|
Post by robinho on Jun 17, 2016 1:37:26 GMT -3.5
volverine, na minha opinião, para quem é "investidor", o gráfico pode sim servir de subsídio para se buscar um melhor ponto de compra em se tratando de ações de baixa liquidez, mesmo que estas sejam mais suscetíveis à manipulação pelo mercado. Já para quem é "especulador", torna-se inviável se utilizar de ações de baixa liquidez, não por uma possível ineficiência do gráfico, mas pela dificuldade em comprá-las e vendê-las, já que o trader faz grandes alocações em suas operações. Eu particularmente só faço trades com ações de alta liquidez e de preferência com ações que tenham boa correlação com o IBOV, como os bancos, por exemplo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 30, 2016 10:25:12 GMT -3.5
Falando em análise técnica, o candle que está se formando esta semana na FJTA indica um belo trade caso se confirmar:
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 3, 2016 13:33:46 GMT -3.5
Volverine, não é minha praia, mas achei legal tua idéia da CATE. Vou acompanhar.
Se puder dar uma consultoria grátis: Tem como dar uma avaliada em Fibria e Suzano? Pessoalmente gosto do setor, tanto FIBR3 com Suzb5 cairam muito, seguindo o USD.
abraços.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 4, 2016 18:42:12 GMT -3.5
Volverine, não é minha praia, mas achei legal tua idéia da CATE. Vou acompanhar. Se puder dar uma consultoria grátis: Tem como dar uma avaliada em Fibria e Suzano? Pessoalmente gosto do setor, tanto FIBR3 com Suzb5 cairam muito, seguindo o USD. abraços. Bochan, Em Suzb5 eu fiz uma projeção em Fev/16 com alvo nos $10,00 até Fev/17. Eu ainda acredito que deve chegar nos $10,00 mas, por enquanto, como já caiu bastante, é provável que o papel dê uma leve alta pelo menos até faixa dos $13,00 para só depois o mercado se decidir para onde vai empurrar o ativo. Daria um potencial de valorização um pouco maior que 8%, o que eu acho muito pouco pelo risco, pois dificilmente a pessoa vai conseguir entrar e sair nos extremos (fundo e topo), sem contar que ainda há o risco de dólar continuar caindo e continuar puxando esses papéis de exportadoras. Já no caso de FIBR3 a queda foi mais acentuada que as outras duas (SUZB5 e KLBN11), no período de Fev/16 para cá e isso gerou algumas distorções no gráfico que podem dar um bom trade. Tem potencial de subir até a faixa dos $30,00 que daria uma valorização de aproximadamente 30% sobre os $23,02 do pregão de 01/Julho. Vale lembrar que a minha forma de análise é bem diferente da utilizada pelos grafistas do mercado, logo há possibilidade de o papel continuar caindo até um valor qualquer para só lá na frente, depois de algumas semanas ou meses, voltar a subir e ir em direção ao alvo de preço que eu mencionei. Eu aviso isso, pois essa forma de análise que eu utilizo pode parecer muito estranha para algumas pessoas, já que a maioria dos grafistas utiliza o método tradicional que é mais objetivo e fácil de entender: se romper para cima, eles compram. Se romper para baixo, eles vendem e, se não romper nem pra cima nem pra baixo, eles ficam de fora. OK, eu estava aguardando o @volverine levar a iniciativa de fazer a contagem e tal, mas não aconteceu (este post pode ser considerado como peer pressure para fazer ele trabalhar ) então eu vou a abrir um tópico para o CATE, vou postar as regras que eu considero adequadas para uma carteira de AT. No interesse de ganhar tempo eu prefiro postar primeiro e logo depois se alguém quer mudar uma regra ou não concorda com algo a gente muda. Eu acho que naturalmente alguém que realmente saiba algo de AT vai se oferecer para levar conta do tópico. Eu ofereço levar conta dele só os primeiros meses. Continuarei no tópico dedicado.
