rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 20, 2023 8:58:04 GMT -3.5
O pessoal da Wikipedia está em época de arrecadação de recursos novamente. Eles pedem contribuições mínimas, de até 10 reais
A Wiki, que eu saiba, não recebe nenhum recurso oficial e portanto depende exclusivamente de contribuições espontâneas de particulares
10 reais é uma quantia suficientemente baixa para que todo mundo possa colaborar. Vamos lá, é preciso manter aquele sítio funcionando
Desde que você trouxe essa ideia aqui, uns três anos atrás, passei a doar anualmente. Confesso que deixo bastante a desejar na filantropia e raramente dou dinheiro a alguém. Wikipedia é uma das raras exceções, justamente pelo valor que ela tem para mim e para a sociedade.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 20, 2023 13:54:16 GMT -3.5
Claudio66 será que vc não está se precipitando não? Antes dessa possível ruína aí deve haver um crescimento forte na economia, ontem recebi um vídeo de lula falando que governo vai investir pesado aí nesse novo PAC, esses programas de transferência de renda também dão um turbinada nos lucros das empresas, além dessas viagens a negócios e acordos que ele tem feito incessantemente mundo a fora. Ainda que vc esteja certo que isso não se sustenta, acho que não discorda que num primeiro momento dá certo. Minha pergunta é nesse sentido, aproveitar esse momento pra crescer patrimônio e ao sinal de ruína ir fazendo essa transferência. … Eu vi algumas pessoas se precipitarem, vendendo imóvel quando a taxa SELIC chegou a 13,75% e expatriando os recursos com dólar a R$5,70. Repare que eu fiz apenas envios preventivos. Cerca de 15% do meu patrimônio, com pagando menos de R$ 5,10 pelo dólar. Ainda mantenho, como disse, forte posição em bolsa. A questão é a liquidez. De fato, não discordo que "num primeiro momento dá certo". O problema é saber quando esse "primeiro momento" acaba. Com os juros caindo, o real se valorizando, e a economia crescendo mais que o esperado (ainda que sejam pífios 2% aa), a chance de vender por um preço elevado em reais aumenta e isso significa, pela valorização do real, muito mais dólares. Mas a venda de um imóvel por um preço justo é bem demorada. Precisa encontrar a pessoa que valoriza o imóvel que você tem em aspectos como localização, planta, benfeitorias (p.ex. armários embutidos, porcelanatos em pisos e paredes) e estado de conservação. Se esperar o "sinal da ruína", quando, por exemplo, se derem conta que a dívida pública voltou a crescer aceleradamente, a tendência é o preço dos imóveis cair em reais (ou subir abaixo da inflação), despencando em dólares. Até encontrar o comprador certo, o imóvel não vale mais nada, em dólares. Eu dificilmente vou pegar o pico do preço de venda. Faz parte. Não dá para saber quando será. O que não quero é esperar o pico passar, porque então é muito tarde. No caso de ações e títulos públicos, é bem mais fácil vender no início da bancarrota (dependendo da ação), e por isso vou manter por mais tempo. De todo modo, manterei investimentos no Brasil (possivelmente algo entre 30% e 50% do patrimônio), porque pode haver uma virada e as coisas melhorarem. O Brasil tem muito espaço para valorização de todos os ativos. Falta um governo que permita isso acontecer. Vou manter um imóvel comercial numa região cuja probabilidade de valorização é muito alta em quase qualquer cenário, pois se beneficia tanto de uma economia interna forte, quanto de uma economia voltada para exportações. Além disso, me dá uma renda razoável, com inquilinos que sobreviveram à Dilma e à COVID. Manterei, também, fundos de previdência, pois a perda pelo resgate, por questões tributárias e outras, seria muito grande, valendo a pena correr o risco. E manterei investimentos (posição bem menor, por ser altamente especulativa) em fundos de venture capital e private equity, pois se a economia, num cenário de baixíssima probabilidade, melhorar de maneira sustentável, terão valorização absurda, em termos reais.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 20, 2023 13:58:48 GMT -3.5
