|
Post by rogerdff on Mar 24, 2020 17:43:26 GMT -3.5
Estou entre uma de saneamento ou a ENBR3 que me parece melhor opção por não ter ingerência / risco do estado. Que acha? Sou suspeito pra falar... rs Junto com Bradespar essas duas são as maiores e mais antigas posições da minha carteira. Então seja qual for sua escolha: uma, outra ou as duas acho que vai ser uma boa escolha. A Sanepar como eu disse tem se mantido estável. Tem o risco estatal, sempre pode vir um populista ainda mais no cenário que se desenha nos próximos anos. Mas a história da empresa conta a favor. O balanço é saudável e os dividendos gordos (inclusive os meus primeiros aportes já se pagaram só com os dividendos em menos de 9 anos, coisa rara). A EDP Brasil tem muito potencial. Eu vejo as atitudes que eles tomaram desde a MP 579 como muito acertadas. Venderam ativos que não geravam muito valor, entraram no setor de transmissão, tem entregue tudo no prazo ou antes, tem gerenciado a dívida adequadamente... Fora que tem acesso à tecnologias vindas da matriz, o que as coloca na frente de boa parte do setor. Mas também tem seus riscos, tanto regulatórios quanto de crescimento do país.
Ter uma carteira madura, com dividendos reinvestidos, certamente traz mais tranquilidade momentos de turbulência, pois PM e DY on Cost devem ficar bem reduzidos. Perfeito, acabei pegando ENBR3. Se saneamento cair mais pego depois. ENBR3 o que não entendo é porque fica menos valorizada que TAEE11 e TIET11 em termos de múltiplos. TAEE11 por ser transmissão até é compreensível, mas TIET11 com ROE 20% é pouco acima dos 14,5% da ENBR3, e negocia dobro P/L. Muito grato pela ajuda.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Mar 24, 2020 23:07:56 GMT -3.5
Sou suspeito pra falar... rs Junto com Bradespar essas duas são as maiores e mais antigas posições da minha carteira. Então seja qual for sua escolha: uma, outra ou as duas acho que vai ser uma boa escolha. A Sanepar como eu disse tem se mantido estável. Tem o risco estatal, sempre pode vir um populista ainda mais no cenário que se desenha nos próximos anos. Mas a história da empresa conta a favor. O balanço é saudável e os dividendos gordos (inclusive os meus primeiros aportes já se pagaram só com os dividendos em menos de 9 anos, coisa rara). A EDP Brasil tem muito potencial. Eu vejo as atitudes que eles tomaram desde a MP 579 como muito acertadas. Venderam ativos que não geravam muito valor, entraram no setor de transmissão, tem entregue tudo no prazo ou antes, tem gerenciado a dívida adequadamente... Fora que tem acesso à tecnologias vindas da matriz, o que as coloca na frente de boa parte do setor. Mas também tem seus riscos, tanto regulatórios quanto de crescimento do país.
Ter uma carteira madura, com dividendos reinvestidos, certamente traz mais tranquilidade momentos de turbulência, pois PM e DY on Cost devem ficar bem reduzidos. Perfeito, acabei pegando ENBR3. Se saneamento cair mais pego depois. ENBR3 o que não entendo é porque fica menos valorizada que TAEE11 e TIET11 em termos de múltiplos. TAEE11 por ser transmissão até é compreensível, mas TIET11 com ROE 20% é pouco acima dos 14,5% da ENBR3, e negocia dobro P/L. Muito grato pela ajuda. TIET11 não tem distribuição. Não que eu concorde, mas acredito que seja por isso.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 20, 2020 14:01:58 GMT -3.5
Estou de volta na SAPR4 a 5,30. Nessa época de juros baixos, acho uma ótima opção.
|
|
|
Post by Claudio66 on Aug 20, 2020 21:17:00 GMT -3.5
Estou de volta na SAPR4 a 5,30. Nessa época de juros baixos, acho uma ótima opção. Também estou comprado. Mas com um PM bem maior que o seu: um pouco mais de R$ 6. Você entrou muito bem! Excelente empresa, que pode se beneficiar do Marco Legal do Saneamento, porque dificilmente perderia as licitações no Paraná, mas tem grande chance de entrar em municípios de outros estados.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 21, 2020 22:06:54 GMT -3.5
Estou de volta na SAPR4 a 5,30. Nessa época de juros baixos, acho uma ótima opção. Também estou comprado. Mas com um PM bem maior que o seu: um pouco mais de R$ 6. Você entrou muito bem! Excelente empresa, que pode se beneficiar do Marco Legal do Saneamento, porque dificilmente perderia as licitações no Paraná, mas tem grande chance de entrar em municípios de outros estados. Mais uma então que estamos os três, comprei hoje no leilão a 5,37. Só agora consegui abrir o HB para ver quanto paguei.
