Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Mar 17, 2016 17:40:05 GMT -3.5
Ainda não consegui ver direito, só bem por alto o consolidado anual (que diabos a bovespa fez com o site???). A dívida da Sanepar também me preocupa. Não que ela seja alta, mas aumentou muito nos últimos tempos. Como a empresa está fazendo investimentos por conta de acordos com algumas prefeituras isso se justifica, mas vamos acompanhar. O lucro veio bom, como teve reajuste agora espero que 2016 venha melhor ainda. Eu vejo a empresa assim: muito descontada, se não acontecer nenhuma tragédia vai continuar pagando bons dividendos. O problema é que a chance de estarem escondendo algo no balanço é razoável e se isso for verdade quando a gente perceber vai ser tarde. Por isso não comprei tanto assim. Vocês que acompanham o ativo estão por dentro dos dividendos? O Fundamentus dá um dy de 17,3% . Eu acho um pouco suculento demais e sempre desconfio desses dys muito altos. É isso mesmo. A empresa tem mantido estáveis os lucros e consequentemente os dividendos. Como a cotação caiu muito, o dy ficou em um patamar bem alto. Mas é o que eu tinha postado hoje: se não acontecer nenhuma tragédia vai continuar pagando bons dividendos mas se essa tragédia vier vai ser rápido e a porrada vai ser forte. É só ver o que aconteceu com o lucro e consequentemente dividendos da Sabesp e Copasa recentemente. O lucro despencou rapidamente. Se isso acontece aqui que tem menos liquidez a cotação vai cair absurdamente. Esse risco está refletido no preço e no dy atrativo.
|
|
|
Post by cadu28 on Mar 17, 2016 18:42:29 GMT -3.5
Não entendo porque com alguns usuário não funciona o @ Estranho mesmo, tentei aqui e tb não foi. Pode ser por causa do ~ EDIT: é isso mesmo, escreve o @ seguido pelo nome do sultao, sem o ~ teste: Sultão do Swing
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 17, 2016 19:05:28 GMT -3.5
Não entendo porque com alguns usuário não funciona o @ Estranho mesmo, tentei aqui e tb não foi. Pode ser por causa do ~ EDIT: é isso mesmo, escreve o @ seguido pelo nome do sultao, sem o ~ teste: Sultão do Swing Tem um botão com a imagem , podem utilizar ele para escolher o usuário. Caso contrário, o texto que segue depois do "@" não é o mesmo texto que vocês leem em azul no post, tem a ver com que o nome do usuário pode ser diferente que o nickname. Para ver o nome real podem fazer "quote" e ver que aparece depois do author= para ver o que devem botar depois do @. Por exemplo no meu caso @ + admin = Potuze no sultao @ + sultao = Sultão do Swing
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 17, 2016 20:41:20 GMT -3.5
É isso mesmo. A empresa tem mantido estáveis os lucros e consequentemente os dividendos. Como a cotação caiu muito, o dy ficou em um patamar bem alto. Mas é o que eu tinha postado hoje: se não acontecer nenhuma tragédia vai continuar pagando bons dividendos mas se essa tragédia vier vai ser rápido e a porrada vai ser forte. É só ver o que aconteceu com o lucro e consequentemente dividendos da Sabesp e Copasa recentemente. O lucro despencou rapidamente. Se isso acontece aqui que tem menos liquidez a cotação vai cair absurdamente. Esse risco está refletido no preço e no dy atrativo. Só agora eu percebi que nem tinha o ativo no meu Profitchart. Estava completamente fora do meu radar. "Tragédia" é palavra forte. No caso da Sabesp eu fiquei pensado se tudo não estava sendo causado pela estiagem ("El Niño"). Confirmando-se ser sazonalidade, aquele que conhece bem o ativo pode entrar com razoável margem de segurança. Os gráficos no Fundamentus não indicam nada de anormal, pelo contrário, comparando com o que temos visto em outros ativos tudo parece estar indo bem...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 3, 2016 19:10:03 GMT -3.5
Resultado 2T16Normalmente divulgava na sexta, mas como o resultado foi bom, adiantaram. Parabéns Neymar!
