|
Post by jigsaw on Oct 24, 2015 10:49:04 GMT -3.5
Posts anteriores estão no antigo forum do Infomoney, no link: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=12&t=15266Nome escolhido para a nossa carteira virtual: IAFI - Índice de Análise de Fundos Imobiliários ==================================================================================== Este Tópico serve para discutirmos sobre fundos imobiliários e montarmos uma carteira teórica que seguirá as seguintes regras: - Cada participante pode escolher até 8 fundos até a abertura do primeiro pregão do mês com justificativas de cada escolha. - Será levado em consideração o preço do primeiro negócio feito com o papel no pregão e em caso de não haver negociação no dia o preço da primeira oferta de venda do book. - Em caso de empate, entre a 8 e 9 colocada por exemplo, é feita uma votação rapida entre as duas (ou mais) para ver qual vai compor a carteira. Se não der tempo p/ fazer esta votação, a empresa escolhida será aquela com maior números de votos no histórico. - Ficou estabelecido o quórum mínimo de 5 Foristas participantes para que haja uma quantidade mínima de votos representativos, caso o quórum mínimo não seja atingido, será repetida a carteira do mês anterior.- No fim do mês será levado em consideração o preço do último negócio feito com o papel no pregão e em caso de não haver negociação no dia o preço da primeira oferta de venda do book. - O peso de cada papel no Índice será ponderado pela quantidade de votos. - Serão aceitos os fundos imobiliarios que não apresentem volume médio no último mês menor que R$10k. Todos são bem vindos!!! Se alguém tiver qualquer sugestão fiquem a vontade para dizer , o espaço é democrático e toda opinião é bem vinda. Que comece a votação da IAFI - julho/2012!!! É importante destacar que estamos diante de uma CARTEIRA VIRTUAL de FII's para estudo e troca de opiniões, e as indicações aqui postadas não deve servir para tomada de decisão de nenhum investidor, para isso é preciso estudar os Fundos, avaliar de forma imparcial todas as características de cada um e principalmente ler a seção de fatores de riscos, pois ninguém deste Fórum se responsabilizará pelas perdas de terceiros.================================================================================== Ferramentas para auxilio do investidor em FII: No site da BOVESPA e da CVM há disponibilidade de todos os regulamentos e prospectos dos Fundos: [1] www.bmfbovespa.com.br/renda-variavel/ResumoFundosImobiliarios.aspx?Idioma=pt-br[2] www.cvm.gov.br/asp/cvmwww/registro/ofertas2/fundo.asp[3] cvmweb.cvm.gov.br/SWB/defaultCPublica.aspPara Infomações Técnicas, Relatórios Mensais e Demonstrações Financeiras, há os sites das administradoras: [4] www.btgpactual.com/home/AssetManagement.aspx/FundosInvestimentoImobiliario[5] www.riobravo.com.br/EstrategiasInvestimento/Paginas/InvestimentosImobiliarios.aspx[6] www.coinvalores.com.br/produtos_e_servicos/fundos_imobiliarios/sobre[7] www.citibank.com.br/investimentos/outros_investimentos.html[8] www.intrag.com.br/Fundos.aspx/Prospectos_Regulamentos[9] www.brasil.citibank.com/corporate/prospectos.html[10] www.cshg.com.br/site/publico/imob/imob.seam[11] www.xpgestao.com.br/relatorios-e-videos.aspx[12] www.oliveiratrust.com.br/portal/index.php5Há também sites especializados com muito material disponível, Fundo Imobiliário e HCi: [13] hcinvestimentos.com/fundos-imobiliarios/[14] www.fundoimobiliario.com.br/ Lembrando que todas estas ferramentas servem para agregar valor aos estudos de FIIs, e que por si só não indicam compra ou venda de ativos. ================================================================================== “Aquele investidor que fica preocupado ou até mesmo apavorado com as quedas de seus papéis na bolsa, estará transformando sua maior vantagem em sua maior desvantagem. Para este homem seria melhor que não houvesse qualquer cotação na bolsa. De maneira que não se deixasse contaminar pela angústia mental causada pelo erro de avaliação de outras pessoas.” Benjamim Graham “A maioria das pessoas se interessa pelas ações quando todos estão interessados. A hora de se interessar é quando ninguém mais está interessado. Não é possível comprar o que é popular e se dar bem.” Warren Buffett “Diversificação é uma proteção contra a ignorância e não faz muito sentido para aqueles que sabem o que estão fazendo.” Warren Buffett