Claudio66 será que vc não está se precipitando não? Eu acho que ele não está se precipitando, mas por outras razões Nós vivemos um momento de liberdade cambial. Mas nem sempre foi assim O mais perigoso, eu acho, é supor que qualquer; configuração; atual permaneça para sempre Assim, no momento em que a coisa começar a desabar pode muito bem que o governo queira controlar o câmbio Fixando o câmbio ele teria naturalmente que recorrer a um controle de capitais. Ou seja: o governo determinaria quem poderia entrar e sair com divisas do país e em quais limites poderia fazer issoEssa mudança abalaria os planos de muita gente, inclusive os meus, e por isso estou atento a isso também Acho que controle de fluxo cambial será uma medida extrema, posterior à desvalorização do real e dos imóveis. Isso porque o BC ainda tem muitas reservas internacionais. Agora que nós já discutimos um pouco o assunto... de repente me veio a ideia de que o Claudio66 pode estar se precipitando sim Explico: eu também tenho um imóvel o qual estou pensando em vender. Existem vários interessados sendo que um deles é um velho vivido e matreiro, daqueles que se fingem de morto para Ultimamente ele tem sido um pouco mais insistente nos questionamentos sobre a venda do imóvel, o que está me passando até um pouco de ansiedade por parte dele para adquirir o bem Juntei isso com o comentário que ouvi outro dia de um corretor da minha cidade no sentido de que "o mercado está frio" A minha conclusão é que, definitivamente, quem estiver vendendo o imóvel hoje estará vendendo na baixa. Talvez essa também seja a causa da madame66 (esposa do Claudio) poder criar resistência à venda. Mesmo quem não é do ramo percebe que o mercado não está aquecido Não sei qual a situação do mercado na cidade onde o Claudio66 vive, mas imagino que deva ser bem semelhante à minha Então nesse sentido uma venda de imóvel poderia ser precipitada se realizada neste exato momento. Mas isso é matéria para cada um decidir Supondo que uma crise financeira no Brasil seja inevitável, o importante não é vender por um preço alto em reais, mas um preço alto em dólares. Como já respondi antes, demora para efetivar a venda de um imóvel como a minha casa. Certamente não vou vender no pico, mas tem que ser antes do pico, porque depois o valor em dólares despenca rapidamente. Mas se a crise não vier, tem uma parte que, com respondi antes, manterei aqui (entre 30% e 50% do patrimônio).
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 20, 2023 16:28:18 GMT -3.5
Só uma dúvida, Cláudio, você pensa em migrar no futuro para querer vender até a casa em que mora?
Independentemente de concordar ou discordar das suas motivações, compreendi seu ponto sob o aspecto financeiro.
Mas e sob o aspecto pessoal?
Se for continuar no Brasil, continuará precisando de uma casa por aqui.
Nesse caso, será que vale especular sobre o futuro da economia utilizando a própria casa?
Na hipótese de errar suas previsões, como a esposa enxergará essa decisão de se desfazer do imóvel que escolheram, para viver de aluguel em outro que não necessariamente seja do inteiro agrado dela?
Será que a busca pela proteção patrimonial justifica se submeter a riscos que, em última instância, podem afetar a harmonia familiar?
Agora, se a migração estiver nos seus planos, aí não vejo problema nenhum. Quanto antes vender tudo melhor.
