rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 8, 2020 9:52:47 GMT -3.5
Sobre EWZ aqui dá para ver facilmente Canal de baixa desde 2008 mas também LTA desde fundos de 2002 e 2016 que foi rompida e agora sendo testado possível pull-back: br.tradingview.com/chart/6zJrVoLH/Gráfico semanal ou mensal escala LOG. Edit: a propósito no caso do IBOV em U$ LTA fundos 2002 e 2016 teria sido perdida, sendo testada também agora possível pull-back. Cenário parecido com LTA do EWZ. Aparece a seguinte mensagem: “Se você deseja ver o layout de gráfico de alguém, peça ao dono do layout para compartilhar o acesso ou publicá-lo clicando no botão de Publicar.“ Caso a ação não comprometa sua identidade (revelação de nome ou outro dado sensível), pode tornar o gráfico público?
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 10:03:21 GMT -3.5
Sobre EWZ aqui dá para ver facilmente Canal de baixa desde 2008 mas também LTA desde fundos de 2002 e 2016 que foi rompida e agora sendo testado possível pull-back: br.tradingview.com/chart/6zJrVoLH/Gráfico semanal ou mensal escala LOG. Edit: a propósito no caso do IBOV em U$ LTA fundos 2002 e 2016 teria sido perdida, sendo testada também agora possível pull-back. Cenário parecido com LTA do EWZ. Aparece a seguinte mensagem: “Se você deseja ver o layout de gráfico de alguém, peça ao dono do layout para compartilhar o acesso ou publicá-lo clicando no botão de Publicar.“ Caso a ação não comprometa sua identidade (revelação de nome ou outro dado sensível), pode tornar o gráfico público? Para publicar pede número telefone, mas habilitei um "Ativar Compartilhar", talvez funcione agora. Se não funcionar é só entrar na ferramenta e usar código EWZ.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 12:54:49 GMT -3.5
Por estas e por outras fica difícil acreditar no Brasil: braziljournal.com/urgente-parem-o-plano-mansuetoReduzir custos (quadro, salários e benefícios/privilégios absurdos) e enxugar máquina pública ninguém fala. Se cenário fiscal voltar a se deteriorar com governo liberal, parece que inflação pode voltar com força total dessa vez. Com mundo cambaleando, só falta a esquerda populista conseguir voltar ao poder. Pensando em ficar só na SUZB3, pelo menos é ativo real, bem de primeira necessidade e líder de baixo custo no setor. Não fosse pela elevada dívida daria mais confiança ainda.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 8, 2020 13:42:55 GMT -3.5
Por estas e por outras fica difícil acreditar no Brasil: braziljournal.com/urgente-parem-o-plano-mansuetoReduzir custos (quadro, salários e benefícios/privilégios absurdos) e enxugar máquina pública ninguém fala. Se cenário fiscal voltar a se deteriorar com governo liberal, parece que inflação pode voltar com força total dessa vez. Com mundo cambaleando, só falta a esquerda populista conseguir voltar ao poder. Pensando em ficar só na SUZB3, pelo menos é ativo real, bem de primeira necessidade e líder de baixo custo no setor. Não fosse pela elevada dívida daria mais confiança ainda. Agora que o dólar começou a voltar, não parece ser uma boa. Esses últimos dias, USDBRL congelou a escalada da minha carteira.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 8, 2020 13:47:55 GMT -3.5
Por estas e por outras fica difícil acreditar no Brasil: braziljournal.com/urgente-parem-o-plano-mansuetoReduzir custos (quadro, salários e benefícios/privilégios absurdos) e enxugar máquina pública ninguém fala. Se cenário fiscal voltar a se deteriorar com governo liberal, parece que inflação pode voltar com força total dessa vez. Com mundo cambaleando, só falta a esquerda populista conseguir voltar ao poder. Pensando em ficar só na SUZB3, pelo menos é ativo real, bem de primeira necessidade e líder de baixo custo no setor. Não fosse pela elevada dívida daria mais confiança ainda. Agora que o dólar começou a voltar, não parece ser uma boa. Esses últimos dias, USDBRL congelou a escalada da minha carteira. Roger, no mesmíssimo sentido, do Marcos Lisboa:
Descontrole - MARCOS LISBOA FOLHA DE SP - 05/04
Grupos organizados buscam se aproveitar do tumulto para resolver problemas que nada têm a ver com a crise Nesta fase difícil, pedidos de ajuda importantes são feitos para combater a pandemia e seus efeitos colaterais.
