Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 18, 2024 9:27:41 GMT -3.5
Olhando para abrir posições e reconfigurar minha carteira de RV esses dias. Realmente um pouco perdido pois não estou acompañando as empresas devidamente. Por defeito aportaria na VALE, mas está tenso para comprar neste suporte, com todo o noticiario chinês preto e o balanço da companhia em queda. Em principio talvez eu aguarde umas semanas para ver se continua em queda. Devo vender Eucatex que agora ficou sendo 30% da minha carteira, mas realmente não faço ideia de qué comprar. Até o Tesouro direto está tenso com todos os títulos já precificando queda na SELIC. Quase comprei TD SELIC, mas decidi ir com IPCA e monitorar os juros para trocar por SELIC.
Enfim, pelo jeito parece que vou ir com SMAL11 simplesmente, liquidei uma posição grande em crypto e devo dobrar o valor da minha carteira em RV atual, por isso é que estou muito reticiente.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 18, 2024 9:49:18 GMT -3.5
Olhando para abrir posições e reconfigurar minha carteira de RV esses dias. Realmente um pouco perdido pois não estou acompañando as empresas devidamente. Por defeito aportaria na VALE, mas está tenso para comprar neste suporte, com todo o noticiario chinês preto e o balanço da companhia em queda. Em principio talvez eu aguarde umas semanas para ver se continua em queda. Devo vender Eucatex que agora ficou sendo 30% da minha carteira, mas realmente não faço ideia de qué comprar. Até o Tesouro direto está tenso com todos os títulos já precificando queda na SELIC. Quase comprei TD SELIC, mas decidi ir com IPCA e monitorar os juros para trocar por SELIC. Enfim, pelo jeito parece que vou ir com SMAL11 simplesmente, liquidei uma posição grande em crypto e devo dobrar o valor da minha carteira em RV atual, por isso é que estou muito reticiente. Acabei comprando umas 1000 cotas de SMAL11, mais 1000 VALE3, coloquei uma OV de 1000EUCA justo abaixo dos 20K issentos do mês, e vou perder algum tempo estudando onde alocar o resto, realmente não estou nem ai para seguir a bolsa de perto e provavelmente acabe alocando em alguma que pague bons dividendos, problema é que bancos estão sobre valorizados a meu ver, talvez eu aumente posição em SLCE
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2024 7:08:21 GMT -3.5
Olhando para abrir posições e reconfigurar minha carteira de RV esses dias. Realmente um pouco perdido pois não estou acompañando as empresas devidamente. Por defeito aportaria na VALE, mas está tenso para comprar neste suporte, com todo o noticiario chinês preto e o balanço da companhia em queda. Em principio talvez eu aguarde umas semanas para ver se continua em queda. Devo vender Eucatex que agora ficou sendo 30% da minha carteira, mas realmente não faço ideia de qué comprar. Até o Tesouro direto está tenso com todos os títulos já precificando queda na SELIC. Quase comprei TD SELIC, mas decidi ir com IPCA e monitorar os juros para trocar por SELIC. Enfim, pelo jeito parece que vou ir com SMAL11 simplesmente, liquidei uma posição grande em crypto e devo dobrar o valor da minha carteira em RV atual, por isso é que estou muito reticiente. Acabei comprando umas 1000 cotas de SMAL11, mais 1000 VALE3, coloquei uma OV de 1000EUCA justo abaixo dos 20K issentos do mês, e vou perder algum tempo estudando onde alocar o resto, realmente não estou nem ai para seguir a bolsa de perto e provavelmente acabe alocando em alguma que pague bons dividendos, problema é que bancos estão sobre valorizados a meu ver, talvez eu aumente posição em SLCE
Estou bem na dúvida se os bancos estão tão caros assim. O gráfico do IFNC (corrigi agora) sugere isso só que se a gente for olhar indidualmente a gente constata que:
BBAS3 - a cotação atual é de 55,64. O VPA está em 57,11. Está sendo negociada quase que pelo valor patrimonial
iTUB4 - cotação 34,44. VPA é de 18,62. Claramente cara em relação ao valor patrimonial. Mas quem observou o mercado notou que o Itaú está
obtendo resultados constantemente melhores que o Bradesco
BBDC4 - cotação 14,14. VPA 15,15. O mercado sempre exagera e com os últimos resultados do Bradesco a ação está sendo negociada abaixo do seu valor
Uma visão alternativa sua sobre o valor desses ativos seria, claro, bem-vinda
De minha parte, sempre privilegio ativos bons pagadores de dividendos. Acredito que o melhor seria esperar um acontecimento que desse um susto no mercado.
