rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 9, 2021 8:53:25 GMT -3.5
Qual é a situação que preocupa da folha de pagamento do BBAS? Ficou ambíguo. A intenção foi dizer que brsr assim como bbas estão baratos. Bancos, em geral, estão baratos. Mesmo BBDC e ITUB estão negociando abaixo de seus múltiplos históricos. Mercado está dando um desconto grande por causa do medo das fintechs. Outros bancos médios, como BMG e ABCB estão com múltiplos próximos de BRSR. Considerando que alguns deles tem histórico consistente, por que escolher justamente os públicos, tão sujeitos a ingerências políticas, como é o caso dessa renegociação do contrato da folha de pagamento?
|
|
|
Post by wizardhsc on Apr 9, 2021 9:03:15 GMT -3.5
Ficou ambíguo. A intenção foi dizer que brsr assim como bbas estão baratos. Bancos, em geral, estão baratos. Mesmo BBDC e ITUB estão negociando abaixo de seus múltiplos históricos. Mercado está dando um desconto grande por causa do medo das fintechs. Outros bancos médios, como BMG e ABCB estão com múltiplos próximos de BRSR. Considerando que alguns deles tem histórico consistente, por que escolher justamente os públicos, tão sujeitos a ingerências políticas, como é o caso dessa renegociação do contrato da folha de pagamento? Concordo. Ainda assim, penso em após a cisão da XP, trocar ITUB por BBAS.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Apr 9, 2021 9:36:55 GMT -3.5
Não com os mesmos múltiplos de BRSR6.
E, o Rogerdff falou em cair para a faixa dos 5,xx. Nessa faixa, dos R$ 12,00, vou ficar, por ora, com minhas 30.000 ações.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 9, 2021 9:55:26 GMT -3.5
Não com os mesmos múltiplos de BRSR6. Qual múltiplo está considerando? P/VPA? Se for, cuidado. Estatal costuma ter muita porcaria como ativo no balanço. Três exemplos que me vêm rapidamente à cabeça: 1) A CEF é dona de boa parte do Parque do Povo em SP (a outra parte pertence ao INSS). Ativo caríssimo cedido (direito de superfície) gratuitamente para a Prefeitura de São Paulo por 100 anos. 2) por volta de 2008, Sabesp comprou um monte de terrenos para a prefeitura de São paulo fazer parques, sob o pretexto de "preservar a qualidade das águas da cidade" 3) o Bacen é dono de um clube de campo na beira da represa Guarapiranga que é utilizado por uma associação de funcionários. Até recentemente, o próprio Bacen nao sabia que tinha esse terreno. Pouquíssimo provável que Banrisul (ou qualquer outra estatal) não tenha ativos parecidos em seu balanço.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Apr 10, 2021 15:09:45 GMT -3.5
Não dou a mínima importância para VP. Me interessa o lucro. Só no 4T, BRSR6 deu quase 5% do valor patrimonial. Mas, gente, não estou querendo convencer ninguém a comprar o papel. Só falei que, nas atuais circunstâncias, se BRSR6 caísse para próximo de 5, eu vou colocaria todo meu dinheiro nele.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 11, 2021 7:57:11 GMT -3.5
Não dou a mínima importância para VP. Me interessa o lucro. Só no 4T, BRSR6 deu quase 5% do valor patrimonial. Mas, gente, não estou querendo convencer ninguém a comprar o papel. Só falei que, nas atuais circunstâncias, se BRSR6 caísse para próximo de 5, eu vou colocaria todo meu dinheiro nele. Só para registrar: 1) de minha parte, também não estou tentando convencer ninguém a não comprar. Você tem um histórico muito bom de grandes acertos. Seria mais inteligente de minha parte copiar suas posições do que perder tempo tentando convencê-lo a não fazer algo 2) BRSR está barata. Meu ponto é apenas que outros bancos médios também estão. 3) não acredito que ação chegará em R$5,xx. Isso é menos do que o fundo do poço da Dilma. Se, porém, chegar lá, pode ter certeza que estarei ao seu lado enchendo o carrinho. 4) uma pequena correção: lucro do 4T20 é próximo de 5% do valor de mercado do banco, mas apenas 2,5% do valor patrimonial.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 19, 2021 12:30:27 GMT -3.5
Não dou a mínima importância para VP. Me interessa o lucro. Só no 4T, BRSR6 deu quase 5% do valor patrimonial. Mas, gente, não estou querendo convencer ninguém a comprar o papel. Só falei que, nas atuais circunstâncias, se BRSR6 caísse para próximo de 5, eu vou colocaria todo meu dinheiro nele. Só para registrar: 1) de minha parte, também não estou tentando convencer ninguém a não comprar. Você tem um histórico muito bom de grandes acertos. Seria mais inteligente de minha parte copiar suas posições do que perder tempo tentando convencê-lo a não fazer algo 2) BRSR está barata. Meu ponto é apenas que outros bancos médios também estão. 3) não acredito que ação chegará em R$5,xx. Isso é menos do que o fundo do poço da Dilma. Se, porém, chegar lá, pode ter certeza que estarei ao seu lado enchendo o carrinho. 4) uma pequena correção: lucro do 4T20 é próximo de 5% do valor de mercado do banco, mas apenas 2,5% do valor patrimonial.
