|
Post by eterno on May 12, 2016 22:11:23 GMT -3.5
Volver.......... Andei numa troca de máquinas, de corretoras, de sistemas...........estou em aprendizagem ainda... Mas te acompanharei nos graphos sim... Dias atrás tracei Fibo e foi interessante sim...
|
|
|
Post by rider660 on May 14, 2016 9:28:47 GMT -3.5
Pessoal, hoje tirei para estudar AT especificamente Média Móvel Exponencial (EMA).
Minha dúvida é em relação ao período propriamente dito, o período no HB é representado por dias ou meses?
Li que o período mais comum utilizado para quem usa EMA seria período de 20 e 200?
Quando a MME 20 cruza com uma MME200 para cima é Compra, e o contrário é Venda, certo? Porém, quando se tem um GAP, , como vocês "enxergam" isso? Não opera o papel? Opera o papel enxergando esse GAP como um suporte e resistência? Fiquei na dúvida nesse caso também.
Agradeço desde já !
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 14, 2016 11:02:55 GMT -3.5
Pessoal, hoje tirei para estudar AT especificamente Média Móvel Exponencial (EMA). Minha dúvida é em relação ao período propriamente dito, o período no HB é representado por dias ou meses? Li que o período mais comum utilizado para quem usa EMA seria período de 20 e 200? Quando a MME 20 cruza com uma MME200 para cima é Compra, e o contrário é Venda, certo? Porém, quando se tem um GAP, , como vocês "enxergam" isso? Não opera o papel? Opera o papel enxergando esse GAP como um suporte e resistência? Fiquei na dúvida nesse caso também. Agradeço desde já ! rider660 em geral os "períodos" dos indicadores de AT dependem da escala do gráfico utilizado. Assim um período de 20 serão 20 dias no gráfico diário e 20 horas no gráfico de 60'. Você deve ler períodos como "candles".
|
|
|
Post by rider660 on May 14, 2016 11:33:07 GMT -3.5
Pessoal, hoje tirei para estudar AT especificamente Média Móvel Exponencial (EMA). Minha dúvida é em relação ao período propriamente dito, o período no HB é representado por dias ou meses? Li que o período mais comum utilizado para quem usa EMA seria período de 20 e 200? Quando a MME 20 cruza com uma MME200 para cima é Compra, e o contrário é Venda, certo? Porém, quando se tem um GAP, , como vocês "enxergam" isso? Não opera o papel? Opera o papel enxergando esse GAP como um suporte e resistência? Fiquei na dúvida nesse caso também. Agradeço desde já ! rider660 em geral os "períodos" dos indicadores de AT dependem da escala do gráfico utilizado. Assim um período de 20 serão 20 dias no gráfico diário e 20 horas no gráfico de 60'. Você deve ler períodos como "candles". Potuz, era essa minha dúvida..Obrigado.
|
|
|
Post by rider660 on May 14, 2016 11:34:02 GMT -3.5
Pessoal, hoje tirei para estudar AT especificamente Média Móvel Exponencial (EMA). Minha dúvida é em relação ao período propriamente dito, o período no HB é representado por dias ou meses? Li que o período mais comum utilizado para quem usa EMA seria período de 20 e 200? Quando a MME 20 cruza com uma MME200 para cima é Compra, e o contrário é Venda, certo? Porém, quando se tem um GAP, , como vocês "enxergam" isso? Não opera o papel? Opera o papel enxergando esse GAP como um suporte e resistência? Fiquei na dúvida nesse caso também. Agradeço desde já ! Rider, Em análise técnica, assim como em análise fundamentalista, não tem como você pegar um atalho e tentar aprender apenas partes isoladas da análise e usar isso no mundo real. Se aprender superficialmente e já partir para a prática você irá perder dinheiro, pois análise técnica avalia todo o cenário gráfico e não apenas um indicador, uma média móvel ou um gap. Uso AT há quase 6 anos, dos quase 9 que estou na bolsa e, acredite, ainda estou aprendendo no dia a dia. E quando digo aprendendo, não quer dizer que fico lendo material teórico, pois o básico eu sei, quero dizer que aprendo mais com a prática do que com a teoria. Novamente, para entender partes isoladas você precisa entender o todo, por isso recomendo que primeiro você faça um curso completo de AT. A maioria das suas dúvidas serão respondidas no próprio curso. Se mesmo depois que você fizer um curso completo de AT ainda ficar dúvidas, então pode perguntar a vontade que posso te responder as suas dúvidas, as quais eu tenha conhecimento. O forista BrunoATSR postou bastante material sobre AT no tópico de iniciantes, então já dá para você iniciar este estudo. Há também inúmeros canais no Youtube que você pode aprender gratuitamente. Abaixo estou colocando alguns canais com bastante material, caso você se interesse: Youtube: Canal do Dalton VieiraYoutube: Canal do André MoraisYoutube: Canal da Equipe TraderYoutube: Canal do Leandro & StormerVolverine, agradeço a dica! De fato o aprendizado deve ser constante, leio os cursos e estudo alguns dos canais que vc me passou contudo, algumas dúvidas básicas tem hora que faz um nó na minha cabeça.