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on Jul 4, 2016 19:22:29 GMT -3.5
Olá pessoal! Que bacana! ...este mês eu e robinho colocamos as nossas votações, eu como disse inicialmente, para contribuir e também estudar! Vejam abaixo como ficou. No caso dos ativos que destaquei para o mês, o que trouxe resultado negativo foi exatamente o ativo que não estava em tendência de alta no prazo maior, semanal. Durante o mês, os ganhos ficaram praticamente zerados, com os ativos de maior risco gerando um movimento negativo (card e even) e os demais contribuindo positivamente. Este final de mês realmente levantou o resultado. robinho, que movimento da cmig4 eim! Bom resultado! Só senti falta, quando votou, de um embasamento técnico maior, ou pelo menos uma explicação mais detalhada....! Outra questão que percebi também robinho, foi que a sua carteira estava bem mais volátil, chegando a uma perda maior na primeira parte do mês e fechando com este resultado no final, enquanto que a minha a variação foi menor e resultado também menor. Acredito que isto se de devido a maior diversificação (5 ativos) e a alocação menor (50%) no ativo que considerei de maior risco. Risco menor, menor ganho. Ok Potuz, vamos para o novo tópico!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 4, 2016 19:51:26 GMT -3.5
OK, eu estava aguardando o @volverine levar a iniciativa de fazer a contagem e tal, mas não aconteceu (este post pode ser considerado como peer pressure para fazer ele trabalhar ) então eu vou a abrir um tópico para o CATE, vou postar as regras que eu considero adequadas para uma carteira de AT. No interesse de ganhar tempo eu prefiro postar primeiro e logo depois se alguém quer mudar uma regra ou não concorda com algo a gente muda. Eu acho que naturalmente alguém que realmente saiba algo de AT vai se oferecer para levar conta do tópico. Eu ofereço levar conta dele só os primeiros meses. Continuarei no tópico dedicado. Será que isso vai dar em alguma coisa, Potuz ? Esse tópico de AT quase ninguém participa... Ando postando sozinho há um bom tempo. Pensei que se eu postasse aqui com frequência iria atrair mais grafistas para compartilhar ideias e análises, mas pelo jeito parece que o efeito foi o contrário. Os poucos que postavam alguma coisa pararam de fazer. Acho que vou diminuir as minhas postagens no tópico para quem sabe ver se aparece mais gente no tópico. Ou quem sabe o problema seja eu... ASD!@#!#@!@#@#$! $#@!$!@#!@# $#@$!$!@#! @#$#!@$!@#!@ $%@!@#!@#!#$#@!@ !@#!@#!@#! Passei uma hora editando um !@#!@#! !@#!@#! post com o que eu considero as regras do CATE e a !@#!@ !@#!@# do proboards decidiu fazer me perder o post! vou começar de novo e postarei de aqui a algumas horas no tópico correspondente.
|
|
|
Post by robinho on Jul 5, 2016 18:33:06 GMT -3.5
Olá pessoal! Que bacana! ...este mês eu e robinho colocamos as nossas votações, eu como disse inicialmente, para contribuir e também estudar! Vejam abaixo como ficou. No caso dos ativos que destaquei para o mês, o que trouxe resultado negativo foi exatamente o ativo que não estava em tendência de alta no prazo maior, semanal. Durante o mês, os ganhos ficaram praticamente zerados, com os ativos de maior risco gerando um movimento negativo (card e even) e os demais contribuindo positivamente. Este final de mês realmente levantou o resultado. robinho , que movimento da cmig4 eim! Bom resultado! Só senti falta, quando votou, de um embasamento técnico maior, ou pelo menos uma explicação mais detalhada....! Outra questão que percebi também robinho, foi que a sua carteira estava bem mais volátil, chegando a uma perda maior na primeira parte do mês e fechando com este resultado no final, enquanto que a minha a variação foi menor e resultado também menor. Acredito que isto se de devido a maior diversificação (5 ativos) e a alocação menor (50%) no ativo que considerei de maior risco. Risco menor, menor ganho. Ok Potuz , vamos para o novo tópico! Bruno, escolhi apenas ações que a meu ver tinham bom potencial para trade em função da queda que tiveram e por se tratar de boas empresas. Como não houve setup, não se fez necessário nenhuma explicação baseado em AT.
