rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 24, 2015 8:41:37 GMT -3.5
Tópico para discussão da empresa Sanepar
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 23, 2015 8:49:07 GMT -3.5
Novo sócio.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 23, 2015 16:26:01 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 23, 2015 17:15:27 GMT -3.5
1 - Fundamentos estão ok. O aumento da dívida me incomoda mas dentro do aceitável. 2 - Motivos técnicos. Formou um martelo ontem que achei interessante, apesar do pouco volume do papel. 3 - O preço está bom.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 23, 2015 18:08:02 GMT -3.5
Neymar, então não é por fundamentos, mas sim uma aposta de reversão de tendência?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Nov 23, 2015 21:40:44 GMT -3.5
@paitax , É um pouco de ambos. Eu tenho uma lista de ações que eu sempre acompanho e para preencher essa lista eu uso critérios fundamentalistas. A Sanepar é uma dessas empresas. Dentre essas empresas da lista, quando vejo um momento técnico interessante entro no papel. Em linhas gerais eu sigo as duas correntes, sendo que a análise fundamentalista me diz qual papel comprar e a análise técnica quando comprar. A análise fundamentalista uso sempre. A análise técnica nem sempre (até porque pela minha forma de operar eu dependo que ela gere sinais que nem sempre aparecem), mas ela tem potencializado meus ganhos de forma que eu estou muito feliz com essa forma de operar (algumas vezes ela me proprciona uma % maior de lucro outras reduz o tempo que tenho que ficar com o ativo para ter o retorno esperado).
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 24, 2015 7:02:42 GMT -3.5
Entendo Neymar, porém me decepcionei muito com o papel. Depois que soube que o governo mandava e desmandava no que fazer com o caixa da empresa (além de ser um dos maiores inadimplentes) desacreditei. Outra coisa que fico muito desconfortável é a relação Aumento de Tarifa x Geração de Caixa Operacional. A primeira subiu muito, a segunda caiu. Você pode dizer que foi pelo aumento da energia no período, porém ela corresponde a 12% do processo apenas. Mas entendo, a aposta em dividendos aqui é bacana. Eu estou com esse pensamento e entrei em Cemig e Itusa. Cemig está com sérios riscos das concessões, mas tá exageradamente barata.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 15, 2015 14:24:45 GMT -3.5
Neymar, como tem visto essas quedas?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Dec 15, 2015 15:18:50 GMT -3.5
Neymar , como tem visto essas quedas? Hoje está caindo mais de 6% e com volume, o que não é bom sinal. De bom é que o IFR está em 24 então deve ter algum repique. Não vejo motivos para subir no curto prazo, mas também não vejo ela caindo muito mais que isso por muito tempo. Mas eu não sou o mais indicado para avaliar isso, a única coisa que eu fico mais confortável são os candlesticks (hammer, belt hold, etc), quanto ao resto da análise gráfica tenho apenas uma noção básica. Na verdade se for olhar só do ponto de vista técnico cometi um erro ao entrar nesse papel: não esperei o martelo se confirmar no dia seguinte. Quando fiz isso sabia dos riscos e só fiz mesmo assim porque no preço em que estava me sinto confiante para manter uma pequena posição no papel. Afinal dividendos estão logo aí e nada indica que a empresa vai deixar de pagar dividendos tão cedo. Sem falar que no momento atual não tenho coragem de comprar muita coisa. A Sanepar não é um exemplo de governança, mas comparado com outras do setor aho a mais atrativa no momento. Acabou de renovar contratos e historicamente é uma empresa que vai bem. Talvez essas quedas queiram dizer que o mercado sabe de algo que não sabemos ou é apenas uma troca de posição de fundos jogando um papel que já não ia bem e tem baixa liquidez no chão. De qualquer forma vou esperar comprado.
|
|
|
Post by mahler on Dec 15, 2015 17:36:31 GMT -3.5
Entendo Neymar , porém me decepcionei muito com o papel. Depois que soube que o governo mandava e desmandava no que fazer com o caixa da empresa (além de ser um dos maiores inadimplentes) desacreditei. Outra coisa que fico muito desconfortável é a relação Aumento de Tarifa x Geração de Caixa Operacional. A primeira subiu muito, a segunda caiu. Você pode dizer que foi pelo aumento da energia no período, porém ela corresponde a 12% do processo apenas. Mas entendo, a aposta em dividendos aqui é bacana. Eu estou com esse pensamento e entrei em Cemig e Itusa. Cemig está com sérios riscos das concessões, mas tá exageradamente barata. A Sanepar tem todos esses problemas, mas me parece a melhor de seu subsetor, se comparada com as demais (SBSP, CSMG, CSAN).
