|
Post by salcedo on Oct 10, 2021 14:09:22 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 10, 2021 14:29:56 GMT -3.5
Agora que coloquei atenção no entre parênteses, como assim para baixo?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2021 14:49:11 GMT -3.5
Interessante ver como o jornalismo morreu por completo e virou um mero ctrl+c Ctrl+v de informações repassadas por terceiros: Um estudo de viabilidade feito pela própria empresa que vende a tecnologia e ninguém questiona a sua isenção. Um custo preliminar estimado de "apenas" U$7bi e todo mundo acha barato. Já tem até "alguns interessados" (não divulgados), apesar de a própria empresa que vende a tecnologia e sustenta a viabilidade do projeto não ser um deles. "Retorno garantido" com passagem de mais de R$160/cabeça para um trecho de apenas 100 e poucos Km (com esse preço "módico", certamente vai lotar de gente, todos os dias). Políticos aplaudindo o futuro que está chegando.
|
|
|
Post by salcedo on Oct 10, 2021 15:28:53 GMT -3.5
Interessante ver como o jornalismo morreu por completo e virou um mero ctrl+c Ctrl+v de informações repassadas por terceiros: Um estudo de viabilidade feito pela própria empresa que vende a tecnologia e ninguém questiona a sua isenção. Um custo preliminar estimado de "apenas" U$7bi e todo mundo acha barato. Já tem até "alguns interessados" (não divulgados), apesar de a própria empresa que vende a tecnologia e sustenta a viabilidade do projeto não ser um deles. "Retorno garantido" com passagem de mais de R$160/cabeça para um trecho de apenas 100 e poucos Km (com esse preço "módico", certamente vai lotar de gente, todos os dias). Políticos aplaudindo o futuro que está chegando. O trabalho da empresa norte-americana HyperloopTT, em parceria com o governo estadual e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Não é apenas a empresa! Além disso, foram definidos possíveis valores das passagens, sendo estimado o valor mais alto de R$ 115,00 Não encontrei os R$ 160,00 que mencionas Porto Alegre/Caxias do Sul: R$ 115 Porto Alegre/Gramado: R$ 105 Porto Alegre/Novo Hamburgo: R$ 30 Gramado/Caxias do Sul: R$ 99 Os valores dependem de várias combinações, como por exemplo, se as viagens forem em grupos, compras com antecedência, viagens diretas ou com paradas nas estações, entre outros fatores. Se da Capital até Caxias do Sul o tempo médio é de 19min45seg em 135 quilômetros, o estudo mostrou que de Porto Alegre a Gramado pode ser de 11min20 seg em 88 quilômetros. Não tenho a menor ideia se é caro , diz custando cerca de 7,7 bilhões de dólares ao longo de 30 anos, mas sem subsídios do governo. São 135 KM para o maior trajeto, um lugar que já passei e frequentemente tem neblina. Penso que é válido trazer o tema a debate, justamente para que venha a discussão e quem sabe a necessidade de maior informação, para poder emitir uma opinião!
|
|
|
Post by salcedo on Oct 10, 2021 15:31:09 GMT -3.5
Agora que coloquei atenção no entre parênteses, como assim para baixo? Sempre é um prazer, trocar ideias contigo!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2021 16:40:22 GMT -3.5
Interessante ver como o jornalismo morreu por completo e virou um mero ctrl+c Ctrl+v de informações repassadas por terceiros: Um estudo de viabilidade feito pela própria empresa que vende a tecnologia e ninguém questiona a sua isenção. Um custo preliminar estimado de "apenas" U$7bi e todo mundo acha barato. Já tem até "alguns interessados" (não divulgados), apesar de a própria empresa que vende a tecnologia e sustenta a viabilidade do projeto não ser um deles. "Retorno garantido" com passagem de mais de R$160/cabeça para um trecho de apenas 100 e poucos Km (com esse preço "módico", certamente vai lotar de gente, todos os dias). Políticos aplaudindo o futuro que está chegando.
Um custo preliminar estimado de "apenas" U$7bi e todo mundo acha barato.
Apenas U$ 7bi e, digamos, 2 ou três anos para ficar pronto, aí, ora, ora, "ocorrem problemas inesperados" e o orçamento estoura em várias vezes, assim como o prazo para o término
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2021 16:48:03 GMT -3.5
E todo mundo já esqueceu o trem-bala da Dilma (sim, o projeto existiu)
R$ 160 para ir de Porto Alegre a Caxias do Sul
Isso dá 126,3 km de distância. No meu Fiat Uno Mille ( o famoso "Prá Frente Brasil) eu fazia ao menos 12 kms por litro, na estrada, com a gasolina a R$ 6,00 eu gastaria 60 reais para fazer o percurso
Esse trem-bala ficaria, no mínimo o dobro
Políticos aplaudindo o futuro que está chegando.