Tive amigos que migraram na última década e mantiverem imóveis aqui. Considerando o estado de bolha do mercado imobiliário nos idos de 2013 e o câmbio então sobrevalorizado, foi uma péssima decisão.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 21, 2023 11:31:15 GMT -3.5
Eu acho que ele não está se precipitando, mas por outras razões Acho que controle de fluxo cambial será uma medida extrema, posterior à desvalorização do real e dos imóveis. Isso porque o BC ainda tem muitas reservas internacionais. Agora que nós já discutimos um pouco o assunto... de repente me veio a ideia de que o Claudio66 pode estar se precipitando sim Supondo que uma crise financeira no Brasil seja inevitável, o importante não é vender por um preço alto em reais, mas um preço alto em dólares. Como já respondi antes, demora para efetivar a venda de um imóvel como a minha casa. Certamente não vou vender no pico, mas tem que ser antes do pico, porque depois o valor em dólares despenca rapidamente. Mas se a crise não vier, tem uma parte que, com respondi antes, manterei aqui (entre 30% e 50% do patrimônio).
Ok, Claudio66 , compreendo a sua posição. Vc está interessado é no resultado em dólar, o que eu compreendo, já que o dólar está fazendo uma correção e acredito que a gente deva de alguma maneira
aproveitar essa queda
Só quero que vc diga o seguinte, se for possível. Vc empenhou uma bela quantia nesse imóvel, não é? Digo isso porque o pai de um amigo meu estava com o mesmo problema
Ele queria vender uma casa mas não achava comprador no valor que ele achava que ela valesse.
Como ele é engenheiro civil, acredito que alguma coisa ele deve entender de imóveis . E eu sei que ele foi introduzindo melhorias, com os anos no imóvel. Assim, partes da casa que eram de madeira
comum passaram a ser de madeira de lei (e mais outras mudanças que me escapam). Acredito que ele deve estar misturando um pouco de valor afetivo ao que a gente encara como valor puramente
comercial.
A sua história e a dele me convencem, junto com o que ocorreu gente que conheço e com pessoas famosas, que imóveis não são um bom investimento, a não ser se a gente entender naquele sentido de
que "a casa é o pedaço do Claudio66, onde ele cria os filhos com sossego, a poltrona está no lugar onde ele prefere"
Na hora de vender, é um rolo, pois além de toda aquela papagaiada de documentos, a gente paga imposto de renda em cima da inflação (pois o valor não é corrigido) e os valores envolvidos são sempre
grandes.
Então, na minha modesta visão, acredito que vc talvez tenha empenhado um alto valor no imóvel onde está vivendo, e está pensando no que pode ocorrer com as crises futuras
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Jun 21, 2023 12:06:39 GMT -3.5
Claudio66 será que vc não está se precipitando não? … O Brasil tem muito espaço para valorização de todos os ativos. Falta um governo que permita isso acontecer.
Esse é o único ponto no qual discordamos totalmente. Ainda mais depois da dupla Troglo/Guedes ficou a certeza de que governo nenhum vai fazer o que seja necessário
Aliás esse é o tópico principal de uma das minhas próximas leituras "Pare de Acreditar no Governo" do Garschagen.
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 21, 2023 20:10:35 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 21, 2023 22:54:41 GMT -3.5
Os negacionista da economia… Parabéns Campos Neto por deixar o Brasil primeira vez na história com inflação abaixo da americana Inflação corrói a grana do pobre diretamente tem que ser tolerância zero com ela …os ricos se protegem e tem o patrimônio corrigido.a Fome não
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 22, 2023 5:13:33 GMT -3.5
Os negacionista da economia… Parabéns Campos Neto por deixar o Brasil primeira vez na história com inflação abaixo da americana Inflação corrói a grana do pobre diretamente tem que ser tolerância zero com ela …os ricos se protegem e tem o patrimônio corrigido.a Fome não É aquilo, se não tivesse socado enlouquecidamente pra 2%aa todo esse aperto não seria necessário. Ele só está corrigindo uma besteira q ele mesmo fez... então o saldo é zero.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 22, 2023 7:00:31 GMT -3.5
Tanure (gestora WNT) atacando em diversas frentes: - metalfrio - light - Traders Club.
Isso fora as investidas anteriores, como prio, restoque e alliar.
