|
Post by rogerdff on Jun 23, 2023 18:19:59 GMT -3.5
Descontrole inflacionário ou hiperinflação como anos 80 infelizmente não dá para ignorar. Por isso procuro manter ativo real, principalmente imóvel.
Cláudio pontuou bem aumento renda sem contrapartida produção. Então risco descontrole fiscal fica sempre a espreita.
Mas daí a virar Argentina/Venezuela por mais que nossa classe política seja vendida, acredito que Instituições e mesmo empresariado não deixariam acontecer. Ou sempre vamos perto limite, mas ressuscitam no final.
Sobre imóveis, desde 2013 quando comecei a mexer, sempre consegui vender repondo a inflação. Ou retorno próximo a uma NTNB+5,5%. Aluguel + ganho capital. Teria sido mais simples deixar RF. Mas pelo menos não tive prejuízo em Real. Em dólar nunca analisei.
Meu erro foi não focar em terrenos e imóvel comercial. Aí sim teria tido retornos no mínimo 50% superiores. Casa apartamento só se conseguir comprar com bom deságio, e mesmo assim em boas localizações.
Com respeito ao dólar, embora economia mundial pareça mais próximo de um grande choque. Difícil imaginar Brasil saindo mais ileso ou dólar não disparando. Mas não pegaria mais de 5% em moeda. E comprar ações EUA agora não acho bom momento olhando gráficos mais longos. Bolsa Japão Nikkei225 várias muito esticadas. Espaço para correção é muito grande.
Pra simplificar, tenho focado mais em FIIs no momento. Ações perdi coragem cenário atual. RF ou mercado dívida FII papel sempre fico pé atrás também.
Meu grande receio sempre foi e ainda é desafio em PRESERVAR o patrimônio. Ou manter poder compra daqui 10-20 anos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 23, 2023 18:49:00 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 23, 2023 21:45:37 GMT -3.5
FIEL, tanto o retardado do CN quanto vc pelo visto, tão parecendo aqueles meninos minadinhos dono da bola sabe... uhmmm meu mito perdeu, então não quero mais brincar... O imperador romano do bc quer quebrar industrias e comércio, é isso??? Lembre-se que pode chegar nas exportadores também, heim!!! Em dezembro de 2019 o IPCA bateu 4,31%(fora da meta de 4,25% para aquele ano), e mesmo assim o Banco Central "técnico" cortou o juros em 0,5% reduzindo a Selic de 5% para 4,5%(juros real de 0,19%) . Em novembro de 2020 o IPCA acumulado estava em 4,31% (fora da meta de inflação de 4%) e o Banco Central "técnico" manteve Selic em 2% até março de 2021 quando a inflação já estava em 6,10%, nesse período o juros real foi de -2,31 até -4,1%, e portanto fora do teto da meta. Essa selic está simplesmente criminosa. Como o fiel já chamou a atenção, o que importa não é a inflação passada, mas a inflação futura, que depende da atividade econômica, de pressões inflacionárias (como preços de commodities) e taxa de câmbio, e da expectativa de inflação dos agentes econômicos. E, às vezes, mesmo um BC técnico erra, pois é muito difícil fazer previsões econômicas. No momento, por exemplo, a atividade econômica não está fraca, com expansão do emprego. Com novas altas de juros esperadas para Reino Unido, Europa e EUA, a redução da SELIC agora pode levar a uma redução significativa do prêmio de risco em relação a essas economias, com fuga de capitais (redução do carry trade), elevando a taxa de câmbio. Além disso, ainda há uma inércia inflacionária, alimentada principalmente pelo governo, ao aumentar pagamentos e transferências para servidores públicos, aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais, que pouco contribuem para a produção. Isso acabou de acontecer e é, desde sempre, o principal fator inflacionário: renda sem produção. Por outro lado, os juros elevados aceleram o crescimento da dívida, o que aumenta o prêmio de risco. Os próprios juros elevados podem levar, pelo aumento explosivo da dívida, à hiperinflação, como única forma de o governo fechar as contas. Não é fácil, mas seria mais fácil se, numa economia ainda fraca (8% de desemprego), o governo parasse de aumentar a renda real de quem não produz.
Primeiro sinal da melhora da crise pos Dilma foi o desemprego aumentando ..
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 24, 2023 9:42:31 GMT -3.5
Só uma dúvida, Cláudio, você pensa em migrar no futuro para querer vender até a casa em que mora? Eu quero ter a possibilidade de migrar, ou de viver bem num Brasil quebrado.