Óbvio que empresários do setor privado não vão por o seu próprio dinheiro nessa jaca. Seria provavelmente o BNDES que financiaria o projeto, com juros módicos para empresários amigos
O projeto não ficaria pronto nunca, apesar da contínua injeção de dinheiro público no projeto.
Mas, é claro, qualquer um que dirigisse o BNDES faria muitos amigos entre os empresários e empreiteiros privados
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2021 18:08:39 GMT -3.5
Não encontrei os R$ 160,00 que mencionas Erro meu. No resto, mantenho a opinião. E pelo que vi na internet, essa empresa ainda não construiu esse negócio em nenhum lugar do mundo e faz promessas exageradas com alguma frequência. Uma linha de metrô em qualquer cidade custa uma fortuna. Quero ver fazerem um metrô entre cidades, atravessando serra por esse preço. As desapropriações podem até ser mais baratas, por não envolverem imóveis urbanos, mas todo o resto tornaria o preço muito maior. Se um trem não parece viável para o local, porque um sistema como esses seria?
|
|
|
Post by salcedo on Oct 10, 2021 18:20:16 GMT -3.5
Não encontrei os R$ 160,00 que mencionas Erro meu. No resto, mantenho a opinião. E pelo que vi na internet, essa empresa ainda não construiu esse negócio em nenhum lugar do mundo e faz promessas exageradas com alguma frequência. Uma linha de metrô em qualquer cidade custa uma fortuna. Quero ver fazerem um metrô entre cidades, atravessando serra por esse preço. As desapropriações podem até ser mais baratas, por não envolverem imóveis urbanos, mas todo o resto tornaria o preço muito maior. Se um trem não parece viável para o local, porque um sistema como esses seria? Poderia especular sem fundamento nenhum, assim que prefiro esperar mais alguns control c e control v, para formar uma opinião. rsrs
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2021 18:47:38 GMT -3.5
Não encontrei os R$ 160,00 que mencionas Se um trem não parece viável para o local, porque um sistema como esses seria?
E vcs não estranham que nunca aparece um projeto tipo "trem básico interligando cidades a custo módico". É sempre um "trem-bala", "cápsulas atômicas", "vagões caindo em poços quânticos". Isso em Banânia, e não no Japão
Muito provavelmente os próprios autores desses projetos já sabem o que eu desconfio: aqueles que já operam sistemas de transporte, e que em grande parte dependem de autorizações do governo, dificilmente veriam com
bons olhos a chegada de um meio de transporte bom e barato para transportar pessoas e mercadorias entre cidades e regiões.
O que sempre aparece são esses projetos de ficção científica tipo o trem-bala da Anta ou cápsulas se movendo em tubos.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2021 19:14:27 GMT -3.5
E vcs não estranham que nunca aparece um projeto tipo "trem básico interligando cidades a custo módico". É sempre um "trem-bala", "cápsulas atômicas", "vagões caindo em poços quânticos". Isso em Banânia, e não no Japão Muito provavelmente os próprios autores desses projetos já sabem o que eu desconfio: aqueles que já operam sistemas de transporte, e que em grande parte dependem de autorizações do governo, dificilmente veriam com
bons olhos a chegada de um meio de transporte bom e barato para transportar pessoas e mercadorias entre cidades e regiões.
O que sempre aparece são esses projetos de ficção científica tipo o trem-bala da Anta ou cápsulas se movendo em tubos.
A explicação é bem mais simples. Essas idéias mirabolantes não surgem para serem executadas e sim para justificar a contratação da consultoria de um amigo/comparsa só para fazer os estudos de viabilidade ou os projetos. Governo do partido X costumeiramente contrata os consultores da instituição Y. Partido W usa a instituição Z.. Para viabilizarem o esquema geralmente contratam por dispensa de licitação alguma instituição sem fins lucrativos comandada pelo amigo que tem vínculo com alguma instituição pública de renome. Exemplo: contratam a fundação de apoio da faculdade X, para dizerem que o estudo é da faculdade X (não é). Arriscaria dizer que, em mais esse caso, o desvio de recursos já aconteceu e o repórter nem se deu conta. Está apenas sendo usado para divulgar uma peça de ficção.
|
|
|
Post by salcedo on Oct 10, 2021 19:42:46 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 10, 2021 19:51:26 GMT -3.5
E vcs não estranham que nunca aparece um projeto tipo "trem básico interligando cidades a custo módico". É sempre um "trem-bala", "cápsulas atômicas", "vagões caindo em poços quânticos". Isso em Banânia, e não no Japão Muito provavelmente os próprios autores desses projetos já sabem o que eu desconfio: aqueles que já operam sistemas de transporte, e que em grande parte dependem de autorizações do governo, dificilmente veriam com
A explicação é bem mais simples. Essas idéias mirabolantes não surgem para serem executadas e sim para justificar a contratação da consultoria de um amigo/comparsa só para fazer os estudos de viabilidade ou os projetos. Governo do partido X costumeiramente contrata os consultores da instituição Y. Partido W usa a instituição Z.. Para viabilizarem o esquema geralmente contratam por dispensa de licitação alguma instituição sem fins lucrativos comandada pelo amigo que tem vínculo com alguma instituição pública de renome. Exemplo: contratam a fundação de apoio da faculdade X, para dizerem que o estudo é da faculdade X (não é). Arriscaria dizer que, em mais esse caso, o desvio de recursos já aconteceu e o repórter nem se deu conta. Está apenas sendo usado para divulgar uma peça de ficção.