Até hoje, consegui evitar as empresas no radar dele, mas, pela escala que ele está alcançando, acho que será questão de tempo até ele entrar em alguma empresa que invisto.
|
|
|
Post by ancasodi on Jun 22, 2023 7:17:14 GMT -3.5
Os negacionista da economia… Parabéns Campos Neto por deixar o Brasil primeira vez na história com inflação abaixo da americana Inflação corrói a grana do pobre diretamente tem que ser tolerância zero com ela …os ricos se protegem e tem o patrimônio corrigido.a Fome não FIEL, tanto o retardado do CN quanto vc pelo visto, tão parecendo aqueles meninos minadinhos dono da bola sabe... uhmmm meu mito perdeu, então não quero mais brincar... O imperador romano do bc quer quebrar industrias e comércio, é isso??? Lembre-se que pode chegar nas exportadores também, heim!!! Em dezembro de 2019 o IPCA bateu 4,31%(fora da meta de 4,25% para aquele ano), e mesmo assim o Banco Central "técnico" cortou o juros em 0,5% reduzindo a Selic de 5% para 4,5%(juros real de 0,19%) . Em novembro de 2020 o IPCA acumulado estava em 4,31% (fora da meta de inflação de 4%) e o Banco Central "técnico" manteve Selic em 2% até março de 2021 quando a inflação já estava em 6,10%, nesse período o juros real foi de -2,31 até -4,1%, e portanto fora do teto da meta. Essa selic está simplesmente criminosa.
|
|
|
Post by salcedo on Jun 22, 2023 9:08:20 GMT -3.5
Os negacionista da economia… Parabéns Campos Neto por deixar o Brasil primeira vez na história com inflação abaixo da americana Inflação corrói a grana do pobre diretamente tem que ser tolerância zero com ela …os ricos se protegem e tem o patrimônio corrigido.a Fome não É aquilo, se não tivesse socado enlouquecidamente pra 2%aa todo esse aperto não seria necessário. Ele só está corrigindo uma besteira q ele mesmo fez... então o saldo é zero. Também acredito que os 2% foi um erro e penso que manter a selic alta surtiu algum efeito para que o atual governo não exagerasse mais ainda nos gastos, mas penso que já deveria haver começado uma baixa em doses homeopáticas, não concordas?
|
|
|
Post by salcedo on Jun 22, 2023 9:20:04 GMT -3.5
rst, falando por experiência própria me arrependo amargamente de não haver vendido uns imóveis(residências) que tenho em minha cidade natal(interior), se o tivesse feito em investido mesmo em renda fixa hoje teria o dobro ou mais do que o mercado esta pagando, na capital onde tenho um residencial sempre esteve alugado e até valorizou um pouco, mas em compensação em outra cidade(interior) que tenho imóveis comerciais, penso que valeu a pena conserva-los, ou seja, penso que não dá para generalizar, depende do tipo de imóvel e economia local.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Jun 22, 2023 9:47:17 GMT -3.5
É aquilo, se não tivesse socado enlouquecidamente pra 2%aa todo esse aperto não seria necessário. Ele só está corrigindo uma besteira q ele mesmo fez... então o saldo é zero. Também acredito que os 2% foi um erro e penso que manter a selic alta surtiu algum efeito para que o atual governo não exagerasse mais ainda nos gastos, mas penso que já deveria haver começado uma baixa em doses homeopáticas, não concordas? Acho que não. Coisas como reoneração de impostos nos combustíveis (o q se espalha por toda a economia) e os juros mundiais em elevação (não o valor em si, mais a derivada, a subida deles. Não numa simples conta de 13,75%aa - 5%aa, mas sim já antevendo mais subidas na América e Europa) me levam a crer nisso. Mas... ¿Qué sé yo? Uma coisa interessante q noto nessas "análises" da "imprensa" "especializada" é que eles sempre olham e fazem comparaçoes com o passado... qdo justamente a variação da selic traz efeitos só no futuro. Entao nao é olhar a inflação 12m do passado, mas sim as condiçoes micro e macro do futuro.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 22, 2023 20:57:01 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 22, 2023 20:58:58 GMT -3.5