Inevitavelmente, porém, grupos organizados buscam se aproveitar do tumulto para resolver problemas que nada têm a ver com a crise, às custas do país.
A prioridade deve ser os gastos com saúde e com os grupos afetados pelo necessário distanciamento social. São indispensáveis recursos e técnica para transferir renda para os grupos vulneráveis, o que em um país com alta informalidade não será tarefa fácil, apesar do cadastro único.
As políticas para apoiar empresas e empregos também enfrentam imensos desafios. Há pequenas empresas fora do sistema tradicional de crédito. Deve-se ter cuidado para evitar o oportunismo usual de corporações que tentam compartilhar o benefício de crédito subsidiado.
Todos ficamos mais pobres, ao menos temporariamente. O que pode ser feito é minimizar as perdas dos grupos vulneráveis. Aqueles que conseguem sobreviver aos próximos meses, apesar dos prejuízos, devem fazê-lo sem onerar o governo, pois o aumento da dívida pública nos custará mais à frente.
As propostas mais preocupantes têm vindo de governadores. O Plano Mansueto está sendo remendado para transferir imensos benefícios para estados que não fizeram seu dever de casa.
Não é aceitável se aproveitar deste momento para empurrar para a sociedade os custos de anos de desequilíbrio. O Congresso já garantiu que as transferências para os estados e municípios não serão reduzidas durante a crise, apesar do país mais pobre.
Os governadores, porém, querem mais, como novas linhas de crédito, suspensão temporária do limite de despesa com pessoal e do pagamento das dívidas com a União, parcelamento dos precatórios até 2040, entre outros.
Em muitos países, os efeitos da crise são graves, mas vão passar e eles poderão voltar à normalidade, ainda que com uma dívida pública maior. Pelo andar da carruagem, aqui a degradação será mais severa.
Corremos o risco de terminar com uma dívida pública maior do que o necessário para cuidar da crise, o que resultará em prejuízos adicionais para o país nos próximos anos.
Além disso, a desorganização do setor produtivo ocasionada pela proliferação de liminares para interromper o pagamento de fornecedores, aluguéis e empréstimos pode comprometer a nossa economia e deixar sequelas que tornarão bastante difícil a recuperação.
Uma proposta. O Congresso apenas deveria aprovar, neste momento, gastos temporários e destinados exclusivamente aos programas de saúde pública e à mitigação dos efeitos colaterais da crise. Tudo o mais deveria ser vetado.
Marcos Lisboa Presidente do Insper, ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2003-2005) e doutor em economia.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Os negritos são meus. Vc não estaria esperando mesmo que políticos fossem deixar escapar uma oportunidade dessas para empurrar os efeitos de seu desgoverno para o resto do país, ia?