|
|
brunoatsr
New Member
http://www.atsr.com.br
|
Post by brunoatsr on May 15, 2016 9:01:14 GMT -3.5
Pessoal, hoje tirei para estudar AT especificamente Média Móvel Exponencial (EMA). Minha dúvida é em relação ao período propriamente dito, o período no HB é representado por dias ou meses? Li que o período mais comum utilizado para quem usa EMA seria período de 20 e 200? Quando a MME 20 cruza com uma MME200 para cima é Compra, e o contrário é Venda, certo? Porém, quando se tem um GAP, , como vocês "enxergam" isso? Não opera o papel? Opera o papel enxergando esse GAP como um suporte e resistência? Fiquei na dúvida nesse caso também. Agradeço desde já ! Ei rider660 , complementando as explicações dos amigos, sobre o questionamento dos gaps, estes são identificados como importantes padrões gráficos e são utilizados para auxiliar na identificação do movimento atual do ativo e menos como um gatilho para operação em si. A lógica mais conhecida é a que denomina os gaps entre: gap de área, fuga, medida e exaustão Mas veja no exemplo abaixo que pude pegar do ativo petr4 para o período de fev. 2016 até hoje no gráfico diário. Nem sempre o movimento seguirá exatamente a ordem da teoria mas já pode ser um item para auxiliar na análise. No último gap formado, que poderia ser considerado de fuga, o ativo congestionou novamente. Assim, poderiamos esperar um novo gap de fuga da congestão atual para então o ativo tomar a nova direção. Como disse o volverine, a análise não deve ser isolada e engessada. Deve-se ter margem para alterar a análise inicial realizada e montar um novo cenário de expectativa com base no movimento atual do ativo. Veja no exemplo mesmo da petr4 que após o gap considerado como medida, a expectativa era que o ativo continuasse a subir, o que efetivamente ocorreu, mas somente após uma longa congestão em que logo no início o ativo faz um gap para baixo e outro para cima. Se este movimento estivesse após uma movimentação de baixa, o padrão gráfico seria interpretado mais corretamente como um padrão de reversão forte do movimento de baixa para um movimento de alta. Então, operar ou não um ativo após um gap depende da sua estratégia operacional, das suas validações no dia a dia. Acontece a configuração gráfica que você espera (cruzamento 20 com 200) e ocorre na saída de uma congestão por exemplo, você poderia considerar como um fator a mais que o motivaria a entrar na operação. Por outro lado, se as médias ficam se cruzando (que com esta configuração de média é mais raro mas para exemplificar) e isto ocorre dentro de uma congestão e acontece um gap. Isto poderia ser um gap de área e então a probabilidade de dar errado seria grande, o que seria mais um fator para não entrar na operação.