Comprar BBAS3 com desconto em relação ao valor + dividendos me parece uma boa proposição. Mas na cotação atual não compro nenhuma
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 22, 2024 8:35:29 GMT -3.5
Acabei comprando umas 1000 cotas de SMAL11, mais 1000 VALE3, coloquei uma OV de 1000EUCA justo abaixo dos 20K issentos do mês, e vou perder algum tempo estudando onde alocar o resto, realmente não estou nem ai para seguir a bolsa de perto e provavelmente acabe alocando em alguma que pague bons dividendos, problema é que bancos estão sobre valorizados a meu ver, talvez eu aumente posição em SLCE
Estou bem na dúvida se os bancos estão tão caros assim. O gráfico do IEEX sugere isso só que se a gente for olhar indidualmente a gente constata que:
BBAS3 - a cotação atual é de 55,64. O VPA está em 57,11. Está sendo negociada quase que pelo valor patrimonial
iTUB4 - cotação 34,44. VPA é de 18,62. Claramente cara em relação ao valor patrimonial. Mas quem observou o mercado notou que o Itaú está
obtendo resultados constantemente melhores que o Bradesco
BBDC4 - cotação 14,14. VPA 15,15. O mercado sempre exagera e com os últimos resultados do Bradesco a ação está sendo negociada abaixo do seu valor
Uma visão alternativa sua sobre o valor desses ativos seria, claro, bem-vinda
De minha parte, sempre privilegio ativos bons pagadores de dividendos. Acredito que o melhor seria esperar um acontecimento que desse um susto no mercado.
Comprar BBAS3 com desconto em relação ao valor + dividendos me parece uma boa proposição. Mas na cotação atual não compro nenhuma
Bradesco é supostamente a empresa boa que está em uma fase ruim. Em razão disso, está sendo negociada com um grande desconto. Claro que há dúvida se essa fase ruim é passageira ou é apenas o início de um longo processo de decadência do banco, que estaria perdendo relevância na era digital. Eu estou apostando que ele irá se recuperar e voltar a ser tão bom quanto Itaú. Até o momento, tenho errado e a cada resultado a administração joga mais para frente a normalização do ROE. Quando comecei a comprar mais intensamente, acreditava que entre 2024 e 2025 lucratividade já teria retornado para os patamares historicos. Agora, administração já está falando que isso só acontecerá em 2026. Continuo acreditando que é um investimento de bom risco x retorno,mas ele está demorando mais do que eu esperava para se provar correto.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 22, 2024 16:12:06 GMT -3.5
Acabei comprando umas 1000 cotas de SMAL11, mais 1000 VALE3, coloquei uma OV de 1000EUCA justo abaixo dos 20K issentos do mês, e vou perder algum tempo estudando onde alocar o resto, realmente não estou nem ai para seguir a bolsa de perto e provavelmente acabe alocando em alguma que pague bons dividendos, problema é que bancos estão sobre valorizados a meu ver, talvez eu aumente posição em SLCE Estou bem na dúvida se os bancos estão tão caros assim. O gráfico do IFNC (corrigi agora) sugere isso só que se a gente for olhar indidualmente a gente constata que: BBAS3 - a cotação atual é de 55,64. O VPA está em 57,11. Está sendo negociada quase que pelo valor patrimonial iTUB4 - cotação 34,44. VPA é de 18,62. Claramente cara em relação ao valor patrimonial. Mas quem observou o mercado notou que o Itaú está
obtendo resultados constantemente melhores que o Bradesco BBDC4 - cotação 14,14. VPA 15,15. O mercado sempre exagera e com os últimos resultados do Bradesco a ação está sendo negociada abaixo do seu valor Uma visão alternativa sua sobre o valor desses ativos seria, claro, bem-vinda De minha parte, sempre privilegio ativos bons pagadores de dividendos. Acredito que o melhor seria esperar um acontecimento que desse um susto no mercado.
