rst
Moderador
|
Post by rst on May 31, 2017 6:38:16 GMT -3.5
O que o pessoal acho da proposta do presidente de focar em diversificação? A empresa acabou de passar por um longo processo em sentido inverso. Vendeu com grandes prejuízos quase tudo que não fosse minério de ferro. Às vezes, acho que ser um CEO é mais fácil do que parece: é só chegar falando que A tem que ser B ou B tem que ser A e dizer que essa mudança levará pelo menos cinco anos para dar resultados. Com essa artimanha você garante pelo menos uns quatro anos no cargo. Um pouco antes de a porcaria que você fez aparecer por completo, muda para outra empresa e repete todo o ciclo. Por sua vez, quem fica no seu lugar diz que não tem culpa de nada e precisará de uns cinco anos para limpar suas porcarias...
|
|
|
Post by Derfel on May 31, 2017 14:42:06 GMT -3.5
O que o pessoal acho da proposta do presidente de focar em diversificação? Difícil dizer. Se for bem feito é importante para nao ficar somente dependente do minério de ferro. Teriam que explorar outras áreas na mineração que fossem lucrativas e possuíssem sinergia. No passado eles tentaram mas muito mais sendo obrigados pelo governo do que por filosofia. Não deu nada certo. Há exemplos de empresas bem sucedidas com boa diversificação, veja o caso de UGPA e mesmo Itausa. Claro, sempre algo vai ser o principal e mais importante, como Ipiranga e Itau para os respectivos citados. Na minha opinião ser diversificado é uma vantagem porém cria mais complexidade administrativa em que pode dar problemas e estragar um negócio em que você domina e é bom.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 31, 2017 22:03:52 GMT -3.5
Nesta eu estou com o rst, no comunicado não tem muita informação concreta, mas sim é preocupante uma mudança de foco. Os projetos que a Vale vendeu em cromo, Zinc e similares eram menores em proporção com a receita dos projetos de minério. Se a companhía começar a explorar campos que não tenham a advantagem do minério (país com poucas regulamentações ambientais, ou multas muito laxas, minério de alta qualidade e royalties muito baixas, etc) eu provávelmente caia fora. Por enquanto é todo fofoca e continua sendo a minha maior posição em bolsa (compartida em tempos com BBAS e CMIG)
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 1, 2017 9:53:33 GMT -3.5
Na Reuters ainda não tem quase nada ao respeito: Brazil's Vale new CEO eyes acquisition, diversification: analyst reportsVale SA, the world's largest iron ore miner, intends to resume growth with acquisitions and diversification, new Chief Executive Officer Fabio Schvartsman told analysts on Friday. Analyst reports from Bradesco BBI and Credit Suisse Securities issued on Friday said Schvartsman means to avoid keeping "all eggs in one basket," referring to the firm's strong reliance on iron ore. Analysts at Bradesco BBI said the company has yet to decide which operations to expand, pending further analysis. Its nickel business, for instance, does not yield high enough returns, Bradesco's report said. Schvartsman, who took charge on Monday, set up working groups to measure the risks and returns of each of Vale's business units, according to the Credit Suisse report. A first assessment is expected in 60 days. Vale also hired Brazilian consultancy firm Falconi to advise on cost-cutting efforts.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 1, 2017 9:58:15 GMT -3.5
Na Reuters ainda não tem quase nada ao respeito: Brazil's Vale new CEO eyes acquisition, diversification: analyst reportsVale SA, the world's largest iron ore miner, intends to resume growth with acquisitions and diversification, new Chief Executive Officer Fabio Schvartsman told analysts on Friday. Analyst reports from Bradesco BBI and Credit Suisse Securities issued on Friday said Schvartsman means to avoid keeping "all eggs in one basket," referring to the firm's strong reliance on iron ore. Analysts at Bradesco BBI said the company has yet to decide which operations to expand, pending further analysis. Its nickel business, for instance, does not yield high enough returns, Bradesco's report said. Schvartsman, who took charge on Monday, set up working groups to measure the risks and returns of each of Vale's business units, according to the Credit Suisse report. A first assessment is expected in 60 days. Vale also hired Brazilian consultancy firm Falconi to advise on cost-cutting efforts. Já tinha lido isso em algum outro lugar, sem maiores detalhes também. Faz sentido a estratégia da vale, vejo como positiva. A Vale investiu muito em logística e faz sentido usar essa estrutura e know-how em outros mercados. Diversificar demais sempre me dá medo, mas nesse caso acho que vale a pena o risco.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 1, 2017 10:17:42 GMT -3.5
Já tinha lido isso em algum outro lugar, sem maiores detalhes também. Faz sentido a estratégia da vale, vejo como positiva. A Vale investiu muito em logística e faz sentido usar essa estrutura e know-how em outros mercados. Diversificar demais sempre me dá medo, mas nesse caso acho que vale a pena o risco. No caso da mineração que o custo de entrada e os investimentos são monstruos, diversificação é cara. Como o rst já mencionou, a VALE já vendeu emprendimentos fora do core business e saiú perdendo.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 1, 2017 10:23:40 GMT -3.5