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 8, 2020 13:48:14 GMT -3.5
Por estas e por outras fica difícil acreditar no Brasil: braziljournal.com/urgente-parem-o-plano-mansuetoReduzir custos (quadro, salários e benefícios/privilégios absurdos) e enxugar máquina pública ninguém fala. Se cenário fiscal voltar a se deteriorar com governo liberal, parece que inflação pode voltar com força total dessa vez. Com mundo cambaleando, só falta a esquerda populista conseguir voltar ao poder. Pensando em ficar só na SUZB3, pelo menos é ativo real, bem de primeira necessidade e líder de baixo custo no setor. Não fosse pela elevada dívida daria mais confiança ainda. Agora que o dólar começou a voltar, não parece ser uma boa. Esses últimos dias, USDBRL congelou a escalada da minha carteira. É tão absurdo que parece feito apenas para abrir negociação com o ministério da fazenda ("dê-nos algumas migalhas ou implodimos o que resta do país"). Mas se eu mais uma vez estiver errado e algo assim acabar por ser aprovado, jogarei a toalha e mandarei todo meu dinheiro para fora, não importando o câmbio, nem os ônus de liquidar meus investimentos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 8, 2020 13:53:56 GMT -3.5
Sobre EWZ aqui dá para ver facilmente Canal de baixa desde 2008 mas também LTA desde fundos de 2002 e 2016 que foi rompida e agora sendo testado possível pull-back: br.tradingview.com/chart/6zJrVoLH/Gráfico semanal ou mensal escala LOG. Edit: a propósito no caso do IBOV em U$ LTA fundos 2002 e 2016 teria sido perdida, sendo testada também agora possível pull-back. Cenário parecido com LTA do EWZ. Roger, Neste link está aparecendo análise de POSI3.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 13:56:57 GMT -3.5
Sobre EWZ aqui dá para ver facilmente Canal de baixa desde 2008 mas também LTA desde fundos de 2002 e 2016 que foi rompida e agora sendo testado possível pull-back: br.tradingview.com/chart/6zJrVoLH/Gráfico semanal ou mensal escala LOG. Edit: a propósito no caso do IBOV em U$ LTA fundos 2002 e 2016 teria sido perdida, sendo testada também agora possível pull-back. Cenário parecido com LTA do EWZ. Roger, Neste link, está aparecendo análise de POSI3. Como meu acesso é free, acho que o link fica mudando ou refletindo último ativo que deixo aberto. Ideal é acessar direto ferramenta. Edit: o link é único, fixo, talvez atrelado a minha "conta" free. Infelizmente não tem como compartilhar assim. Mas é bem fácil usar a ferramenta. Para consulta e análise básica dá para usar mesmo free. Tem vários índices mundiais DAX DJI, USOIL, USDBRL, BTCUSD, e papéis ativos internacionais também DIS AAPL MSFT, etc.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 8, 2020 14:00:45 GMT -3.5
Agora que o dólar começou a voltar, não parece ser uma boa. Esses últimos dias, USDBRL congelou a escalada da minha carteira. É tão absurdo que parece feito apenas para abrir negociação com o ministério da fazenda ("dê-nos algumas migalhas ou implodimos o que resta do país"). Mas se eu mais uma vez estiver errado e algo assim acabar por ser aprovado, jogarei a toalha e mandarei todo meu dinheiro para fora, não importando o câmbio, nem os ônus de liquidar meus investimentos. Se/qdo mandar, acha q o dólar bate qto? 4,60 já recomeço a mandar
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 14:02:56 GMT -3.5
Sultão eu só acreditaria mudança para valer Brasil se houvesse racionalização gastos públicos, eliminação de privilégios, etc.
Mas realmente aqui parece utopia.
rst tem razão, e quem foi migrando investimentos para fora nos últimos anos fez o certo, aproveitando dólar abaixo dos 4.
Agora fica cada vez mais difícil tomar este tipo de decisão.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 8, 2020 14:34:44 GMT -3.5
É tão absurdo que parece feito apenas para abrir negociação com o ministério da fazenda ("dê-nos algumas migalhas ou implodimos o que resta do país"). Mas se eu mais uma vez estiver errado e algo assim acabar por ser aprovado, jogarei a toalha e mandarei todo meu dinheiro para fora, não importando o câmbio, nem os ônus de liquidar meus investimentos. Se/qdo mandar, acha q o dólar bate qto? 4,60 já recomeço a mandar Se um pacote desses for aprovado, pode esperar dolar acima de 10. É impressionante a capacidade dos nossos políticos de destruir o país. Quando se acha que eles foram além da conta, sempre vem uma novidade mostrando que eles podem piorar ainda mais.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 8, 2020 14:44:40 GMT -3.5
Sultão eu só acreditaria mudança para valer Brasil se houvesse racionalização gastos públicos, eliminação de privilégios, etc. Mas realmente aqui parece utopia. rst tem razão, e quem foi migrando investimentos para fora nos últimos anos fez o certo, aproveitando dólar abaixo dos 4. Agora fica cada vez mais difícil tomar este tipo de decisão.
O rst talvez tenha se deixado levar um pouco pela emoção (eu confesso que eu também, trancado o dia inteiro dentro de casa, estou lutando para não dar um faniquito) mas a perspectiva dele, no longo prazo, é a mesma minha
Ninguém sabe o valor do dólar no mês que vem. A solução é a mesma de sempre, como vc mesmo notou:
"rst tem razão, e quem foi migrando investimentos para fora nos últimos anos fez o certo, aproveitando dólar abaixo dos 4."