|
|
|
Post by jigsaw on Jul 7, 2016 16:57:01 GMT -3.5
OK, eu estava aguardando o @volverine levar a iniciativa de fazer a contagem e tal, mas não aconteceu (este post pode ser considerado como peer pressure para fazer ele trabalhar ) então eu vou a abrir um tópico para o CATE, vou postar as regras que eu considero adequadas para uma carteira de AT. No interesse de ganhar tempo eu prefiro postar primeiro e logo depois se alguém quer mudar uma regra ou não concorda com algo a gente muda. Eu acho que naturalmente alguém que realmente saiba algo de AT vai se oferecer para levar conta do tópico. Eu ofereço levar conta dele só os primeiros meses. Continuarei no tópico dedicado. Será que isso vai dar em alguma coisa, Potuz ? Esse tópico de AT quase ninguém participa... Ando postando sozinho há um bom tempo. Pensei que se eu postasse aqui com frequência iria atrair mais grafistas para compartilhar ideias e análises, mas pelo jeito parece que o efeito foi o contrário. Os poucos que postavam alguma coisa pararam de fazer. Acho que vou diminuir as minhas postagens no tópico para quem sabe ver se aparece mais gente no tópico. Ou quem sabe o problema seja eu... @volverine , não faça isso, tanto você como o brunoatsr tem feito um ótimo trabalho aqui no clubinvest, acho que cheguei a mencionar isso alguns posts atrás, o que acontece é que a maioria que frequenta os foruns o faz apenas como leitores, tanto que há 4,760 pageviews nesta Thread (contra 4447 do IAFI, por exemplo). Na realidade a quantidade de postagens nesta Thread, pelo tempo de existência, está bem superior a quantidade de postagens do Topico de AT de maior frequencia do IM (Ativos Interessantes para Swing Trade - ST: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=5&t=11850) que foi aberto em 2009 e teve 765 postagens. A conclusão que eu chego é que há gente interessada no assunto, mas que entende que nao tem qualificação suficiente para discuti-lo, esse é um problema, pois é só perguntando e interagindo que se aprende. Eu nao sei se você percebeu, mas desde que o cpf216 e eu saimos do IM, os Tópicos de FIIs ficaram parados e desertos, nao teve mais movimentação, isso é um indicativo de que são poucas pessoas que realmente movimentam os Foruns. E a propósito, aquele pessoal que utiliza o IM como chat, mencionando por quanto comprou e vendeu cada papel, se é que realmente o fazem, utilizam algum critério técnico para isso? Tipo AT? pela sua experiência e pelo tempo que frequentou aquele forum, qual a conclusão/dedução que você chegou?
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jul 7, 2016 22:22:51 GMT -3.5
O pregão desta sexta-feira em USIM3 provavelmente será interessante. USIM3 - gráfico DIÁRIOCandle reversão perfeito em cima da banda superior. Correção esperada!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 11, 2016 14:57:43 GMT -3.5
O pregão desta sexta-feira em USIM3 provavelmente será interessante. Volverine você é o nosso grafista 24/7. Este aqui é o gráfico semanal do IBOV semanal, com uma LTB bastante mal traçada pelo Sultão Na minha concepção estamos perto de uma região de resistência no IBOV, causado pelo fato dele estar tocando a LTB semanal. A minha expectativa seria a de congestão durante algum tempo nessa faxia, com estreitamento das BB A outra hipótese seria um rompimento dessa velha LTB, gerando um cenário inteiramente novo para o IBOV no médio prazo. Como sempre, críticas são bem-vindas, é assim que a gente progride (e ganha ou deixa de ganhar dinheiro, como no caso)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jul 11, 2016 16:26:35 GMT -3.5