Interessante porque até certo ponto eu estou seguindo a mesma estratégia, mas em sentido contrário
Ainda não tenho o meu imóvel próprio, dentre outras razões porque não decidi ainda onde vou morar
Pois a minha visão,
é a mesma da sua, só que em sentido contrário. Sempre que o dólar cai eu compro, porque apesar de não gerar dividendos nem nada eu sei, ao menos desde a adolescência,
que sempre que há um rolo qualquer no Brasil o dólar sobe, e outros ativos caem. Fiz isso da última vez com a crise da epidemia, mas em escala bem reduzida. Agora pretendo fazer em escala maior
Da mesma maneira que vc, quero ter a porta aberta para migrar, caso seja a última opção, mas caso eu decida ser viável continuar morando aqui devo usar os dólares para comprar um imóvel
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 24, 2023 11:15:57 GMT -3.5
Eu quero ter a possibilidade de migrar, ou de viver bem num Brasil quebrado.
Interessante porque até certo ponto eu estou seguindo a mesma estratégia, mas em sentido contrário
Ainda não tenho o meu imóvel próprio, dentre outras razões porque não decidi ainda onde vou morar
Pois a minha visão,
é a mesma da sua, só que em sentido contrário. Sempre que o dólar cai eu compro, porque apesar de não gerar dividendos nem nada eu sei, ao menos desde a adolescência,
que sempre que há um rolo qualquer no Brasil o dólar sobe, e outros ativos caem. Fiz isso da última vez com a crise da epidemia, mas em escala bem reduzida. Agora pretendo fazer em escala maior
Da mesma maneira que vc, quero ter a porta aberta para migrar, caso seja a última opção, mas caso eu decida ser viável continuar morando aqui devo usar os dólares para comprar um imóvel
Hoje te deixam sair do país, a turismo, com 10.000 USD em dinheiro físico. Um casal, 20.000 USD. Entao nao custa nada ter quantias até esse vulto em casa por exemplo. Ah, o país não quebrou e vc n precisou dos dolares para começar a se estabelecer no exterior? Usa então para viagens de lazer ao exterior. Não custa ter um seguro como esses. E está muito bom pra começar a formação dele atualmente, bem aos pouquinhos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 24, 2023 12:17:45 GMT -3.5
Interessante porque até certo ponto eu estou seguindo a mesma estratégia, mas em sentido contrário Hoje te deixam sair do país, a turismo, com 10.000 USD em dinheiro físico. Um casal, 20.000 USD. Entao nao custa nada ter quantias até esse vulto em casa por exemplo. Ah, o país não quebrou e vc n precisou dos dolares para começar a se estabelecer no exterior? Usa então para viagens de lazer ao exterior. Não custa ter um seguro como esses. E está muito bom pra começar a formação dele atualmente, bem aos pouquinhos.
E quem te disse que não estou fazendo isso também? Como já disse antes, na última crise comprei dólares de hedge em um fundo cambial. Eu nem sabia se tinha casa de câmbio na minha cidade (tem). Como a minha situação está melhorando, tenho feito as duas coisas, comprado dólares, devagar, em espécie, e guardado em casa. O único problema é que não dá para ter muitos dólares em casa, óbvio. Mas ter algum dinheiro em dólar cash acho que será muito útil quando a coisa pegar fogo. Com 100 bidens eu faço uma boa feira aqui onde moro. Alguns milhares de dólares já garantem que eu não morra de fome por um bom tempo (até conseguir um emprego num McDonalds nos esteites e mudar para lá)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 24, 2023 13:06:48 GMT -3.5
Sultão, lembro bem de já ter mencionado seu pavor de avião.
Nesse caso, tirando a hipótese de partir em um navio de cruzeiro em tempos normais, suas únicas opções de migração estariam na América do Sul, por via terrestre.
Isso restringe bastante as opções e torna a escolha bem mais simples.
Atualmente, Uruguai é o destino mais estável, politicamente.
Peru e Chile estavam caminhando bem, mas regrediram nos últimos anos.
Paraguai ainda é uma opção ruim, mas tem evoluído bastante. Possivelmente na próxima década já se tornará um lugar melhor do que o Brasil (caminho inverso ao da Argentina, que hoje ainda é melhor do que Brasil, mas, se não tomar jeito, ficará pior nos próximos anos).
O resto é resto (desculpe-me Salcedo)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 24, 2023 14:06:29 GMT -3.5
Sultão, lembro bem de já ter mencionado seu pavor de avião. Nesse caso, tirando a hipótese de partir em um navio de cruzeiro em tempos normais, suas únicas opções de migração estariam na América do Sul, por via terrestre. Isso restringe bastante as opções e torna a escolha bem mais simples. Atualmente, Uruguai é o destino mais estável, politicamente. Peru e Chile estavam caminhando bem, mas regrediram nos últimos anos. Paraguai ainda é uma opção ruim, mas tem evoluído bastante. Possivelmente na próxima década já se tornará um lugar melhor do que o Brasil (caminho inverso ao da Argentina, que hoje ainda é melhor do que Brasil, mas, se não tomar jeito, ficará pior nos próximos anos). O resto é resto (desculpe-me Salcedo)
Sim, procede, vou morrer com medo, ou melhor dizendo, terror, de entrar em avião.