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 15, 2015 21:46:42 GMT -3.5
Crédito de JCPCOMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ - SANEPAR COMPANHIA DE CAPITAL ABERTO REGISTRO CVM Nº. 01862-7 CNPJ Nº. 76.484.013/0001-45 AVISO AOS ACIONISTAS A Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar comunica aos Senhores Acionistas que o Conselho de Administração na 12ª./2015 Reunião Ordinária, realizada no dia 15 de dezembro de 2015, deliberou pela atribuição de crédito contábil, em 31 de dezembro de 2015, no montante bruto de R$ 107.224.383,51 (cento e sete milhões, duzentos e vinte e quatro mil, trezentos e oitenta e três reais e cinquenta e um centavos), referente a “Juros sobre o Capital Próprio”. Esse montante é em substituição aos dividendos obrigatórios, conforme previsão estatutária e com base nos resultados alcançados pela Companhia no período de julho a dezembro de 2015, correspondendo a R$ 0,213984236771 por ação ordinária e R$ 0,235382660450 por ação preferencial do Capital Social da Sanepar, de acordo com a posição acionária de 30 de dezembro de 2015, resultando para as ações preferenciais em um rendimento 10% (dez por cento) superior em relação às ações ordinárias. O crédito aos acionistas será atribuído com base na posição acionária de 30 de dezembro de 2015 e complementa o montante creditado contabilmente no primeiro semestre de 2015 com o mesmo título. Os Juros sobre o Capital Próprio estão sujeitos à incidência de 15% (quinze por cento) de Imposto de Renda na Fonte, exceto para os acionistas que declararem ser imunes ou isentos. A disponibilização financeira dos respectivos valores dos Juros sobre o Capital Próprio para os acionistas ocorrerá em data a ser definida em Assembleia Geral Ordinária a ser realizada até o mês de abril de 2016. A partir de 04 de janeiro de 2016, as ações serão negociadas ex-juros sobre o capital próprio dos resultados do exercício social de 2015. Curitiba, 15 de dezembro de 2015. Ney Amilton Caldas Ferreira Diretor de Relações com Investidores
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 11, 2016 19:42:28 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 3, 2016 18:47:19 GMT -3.5
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Mar 3, 2016 19:14:41 GMT -3.5
Foi pra R$4,17 no leilão, é isso??? (Isso é o que ta falando na bússola do investidor, mas no meu hb, no google e no yahoo finance ta R$3,00). Se foi pra R$4,17 no leilão aí tem coisa...
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 3, 2016 19:21:44 GMT -3.5
Foi pra R$4,17 no leilão, é isso??? (Isso é o que ta falando na bússola do investidor, mas no meu hb, no google e no yahoo finance ta R$3,00). Se foi pra R$4,17 no leilão aí tem coisa... Ah, arrumou, pelo jeito. Quando vi R$4,xx pensei na hora! Neymar se deu bem nessa!!
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 17, 2016 7:44:09 GMT -3.5
Neymar, o que achou do resultado? Quase 140MM de LL no 4T15. Mas ainda fico com pé atrás, dívida aumentou e ainda não impactou de fato no resultado, só não sei como. Ademais, o dividendos deve vir legal agora em abril.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Mar 17, 2016 9:43:34 GMT -3.5
Neymar , o que achou do resultado? Quase 140MM de LL no 4T15. Mas ainda fico com pé atrás, dívida aumentou e ainda não impactou de fato no resultado, só não sei como. Ademais, o dividendos deve vir legal agora em abril. Ainda não consegui ver direito, só bem por alto o consolidado anual (que diabos a bovespa fez com o site???). A dívida da Sanepar também me preocupa. Não que ela seja alta, mas aumentou muito nos últimos tempos. Como a empresa está fazendo investimentos por conta de acordos com algumas prefeituras isso se justifica, mas vamos acompanhar. O lucro veio bom, como teve reajuste agora espero que 2016 venha melhor ainda. Eu vejo a empresa assim: muito descontada, se não acontecer nenhuma tragédia vai continuar pagando bons dividendos. O problema é que a chance de estarem escondendo algo no balanço é razoável e se isso for verdade quando a gente perceber vai ser tarde. Por isso não comprei tanto assim.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Mar 17, 2016 17:25:05 GMT -3.5
Neymar , o que achou do resultado? Quase 140MM de LL no 4T15. Mas ainda fico com pé atrás, dívida aumentou e ainda não impactou de fato no resultado, só não sei como. Ademais, o dividendos deve vir legal agora em abril. Ainda não consegui ver direito, só bem por alto o consolidado anual (que diabos a bovespa fez com o site???). A dívida da Sanepar também me preocupa. Não que ela seja alta, mas aumentou muito nos últimos tempos. Como a empresa está fazendo investimentos por conta de acordos com algumas prefeituras isso se justifica, mas vamos acompanhar. O lucro veio bom, como teve reajuste agora espero que 2016 venha melhor ainda. Eu vejo a empresa assim: muito descontada, se não acontecer nenhuma tragédia vai continuar pagando bons dividendos. O problema é que a chance de estarem escondendo algo no balanço é razoável e se isso for verdade quando a gente perceber vai ser tarde. Por isso não comprei tanto assim. Vocês que acompanham o ativo estão por dentro dos dividendos? O Fundamentus dá um dy de 17,3% . Eu acho um pouco suculento demais e sempre desconfio desses dys muito altos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 17, 2016 17:32:37 GMT -3.5
@sultão, pensa numa empresa que desvalorizou 50% e diminuiu seu dividendo em 0,05? Tem pago em torno de 0,40, se não me engano.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 17, 2016 17:34:12 GMT -3.5
Não entendo porque com alguns usuário não funciona o @
|
|