Eu não uso linhas de tendência e resistências, mas eu concordo com a sua análise, Sultão. Eu acho que provavelmente o IBOV deve subir até a faixa dos 56k e depois ficar lateralizando próximo dessa região por um tempo, pois ficará quase em cima da banda superior do Bolinger (20:2) e também porque os candles de muitos papéis que compõem o IBOV estão afastados (muito acima) da ma7 (linha preta) quando o ideal é ficar bem próximo a ela para evitar correções. Quando esse equilíbrio ocorrer (médias e candles) possivelmente o índice continue subindo e possa chegar aos 62k num médio prazo (talvez uns 6 meses ou mais) na mesma linha de raciocínio que você comentou e onde podemos ver na projeção de Fibo no gráfico MENSAL abaixo. Lógico que qualquer coisa diferente disso pode acontecer, mas vamos aguardar para ver o que acontece Foi vapt-vupt a sua resposta. Também enriqueceu com o detalhe do toque na linha superior da BB, a minha projeção só levava em conta as LTBs e MMs OK, a minha aposta é que ela não passa disso (da LTB) mas aí eu já estou juntando um corpo estranho que é a situação da economia, o que me faz imaginar que a tendência se inverteria. Mas aí vai uma boa dose de "wishful thinking" já que o que eu quero, ao contrário dos traders, é ver ação caindo e ficando mais barata. Se romper a LTB acho que você concorda comigo, ela vai embora (para cima)
|
|
|
Post by robinho on Jul 11, 2016 17:32:21 GMT -3.5
Sultão e volverine, em relação ao IBOV, apesar desse rali, não estou muito otimista no curto prazo. Motivos: 1- bolsas americanas estão em cima de TH (topo histórico). Desde o final de 2014, tentam abrir um candle de força acima dessa resistência e não conseguem. Não creio que agora seja o momento propício para isso ocorrer. 2- IBOV em cima de topo. Desde a euforia de 2009 não se vê o índice fazer topo em cima de topo sem fazer um novo fundo abaixo da ME9. 3- gringos estão comprando esse mês, mas bem abaixo do que venderam o mês passado. Além disso, o volume do IBOV está bem baixo pra se configurar uma mudança de tendência de médio prazo. 4- cenário político e econômico no Brasil ainda está bem indefinido. Apesar da saída da Anta, não tenho a convicção que as almejadas reformas serão aprovados no Congresso, e, sem elas, não se resolve a situação fiscal.
Como só opero ações em conjunto com o IBOV, não abri nenhuma posição comprada. Estou no aguardo.
|
|
|
Post by saboiama on Jul 11, 2016 19:59:30 GMT -3.5
Bbas3 rompeu importante resistencia nos 17,60 com morgan, goldman e merryl na ponta compradora. Caminho livre ate os 23, so nao sei se chega e quanto tempo, mas que fez belo pivo de alta fez
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 12, 2016 11:07:15 GMT -3.5
Bbas3 rompeu importante resistencia nos 17,60 com morgan, goldman e merryl na ponta compradora. Caminho livre ate os 23, so nao sei se chega e quanto tempo, mas que fez belo pivo de alta fez Ontem entrei em BBSE3. Sexta teve um separating lines com bom volume. Alvo em R$30,75.
|
|
|
Post by saboiama on Jul 12, 2016 20:39:02 GMT -3.5
Bbas3 rompeu importante resistencia nos 17,60 com morgan, goldman e merryl na ponta compradora. Caminho livre ate os 23, so nao sei se chega e quanto tempo, mas que fez belo pivo de alta fez É isso aí, Saboiama. Quanto mais gente participar e der suas opiniões neste tópico de AT, todo mundo ganha em troca de experiências. Volverine, eu uso a AT pra entradas e saídas nos papeis, porem nao tenho paciencia para postar graficos, sou meio leigo em TI. Meu palpite é bbas3 direcionado aos 23. O recuo de hj não representa uma ameaça ao trade. Apesar de torcer para não chegar lá, pode ser que teste o fechamento do gap nos 17,24. Desde que feche acima dos 17,60 amanha, o objetivo continua firme. Se chegar nos 17,24 compro mais algumas opções da serie h20. Outros papeis que graficamente vejo como positivos é ggbr4 , tendo rompido resistencia e mantido acima. Petr4 tem que confirmar o rompimento dos 10,50/60 amanha. O que preocupa o trade é apesar da alta de 2,3% ter fechado na minima praticamente. Suzb5 apesar da alta me parece fraca e com objetivo cumprido hj. Dolar tende a realizar e vai levar o papel junto ate os 10, onde sera ponto de entrada. Itsa4 precisa manter- se acima dos 7,60 pro trade continuar fluindo. O papel demosntra fraqueza e o que me chamou atenção foi itau corretora desovando seu proprio papel. Estes sao os papeis que tenho tradeado ultimamente, menos a petro.