Os negacionista da economia… Parabéns Campos Neto por deixar o Brasil primeira vez na história com inflação abaixo da americana Inflação corrói a grana do pobre diretamente tem que ser tolerância zero com ela …os ricos se protegem e tem o patrimônio corrigido.a Fome não FIEL, tanto o retardado do CN quanto vc pelo visto, tão parecendo aqueles meninos minadinhos dono da bola sabe... uhmmm meu mito perdeu, então não quero mais brincar... O imperador romano do bc quer quebrar industrias e comércio, é isso??? Lembre-se que pode chegar nas exportadores também, heim!!! Em dezembro de 2019 o IPCA bateu 4,31%(fora da meta de 4,25% para aquele ano), e mesmo assim o Banco Central "técnico" cortou o juros em 0,5% reduzindo a Selic de 5% para 4,5%(juros real de 0,19%) . Em novembro de 2020 o IPCA acumulado estava em 4,31% (fora da meta de inflação de 4%) e o Banco Central "técnico" manteve Selic em 2% até março de 2021 quando a inflação já estava em 6,10%, nesse período o juros real foi de -2,31 até -4,1%, e portanto fora do teto da meta. Essa selic está simplesmente criminosa. To torcendo pro PT derrubar o campos Neto , e baixar os juros na marra igual Mantega Dolar a 7 me ajudaria muito e venderiam minhas NTNB no dobro do preço em meses igual na Dilma onde fiz dobrar minha carteira do tesouro em 2 anos E a turma achando que rentista perde dinheiro quando baixam os juros kkkk mto burros da zero pra eles
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 22, 2023 20:59:39 GMT -3.5
Inflação corrige na soja e boi e salário não, vai ficar mais barato contratação de peão
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 22, 2023 21:03:02 GMT -3.5
Jurinho de 1% do bndes pra pagar em 20 anos pra nós e os miseráveis vendo inflação a 16% ano ano corroer sua comida
Kkk dai o maconha achando q ta apoiando o bem
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 23, 2023 6:32:13 GMT -3.5
Só uma dúvida, Cláudio, você pensa em migrar no futuro para querer vender até a casa em que mora? Independentemente de concordar ou discordar das suas motivações, compreendi seu ponto sob o aspecto financeiro. Mas e sob o aspecto pessoal? Se for continuar no Brasil, continuará precisando de uma casa por aqui. Nesse caso, será que vale especular sobre o futuro da economia utilizando a própria casa? Na hipótese de errar suas previsões, como a esposa enxergará essa decisão de se desfazer do imóvel que escolheram, para viver de aluguel em outro que não necessariamente seja do inteiro agrado dela? Será que a busca pela proteção patrimonial justifica se submeter a riscos que, em última instância, podem afetar a harmonia familiar? Agora, se a migração estiver nos seus planos, aí não vejo problema nenhum. Quanto antes vender tudo melhor. Tive amigos que migraram na última década e mantiverem imóveis aqui. Considerando o estado de bolha do mercado imobiliário nos idos de 2013 e o câmbio então sobrevalorizado, foi uma péssima decisão. Eu quero ter a possibilidade de migrar, ou de viver bem num Brasil quebrado.
Um casal de amigos meu que morou na Venezuela disse que algumas pessoas que conhecem estão lá porque não têm mais como migrar. Seu patrimônio praticamente evaporou, e teriam que começar do zero em outro país, o que significa, não ter nem onde morar em outro país (o que ainda têm na Venezuela, apesar da falta de luz e de o imóvel não valer mais nada). Segundo esse mesmo casal de amigos, o outro grupo de pessoas que ficaram lá, é aquele que expatriou o patrimônio, mas não quis deixar parentes e amigos. Como têm renda em moeda forte (dólar ou euro), usam seus meios para trazer recursos, em moeda forte ou mercadoria, podendo manter um bom padrão de vida e ainda ajudar familiares e amigos.