Há um ano a nossa expectativa não era de que o Brasil iria virar país do Primeiro Mundo (nunca vai) mas que as coisas entrassem minimamente nos eixos
A epidemia acabou de vez com essa ilusão, e a tendência das finanças públicas é de piorar continuamente
Assim, a minha atitude diante do que nós estamos vendo é ir investindo aos poucos fora daqui, aproveitando eventuais quedas do dólar
Espero em breve passar para o time dos "investidores qualificados" e aí até BDRs entram para o meu radar.
Em relação ao Brasil, vejo que nós estamos convergindo para um ponto comum: game over
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 14:54:43 GMT -3.5
Sultão eu só acreditaria mudança para valer Brasil se houvesse racionalização gastos públicos, eliminação de privilégios, etc. Mas realmente aqui parece utopia. rst tem razão, e quem foi migrando investimentos para fora nos últimos anos fez o certo, aproveitando dólar abaixo dos 4. Agora fica cada vez mais difícil tomar este tipo de decisão.
O rst talvez tenha se deixado levar um pouco pela emoção (eu confesso que eu também, trancado o dia inteiro dentro de casa, estou lutando para não dar um faniquito) mas a perspectiva dele, no longo prazo, é a mesma minha
Ninguém sabe o valor do dólar no mês que vem. A solução é a mesma de sempre, como vc mesmo notou:
"rst tem razão, e quem foi migrando investimentos para fora nos últimos anos fez o certo, aproveitando dólar abaixo dos 4."
Há um ano a nossa expectativa não era de que o Brasil iria virar país do Primeiro Mundo (nunca vai) mas que as coisas entrassem minimamente nos eixos
A epidemia acabou de vez com essa ilusão, e a tendência das finanças públicas é de piorar continuamente
Assim, a minha atitude diante do que nós estamos vendo é ir investindo aos poucos fora daqui, aproveitando eventuais quedas do dólar
Espero em breve passar para o time dos "investidores qualificados" e aí até BDRs entram para o meu radar.
Em relação ao Brasil, vejo que nós estamos convergindo para um ponto comum: game over
Resumiu tudo. BDR realmente opção muito mais simples, mas depende de investimento acima R$ 1 mi até o momento.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 8, 2020 15:01:28 GMT -3.5
Resumiu tudo. BDR realmente opção muito mais simples, mas depende de investimento acima R$ 1 mi até o momento. Qq coisa em dólar tá valendo à pena. Meus bitcoins estão +2% em dólares... só que +29% em reais no ano hahaha
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 8, 2020 15:03:52 GMT -3.5
Resumiu tudo. BDR realmente opção muito mais simples, mas depende de investimento acima R$ 1 mi até o momento. Abrir uma conta no exterior é fácil, esse cara aqui só falta segurar a sua mão: www.comoinvestirnoexterior.com/como-abrir-conta-na-td-ameritrade/
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 8, 2020 15:19:11 GMT -3.5
Resumiu tudo. BDR realmente opção muito mais simples, mas depende de investimento acima R$ 1 mi até o momento.