Já tinha lido isso em algum outro lugar, sem maiores detalhes também. Faz sentido a estratégia da vale, vejo como positiva. A Vale investiu muito em logística e faz sentido usar essa estrutura e know-how em outros mercados. Diversificar demais sempre me dá medo, mas nesse caso acho que vale a pena o risco. No caso da mineração que o custo de entrada e os investimentos são monstruos, diversificação é cara. Como o rst já mencionou, a VALE já vendeu emprendimentos fora do core business e saiú perdendo. Sim, mas aí depende muito da forma que é feito. Se for pra começar um projeto do zero concordo com você. Mas se for no esquema de joint-venture com empresas que tenham experiência na área ou aquisições de projetos maduros eu vejo a coisa com outros olhos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 1, 2017 11:21:18 GMT -3.5
Sim, mas aí depende muito da forma que é feito. Se for pra começar um projeto do zero concordo com você. Mas se for no esquema de joint-venture com empresas que tenham experiência na área ou aquisições de projetos maduros eu vejo a coisa com outros olhos. Concordo, mas ainda assim tem o cheiro de "vender no fundo e comprar no topo"
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 27, 2017 17:35:01 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 27, 2017 17:51:24 GMT -3.5
Gostaria que a BRAP fizesse o mesmo. Bom para a bolsa, agora teremos um papel com liquidez de verdade.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 28, 2017 14:19:15 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jul 11, 2017 11:15:08 GMT -3.5
e o minerio de ferro não vai parar de subir? vai subir até quanto?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 11, 2017 11:31:40 GMT -3.5
Alguém aqui com VALE5 já decidiú o que fazer? eu vou aderir á troca acho, sem fazer eu sozinho (poderia tentar conseguir um spread melhor fazendo um trade, mas acho que não vou ariscar).
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 11, 2017 13:55:33 GMT -3.5
Alguém aqui com VALE5 já decidiú o que fazer? eu vou aderir á troca acho, sem fazer eu sozinho (poderia tentar conseguir um spread melhor fazendo um trade, mas acho que não vou ariscar). Eu havia lançado a opção de 27,72, vencimento segunda-feira. Estou pensando no que fazer também. Eu tentaria o trade ou até uma operação taxa em vale5 e venda de put em vale3. Se cair, você protege a posição com o dinheiro ganho das put e da call. É exercido na vale5 e exerce a vale3. Se subir muito você perde a ação e ganha o dinheiro da put e call. E espera um novo ponto de entrada. Se ficar estável, você ganha o dinheiro da put e call.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Jul 12, 2017 3:09:41 GMT -3.5
Alguém aqui com VALE5 já decidiú o que fazer? eu vou aderir á troca acho, sem fazer eu sozinho (poderia tentar conseguir um spread melhor fazendo um trade, mas acho que não vou ariscar). A princípio não devo converter. Pode ser que como o meu preço médio está acima do valor atual, eu possa fazer alguma operação, mas não vejo a conversão como vantajosa. Restam poucas dúvidas que a operação será bem sucedida, então a liquidez da Vale PN deve diminuir consideravelmente. No entanto, como não me vejo vendendo as minhas ações, que estão aí com o intuito de receber dividendos, pois confio fortemente no longuíssimo prazo da empresa, e até o presente momento, não vi comentários a respeito da perda da preferência dos dividendos nas ações que continuarem PN (algo que devo confirmar ainda),considero que o incentivo para a conversão não é forte o suficiente. Já no seu caso, de quem tem uma carteira com um certo peso em Vale, o fator liquidez deve pesar bem mais. Vale é a minha posição mais antiga e já estive bem concentrado nela, mas com o tempo, acabei diluindo-a. EDIT: Hoje o RI confirmou a minha impressão de que nenhuma mudança estatutária ocorrerá. Acho louvável a reforma societária, mas nos termos que foi realizada, é muito utópico achar que ela terá aderência de 100% dos minoritários das PN A, se além do prejuízo da diluição, ainda haverá o da perda do direito de preferência de recebimento de dividendos em percentual maior. Como o Valor trouxe esses dias, está implícito que eles não tem plano B. Apesar disso, o percentual de optantes pela conversão deverá sobrar com muita folga.
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on Jul 12, 2017 22:14:25 GMT -3.5
caso a conversão seja aprovada, o que acontecerá com os acionistas que não tiverem aderido?
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Jul 13, 2017 16:43:20 GMT -3.5
caso a conversão seja aprovada, o que acontecerá com os acionistas que não tiverem aderido? Nada, pois não houve mudança estatutária em relação ao direito de cada classe de ações. Quem não optou pela conversão, continuará sendo acionista PN. A empresa demonstra não trabalhar com um cenário futuro hipotético, em relação às ações PN remanescentes. Outras eventuais mudanças que possam ocorrer no futuro serão deliberadas posteriormente, a depender inclusive da adesão a esse processo de reorganização de agora.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 26, 2017 2:33:27 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jul 27, 2017 7:34:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jul 27, 2017 8:52:05 GMT -3.5
Resultado extremamente decepcionante. Apesar de ter alguns não recorrentes e a boa geração de caixa, perderam o controle dos custos. Também conseguiram perder dinheiro em operações financeiras, mesmo com a valorização do real. O P/L estimado dela fica por volta dos 8,5. Ou seja, não está barata, nem cara.
|
|