|
|
|
Post by acquesta on Sept 18, 2020 12:59:29 GMT -3.5
boa opçao mesmo nesse momento . a questao da estiagem deve ser resolvida em breve (esperemos), e a questao do reajuste tarifario tbm (tao logo a situaçao economica devido a pandemia melhore)
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Sept 18, 2020 14:10:55 GMT -3.5
boa opçao mesmo nesse momento . a questao da estiagem deve ser resolvida em breve (esperemos), e a questao do reajuste tarifario tbm (tao logo a situaçao economica devido a pandemia melhore) Se for depender da condição econômica, não vai ter reajuste nunca. A crise nem começou.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 22, 2020 9:41:36 GMT -3.5
boa opçao mesmo nesse momento . a questao da estiagem deve ser resolvida em breve (esperemos), e a questao do reajuste tarifario tbm (tao logo a situaçao economica devido a pandemia melhore) Se for depender da condição econômica, não vai ter reajuste nunca. A crise nem começou. Concordo que a crise nem começou. Mais um motivo para investir aqui. Fiscal é uma bomba-relógio e a pandemia só acelerou o relógio. O que acontece quando um governo não quer gastar menos nem aumentar impostos? Pois é, inflação. E essa aqui é uma das que costuma ser boa em cenários assim.
|
|
|
Post by rogerdff on Oct 5, 2020 19:58:53 GMT -3.5
5 ou abaixo vale qq risco político ou econômico.
Pena que só fim do mês vou ter bom recurso entrando.
De olho Sapr3 <= 5, Lren3 <= 38, ABCB4 faixa dos 11,cx. Shopping ALSO3 <= 24 ou BRML3 faixa dos 8.
Torcer pra manter ou até cair mais. Se subir não terei mesma convicção pra entrar.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 17, 2020 18:14:30 GMT -3.5
E Sanepar não sai do lugar.
Seria pelo forte volume investimentos em detrimento dividendos?
Ou estão precificando risco político?
Marco regulatório ao mesmo tempo que traz concorrência pode abrir perspectivas de futura privatização.
Independente disso, reajustes tarifários mostram boa rentabilidade.
Minha conta de água mostra bem isso.
|
|
wizardhsc
Forista VIP
Member is Online
|
Post by wizardhsc on Nov 17, 2020 19:22:43 GMT -3.5
E Sanepar não sai do lugar. Seria pelo forte volume investimentos em detrimento dividendos? Ou estão precificando risco político? Marco regulatório ao mesmo tempo que traz concorrência pode abrir perspectivas de futura privatização. Independente disso, reajustes tarifários mostram boa rentabilidade. Minha conta de água mostra bem isso. Imagino que seja a junção da possível concorrência com o marco regulatório, somado ao risco hídrico. Nesse trimestre a estiagem já fez estrago. Ainda assim, estou pensando em abrir posição.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 17, 2020 19:55:57 GMT -3.5
E Sanepar não sai do lugar. Seria pelo forte volume investimentos em detrimento dividendos? Ou estão precificando risco político? Marco regulatório ao mesmo tempo que traz concorrência pode abrir perspectivas de futura privatização. Independente disso, reajustes tarifários mostram boa rentabilidade. Minha conta de água mostra bem isso. Imagino que seja a junção da possível concorrência com o marco regulatório, somado ao risco hídrico. Nesse trimestre a estiagem já fez estrago. Ainda assim, estou pensando em abrir posição. Bem lembrado, estiagem está forte mesmo.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 18, 2020 15:34:17 GMT -3.5
Nunca reservatórios estiveram tão baixos: ri.sanepar.com.br/divulgacao-e-resultados/niveis-das-barragens/Nem crise hídrica 2014/2015 que bateu mais forte SP e MG. Aqui não sei qual nível crítico ou se está perto volume morto. Mas em teoria a 5 caiu pouco até. Queria aumentar posição mas já estou acreditando nos 4 novamente.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2020 11:24:34 GMT -3.5
Hoje SAPR3 esta subindo mais de 10%, enquanto SAPR4 está parada. Em 1 mês SAPR3 subiu 20% em relação a SAPR4 (com a alta concentrada nessa alta de hoje e na alta do dia 22/12). Acho que isso é uma boa oportunidade de arbitragem. Não é uma correção de SAPR3, pois qualquer horizonte de tempo que se olhe, a valorização de SAPR3 acumulada é de cerca de 20%, que é exatamente essa alta dos últimos dias. Acho que é uma oportunidade de arbitragem possível porque a maioria dos investidores institucionais olha para SAPR11 (unit) e tenta apenas arbitrar a unit contra os ativos fundamentais (SAPR3 e SAPR4), mas ninguém com muito recurso percebeu, ainda, que dá para arbitrar SAPR3 (short) contra SAPR4 (long).