O fato de vender a minha casa não significa quebra da harmonia familiar. Como meus filhos não estão mais morando comigo, mudar, temporariamente, para um imóvel menor, pode ser até bom, pois simplifica a manutenção. Caso o país tome o caminho da Argentina/Venezuela, se quiser ficar, poderei comprar minha casa de volta, ou um imóvel equivalente, com uma fração do que levantar agora. E poderei migrar. Acho que o pior cenário é o Brasil melhorar, enquanto EUA e Europa pioram, valorizando o real. Nesse caso, dificilmente conseguiria recomprar minha casa ou imóvel equivalente, e teria uma renda permanentemente menor por ter expatriado recursos. Mas nesse cenário, cuja probabilidade eu considero muito baixa, os 30% a 50% que deixarei no Brasil, mais a aposentadoria, que nesse caso valerá alguma coisa, podem me dar uma condição de vida satisfatória. E claro, a esposa está ciente dessa possibilidade.
Essencialmente o que quero é evitar ser um daqueles que teve que ficar na Venezuela por falta de opção, devido a não ter se antecipado à derrocada.
|
|
|
Post by Claudio66 on Jun 23, 2023 6:46:58 GMT -3.5
Os negacionista da economia… Parabéns Campos Neto por deixar o Brasil primeira vez na história com inflação abaixo da americana Inflação corrói a grana do pobre diretamente tem que ser tolerância zero com ela …os ricos se protegem e tem o patrimônio corrigido.a Fome não FIEL, tanto o retardado do CN quanto vc pelo visto, tão parecendo aqueles meninos minadinhos dono da bola sabe... uhmmm meu mito perdeu, então não quero mais brincar... O imperador romano do bc quer quebrar industrias e comércio, é isso??? Lembre-se que pode chegar nas exportadores também, heim!!! Em dezembro de 2019 o IPCA bateu 4,31%(fora da meta de 4,25% para aquele ano), e mesmo assim o Banco Central "técnico" cortou o juros em 0,5% reduzindo a Selic de 5% para 4,5%(juros real de 0,19%) . Em novembro de 2020 o IPCA acumulado estava em 4,31% (fora da meta de inflação de 4%) e o Banco Central "técnico" manteve Selic em 2% até março de 2021 quando a inflação já estava em 6,10%, nesse período o juros real foi de -2,31 até -4,1%, e portanto fora do teto da meta. Essa selic está simplesmente criminosa. Como o fiel já chamou a atenção, o que importa não é a inflação passada, mas a inflação futura, que depende da atividade econômica, de pressões inflacionárias (como preços de commodities) e taxa de câmbio, e da expectativa de inflação dos agentes econômicos. E, às vezes, mesmo um BC técnico erra, pois é muito difícil fazer previsões econômicas. No momento, por exemplo, a atividade econômica não está fraca, com expansão do emprego. Com novas altas de juros esperadas para Reino Unido, Europa e EUA, a redução da SELIC agora pode levar a uma redução significativa do prêmio de risco em relação a essas economias, com fuga de capitais (redução do carry trade), elevando a taxa de câmbio. Além disso, ainda há uma inércia inflacionária, alimentada principalmente pelo governo, ao aumentar pagamentos e transferências para servidores públicos, aposentados, pensionistas e beneficiários de programas sociais, que pouco contribuem para a produção. Isso acabou de acontecer e é, desde sempre, o principal fator inflacionário: renda sem produção. Por outro lado, os juros elevados aceleram o crescimento da dívida, o que aumenta o prêmio de risco. Os próprios juros elevados podem levar, pelo aumento explosivo da dívida, à hiperinflação, como única forma de o governo fechar as contas. Não é fácil, mas seria mais fácil se, numa economia ainda fraca (8% de desemprego), o governo parasse de aumentar a renda real de quem não produz.
|
|