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 24, 2015 10:50:18 GMT -3.5
RESUMO HISTÓRICO DO TÓPICO IAFI - Índice de Análise de Fundos Imobiliários (JUL-12 - SET-15): Nestes primeiros 38 meses do IAFI podemos demonstrar a rentabilidade no gráfico utilizado na CAFI: Apesar das quedas verificadas na carteira nos meses de SET-12 e NOV-12, a curva representativa da rentabilidade do IAFI apresentava uma tendência crescente até o mês de JUN-13, onde houve uma queda generalizada não apenas dos FII, mas também em relação aos principais índices do mercado. A partir de JAN-14 quando o acumulado do IAFI apresentou seu menor valor (6,13%), houve um período de recuperação chegando a 25,6861% em SET-14. Em DEZ-14 o Índice apresentou nova queda fechando o acumulado no 4T14 = 18,5309% frente a - 6,1931% do IFIX no mesmo período. No 1T15 nova queda do IAFI chegando a 16,8077% frente a - 5,4275% do IFIX. No 2T15 houve uma EXCELENTE recuperação da carteira passando de 16,8077% (mar-15) para 31,4340% (jun-15), sendo que o IFIX passou de -5,4275% para +2,4906% no mesmo período. No 3T15 nova queda na carteira passando de 31,4340% para 23,2858%, o IFIX também apresentou queda de +2,4906% para - 1,7228%. -> Índice rentabilidade (desde JUL-12):IAFI 23,2858% IMOB - 44,6625% IBOV -17,1002% IFIX - 1,7228%================================================================================== -> Carteira IAFI de 10/2015 (atual): 1ª - 5 votos: BBPO11 2ª - 3 votos: EDGA11B, HGLG11 E SDIL11 3ª - 2 votos: BRCR11, HGRE11, RNGO11 E XPCM11O MESMO GRÁFICO de uma forma diferente de apresentação, demonstra que a carteira superou os índices pré-estabelecidos para efeito de comparação, embora o objetivo da carteira nunca fosse superar nenhum índice do mercado financeiro: MÉDIA anual do IAFI (OUT-14 - SET-15) = 23,6959% MÉDIA durante este ano do IAFI (2015) = 25,1106% RENTABILIDADE acumulada no período = 23,2858% MAIOR RENTABILIDADE obtida (JUL-2015) = 32,5094% FIIs que obtiveram apenas 1 voto: ABCP11, EDFO11B, FAMB11B, GVFF11, MSHP11, MSLF11B, RBAG11 E WMRB11B. ================================================================================== -> Classificação geral do IAFI desde o Inicio / Votos 1- AEFI11 153 2- BRCR11 136 3- EDGA11B 107 4- HGLG11 88 5- RNGO11 73 6- XPGA11 71 7- MXRF11 70 8- FEXC11B 61 NO GRÁFICO SEGUINTE podemos verificar quais os FIIs mais votados no período: DESTAQUE PARA O AEFI com 153 votos no período, e de acordo com o ultimo relatório do gestor (REF: AGO-2015): "COMENTÁRIO DO GESTOR No mês de agosto, o fundo anunciou distribuição de rendimentos no valor de R$1,00/cota que, com o preço de fechamento da cota na BM&FBOVESPA em 31/08/2015 de R$105,00 representam um retorno bruto de 0,95%a.m., ou 11,4%a.a., sendo este valor isento de imposto de renda para as pessoasfísicas nostermos previstos em lei, e uma TIR de 12,37% a.a. desde o lançamento do fundo. O volume no mercado secundário foi de R$ 2,2 milhões, ou média diária de R$104mil na BM&FBOVESPA. Substituição de ativos (status)Conforme informado no relatório anterior, a Kroton apresentou diversas opções de ativos imobiliários à Rio Bravo e a XP Gestão vislumbrando a substituição dos imóveis do Fundo. Os trabalhos de análise da operação de substituição dos ativos do Fundo estão em andamento, os quais contemplam a seleção dos ativos, due diligence, laudos de avaliação, viabilidade financeira e jurídica da operação. O andamento do processo será divulgado nos relatórios mensais de gestão do Fundo e oportunamente poderá ser convocada assembleia geral de cotistas para tratar do assunto. Para receber os relatórios mensais dos FIIs da XP Gestão por email, cadastre-se enviando um email para: ri@xpgestao.com.br www.xpgestao.com.br/relatorios-e-videos.aspxESTE ÚLTIMO GRAFICO demonstra a participação dos Foristas e quantidade de votos: É possível verificar que houveram 331 participações, o que representa uma média de 8,275 participações por mês, com um total de 1824 votos com média de 45,60 votos mensais. Destaque positivo para o NOVO RECORDE de votação (NOV-13) com 14 Foristas e 78 votos. Destaque negativo para o mês de MAR-13 com apenas 3 participações e 20 votos. É importante destacar que no período entre AGO-14 e JAN-15 os votos foram repetidos (REF. AGO-14), em função da suspensão temporária de novas votações, por não haver novo voluntário para coordenar o Tópico, ou no caso de não haver um quórum mínimo (5 Foristas votantes) de participação.
