marcos
New Member
|
Post by marcos on Oct 2, 2020 6:32:54 GMT -3.5
Você está errado Potuz. Essa empresa está com um EBIT anual de 2Bi. O que não pode, apenas, é o dólar cair muito (no que não acredito).
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 2, 2020 7:32:52 GMT -3.5
Exatamente, Marcos. Os prejuízos do passado são irrelevantes diante a imensa geração de caixa da empresa no momento. O PL (Patrimônio Líquido) da empresa multiplicou por 3 no 1S20. Pode-se argumentar que partiu de uma base muito baixa. É verdade, mas o PL voltou ao nível do Capital Social. Ou seja, só no 1S20 a empresa ganhou praticamente o mesmo valor que os fundadores aplicaram nela. Então vem o mais interessante. Estar muito endividada, com promessa de juros muito baixos por pelo menor 2 anos é uma bensão. Gera caixa em cima de um ativo que é várias vezes o valor da empresa, multiplicando a alavancando enormemente a rentabilidade do capital investido. Pode-se argumentar que isso não dura para sempre. Verdade. Mas com toda essa geração de caixa, nos próximos 2 anos a empresa poderá se desalavancar financeiramente e enfrentar a alta de juros com um balanço saudável.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 2, 2020 11:27:44 GMT -3.5
Você está errado Potuz. Essa empresa está com um EBIT anual de 2Bi. O que não pode, apenas, é o dólar cair muito (no que não acredito). Todo mico que tem uma recuperação apresenta melhoras no DRE antes que o demostrativo de patrimônio, isso não faz o meu comentário errado: a dívida da empresa é duas vezes o valor de mercado e 14 vezes o patrimônio. Eu não fiz questão de dizer se era bom o ruim investimento nesta empresa, só que não estou surpreso nem me parece muito acentuada a queda: a empresa é um mico que está apresentando melhores resultados, não deixa de ser um investimento de super alto risco, e é natural ter maiores volatilidades.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Oct 5, 2020 9:21:18 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 7, 2020 20:45:48 GMT -3.5
Você está errado Potuz. Essa empresa está com um EBIT anual de 2Bi. O que não pode, apenas, é o dólar cair muito (no que não acredito). Todo mico que tem uma recuperação apresenta melhoras no DRE antes que o demostrativo de patrimônio, isso não faz o meu comentário errado: a dívida da empresa é duas vezes o valor de mercado e 14 vezes o patrimônio. Eu não fiz questão de dizer se era bom o ruim investimento nesta empresa, só que não estou surpreso nem me parece muito acentuada a queda: a empresa é um mico que está apresentando melhores resultados, não deixa de ser um investimento de super alto risco, e é natural ter maiores volatilidades. Será que é mico?
"Segundo o relatório publicado pela Fitch, a elevação da classificação de rating da Companhia reflete seu reduzido nível de alavancagem e sólido perfil dos negócios, como efeito da consistente geração de caixa livre e forte posição de liquidez da Minerva"
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 9, 2020 7:25:48 GMT -3.5
Todo mico que tem uma recuperação apresenta melhoras no DRE antes que o demostrativo de patrimônio, isso não faz o meu comentário errado: a dívida da empresa é duas vezes o valor de mercado e 14 vezes o patrimônio. Eu não fiz questão de dizer se era bom o ruim investimento nesta empresa, só que não estou surpreso nem me parece muito acentuada a queda: a empresa é um mico que está apresentando melhores resultados, não deixa de ser um investimento de super alto risco, e é natural ter maiores volatilidades. Será que é mico? "Segundo o relatório publicado pela Fitch, a elevação da classificação de rating da Companhia reflete seu reduzido nível de alavancagem e sólido perfil dos negócios, como efeito da consistente geração de caixa livre e forte posição de liquidez da Minerva"
www.fitchratings.com/research/corporate-finance/fitch-upgrades-minerva-sa-to-bb-outlook-stable-07-10-2020E possível que chegue mesmo neste patamar. Ainda assim, quando eu vejo isto: Eu vejo um mico com um ano bom depois de uma capitalização. Prefiro estar tarde e seguro que apostar na retomada dos negócios.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 9, 2020 8:42:12 GMT -3.5
Eu vejo um mico com um ano bom depois de uma capitalização. Prefiro estar tarde e seguro que apostar na retomada dos negócios. Mesma impressão aqui. Mas o que mais me gera desconfiança é o CFO brincando de trader e sendo aplaudido por isso. Estou completamente fora.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 9, 2020 8:55:10 GMT -3.5
"A carne foi produzida pelo frigorífico Minerva, especificamente pela unidade localizada em Barretos (SP)..."
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 9, 2020 9:16:28 GMT -3.5
"A carne foi produzida pelo frigorífico Minerva, especificamente pela unidade localizada em Barretos (SP)..."
Resposta da Minerva
Minerva - Comunicado ao Mercado -
"...há uma semana, teve as suas exportações provenientes da planta de Barretos, estado de São Paulo, com destino à China suspensas..."
"A averiguação foi concluída e nada de mais grave foi identificado. Desta forma, a planta de Barretos/SP já retomou as suas atividades para exportação de carne bovina para a China."
Ou seja, Lauro Jardim publicou notícia velha quando o problema já estava resolvido. Interesses escusos?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 9, 2020 21:10:38 GMT -3.5
Resposta da Minerva Minerva - Comunicado ao Mercado -
"...há uma semana, teve as suas exportações provenientes da planta de Barretos, estado de São Paulo, com destino à China suspensas..."