Vc me educou. Eu lembro bem de ler matéria sobre obras públicas, mas do ponto de vista dos escritórios de engenharia.
No caso o engenheiro estava contando que um projeto de engenharia pode levar anos para ficar pronto, mas os políticos querem começar muito antes disso
"Eu não quero projeto, eu quero obra" Lembro de ter lido isso com clareza
Pensei aquilo que vc deve estar pensando agora: se ele fazem tanta questão é não só para terminar no prazo de seu mandato, como porque o grosso da grana deve entrar é na fase da obra, e não do projeto
Não sabia que nessas fases de mera especulação entrava muito dinheiro
Pelo menos na reportagem a estimativa é de que fique pronto em 30 anos, ao invés dos costumeiros dois ou três o que me leva a concluir que eles devem levar uns cinquenta anos, o que possibilitaria os meus futuros
netos conhecerem o sistema de transporte ainda vivos
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2021 20:23:06 GMT -3.5
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 10, 2021 20:38:15 GMT -3.5
Não sabia que nessas fases de mera especulação entrava muito dinheiro Grandes projetos de engenharia talvez envolvam muita grana, diante da complexidade, mas a contratação de consultorias fraudulentas pelo poder público geralmente envolve (1) outras áreas, (2) valores bem menores (em geral, abaixo de 1mi) e um escopo propositalmente incompreensível. Objetivo não é o político roubar para si, mas sim arrumar um contratinho para um amigo do partido. Sujeito é contratado para realizar algum estudo ou relatório que ele já tem quase todo pronto (ou receberá pronto de alguém) e ninguém do órgão público irá ler ou usar para nada (estudos ambientais, por exemplo). Dependendo do vínculo desse consultor com o partido, ele é contratado para serviços semelhantes por diversos órgãos federais, estaduais e municipais. Em todos entrega praticamente o mesmo trabalho, com pouquíssimas adaptações para parecer algo personalizado. Com uns cinco ou seis contratos de algumas centenas de milhares de reais cada, faz seu pé de meia.
|
|
|
Post by salcedo on Oct 11, 2021 8:02:43 GMT -3.5
Levar esta notícia para a UE! Instalações de telhas e painéis solares em residências crescem 2.000% no Brasil O Brasil tem uma das matrizes energéticas mais renováveis do mundo. Cerca de 48% dela é composta de fontes renováveis. A média mundial está em 14%. Os dados foram apresentados pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo César Domingues, durante o programa Brasil em Pauta que vai ao ar neste domingo (10). Segundo ele, quando se fala em eletricidade os números são ainda maiores: 85% da matriz de eletricidade brasileira são renováveis contra apenas 20% da média mundial. www.moneytimes.com.br/instalacoes-de-telhas-e-paineis-solares-em-residencias-crescem-2-000-no-brasil/
|
|
|
Post by salcedo on Oct 11, 2021 8:14:57 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 11, 2021 16:53:24 GMT -3.5
O fundo bolado pelo nosso amado presidente para regular o preço da gasolina é uma péssima ideia e com certeza daria errado:
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 11, 2021 16:55:25 GMT -3.5
Ou seja, devemos ver coisas baratas pela frente
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 11, 2021 23:31:11 GMT -3.5
Há tempos atrás eu notei a criação de um ETF com base na bolsa americana mas focado em mulheres
Isso porque
"Several studies have found that companies with women employees in senior positions and on their boards outperform the ones dominated by men."
O meu raciocínio era então, se essas empresas se mostram com fundamentos superiores às dos machos, um etf baseado nessas mesmas empresas terá um desempenho superior à uma etf "pura", baseada numa bolsa genérica
Mas era necessário passar algum tempo para que eu pudesse tirar alguma conclusão
Fiz isso hoje e o resultado foi assaz interessante
O SHE um etf com composição onde há bom percentual de empresas lideradas por mulheres, dobrou desde a crise da epidemia
Já o SPY, um conhecido etf, e bem mais genérico, foi menos que isso
Confesso que eu esperava um resultado um pouco melhor do SHE, mas ele não tem uma quantidade esmagadora de empresas lideradas por mulheres e sim uma dose maior deles.
Um dos maiores itens no portfolio é a Berkshire Hathaway, do nosso conhecido WB
Enfim, o SHE se mostrou, no médio prazo, ligeiramente melhor que o SPY. O que me faz pensar se um etf com mais participação de empresas lideradas por mulheres não teria um resultado ainda melhor
|
|