|
|
|
Post by eterno on May 15, 2016 12:20:59 GMT -3.5
Pessoal, hoje tirei para estudar AT especificamente Média Móvel Exponencial (EMA). Minha dúvida é em relação ao período propriamente dito, o período no HB é representado por dias ou meses? Li que o período mais comum utilizado para quem usa EMA seria período de 20 e 200? Quando a MME 20 cruza com uma MME200 para cima é Compra, e o contrário é Venda, certo? Porém, quando se tem um GAP, , como vocês "enxergam" isso? Não opera o papel? Opera o papel enxergando esse GAP como um suporte e resistência? Fiquei na dúvida nesse caso também. Agradeço desde já ! Ei rider660 , complementando as explicações dos amigos, sobre o questionamento dos gaps, estes são identificados como importantes padrões gráficos e são utilizados para auxiliar na identificação do movimento atual do ativo e menos como um gatilho para operação em si. A lógica mais conhecida é a que denomina os gaps entre: gap de área, fuga, medida e exaustão Mas veja no exemplo abaixo que pude pegar do ativo petr4 para o período de fev. 2016 até hoje no gráfico diário. Nem sempre o movimento seguirá exatamente a ordem da teoria mas já pode ser um item para auxiliar na análise. No último gap formado, que poderia ser considerado de fuga, o ativo congestionou novamente. Assim, poderiamos esperar um novo gap de fuga da congestão atual para então o ativo tomar a nova direção. Como disse o volverine, a análise não deve ser isolada e engessada. Deve-se ter margem para alterar a análise inicial realizada e montar um novo cenário de expectativa com base no movimento atual do ativo. Veja no exemplo mesmo da petr4 que após o gap considerado como medida, a expectativa era que o ativo continuasse a subir, o que efetivamente ocorreu, mas somente após uma longa congestão em que logo no início o ativo faz um gap para baixo e outro para cima. Se este movimento estivesse após uma movimentação de baixa, o padrão gráfico seria interpretado mais corretamente como um padrão de reversão forte do movimento de baixa para um movimento de alta. Então, operar ou não um ativo após um gap depende da sua estratégia operacional, das suas validações no dia a dia. Acontece a configuração gráfica que você espera (cruzamento 20 com 200) e ocorre na saída de uma congestão por exemplo, você poderia considerar como um fator a mais que o motivaria a entrar na operação. Por outro lado, se as médias ficam se cruzando (que com esta configuração de média é mais raro mas para exemplificar) e isto ocorre dentro de uma congestão e acontece um gap. Isto poderia ser um gap de área e então a probabilidade de dar errado seria grande, o que seria mais um fator para não entrar na operação. Bom dia!! Turma........desculpem tamanha ausência mas iniciei com um negócio no ano passado (fim de 2014 foi início do projeto). E foi tudo uma grande mudança, pois até então eu era um assalariado, aí mudou tudo...rs E 2016 está sendo uma grande passagem com o negócio... Até que em março eu me programei, em abril fiz uma super treinamento diário no MINI e no FOREX... Até assisti a dois ou três cursos... Mas, sinceramente... Nada mudou o meu jeito de sempre. Continuo firme nas mm....... É legal pegar os maior movimentos, horários, notícias que mexem. E turma, é tudo igual..., porém muita volatilidade. Nessa última semana comecei com as primeiras experiências.... Saldo positivo. Um parceiro meu tem auxiliou incentivou DEMAAAAIS e auxiliou muito no processo. NÃO ME ARREPENDO. VOLVER..............#vemcomigo Respondendo ao Rider......... Vdd, o Bruno colocou de forma super fácil de entender o GAP. São aqueles espaços de um fechamento e abertura de candle. Que nada mais são que distorções entre forças compradora e ou vendedoras. Minha sugestão é a mesma do Volver, assista os vídeos. NÃO ENTENDEU, assista novamente. Leia muito e vá sempre com calma.
|
|
|
Post by rider660 on May 18, 2016 12:05:42 GMT -3.5
Obrigado pela ajuda de todos, vou continuar os estudos, o aprendizado é constante, pensei que já estava bem claro alguns conceitos para tomada de decisão, mas pelo que vi até então, não é bem como eu pensei...segue o jogo e continua os estudos..estou vendo de maneira geral que ganhar na bolsa quando a mesma está subindo é muito fácil, compra-se hoje no outro dia está verde o HB vende e pronto, teve algum lucro; agora o X na bolsa é ganhar mesmo na queda aí sim vem o desafio.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on May 20, 2016 10:02:19 GMT -3.5
Obrigado pela ajuda de todos, vou continuar os estudos, o aprendizado é constante, pensei que já estava bem claro alguns conceitos para tomada de decisão, mas pelo que vi até então, não é bem como eu pensei...segue o jogo e continua os estudos..estou vendo de maneira geral que ganhar na bolsa quando a mesma está subindo é muito fácil, compra-se hoje no outro dia está verde o HB vende e pronto, teve algum lucro; agora o X na bolsa é ganhar mesmo na queda aí sim vem o desafio. é isso aí rider! é o que estávamos vivendo de 2010 para cá basicamente, ficando pior em 2015, o que leva as pessoas de modo geral a não buscar a bolsa como forma rentabilizar capital.... Para conseguir extrair rendimento foi necessário adotar muitos critérios a serem seguidos, de forma a minimizar os riscos (perda de capital operacional) de ficar posicionado. Neste ano, como percebemos a partir do início do ano, a bolsa está mais direcional. Quem segue critérios de forma mais rígida, estará mais preparado para aproveitar os bons momentos e saber a hora de ficar de fora! Um abraço
