrangendo 21 e 9 períodos. A meu ver, o gráfico de 60 minutos mostrou-se melhor para identificar inícios de alta e de baixa no IBOV do que o gráfico diário. Não estou aqui reivindicando ter feito nenhuma descoberta nem aconselhando ninguém a fazer trades segundo o critério que estou expondo, mas vou continuar observando o desenvolvimento do IBOV segundo os dois critério e depois posto as conclusões. A tempo: ativos diferentes, como sempre, são melhor descritos com gráficos diferentes. O mesmo critério utilizado para o IBOV (60 mins com linhas de 144 e 200 períodos) eu testei no dólar, e o resultado foi desastroso, com os gráficos basicamente mostrando dois pontos de entrada: cedo demais e tarde demais.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 19, 2016 18:04:47 GMT -3.5
Colegas, andei experimentando com diversos períodos e parâmetros nos gráficos do IBOV e notei uma coisa interessante, que eu gostaria de compartilhar com vocês. Este aqui é o gráfico do IBOV utilizando-se o período de 60 mins: Como critério para definir se o Bovespa está em alta ou baixa utilizei o velho critério do cruzamento das médias móveis. A diferença é que utilizei períodos extremamente longos para as linhas, a linha rápida é de 144 períodos e a lenta é de 200 períodos. Alguém poderia dizer que utilizando-se médias mais curtas e um gráfico mais longo, digamos diário ao invés de 60 mins, os resultados seriam os mesmos. Não exatamente Este gráfico acima é um mais "tradicional", com o período diário e as linhas abrangendo 21 e 9 períodos. A meu ver, o gráfico de 60 minutos mostrou-se melhor para identificar inícios de alta e de baixa no IBOV do que o gráfico diário. Não estou aqui reivindicando ter feito nenhuma descoberta nem aconselhando ninguém a fazer trades segundo o critério que estou expondo, mas vou continuar observando o desenvolvimento do IBOV segundo os dois critério e depois posto as conclusões. A tempo: ativos diferentes, como sempre, são melhor descritos com gráficos diferentes. O mesmo critério utilizado para o IBOV (60 mins com linhas de 144 e 200 períodos) eu testei no dólar, e o resultado foi desastroso, com os gráficos basicamente mostrando dois pontos de entrada: cedo demais e tarde demais. Não uso AT e certamente não sou a pessoa mais indicada a palpitar, mas, sem nem mesmo entrar na discussão da validade de padrões gráficos passados para tentar antecipar o futuro, acho que a amostra postada é insuficiente para qualquer conclusão, uma vez que só há dois cruzamentos de médias (o terceiro é recente e ainda não sabemos o que acontece depois.). Além disso, o primeiro cruzamento ocorre após decorrida metade da queda, o que não me parece um sinal de grande ajuda. O segundo cruzamento sim, antecipou a alta. Mas funcionar uma vez em duas é um resultado equivalente ao do cara e coroa. Coloque mais períodos para termos uma ideia melhor do que enxergou nessa metodologia. Uma sugestão: pegue um ano de alta, um de baixa e um estável.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 19, 2016 20:00:42 GMT -3.5
Não uso AT e certamente não sou a pessoa mais indicada a palpitar, mas, sem nem mesmo entrar na discussão da validade de padrões gráficos passados para tentar antecipar o futuro, acho que a amostra postada é insuficiente para qualquer conclusão, uma vez que só há dois cruzamentos de médias (o terceiro é recente e ainda não sabemos o que acontece depois.). Além disso, o primeiro cruzamento ocorre após decorrida metade da queda, o que não me parece um sinal de grande ajuda. O segundo cruzamento sim, antecipou a alta. Mas funcionar uma vez em duas é um resultado equivalente ao do cara e coroa. Coloque mais períodos para termos uma ideia melhor do que enxergou nessa metodologia. Uma sugestão: pegue um ano de alta, um de baixa e um estável. RST o problema é que o meu Profitchart só alcança até aproximadamente dois anos para trás: No diário ficaria assim: Acertar 50% em AT é até bom, os traders experientes dizem que acertam mais ou menos isso, deixando o stop curto e o alvo longo é que eles têm algum resultado. A utilidade desses gráficos de 60 mins é unicamente o curto/curtíssimo prazo . E como eu disse, a questão é saber qual dos dois é melhor. Ora o gráfico "normal" cruza para cima e para baixo no mesmo período não sei quantas vezes, gerando uma série do que eu chamaria de sinais falsos. Enfim, vamos acompanhar o desenrolar da bolsa e ver se isso tem realmente alguma utilidade.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 19, 2016 20:36:06 GMT -3.5
Apesar de dois anos ainda ser um período curto para qualquer conclusão, esse novo gráfico já apresente uma quantidade bem maior de cruzamento das médias móveis. Com isso já dá para fazer uma investigação preliminar para aferir se vale ou não à pena aprofundar seus estudos. Para tanto, uma primeira comparação que pode fazer é do desempenho de quem comprou o índice no período e manteve a aplicação até o fim versus o desempenho de quem entrou e saiu a cada cruzamento de médias.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 19, 2016 20:57:18 GMT -3.5
Apesar de dois anos ainda ser um período curto para qualquer conclusão, esse novo gráfico já apresente uma quantidade bem maior de cruzamento das médias móveis. Com isso já dá para fazer uma investigação preliminar para aferir se vale ou não à pena aprofundar seus estudos. Para tanto, uma primeira comparação que pode fazer é do desempenho de quem comprou o índice no período e manteve a aplicação até o fim versus o desempenho de quem entrou e saiu a cada cruzamento de médias. Sim, acho que você está certo. Vou fazer primeiro uma usando só os elementos do Profitchart (é fácil, por exemplo, clicar num ponto e levar o mouse até outro ponto, mais acima ou mais abaixo, e ele mostra automaticamente o percentual para cima ou para baixo). Agora, "quem comprou no período" pode dar baitas distorções bastando que se escolha um dia qualquer (tipo 1o de janeiro). Um estudo preliminar, a meu ver, seria comparando tal cruzamento de médias com o cruzamento de médias "tradicional".
|
|