Rst, pode ser muito bem que o Marcos tenha acertado mais uma, especificamente hoje, o ativo está mostrando reação
Entre o "não comprar nada" e "encher o carrinho", existe um leque de gradações. No meu ver pessoal, arriscar uma pequena quantia, uma fração pequena do nosso patrimônio financeiro e ganhar algo não tem nada de errado. Vou decidir hoje se abro uma
micro posição aqui
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 12, 2021 20:28:29 GMT -3.5
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Aug 31, 2021 21:33:15 GMT -3.5
Banrisul pagará R$ 105 milhões em juros sobre o capital próprio O Banrisul (BRSR6) aprovou o pagamento de R$ 105 milhões em juros sobre o capital próprio, mostra documento enviado ao mercado nesta terça-feira (31). Segundo o documento, o valor por ação é de R$ 0,25701429 para cada papel ordinário, R$ 0,25701429 cada ação preferencial classe A e R$ 0,25701429 por ação preferencial classe B, a ser pago em 28 de setembro. A partir de 3 de setembro, os papéis passarão a ser negociados “ex-direito”. O banco mais barato? As ações do Banrisul foram consideradas as mais baratas da cobertura do Safra, revela relatório enviado a clientes e obtido pelo Money Times. Pelos cálculos dos analistas Luis F. Azevedo e Silvio Dória, os papéis do banco gaúcho negociam a 5 vezes o preço sobre o lucro contra 15,8 vezes da média do setor. www.moneytimes.com.br/banrisul-pagara-r-31-milhoes-em-juros-sobre-o-capital-proprio/
|
|
|
Post by rogerdff on Sept 3, 2021 12:15:11 GMT -3.5
Acabei voltando hoje aqui e BBAS3.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Sept 13, 2021 21:11:35 GMT -3.5
Continua empacada nos 12 reais. Mas, já pagou uns R$ 0,80 este ano em dividendos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 16, 2021 14:43:59 GMT -3.5
Quem está acompanhando esta aqui? A última menção que lembro foi do Marcos e segundo eu lembro os fundamentos estavam bons
Pois ela está literalmente a níveis de crash
Confesso que ainda não li os resultados mas por essa notícia aqui parece estar tudo bem
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 17, 2021 7:32:32 GMT -3.5
Quem está acompanhando esta aqui? Quanto mais passa o tempo, maior meu repúdio ao investimento em estatais. Isso não quer dizer que, ao preço certo, não possa comprar um pouco. Essa aqui está começando a entrar no radar, mas vou esperar cair mais um pouco porque: 1) é estatal; 2) ano que vem tem eleição e o atual governador não deve disputar a reeleição (=mudanças a vista); 3) outros bancos também estão baratos, ainda que não tão baratos; 4) não tenho tanto dinheiro em caixa para aproveitar todas as oportunidades que pouco a pouco estão surgindo. Se quisesse comprar um pouco de cada, teria que vender outras posições, o que nunca me agrada (mas provavelmente terei que fazer).
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 17, 2021 8:04:51 GMT -3.5
Quem está acompanhando esta aqui? Quanto mais passa o tempo, maior meu repúdio ao investimento em estatais. Isso não quer dizer que, ao preço certo, não possa comprar um pouco. Essa aqui está começando a entrar no radar, mas vou esperar cair mais um pouco porque: 1) é estatal; 2) ano que vem tem eleição e o atual governador não deve disputar a reeleição (=mudanças a vista); 3) outros bancos também estão baratos, ainda que não tão baratos; 4) não tenho tanto dinheiro em caixa para aproveitar todas as oportunidades que pouco a pouco estão surgindo. Se quisesse comprar um pouco de cada, teria que vender outras posições, o que nunca me agrada (mas provavelmente terei que fazer). Baseado no preço do setor, fica difícil justificar investimento aqui. BBDC está a 6xll. BBAS 5xll. Aqui precisa chegar ao menos a 4xll.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Nov 17, 2021 11:43:08 GMT -3.5
Quanto mais passa o tempo, maior meu repúdio ao investimento em estatais. Isso não quer dizer que, ao preço certo, não possa comprar um pouco. Essa aqui está começando a entrar no radar, mas vou esperar cair mais um pouco porque: 1) é estatal; 2) ano que vem tem eleição e o atual governador não deve disputar a reeleição (=mudanças a vista); 3) outros bancos também estão baratos, ainda que não tão baratos; 4) não tenho tanto dinheiro em caixa para aproveitar todas as oportunidades que pouco a pouco estão surgindo. Se quisesse comprar um pouco de cada, teria que vender outras posições, o que nunca me agrada (mas provavelmente terei que fazer). Baseado no preço do setor, fica difícil justificar investimento aqui. BBDC está a 6xll. BBAS 5xll. Aqui precisa chegar ao menos a 4xll.