|
|
|
Post by robinho on May 23, 2016 18:12:08 GMT -3.5
Pessoal, já prevendo uma queda do IBOV até a região dos 45K, seguem meus votos para a CATE do mês que vem . Todas são empresas lucrativas e em clara tendência de queda. 1- BBAS3 2- BRFS3 3- CMIG4 4- EMBR3 Por enquanto sigo só observando, sem compras.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on May 24, 2016 18:20:13 GMT -3.5
beleza robinho! rs... vamos lá! Apesar das observações colocadas, vamos tentar iniciar de alguma forma e ver como fica! Como um primeiro testes para votação neste formato (sem acionamento de gatilho, ponto de loss, alvo.....), apenas considerando a inércia do movimento atual e pelas condições gráficas apresentadas, segue minha votação: Os ativos foram selecionados pois estão em tendência de alta no semanal e apresentam "margem" para continuar subindo, seja por falta de resistências, seja pelo acionamento de algum padrão que pode impulsionar o ativo até o alvo previsto. Todos os ativos estão acima da média de 200 e 20 e média de 20 acima da de 200, com exceção de even3 que está com um padrão muito interessante no diário e tem margem no semanal para subir de 16 a 36%. PFRM3 EQTL3 CARD3 (RISCO) EVEN3 SMTO3 Lembrando que não opero em análise técnica desta forma e não estou necessariamente realizando operações nestes ativos. Os comentários aqui colocados são para enriquecimento do debate sobre o assunto Análise Técnica e não representa a indicação de compra ou venda de ativos financeiros.
|
|
|
Post by eterno on Jun 9, 2016 21:51:03 GMT -3.5
Boa Volver........vou ver sim........ Acabei de abrir e é o André da BVMF acompanhei um vídeo hoje a tarde. É isso aí... e a RICO tá com uma turma fera demais... Cara........estou no Mini Índice e Mini Dólar.... Pra quem sempre operava swing trade tá sendo bem diferente.... Um pouco também no FOREX (neste estou no DEMO ainda)...
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 10, 2016 10:17:27 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 10, 2016 11:44:10 GMT -3.5
Quando eu era aluno de doutorado foi quando a renaissance decolou, a metade da minha turma de doutorado ficou trabalhando para este tipo de empresas. Eu não li a matéria, mas estaria surpreso se é algo novo em Mexico, acredito que este tipo de tecnologia seja utilizada agora globalmente.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jun 11, 2016 11:03:06 GMT -3.5
no Brasil este tipo de operação é bem restrito, devendo existir algumas poucas pessoas ou instituições que a utilizam (pelo que conheço). Nos EUA, é claro, este tipo de tecnologia é mais difundido, com tecnologias adotadas que são difíceis de acreditar. Aqui temos os robôs que são desenvolvidos para realizar operações, podendo sim realizar um número alto de operações em curto espaço de tempo, mas acredito que seja ainda a nível de medium e low frequency. Estes robôs são desenvolvidos para rodar em plataformas como Metatrader, amibroker... No caso da ATSR, é exatamente um caso de Low frequency, onde as operações identificadas e realizadas automaticamente pelo robot, assim como cada etapa da operação publicada na plataforma ATSR COACH, a qual disponibilizamos para os usuários do site acompanharem! Indo um pouco além ainda, na plataforma ATSR OPS, permitimos que estas operações sejam importadas para decisão do usuário em operar ou não, podendo importar somente as operações com os ativos que desejar.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jun 11, 2016 11:23:59 GMT -3.5
Ei robinho , acompanhamento da CATE! Considerando capital de 100mil e corretagem fixa de 14,90 por operação. Ibov com 1,96%....
|
|
|
Post by eterno on Jun 11, 2016 12:27:57 GMT -3.5
YESSSSSSSS.......YESSSSSS.......... Tenho observado alguns papéis do IBOV também...
Petr4: pelo jeito do fechamento é ela quem vai reiniciar a derrocada do IBOV na segunda-feira; CEMIG4: QUE derretida hein turma - 5,77; ELPL4: vem queda por aí hein; VALE5: cansou nos 13.........topo foi nos 13,28. Ta com cara que vai voltar a região dos 9 e depois dos 6.....CUIDADO... usinm5: vai voltar pra casinha......kkk E GOAU4 É queda também.................... IBOV VAI VIRAR DE NOVO GENTE...queeeeeeeeeeeeeeeeda............RUMO AOS 29K (2017) dEVO IMAGENS........
|
|
|
Post by robinho on Jun 12, 2016 18:25:54 GMT -3.5
Bruno, por enquanto a CATE segue apenas no campo virtual, pois ainda não compramos nada.
|
|
brunoatsr
New Member
|
Post by brunoatsr on Jun 13, 2016 11:13:14 GMT -3.5
Bruno, por enquanto a CATE segue apenas no campo virtual, pois ainda não compramos nada. exato! como comentei no post em que relacionei os ativos! Estamos em modo simulação...