"A averiguação foi concluída e nada de mais grave foi identificado. Desta forma, a planta de Barretos/SP já retomou as suas atividades para exportação de carne bovina para a China." Ou seja, Lauro Jardim publicou notícia velha quando o problema já estava resolvido. Interesses escusos?
Não que eu queira defender o idiota do Lauro Jardim, mas provavelmente a causalidade seja outra: empresa grande é confrontada com esse problema, não divulga muito a situação, chega nos ouvidos do jornalista quando já o problema foi resolvido, mas é ainda uma notícia interessante sem ter sido divulgada. Se eu fosse esse idiota eu também publicava, independentemente de interesses
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 15, 2020 19:27:47 GMT -3.5
Todo mico que tem uma recuperação apresenta melhoras no DRE antes que o demostrativo de patrimônio, isso não faz o meu comentário errado: a dívida da empresa é duas vezes o valor de mercado e 14 vezes o patrimônio. Eu não fiz questão de dizer se era bom o ruim investimento nesta empresa, só que não estou surpreso nem me parece muito acentuada a queda: a empresa é um mico que está apresentando melhores resultados, não deixa de ser um investimento de super alto risco, e é natural ter maiores volatilidades. Será que é mico?
"Segundo o relatório publicado pela Fitch, a elevação da classificação de rating da Companhia reflete seu reduzido nível de alavancagem e sólido perfil dos negócios, como efeito da consistente geração de caixa livre e forte posição de liquidez da Minerva"
Mais uma agência eleva o rating da Minerva (BEEF3).
"De acordo com o relatório publicado pela S&P, a elevação da classificação de rating da Companhia reflete sua forte posição de liquidez, a continuidade da trajetória de redução da alavancagem e o aperfeiçoamento da estrutura de capital da Minerva."
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Oct 20, 2020 8:38:28 GMT -3.5
Já eu dobrei posição aqui. Mais 5000 ações a 11,20 ontem.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Oct 20, 2020 19:45:16 GMT -3.5
O que você espera dos resultados de BEEF3, JBSS3 e MRFG3 no 3T, Claudio? Outra avalanche de dinheiro?
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 20, 2020 21:14:02 GMT -3.5
O que você espera dos resultados de BEEF3, JBSS3 e MRFG3 no 3T, Claudio? Outra avalanche de dinheiro? Eu espero um resultado bem forte, porque houve demanda, houve oferta e a taxa de câmbio esteve alta.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Oct 20, 2020 21:35:59 GMT -3.5
Pois é, mas chego a desconfiar, porque essa cotação não sai do lugar.
|
|
|
Post by Claudio66 on Oct 21, 2020 9:26:14 GMT -3.5
Pois é, mas chego a desconfiar, porque essa cotação não sai do lugar. Eu acho que são 4 fatores: - incêndios no Pantanal, com possível consequência para a produção de carne no Brasil; - aumento de preços de milho e soja, aumentando o custo de produção de animais confinados (mas os preços das carnes também estão subindo); - aumento da produção de suínos na China, que reduziria a demanda da produção dos frigoríficos brasileiros;
- questão ambiental, com venda em empresas brasileiras, particularmente aquelas que podem ser associadas com desmatamento,por fundos de investimento que querem se dizer ambientalmente e socialmente responsáveis (ESG).
Em alguns momentos o mercado só olha os fatores negativos e ignora completamente os positivos, que têm impacto muito maior.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Oct 22, 2020 19:22:56 GMT -3.5
Só isso???
|
|
|
Post by Claudio66 on Nov 3, 2020 22:58:10 GMT -3.5
Saiu o resultado. Até o resultado operacional veio em linha com o esperado. O resultado líquido veio fraco em relação do 2T20 (R$ 58 Mi contra R$ 253 Mi) essencialmente por conta de operações de hedge cambial, cujo resultado é difícil de prever. O volume de vendas (toneladas) caiu 13% em relação ao 3T19 e subiu 22% em relação ao 2T20. A receita líquida subiu 14% em relação ao 3T19 e subiu 17% em relação ao 2T20. O resultado bruto subiu 21% em relação ao 3T19, mas caiu 1% em relação ao 2T20, apesar do maior volume (pelo mesmo preço em R$) devido ao aumento do custo de produção. O resultado operacional (EBIT) subiu 18% em relação ao 3T19 e caiu 7% em relação ao 2T20. O EBITDA subiu 22% em relação ao 3T19 e caiu 6% em relação ao 2T20. Olhando o período dos 12 últimos meses, o resultado bruto subiu 28%, o EBITDA 32% e o lucro líquido reverteu um prejuízo de R$ 320 Mi para um lucro de R$ 827 Mi. O índice de endividamento Dívida Líquida / EBITDA diminuiu para 2,2. Minerva S.A. - ITR - 3T20
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Nov 4, 2020 9:25:03 GMT -3.5
Pois é, veio tudo conforme esperado, tirando o LL por conta desse HEDGE cambial.
O que me surpreende e me deixa desconfiado é ver a ação já abaixo de R$ 10,00.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Jan 15, 2021 14:00:20 GMT -3.5
Continuo desconfiado. Mas, essa semana comprei mais 5000 ações a 9,60. Agora, são 15000 ações, de 3 compras.
|
|