Não sei o porquê, mas pensei na Cemig. Aqui então é um daqueles casos em que aspectos políticos se sobrepõem aos fundamentos.
Por outro lado, pode gerar uma compra de oportunidade se, dependendo das circunstâncias, cair para níveis irrisórios. Ficar de fora e observar
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 7, 2021 13:50:29 GMT -3.5
Graficamente forte zona suporte.
10 é oportunidade ou melhor aguardar?
Múltiplos estão de graça.
Mas rompimento dessa faixa 10 abre grande espaço pra queda.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Dec 31, 2021 16:36:53 GMT -3.5
Quem está acompanhando esta aqui? Quanto mais passa o tempo, maior meu repúdio ao investimento em estatais. Isso não quer dizer que, ao preço certo, não possa comprar um pouco. Essa aqui está começando a entrar no radar, mas vou esperar cair mais um pouco porque: 1) é estatal; 2) ano que vem tem eleição e o atual governador não deve disputar a reeleição (=mudanças a vista); 3) outros bancos também estão baratos, ainda que não tão baratos; 4) não tenho tanto dinheiro em caixa para aproveitar todas as oportunidades que pouco a pouco estão surgindo. Se quisesse comprar um pouco de cada, teria que vender outras posições, o que nunca me agrada (mas provavelmente terei que fazer).
Talvez estejamos agora chegando perto do "preço certo". Todo o setor de bancos caiu, mas esta aqui caiu para perto de níveis históricos
Pelo Status, o dy dela agora seria de 9,88%. O problema é que a maioria dos proventos é JCP
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 3, 2022 10:00:28 GMT -3.5
Meio a contragosto, por se tratar de uma Estatal, aporte do mês veio para cá.
Minha primeira opção era GUAR3, mas a maldita resolveu disparar quase 40% do fundo de janeiro para cá.
Racional do investimento: - é estatal mas está muito barata, justificando o risco; - Com o Eduardo Leite sendo alijado da disputa presidencial, há uma chance de se reeleger (ou eleger um sucessor, já que ele é contra reeleição e já afirmou que não disputará a próxima). Não é algo bom ou ruim, o importante, sob a perspectiva do investidor, é que isso representa um risco menor (mas ainda existente) de surpresas, como as propostas marotas de renegociação desfavorável de contratos feitos pela anterior gestão.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 3, 2022 11:54:27 GMT -3.5
Meio a contragosto, por se tratar de uma Estatal, aporte do mês veio para cá. Minha primeira opção era GUAR3, mas a maldita resolveu disparar quase 40% do fundo de janeiro para cá. Racional do investimento: - é estatal mas está muito barata, justificando o risco; - Com o Eduardo Leite sendo alijado da disputa presidencial, há uma chance de se reeleger (ou eleger um sucessor, já que ele é contra reeleição e já afirmou que não disputará a próxima). Não é algo bom ou ruim, o importante, sob a perspectiva do investidor, é que isso representa um risco menor (mas ainda existente) de surpresas, como as propostas marotas de renegociação desfavorável de contratos feitos pela anterior gestão. Acho que em algum momento não muito distante vou aportar em algum banco público também. Fico em dúvida entre essa e BBAS3. Acho ambas boas escolhas no valuation atual, mas vejo um desconto maior aqui x algumas vantagens competitivas de BBAS3, como a carteira agro e capilaridade.
Por que preferiu aqui ao invés de BBAS3? Desconto maior?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Feb 3, 2022 14:57:41 GMT -3.5
Por que preferiu aqui ao invés de BBAS3? Desconto maior? A resposta sincera é que não cheguei a pensar em BBAS3. Olhei apenas para BRSR6 e achei uma opção interessante, sem comparações relativas. Tentando justificar minha decisão a posteriori: (a) ambos são públicos e só os compraria com um grande desconto. Nesse ponto empatam; (b) BB tem abrangência nacional, serviços mais diversificados e é um bom negócio. Apesar de BRSR ser um banco médio, tem relevância em sua região e compete em pé de igualdade com os grandes. Aqui, de fato, há uma vantagem para BB, mas não a considero tão grande; (c) Há uma chance razoável de ano que vem o controle do BB ser exercido pelo PT. BRSR possivelmente será comandado por PSDB ou PMDB. Nenhum é confiável, mas, dentre todas essas possibilidades, PT é disparado a pior. Ponto para BRSR; (d) Considerando múltiplos como P/L e P/VPA (com todas suas limitações, em especial no tocante à baixa confiabilidade do VPA de estatais), BRSR está mais barato; (e) tenho uma posição antiga em BB. Como ela atravessou os anos Dilma, não me trouxe muitas alegrias, ainda que tenha recebido bons dividendos ao longo de todo o período. Há um fator psicológico que me impele a não aumentar posição ("depois de tantos dissabores vou colocar mais dinheiro nessa m...?"). BRSR ainda estou "virgem" de decepções.
|
|