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 16, 2016 20:32:26 GMT -3.5
Claudio66 Conforme conversamos, estou dando continuidade ao post sobre GSHP3 no que se refere a análise técnica. Seu questionamento era se os gráficos funcionam com papéis de baixo volume. Bem, segundo 99,99% dos estudiosos de análise técnica e traders do mercado ela não funciona porque precisa haver volume financeiro para "empurrar" os preços em determina direção formando as tendências de preço. O baixo volume financeiro deixa o papel suscetível a manipulação de preço para qualquer lado, pois qualquer um, com pouco capital, poderia manipular o papel. Há inúmeras outras justificativas sobre isso. Eu concordo com a maioria dos argumentos deles, mas discordo quanto ao fato da análise técnica não funcionar com papéis de baixo volume. A questão é que há várias formas de se fazer a análise de um ativo. Vocês que utilizam análise fundamentalista se posicionam nos papéis usando informações que justificam se o papel está barato ou caro. Por mais que vocês não saibam exatamente quando irá ocorrer a valorização do ativo, vocês compram porque existe uma "causa" para que este ativo se valorize em um momento futuro. Já no caso dos grafistas, eles fazem operações baseadas apenas no "efeito". Eles não sabem porque está subindo ou caindo, mas só o fato de romper alguma resistência ou suporte já é argumento suficiente para eles montarem ou se desfazerem de uma posição. Bom, até aqui o que eu disse não é nenhuma novidade para vocês fundamentalistas. Os grafistas falam que gráfico não funciona com papéis de baixo volume porque 99,99% deles só enxerga o efeito, que é quando o movimento já está ocorrendo. Nenhum livro de AT ensina a analisar no gráfico a "causa" de um movimento que irá ocorrer em um momento futuro. Não importa se o volume financeiro é baixo hoje num ativo, se houver uma justificativa no gráfico (a causa) para sustentar a alta ou a baixa num momento futuro ela irá ocorrer e o volume irá aumentar no momento que o movimento ocorrer. É isso que os grafistas não conseguem entender.Apenas como exemplo, vou colocar duas projeções que fiz lá no fórum I.M. com papéis de baixo volume. Em cada exemplo eu coloquei 2 imagens, primeiro porque em Lupa3 houve grupamento de ações, então estou mostrando o gráfico da época em que fiz a projeção com os valores originais antes do grupamento, segundo porque na segunda imagem (com as cotações atuais) eu coloquei um medidor de volume financeiro. Note que em ambos os exemplos o volume financeiro era muito baixo no momento que fiz a projeção e depois aumentou de forma gigantesca. Note também que além de o gráfico funcionar com ações de baixo volume, também é extremamente preciso. Na projeção de queda de 60% que fiz em Lupa3, eu disse que o papel iria cair dos 0,99 até os 0,40. O papel caiu até os 0,40 desceu até os 0,37 e depois reverteu com grande força. Eu sabia que o alvo era 0,37 mas sempre uso valores arredondados, por isso fiz a projeção como sendo 0,40. No caso de Mgel4, quando estava em 0,56 em 04/Março eu disse que tinha possibilidade de subir até os R$ 1,20 que daria uma alta de 114% e que possivelmente ocorreria até o fim de Junho. Justamente no mês de Junho o papel subiu forte, o volume aumentou bastante e chegou até os R$ 1,18 fazendo 110% de alta dos 114% projetados. Aqui eu errei os 0,02 centavos, pois o gráfico sugeria alta até os 1,18 mesmo. Eu tenho inúmeros outros exemplos, mas acho que esses já são suficientes para justificar que gráfico funciona, sim, com baixo volume, desde que se use a informação certa para fazer a análise. Vou colocar as imagens no post seguinte para este não ficar muito grande. Bom saber que não estou sozinho nessa, melhor ainda vindo de alguém que manja tanto de gráficos. Tenho observado justamente isso, que não é o volume absoluto que importa e sim a variaçao do volume. Inclusive tenho usado essa estratégia para comprar alguns FIIs que me interessam antes de ficarem caros. Por exemplo SPTW11, que no dia 08/03 teve um volume acima da média e no dia 14/03 veio um three inside (no caso quando o candlestick é confiável eu nem faço questão do volume ser no mesmo dia).
|
|