|
|
|
Post by saboiama on Jul 12, 2016 20:44:37 GMT -3.5
Bbas3 rompeu importante resistencia nos 17,60 com morgan, goldman e merryl na ponta compradora. Caminho livre ate os 23, so nao sei se chega e quanto tempo, mas que fez belo pivo de alta fez Ontem entrei em BBSE3. Sexta teve um separating lines com bom volume. Alvo em R$30,75. Acredito numa capilaridade do bbas3 em relação a bbbse3 e tb o preço. O grafico de bbas3 nao tem obstaculos ate os 23, o que daria um upside de cerca de 30%. apesar do bb ser dono de 60% da bbse3 esta mais dificil os resultados de seguridade, visto que num momento de retração da economia os seguros normalmente sao suspensos... mas boa sorte no trade! Acho que ibov realiza amanha no intra e lateraliza uns dias ate voltar a ter força pra cima. O momento é bull e todas as ações vão junto.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jul 13, 2016 15:22:58 GMT -3.5
Ontem entrei em BBSE3. Sexta teve um separating lines com bom volume. Alvo em R$30,75. Acredito numa capilaridade do bbas3 em relação a bbbse3 e tb o preço. O grafico de bbas3 nao tem obstaculos ate os 23, o que daria um upside de cerca de 30%. apesar do bb ser dono de 60% da bbse3 esta mais dificil os resultados de seguridade, visto que num momento de retração da economia os seguros normalmente sao suspensos... mas boa sorte no trade! Acho que ibov realiza amanha no intra e lateraliza uns dias ate voltar a ter força pra cima. O momento é bull e todas as ações vão junto. Eu vejo que o ramo de seguros na crise sofre no lado das receitas como você citou mas pelo lado dos custos é um dos que fica em melhor posição, pois os sinistros não tem nada a ver com a crise. Um banco por exemplo pode sofrer mais com calotes e uma fábrica pode ter dificuldade para cortar custos fixos. Nesse ponto a seguradora fica mais confortável. Mas penso que o setor bancário vai bem, minha maior posição em ações está nele. E BBAS3 está descontada com relação aos outros bancos de varejo.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jul 13, 2016 19:25:06 GMT -3.5
Acredito numa capilaridade do bbas3 em relação a bbbse3 e tb o preço. O grafico de bbas3 nao tem obstaculos ate os 23, o que daria um upside de cerca de 30%. apesar do bb ser dono de 60% da bbse3 esta mais dificil os resultados de seguridade, visto que num momento de retração da economia os seguros normalmente sao suspensos... mas boa sorte no trade! Acho que ibov realiza amanha no intra e lateraliza uns dias ate voltar a ter força pra cima. O momento é bull e todas as ações vão junto. Eu vejo que o ramo de seguros na crise sofre no lado das receitas como você citou mas pelo lado dos custos é um dos que fica em melhor posição, pois os sinistros não tem nada a ver com a crise. Um banco por exemplo pode sofrer mais com calotes e uma fábrica pode ter dificuldade para cortar custos fixos. Nesse ponto a seguradora fica mais confortável. Mas penso que o setor bancário vai bem, minha maior posição em ações está nele. E BBAS3 está descontada com relação aos outros bancos de varejo. só observaria na bbas3 as resistências próximas que o ativo tem nas médias de 20 e 200 do semanal, na região entre 19 e 20,00! bbse3 no diário está em uma congestão (25,86/28,19) mas os indicadores obv e macd indicam uma movimentação de alta.
|
|
|
Post by saboiama on Jul 14, 2016 22:46:28 GMT -3.5
Por enquanto trade ainda fluindo. Vendi toda a posição em bbasg16 com um lucro de mais de 300%. A maior parte foi direcionada para as h20. Mantenho posição de 4900 bbas3 e pretendo realizar 50% nos 20,70/21. O resto vai aye os 23, ou a reentrada qdo realizar. Continuo focando no trade e se der tudo certo, meu alvo posterior sera a suzb5 nos 10,60
|
|
|
Post by robinho on Jul 20, 2016 13:03:44 GMT -3.5
Ações com nível mais baixo de força compradora do IBOV nos últimos meses: EMBR3, FIBR3, KLBN11, MRFG3, SUZB5. ( CRÉU NÍVEL 5 ) BRKM5, JBSS3, WEGE3. ( CRÉU NÍVEL 4 ) Exportadoras no inferno astral. Entretanto, para mim, no médio prazo o dólar tem viés de alta.
|
|