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 24, 2015 10:56:26 GMT -3.5
Diante da queda na cotação de vários FIIs neste mês, indicarei para a carteira apenas FUNDOS DE TIJOLOS (blue-chips, mid-caps e small-caps) com 0,91% < yield <1,05%: PRSV11 MBRF11 HGLG11 HGRE11 FIIP11B BRCR11 HGBS11 FFCI11 INDICAÇÃO DE ativos de risco para o IAFI: RMG + Tx. de vacância, Dividend Yield e boa relação P/VP, buscando uma maior rentabilidade, além da diversificação interna da carteira.É importante destacar que estamos diante de uma carteira virtual de FIIs para estudo e troca de opiniões, e as indicações aqui postadas não devem servir para tomada de decisão de nenhum investidor, para isso é preciso estudar os Fundos, através da leitura dos prospectos, relatórios mensais, Demonstrações Financeiras, além da seção de fatores de riscos, pois ninguém deste Fórum se responsabilizará pelas perdas de terceiros. Saiba onde investem todos os fundos imobiliários negociados na Bovespa - InfoMoney Veja mais em: www.infomoney.com.br/onde-investir/fundos-imobiliarios/noticia/2617769/saiba-onde-investem-todos-fundos-imobiliarios-negociados-bovespa#escritorios
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 24, 2015 11:01:06 GMT -3.5
Jigsaw, Sultan, CPF, demais foristas se quiserem dar continuidade ao tópico equivalente do infomoney, a casa é de vocês. R St, agradeço pela mensagem, pensei em demorar mais algum tempo no Infomoney, pelo menos neste momento de transição, mas o ponto é que a situação por lá se tornou insustentável, os flooders invadiram até a aba de RF, que fica na parte de baixo, então estou migrando pra cá de forma antecipada, aos poucos vamos nos adaptando, mas ja percebi que o ambiente está muito bem frequentado, só tem feras por aqui, inclusive alguns Foristas antigos do Im que estavam inativos deram o ar da graça, diante disso acho até que demoramos um pouco para fazer a transferência, parabens aos idealizadores desse espaço pela iniciativa, em particular ao Potuz, grande fera no mercado acionário, com a isenção de cpf para o cadastro, acredito que possamos chegar aos 10 mil cadastrados antes mesmo do que possamos imaginar, apenas uma previsão. E a propósito, troca esse seu avatar, afinal de contas você nao tem nada a ver com essa figura, kkkkkkkk.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 24, 2015 11:41:54 GMT -3.5
Eu como voraz consumidor de FII certamente vou voltar a participar da votação aqui. Senão me engano, no falecido forum eu só participei de umas 2 ou 3 votações, e logo no começo.