Se você está olhando pra valor patrimonial em bancos acredito que esteja utilizando métricas erradas
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 22, 2024 20:55:45 GMT -3.5
Estou bem na dúvida se os bancos estão tão caros assim. O gráfico do IFNC (corrigi agora) sugere isso só que se a gente for olhar indidualmente a gente constata que: Se você está olhando pra valor patrimonial em bancos acredito que esteja utilizando métricas erradas
Eu utilizei simplesmente porque o Barsi o utiliza, sendo que ele é bem mas experiente. Seria melhor então o ROE, como o rst fez para avaliar o desempenho do Bradesco?
|
|
|
Post by rogerdff on Mar 22, 2024 21:08:27 GMT -3.5
Se você está olhando pra valor patrimonial em bancos acredito que esteja utilizando métricas erradas
Eu utilizei simplesmente porque o Barsi o utiliza, sendo que ele é bem mas experiente. Seria melhor então o ROE, como o rst fez para avaliar o desempenho do Bradesco?
Mas ROE tem dividir pelo P/VP pois se paga preço acima VP ROE que acaba levando é menor. BBDC3 - 9,4/0,83=11,32% BBAS3 - 20,5/0,97=21,13% ITUB3 - 18,3/1,56=11,76% "risco" estatal BB dá quase dobro retorno.
|
|
|
Post by salcedo on Mar 23, 2024 8:48:56 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Mar 23, 2024 8:49:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 23, 2024 10:49:58 GMT -3.5
Hora de fazer uma pequena contribuição galera. Eles precisam de nós e como diz no texto, a gente usa todo dia
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 23, 2024 12:14:59 GMT -3.5
Hora de fazer uma pequena contribuição galera. Eles precisam de nós e como diz no texto, a gente usa todo dia
Fiz semana passada. Assim como você, tenho doado todo ano.
|
|
|
Post by Claudio66 on Mar 25, 2024 6:37:53 GMT -3.5
Também já fiz a doação deste ano para a Wikipedia.
|
|
|
Post by ancasodi on Mar 25, 2024 9:32:14 GMT -3.5
Eu também fiz a doação! Muito importante!!
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 27, 2024 20:38:24 GMT -3.5
E o Galípolo vida loca vem aí pra arrumar essaa baderna toda.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 28, 2024 14:43:06 GMT -3.5
Também já fiz a doação deste ano para a Wikipedia.
Acabei de fazer a minha doação. Fiz através de boleto. Eles pedem o equivalente a dez dólares. Doei 500 reais.
O beneficiário no boleto aparece como "Diocal Brasil Pagamentos Ltda". Espero que seja o certo.
Ano que vem vou adotar outra maneira de doar: pretendo fazer um pagamento periódico de pequenas quantias, a serem deduzidas da minha conta.
Pretendo fazer o mesmo para o IBMEC, para ajudar a financiar bolsas de estudo para quem não tem recursos
PS Recebi um email de Mariana Iskander agradecendo a doação. Então a doação por boleto para a "Diocal Brasil Pagamentos Ltda" foi correta
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 1, 2024 8:44:53 GMT -3.5
E o Galípolo vida loca vem aí pra arrumar essaa baderna toda.