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 3, 2016 20:06:59 GMT -3.5
Resultado 2T16Normalmente divulgava na sexta, mas como o resultado foi bom, adiantaram. Parabéns Neymar ! Valeu! Parabéns pra voce também sócio! Mercado estava penalizando demais a empresa. Apanhou como se tivesse os mesmos problemas da Sabesp e Copasa. No fim as duas estão melhorando os resultados e aqui nem chegou a ter problema. Foi bom que consegui comprar uma empresa com boa perspectiva de pagamento de dividendos por um belo preço. Bom resultado. Receita veio boa conforme esperado e os custos estão ok. Vamos acompanhar o financeiro, acho que tem espaço para melhorar.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 4, 2016 0:28:18 GMT -3.5
Resultado 2T16Normalmente divulgava na sexta, mas como o resultado foi bom, adiantaram. Parabéns Neymar ! Valeu! Parabéns pra você também sócio! Mercado estava penalizando demais a empresa. Apanhou como se tivesse os mesmos problemas da Sabesp e Copasa. No fim as duas estão melhorando os resultados e aqui nem chegou a ter problema. Foi bom que consegui comprar uma empresa com boa perspectiva de pagamento de dividendos por um belo preço. Bom resultado. Receita veio boa conforme esperado e os custos estão ok. Vamos acompanhar o financeiro, acho que tem espaço para melhorar. Parabéns, realmente. Bela rentabilidade no período. O mercado premia aqueles que fazem o dever de casa.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 4, 2016 6:44:28 GMT -3.5
Valeu! Parabéns pra você também sócio! Mercado estava penalizando demais a empresa. Apanhou como se tivesse os mesmos problemas da Sabesp e Copasa. No fim as duas estão melhorando os resultados e aqui nem chegou a ter problema. Foi bom que consegui comprar uma empresa com boa perspectiva de pagamento de dividendos por um belo preço. Bom resultado. Receita veio boa conforme esperado e os custos estão ok. Vamos acompanhar o financeiro, acho que tem espaço para melhorar. Parabéns, realmente. Bela rentabilidade no período. O mercado premia aqueles que fazem o dever de casa.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 4, 2016 6:45:41 GMT -3.5
Espetáculo de resultado. Estava tentado a realizar na faixa dos R$ 6,00. Mas, com esse resultado, não dá não. Merece pelo menos uns R$ 10,00.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Aug 23, 2016 11:37:36 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 27, 2016 8:03:17 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 27, 2016 9:54:16 GMT -3.5
Será que isso é bom? Não entendo a operação. Porém, mesmo assim, não me afeta mais pois já sai, não sou mais sócio. Outros planos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 27, 2016 10:43:37 GMT -3.5
Será que isso é bom? Não entendo a operação. Porém, mesmo assim, não me afeta mais pois já sai, não sou mais sócio. Outros planos. A menos que eu esteja deixando algo passar, não me parece haver nada muito diferente nesta operação: O estado está quebrado, precisa levantar recursos e decidiu vender parte das ONs, permanecendo como controlador. Só isso. Na teoria, as únicas mudanças efetivas que enxergo são: (a) maior liquidez das ONs e, (b) em virtude da menor participação do Estado, um aumento do risco de o controlador usar a empresa para outros fins que não a busca de lucro. Na prática, porém, não vejo grandes transformações, pois acredito que o risco mencionado no item (b) é sempre elevado em empresas estatais, independentemente de qual seja a participação do controlador.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 27, 2016 11:15:34 GMT -3.5
Será que isso é bom? Não entendo a operação. Porém, mesmo assim, não me afeta mais pois já sai, não sou mais sócio. Outros planos. A menos que eu esteja deixando algo passar, não me parece haver nada muito diferente nesta operação: O estado está quebrado, precisa levantar recursos e decidiu vender parte das ONs, permanecendo como controlador. Só isso. Na teoria, as únicas mudanças efetivas que enxergo são: (a) maior liquidez das ONs e, (b) em virtude da menor participação do Estado, um aumento do risco de o controlador usar a empresa para outros fins que não a busca de lucro. Na prática, porém, não vejo grandes transformações, pois acredito que o risco mencionado no item (b) é sempre elevado em empresas estatais, independentemente de qual seja a participação do controlador. Essa última matéria do valor não dá detalhes de como seria esse "re-IPO", mas não acredito que seja apenas uma venda das ON, o que já estava em pauta faz tempo. Pode haver uma capitalização, o que pode ser bom para os acionistas se for dado um bom desconto para eles na subscrição. Também veria com bons olhos converter ONS e PNS em units, já que a liquidez das ON é pequena (mas acho difícil). Mas o que me faz ter uma expectativa boa é que a ação está subindo com volume. Dia 21 por exemplo subiu com um volume bem acima da média. Isso me leva a crer que vai ser bom para quem está posicionado.
|
|
|
Post by Minkowski on Sept 27, 2016 11:29:53 GMT -3.5
A Assembléia Legislativa do Paraná autorizou a operação desde que o preço seja pelo menos 10% acima do Valor Patrimonial. Se realmente sair negócio nessa casa pode levar a uma reprecificação do ativo, que hoje negocia a P/VP 0,92. No entanto com essas altas recentes já dá vontade de vender, Yield não está tão atrativo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 28, 2016 21:12:14 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 19, 2016 7:38:20 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 19, 2016 7:52:46 GMT -3.5
"O preço por ação deverá ser superior ao valor patrimonial das ações de emissão da companhia". Tão de sacanagem, até ontem a empresa tava sendo negociada a 0,3 P/VP!!! Uma emissão dessa tem que ser no máximo 0,9 P/VP.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 19, 2016 9:12:01 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 19, 2016 10:44:03 GMT -3.5
É que o governo do Paraná, a exemplo de outros, está com problema de caixa. Esse é o tipo de medida desesperada de curto prazo que é ruim no longo prazo. O melhor para o governo e para os acionistas pensando no longo prazo seria transformar tudo em units e assim melhorar liquidez e governança. Todo mundo sairia ganhando. Mas infelizmente não obrigamos nossos governantes a pensar além do curto prazo. Vendi metade da minha posição, ainda tenho bastante mas penso em vender depois dessa assim que a proposta ficar mais clara.
|
|