|
|
|
Post by Minkowski on Oct 24, 2015 13:54:47 GMT -3.5
Meus votos aqui buscam uma carteira diversificada setorialmente e com alguma diversificação geográfica. Concentrado também em fundos sem risco iminente de vacância ou queda nos rendimentos. Os fundos e seus motivos específicos são:
AEFI11 - Praticamente um debênture de 1% a.m. corrigido pelo IPCA BBPO11 - Melhor renda no setor agora, atípico. A ser trocado por BBRC em breve FFCI11 - Multi de escritórios distribuindo a renda real, ao contrário de BRCR e HGRE FIIP11B - Atípico e com bom rendimento no setor. MBRF11 - 1% ou mais ao mês mesmo com a vacância. 1 prédio de graça. MXRF11 - Gordurinha acumulada para o fim do semestre, SPE aguardando. Desconto em relação ao VP. PQDP11 - Chegando ao fim das reformas, provável aumento da renda JSRE11B - Um pouco de CDI para tranquilizar, com desconto.
|
|
rosvd
Forista VIP
|
Post by rosvd on Oct 24, 2015 14:20:45 GMT -3.5
Vou dar meus pitacos. Preferência para os fundos que estejam pagando acima de 1%a.m.
MBRF11 - Cotação apanhou tanto que, mesmo com 21% de vacância, pagará acima de 1%a.m. EDGA11B - Cota muito desvalorizada. Andou pagando abaixo do normal devido à inadimplência de alguns inquilinos. Próximo mês virá com os atrasados. Com tudo normalizado seguirá pagando acima de 1%a.m. RNGO11 - Imóvel top com grande variedade de inquilinos e pagando em torno de 1%a.m. MXRF11 - Fundo bastante diversificado (papel + outros FII) e pagando em média acima de 1%a.m. JSRE11 - Outro que está pagando acima de 1%a.m. É basicamente um fundo de renda fixa (CRI + LCI + LCA). Muito papel indexado ao CDI, que deve permanecer alto por um bom tempo.
|
|
|
Post by cadu28 on Oct 24, 2015 16:25:57 GMT -3.5
Seguem meus votos, vou dar uma justificativa generalizada. Escolhi os 8 principais FIIs da minha carteira. Acredito que eles tenham uma boa diversificação de setor e risco, e pagam um bom DY nos patamares atuais.
MXRF11 RBVO11 FAED11B SAAG11 XPGA11 JRDM11B VRTA11 FIIP11B
Ainda faria 2 menções honrosas, que ficaram de fora dos 8 votos principais, que seriam BRCR11 e HGRE11.
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 24, 2015 17:50:35 GMT -3.5
Seguem meus votos, vou dar uma justificativa generalizada. Escolhi os 8 principais FIIs da minha carteira. Acredito que eles tenham uma boa diversificação de setor e risco, e pagam um bom DY nos patamares atuais. MXRF11 RBVO11 FAED11B SAAG11 XPGA11 JRDM11B VRTA11 FIIP11B Ainda faria 2 menções honrosas, que ficaram de fora dos 8 votos principais, que seriam BRCR11 e HGRE11. Cadu, bom retorno ao nosso humilde Tópico, a votação no antigo Forum estava muito reduzida, vamos ver se nesse novo ambiente teremos um aumento de participação.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 25, 2015 8:12:32 GMT -3.5
Vou votar tamém.
FIIP11b - tá muito barato pq vão fazer umas obrinhas de reforma de nada. Renda cheia em fevereiro de 2016; MXRF11- SPE começa a frutificar ano que vem. FFCI11 - uma queda de prováveis 5% no rendimento face a vacância, mas nem de longe merece esse preço se olharmos a situação de HGRE ou BRCR. Nesses 1,37 tá deliciosa; MBRF11 - bateram sem motivo a meu ver, fã um caldo nesses 850; CXCE11b - passou o oba-oba da renovação. Compra nos 1706 parece ser fácil.