Só que discordo quanto aos prováveis locais de migração
Antes de mais nada, devo dizer que conheço muito pouco não só do Brasil, quanto mais do mundo
Então não faço a menor ideia de como seja o mundo, incluindo Uruguai, Paraguai, Argentina, etc
Agora, é perfeitamente possível ir de moto aos EUA, e tem gente que já foi. Tirando a região do Darien, onde a Panamericana é interrompida, pode-se atravessar a América toda de norte a sul
Esse aliás seria um dos programas meus para o futuro próximo. No momento o veículo que eu poderia comprar e viajar com ele seria uma moto
Vai que conheço, digamos, Medellin, ache o lugar duca (o Wagner Moura morou lá para aprender espanhol quando foi filmar Narcos) e resolva ficar por lá?
Dos poucos lugares do Brasil que conheço o lugar que mais gostei foi ali do interior de Sc. Só que, claro, visitar é morar são coisas diferentes
Do exterior como gosto de brincar, o único local que conheço mas só de passagem nem parei no local foi Aracaju
Existe outra possibilidade, mais para a frente, à medida que minha situação vá melhorando e seria comprar um ultraleve avançado. Tenho medo de viajar de avião, mas acredite ou não
teria pouco medo de viajar se eu aprendesse a pilotar e fosse o piloto
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 24, 2023 17:39:59 GMT -3.5
Sultão, lembro bem de já ter mencionado seu pavor de avião. Nesse caso, tirando a hipótese de partir em um navio de cruzeiro em tempos normais, suas únicas opções de migração estariam na América do Sul, por via terrestre. Isso restringe bastante as opções e torna a escolha bem mais simples. Atualmente, Uruguai é o destino mais estável, politicamente. Peru e Chile estavam caminhando bem, mas regrediram nos últimos anos. Paraguai ainda é uma opção ruim, mas tem evoluído bastante. Possivelmente na próxima década já se tornará um lugar melhor do que o Brasil (caminho inverso ao da Argentina, que hoje ainda é melhor do que Brasil, mas, se não tomar jeito, ficará pior nos próximos anos). O resto é resto (desculpe-me Salcedo)
Sim, procede, vou morrer com medo, ou melhor dizendo, terror, de entrar em avião.
Só que discordo quanto aos prováveis locais de migração
Antes de mais nada, devo dizer que conheço muito pouco não só do Brasil, quanto mais do mundo
Então não faço a menor ideia de como seja o mundo, incluindo Uruguai, Paraguai, Argentina, etc
Agora, é perfeitamente possível ir de moto aos EUA, e tem gente que já foi. Tirando a região do Darien, onde a Panamericana é interrompida, pode-se atravessar a América toda de norte a sul
Esse aliás seria um dos programas meus para o futuro próximo. No momento o veículo que eu poderia comprar e viajar com ele seria uma moto
Vai que conheço, digamos, Medellin, ache o lugar duca (o Wagner Moura morou lá para aprender espanhol quando foi filmar Narcos) e resolva ficar por lá?
Dos poucos lugares do Brasil que conheço o lugar que mais gostei foi ali do interior de Sc. Só que, claro, visitar é morar são coisas diferentes
Do exterior como gosto de brincar, o único local que conheço mas só de passagem nem parei no local foi Aracaju
Existe outra possibilidade, mais para a frente, à medida que minha situação vá melhorando e seria comprar um ultraleve avançado. Tenho medo de viajar de avião, mas acredite ou não
teria pouco medo de viajar se eu aprendesse a pilotar e fosse o piloto
Somando ao q vc falou, com o tema do dólar, numa hipotética fuga com dólares em espécie o ideal seria escolher lugares cuja moeda local seja o dólar. Argentina, Equador, Panamá, El Salvador. Dependendo do lugar, essa quantia de 10k USD pode garantir vc por 6 meses até q reorganize sua vida nele. Parece exagero, mas é algo a se considerar. E novamente, não é como se vc não pudesse usar as verdinhas para turismo. Sabe, eu gosto de investir em coisas assim, que possuem várias camadas de vantagens, vários ganga-ganha. Estamos falando de portabilidade, fácil aceitação e até reserva de valor razoável. Acho q outro item interessante com esses atributos seria um Rolex, mas eu não me interresso... contudo, pra quem se interessa uma vantagem adicional seria uma espécie de "status social". Joias tbm (Monet), com pouco valor artístico.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 25, 2023 7:51:06 GMT -3.5
Só que discordo quanto aos prováveis locais de migração Somando ao q vc falou, com o tema do dólar, numa hipotética fuga com dólares em espécie o ideal seria escolher lugares cuja moeda local seja o dólar. Argentina, Equador, Panamá, El Salvador. Dependendo do lugar, essa quantia de 10k USD pode garantir vc por 6 meses até q reorganize sua vida nele. Parece exagero, mas é algo a se considerar. E novamente, não é como se vc não pudesse usar as verdinhas para turismo. Sabe, eu gosto de investir em coisas assim, que possuem várias camadas de vantagens, vários ganga-ganha. Estamos falando de portabilidade, fácil aceitação e até reserva de valor razoável. Acho q outro item interessante com esses atributos seria um Rolex, mas eu não me interresso... contudo, pra quem se interessa uma vantagem adicional seria uma espécie de "status social". Joias tbm (Monet), com pouco valor artístico.