P.S.: Também deve ajudar no surgimento dessa oportunidade de arbitragem o fato de estar num período em que muitos gestores estão de férias, e mesmo alguns investidores pessoa física mais relevantes no mercado.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 28, 2020 18:30:22 GMT -3.5
Hoje SAPR3 esta subindo mais de 10%, enquanto SAPR4 está parada. Em 1 mês SAPR3 subiu 20% em relação a SAPR4 (com a alta concentrada nessa alta de hoje e na alta do dia 22/12). Acho que isso é uma boa oportunidade de arbitragem. Não é uma correção de SAPR3, pois qualquer horizonte de tempo que se olhe, a valorização de SAPR3 acumulada é de cerca de 20%, que é exatamente essa alta dos últimos dias. Acho que é uma oportunidade de arbitragem possível porque a maioria dos investidores institucionais olha para SAPR11 (unit) e tenta apenas arbitrar a unit contra os ativos fundamentais (SAPR3 e SAPR4), mas ninguém com muito recurso percebeu, ainda, que dá para arbitrar SAPR3 (short) contra SAPR4 (long).
P.S.: Também deve ajudar no surgimento dessa oportunidade de arbitragem o fato de estar num período em que muitos gestores estão de férias, e mesmo alguns investidores pessoa física mais relevantes no mercado.
Só sei que dancei nessa. Tinha 10k SAPR3 comprada PM 5,20, zerei posições na bolsa e deixei só POMO3 que não anda. Alvo inicial era exatamente os 7. Dava pra ter deixado exatamente essa posição.
|
|
|
Post by lucfig on Dec 28, 2020 21:40:16 GMT -3.5
Já troquei SAPR4 por 3 e vice versa umas 3 vezes. Durante o ano de 2019 inteiro, a 3 tinha um valor de mercado bem superior à 4. A partir de dezembro daquele ano a 4 ultrapassou a 3. A partir de março, elas vem andando lado a lado novamente. Hoje eu comprei SAPR4 mas sem me desfazer da 3 ainda.
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 28, 2020 22:19:11 GMT -3.5
Já troquei SAPR4 por 3 e vice versa umas 3 vezes. Durante o ano de 2019 inteiro, a 3 tinha um valor de mercado bem superior à 4. A partir de dezembro daquele ano a 4 ultrapassou a 3. A partir de março, elas vem andando lado a lado novamente. Hoje eu comprei SAPR4 mas sem me desfazer da 3 ainda. Eu hoje vendi metade da SAPR3 que tinha com PM de R$ 6,79 e comprei duas vezes (em número de ações) SAPR4 com PM de R$ 5,39. Vamos ver se funciona.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Dec 29, 2020 20:30:53 GMT -3.5
Já troquei SAPR4 por 3 e vice versa umas 3 vezes. Durante o ano de 2019 inteiro, a 3 tinha um valor de mercado bem superior à 4. A partir de dezembro daquele ano a 4 ultrapassou a 3. A partir de março, elas vem andando lado a lado novamente. Hoje eu comprei SAPR4 mas sem me desfazer da 3 ainda. Eu hoje vendi metade da SAPR3 que tinha com PM de R$ 6,79 e comprei duas vezes (em número de ações) SAPR4 com PM de R$ 5,39. Vamos ver se funciona. 5,39 é exato meu pm na sapr4, pelo jeito fica quietinha
|
|
|
Post by Claudio66 on Dec 29, 2020 21:38:16 GMT -3.5
Saiu decisão sobre a tarifa. Aparentemente não foi satisfatória, pois: 1. o reajuste para 05/02/2021, de 5,11% ficou muito abaixo do reajuste que havia sido definido anteriormente, e que foi suspenso, de 9,62%, que deveria vigorar a partir de 31/10/2020; 2. para o próximo ciclo se está projetando uma redução de tarifa de 2,59% sobre o preço que vigorará a partir de 05/02/2021. Vamos ver como os preços das ações reagem amanhã. Uma coisa que eu pensei é que a alta de SAPR3 pode ter sido um pump and dump para desovar SAPR4, por alguém com informação privilegiada. De fato, o volume de negociação de SAPR4 subiu bastante em relação à média dos 10 dias de negociação anteriores, o que não seria esperado entre os feriados de Natal e Reveillon. G1 - Reajuste de 9,62% na tarifa de água no Paraná é suspenso temporariamente
|
|
|
Post by Claudio66 on Jan 4, 2021 8:06:25 GMT -3.5
|
|