Esses são os que estão na mira pro próximo mês.
|
|
|
Post by rodolfosrb on Oct 25, 2015 10:11:35 GMT -3.5
Jigsaw, não sei se irá se lembrar. Sou o Thor do outro fórum. Através de um post meu na cafi você iniciou a iafi. Conte comigo aqui também.
|
|
|
Post by rodolfosrb on Oct 25, 2015 10:14:53 GMT -3.5
Meus votos com base na minha carteira: agcx rbrd bbrc bbpo Edga mxrf fexc Xpcm
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 25, 2015 12:38:18 GMT -3.5
Jigsaw, não sei se irá se lembrar. Sou o Thor do outro fórum. Através de um post meu na cafi você iniciou a iafi. Conte comigo aqui também. rodolfosrb, é claro que me lembro de você, espero que neste espaço você tenha uma maior participação, a dificuldade era enorme para conseguirmos quorum mínimo (>= 5 Foristas) no antigo Forum, tinha que ter muita perseverança para manter aquele espaço, mas o pessoal daqui parece estar mais entusiasmado neste início.
|
|
|
Post by mlemos on Oct 26, 2015 14:41:23 GMT -3.5
Este tópico poderia ser fixo, não?
|
|
phalcol
New Member
Estudando!!!!!!
|
Post by phalcol on Oct 26, 2015 15:35:58 GMT -3.5
Boa Tarde
Vou dar meu voto baseado em minha carteira:
EDGA11B - A cota está bem descontada , porém os rendimentos que vem pagando compensa ter ela na carteira.
BCIA11 - Proporciona investir em vários FII, trazendo bons ganhos a carteira.
Abraço a todos
|
|
|
Post by 1wagner on Oct 26, 2015 16:00:14 GMT -3.5
Seguem meus votos para o IAFI:
AGCX - Contrato longo com a Caixa, rendendo 10% aa BBPO - Contrato longo com o BB, rendendo 11% aa EDGA - Mercado penalizou demais, rendendo mais de 12%aa, imóvel com diferencial RNGO - Mercado penalizou demais esse também, rendendo mais de 12%aa FIIP - Contratos longos, rendendo quase 12% aa RBRD - Contratos longos, e renda gorda mês que vem HGRE - Gestão Top, preço agora condizente com a renda real HGLG - Gestão Top, preço agora condizente com a renda real
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 26, 2015 16:56:07 GMT -3.5
Este tópico poderia ser fixo, não? mlemos, muito boa a sugestão, já procedemos com a fixação do Tópico para facilidade de acesso dos Foristas.
|
|
|
Post by RedBaron on Oct 26, 2015 19:56:53 GMT -3.5
Antes de votar gostaria de declarar que no momento ainda não fui as compras nos FIIs, pois me parece que ainda não sangraram o suficiente. Basta ver os preços que estes atingiram durante o stress de 2014. Também me surpreendeu a resiliência desta classe de ativos frente ao péssimo cenário que vivenciamos. Esta é a lista: EDGA RNGO HGLG HGRE PQDP BBPO AGCX SAAG KNRI
|
|
|
Post by amigoinvestidor on Oct 26, 2015 20:26:40 GMT -3.5
Seguem meus votos:
KNRI, HGLG, HGRE: fundos de gestão ativa, pra segurar até na aposentadoria.
RNGO, EDGA: bons tijolos com rendimentos acima dos pares.
BBPO, AGCX: fundos de agências mais conservadores
MXRF: diversificar a carteira com um FII de yeld atrativo e dinâmica diferente dos demais FIIs de tijolos
|
|
|
Post by jigsaw on Oct 27, 2015 8:46:25 GMT -3.5
Antes de votar gostaria de declarar que no momento ainda não fui as compras nos FIIs, pois me parece que ainda não sangraram o suficiente. Basta ver os preços que estes atingiram durante o stress de 2014. Também me surpreendeu a resiliência desta classe de ativos frente ao péssimo cenário que vivenciamos. Esta é a lista: EDGA RNGO HGLG HGRE PQDP BBPO AGCX SAAG KNRI RedBaron, antes de mais nada seja bem vindo ao nosso novo Fórum, assim como os demais participantes dessa carteira, percebi o seu interesse nesse veículo de investimento (inclusive nos auxiliou aqui criando alguns Tópicos), mas me surpreendi que ainda não foi as compras nos FIIs, poderia desenvolver um pouco mais a respeito do assunto, pois esssa questão de nao sangrarem o suficiente me pareceu que você acredita que as cotações podem cair ainda mais, você nao costuma adotar a estratégia de compras constantes, na sua opinião quais vantagens e desvantagens que você enxerga nos FIIs, quais classes de ativos ou investimentos você mantem posição (TD, RF, RV, ETFs, etc), quais aplicações você acha mais interessante no momento?
|
|