Eu tenho mais do que isso (10k) na mão. Lembre-se de que estou investindo em BDRs e as quantias que posso investir estão gradativamente aumentando. O governo pode tranquilamente bitributar isso aí no final do ano. Mas caso eu mudasse para os EUA ocorreria que além de não pagar mais ao fisco brasileiro a minha alíquota cairia dos atuais 30% que Tio Sam está me cobrando atualmente
|
|
|
Post by rogerdff on Jun 25, 2023 10:06:37 GMT -3.5
Então já virou estratégia de Venture Capital. Dá vários tiros se acertar uns 20% já compensa eventuais perdas. E com risco mais limitado das eventuais perdas, pois comprou em teoria na bacia das almas. Ligt3 não me perdoa, tive PM 2,6 sai cedo. Mercado nunca dá para duvidar.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 25, 2023 11:57:24 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 25, 2023 22:51:07 GMT -3.5
Só enfeites pra torcida estilo o Ancasodi Eles sabem q se fizerem isso no outro dia amanhece pais quebrado
|
|
|
Post by salcedo on Jun 26, 2023 9:15:16 GMT -3.5
Bem vivo e um país dolarizado, mas pela turbulência política , sempre existe o risco de uma desdolarização, agora mesmo que o Lasso promoveu a morte cruzada, esta turbulência esta de volta e antecipadamente, mas até aqui se pode tentar alguma estratégia como ações que pagam excelente dividendos ou imóveis que devem relativamente manter de certa maneira em uma eventual troca de moeda seu valor, pois obviamente se acontece deve vir acompanhada de uma boa desvalorização, o problema maior aqui, dependendo de quem ganhe é que sim creio possível adotarem uma política ao estilo Venezuelano, que não respeita a propriedade privada, no Brasil podem querer, mas me parece pouco provável que o consigam, em linhas gerais concordo com o Rogerdff, e acrescento que o mesmo centrão que é um lastre para o país, se interessa em recolher os ovos e não em matar a galinha, como acontece em alguns países "hermanos", por isto creio que sobreviremos novamente ao PT, mas claro ficamos marcando passo como sempre!
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 26, 2023 10:53:14 GMT -3.5
FIEL: "Só enfeites pra torcida estilo o Ancasodi
Eles sabem q se fizerem isso no outro dia amanhece pais quebrado"
Correção:
"... no outro dia o mercado amanhece panicado" Mercado é esquizofrênico, só isso, esperneia e depois volta a seguir o rumo, ajustando as velas pelo vento alterado pela política.
Quanto a mim, tô na torcida pelo pé na bunda do "cidadão".
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 26, 2023 20:56:22 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jun 26, 2023 22:46:36 GMT -3.5
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 27, 2023 10:29:00 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 27, 2023 13:14:04 GMT -3.5
Hmm, pensei que tinha lido que o governo estava brigadinho com os ruralistas
Mas é bom saber que o governo está montado no dinheiro, esta crise fiscal foi então uma invenção.
Financiamento para carros, concuros públicos
Financiamento à safra. O melhor quanto à tal Reforma Agrária seria acabar com essa vigarice. Não há nenhum trabalhador sem terra no Brasil
Assim como não há operário sem fábrica ou office boy sem escritório. Pode existir trabalhador rural desempregado, mas trabalhador sem terra não há nenhum
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 27, 2023 14:09:45 GMT -3.5
"Não há nenhum trabalhador sem terra no Brasil
Assim como não há operário sem fábrica ou office boy sem escritório"... "mas trabalhador sem terra não há nenhum"
Eita!!!
|
|