"
BDRs são simples apesar de não serem as mais eficazes no relação aos custos (principalmente se falarmos de dividendos pagos)
Acontece que não tenho passaporte e a minha localidade não é grande o suficiente para dispor de um posto da Polícia Federal que o emita, por isso eu teria que viajar só para isso. Viagens no momento não são viáveis
Sem passaporte não é possível abrir conta em corretora no exterior, as que vi todas pedem
Nesse cenário, seria mais viável ir comprando aos poucos, bem devagar, BDRS, e depois transferi-las para a exterior
Sim a pessoa precisa ter um milhão, no mínimo, de aplicações financeiras, para comprar BDRs (a frase "investimento acima de um milhão" pode sugerir que é necessário fazer um investimento de um milhão, e o que é preciso e ter ativos financeiros os quais, somados, cheguem a esse valor)
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 8, 2020 15:49:23 GMT -3.5
Aparentemente era blefe mesmo: www.oantagonista.com/economia/camara-troca-plano-mansueto-por-projeto-de-curto-prazo-de-r-35-bilhoesMas estou cada dia mais desistindo do país,e não é emoção do confinamento, é apenas uma constatação do óbvio. Desde criança escuto que o Brasil irá melhorar se fizer isso ou aquilo, que o Brasil é o pais do futuro, etc, etc. Já se passaram algumas décadas, metade da minha vida se foi (ou mais da metade, dependendo do quanto eu realmente tiver de vida) e nada mudou. Ao invés de perder meu tempo me iludindo que em um dia distante e indeterminado no futuro o país irá melhorar, é muito mais simples tentar imigrar para um país que já seja um pouco melhor. A gente não escolhe onde nasce, mas escolhe onde morre.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 9, 2020 9:57:12 GMT -3.5
Continuando aqui uma conversa iniciada no tópico de grendene rst, dilema agora parece ser exatamente onde conseguir algum "porto mais seguro" com rentabilidade razoável, gerador de renda e capacidade repasse inflação. Com problema iminente de nova deterioração fiscal, muitos já falam Cash is Trash, não só para o Brasil. Ou seja, segurar dinheiro agora tem a possibilidade de perder valor mais a frente, ou em outras palavras, não conseguir comprar bons ativos preços atuais mais a frente. Quais setores e ativos reais você investiria no momento? Setor elétrico parece ser o mais lógico, mas com mudanças de regras ou canetas pode sofrer. Mas as boas ainda me parecem caras. Eqtl3, apesar de distribuidora, transmissoras como TAEE11, geradora/transmissora como ENBR3 são minhas preferências. Setor imobiliário não é tão simples. Só vejo EZTC3 e TRIS3 como melhores opções. Vejo Vale3 se voltasse para faixa dos 30 como das melhores opções. Dtex3 e Klbn11 também vejo ainda em preços razoáveis. Suzb3 me parece cara no momento. Ggbr4 abaixo 10 me parece boa opção de valor com bom desconto, embora tenda a sofrer mais para geração caixa. Setor elétrico não é tão seguro quanto parece. Além do risco regulatório alto, a paralisação da economia afeta severamente geradoras e distribuidoras (essas últimas ainda sofrerão um aumento significativo da inadimplência). Para ter uma ideia do problema, imagine quantas empresas eletrointensivas estão reduzindo produção, quantas lojas que ficam com iluminação ligada durante o dia estão fechadas e outras situações semelhantes. Isso sem falar nos rolos incompreensíveis de encargos do sistema: braziljournal.com/crise-e-solucoes-7-propostas-para-o-setor-eletricoSobre o que comprar, não tenho a resposta para sua pergunta, que não é nada fácil. Mas se o objetivo é apenas preservar poder de compra, uma saída talvez sejam os imóveis, fundos imobiliários e empresas de exploração de imóveis (Scar, IGTA, Mult, Brpr). De preferência, as que tiverem menor alavancagem. A moeda pode virar pó, a economia ir para o brejo, mas, no pior dos cenários, as que não tiverem dívidas exorbitantes que as forcem a vender ativos na bacia das almas continuarão a ter seus imóveis no final da pandemia.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 9, 2020 11:54:41 GMT -3.5
Continuando aqui uma conversa iniciada no tópico de grendene Setor elétrico não é tão seguro quanto parece. Além do risco regulatório alto,
Concordo plenamente. Primeiro lembrem-se do que vai acontecer em um ambiente de inflação alta
Qualquer governo, independentemente da sua matiz ideológica, vai tentar reprimir tarifas de serviços públicos como uma forma de estancar a inflação
Reprimindo tarifa, acabou o lucro. Sem lucro, sem dividendo
E não foi outra coisa aquilo que a Anta fez no poder: por pouco não acabou com a Petrobrás, transformando-a na grande petrolífera mais endividada do mundo
Isso para não falar no setor elétrico: Cesp, Cemig e Eletropaulo desceram para níveis difíceis de imaginar
Porto seguro, quando a possibilidade de alteração de regras depende de uma mera canetada de um governante, não existe.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 9, 2020 13:34:14 GMT -3.5
Brasil: $181B
|
|