Eu não lembro exatamente onde eu li, mas a observação é válida mesmo sem saber a origem
Um brasileiro que foi estudar economia fora do país observou que só no Brasil existe a figura do "economista heterodoxo"
Em outros lugares ou você conhece Economia ou não a conhece
Todos os economistas brasileiros de algum nome do qual eu me recordo ter lido foram unânimes em dizer que o sistema de metas
inflacionárias, executado pelos Bancos Centrais, é hoje a maneira mais moderna de controlar a inflação
A melhor maneira seria através do lado fiscal, equilibrando receitas e despesas do governo, mas apesar dos aumentos na arrecadação, a despesas sempre sobem mais rápido
Essa declaração é boa porque sinaliza o que provavelmente teremos em termos de polítca econômica pela frente, confirmando que o meu hábito de ir comprando dólares não
é uma paranoia
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Apr 1, 2024 17:00:53 GMT -3.5
em relação ao post do Sultão, quero fazer algumas observações.
nos estados unidos também há impressao de dinheiro a rodo, há todo tipo de deficit e grande emissão de dinheiro. os beneficios para quem não trabalha incluindo os que não querem tabalhar são muito maiores do que no Brasil, e afetam o sistema produtivo. Isso quer dizer que não devemos dolarizar os investimentos? Não.
há infinitas maneiras de combater a inflação. A economia é uma ciencia social, então não existem regras que valem em qualquer tempo e situação. A inflação tem causas psicologias também.
vou citar uma maneira de combater inflação limitar drasticamente a oferta de emprestimos para consumo e direcionar o credito bancario para o sistema produtivo. Dosando isto ou melhor levando ao extremo dava para conseguir inflação zero com juro proximo a zero.
sobre causas psicologicas. Durante o governo Sarney houve uma reunião em algum pais da Europa, onde muitos mandatarios compareceram, a comitiva do sarney tinha 3 mil pessoas, enquanto muitos paises grandes tinham um milesimo disso. Isso pesou muito para criar inflação, porque faz pessoas perder a confiança na moeda.Se ele fosse com uma comitiva coerente e gastasse o dobro para alguma obra bem vista, digamos uma ferrovia, melhora em portos, alguma coisa moralmente defensavel, o efeito na inflação seria menor do que os gastos com a comitiva.
|
|
|
Post by salcedo on Apr 2, 2024 7:35:47 GMT -3.5
voyager, como seria isto de levar ao extremo a redução do crédito ao consumo e aumentar o crédito do sistema produtivo, se diminuo o consumo, por que as empresas teriam o interesse em produzir mais? Lembrando que ter produto parado em bodegas gera custos, ademais esta engrenagem é um pouco pesada, demora para vencer inércia.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Apr 2, 2024 16:49:33 GMT -3.5
voyager , como seria isto de levar ao extremo a redução do crédito ao consumo e aumentar o crédito do sistema produtivo, se diminuo o consumo, por que as empresas teriam o interesse em produzir mais? Lembrando que ter produto parado em bodegas gera custos, ademais esta engrenagem é um pouco pesada, demora para vencer inércia. o primeiro desafio para essa estrategia seria evitar que os bodegueiros e outros agentes economicos imediatamente fizessem um aumento sistematico generalizado em todos os preços, eles tentariam aumentar de uma só catada os preços em algo como 50%, eu suponho. quanto tempo levaria para os agentes economicos se convencerem que o juro zero ou quase não é uma oportunidade para fazer fortuna facil? isso teria que ser verificado, penso que uma semana seria o minimo. depois dessa primeira fase, é só fazer ajustes. Quero lembrar que esse tipo de alteração e também as alterações nos depositos compulsorios tem efeito forte e imediato. Caso de se dessscobrir que houve exagero, podem ser feitas correções também de efeito rapido. Bem diferente do que as altereções nas taxas de juros, que só trazem efeito em muito tempo, algo como 12 a 18 meses.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 3, 2024 16:54:34 GMT -3.5
|
|