uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 7, 2020 11:00:13 GMT -3.5
E além da diversificação, ainda tem a vantagem da mudança de composição do índice, que expurga automaticamente as empresas que vão ficando ruins, que viram micos, que quebram. Eu iria fazer exatamente esse comentário. Neste momento é muito difícil prever o que vai acontecer. (Na crise de 2008, aconteceram coisa malucas, como, apesar da alta da taxa de câmbio, duas empresas exportadoras quebrarem, no caso Aracruz Celulose e Sadia, porque estavam sobrevendidas em dólar.) Comprando fundos, a carteira é ajustada sem custo extra para o investidor final. Os ETFs passivos são mais confiáveis, porque não fazem apostas, como os stock pickers.
Por outro lado, parece que o Potuz está confiante numa recuperação rápida, que acredito que não vá acontecer.
O lockdown vai desorganizar demais a economia brasileira porque é excessivamente regulamentada. O elevado custo para demitir vai quebrar muitas empresas. O que significa que teremos muitos desempregados sem dinheiro, porque as empresas não conseguirão pagar nem mesmo os salários, quanto mais os encargos sociais e indenizações. Mesmo para as empresas que o governo vai financiar o pagamento de salários, isso é uma ajuda no fluxo de caixa presente, que apenas diminui o valor dos negócios, por aumentar suas dívidas. Os empreendedores vão entender que no Brasil não vale a pena abrir o próprio negócio, porque boa parte da população não vê os empreendedores como pessoas que se arriscam para trazer prosperidade para a sociedade, mas como aproveitadores, que vivem de explorar o "trabalhador" (como se o não fosse o empreendedor o que mais trabalha em qualquer firma). Os postos de trabalho vão fechar e não vão reabrir enquanto não revisarmos drasticamente a distribuição de risco entre empregados e empregadores, para o que é menos importante a mudança das leis, e mais importante mudar a mentalidade dos juízes do trabalho. Teremos saudades de quando o desemprego era de 11%. Vamos conviver por muito tempo com desemprego acima de 20%. Evidentemente, com o governo bancando uma multidão de aposentados e desempregados, com pouca arrecadação, teremos inflação alta. Nessa conjuntura, há uma boa chance de a esquerda voltar ao poder, piorando ainda mais as coisas.
Por outro lado, a economia americana vai se recuperar muito rapidamente, justamente por ser mais dinâmica. Todo mundo que tinha que demitir já demitiu. As empresas exportadoras poderão se beneficiar nessa onda.
hahaha, mas eu discordo completamente de vc nos dois pontos que vc coloca. 1. Vc lembrou bem o lado social da coisa, mas e esse câmbio que praticamente fechou as indústrias daqui do exterior? Empresas industriais como a Schulz, por exemplo, que fazem coisas de qualidade e com um bom público (dentistas, por exemplo) vão ganhar muuuuito dinheiro. Ainda mais pq compressores são usados em diversas áreas da economia. Mas é claro que deve sentir por uns 2-3 anos (como 2014/2015/2016). Eu tbm apostaria nas asset lights - muitas delas monopolistas, pelo aspecto regulatório q vc colocou anteriormente - pra cruzar esse período, só que estão caríssimas ainda (ODPV, FLRY, "ABEV", etc) 2. Não sei se a economia americana se comportará do jeito que vc coloca, pq 70% é baseada em consumo. Se começarem a distribuir os tais cheques de $1.200 diretamente para as pessoas... aparece a inflação... Dos analistas que eu escuto é praticamente consenso que o melhor dos casos será algo parecido com os anos 1970s (se não descambar pra deflação, o q tbm é provável).
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 7, 2020 11:15:49 GMT -3.5
#SPY mensalPara quem não sabe como o padrão acima funciona, segue abaixo 2 imagens:
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 12:17:08 GMT -3.5
#SPY mensalPara quem não sabe como o padrão acima funciona, segue abaixo 2 imagens: seria o começo da crise ? ainda bem que to liquido agora kkkk.. esperar uma queda, dois dias de super altas são igual dois dias de CB .. o mercado volta sempre uma parte
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 7, 2020 13:52:52 GMT -3.5
E com a cotação do dólar, em alguma hora os gringos regressaram. sim em dólar a queda em dólar passou de 60 % se alguém tiver o IBOV dolarizado pra gente comparar com a queda da DILMA É só digitar EWZ no seu navegador. O gráfico que irá aparecer não é do Ibov dolarizado, e sim o MSCI Br, mas, para o que pretende, é praticamente a mesma coisa.
|
|
rogerdff
New Member
Member is Online
|
Post by rogerdff on Apr 7, 2020 14:15:18 GMT -3.5
sim em dólar a queda em dólar passou de 60 % se alguém tiver o IBOV dolarizado pra gente comparar com a queda da DILMA É só digitar EWZ no seu navegador. O gráfico que irá aparecer não é do Ibov dolarizado, e sim o MSCI Br, mas, para o que pretende, é praticamente a mesma coisa. Correto, e no mensal dá pra ver um belo canal de baixa desde topo e fundo de 2008. Pelo canal ainda poderia ir para faixa dos 13 mil pontos, quase 50% queda ponto atual. Se dólar subir mais ainda, para 6 ou até 7 como projetam alguns, amorteceria IBOV nominal. Talvez faixa dos 55k.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 15:26:49 GMT -3.5
os gringos vem tomando naba desde 2008 ta louco
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 16:52:46 GMT -3.5
previsibilidade do mercado esta até assustando... abriu lá em cima .. mostrando que iria perder força , não perdeu tanto que eu imaginava mas perdeu.. amanhã vem queda grande.. ninguém vai passar o feriado comprado , exceto eu acho rs
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 7, 2020 17:13:36 GMT -3.5
#SPY mensal[posts Twiter] seria o começo da crise ? ainda bem que to liquido agora kkkk.. esperar uma queda, dois dias de super altas são igual dois dias de CB .. o mercado volta sempre uma parte Fiel, O que vai acontecer é díficil saber. Ninguém tem certeza de nada no mercado. Temos apenas suposições. Vamos acompanhar o andamento nos próximos dias. Tem que tomar cuidado, pois esse padrão está presente nos gráficos mensais de vários índices americanos como o Dow Jones, da Nasdaq e o próprio SP500. As vezes, quando rompe já começa uma queda forte como você viu nas imagens de exemplo. Outras vezes, rompe, cai um pouco, volta a subir até onde rompeu (isso é o chamado pullback) e depois volta a cair. É aí que tem que ficar esperto.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 7, 2020 18:47:59 GMT -3.5
É só digitar EWZ no seu navegador. O gráfico que irá aparecer não é do Ibov dolarizado, e sim o MSCI Br, mas, para o que pretende, é praticamente a mesma coisa. Correto, e no mensal dá pra ver um belo canal de baixa desde topo e fundo de 2008. Pelo canal ainda poderia ir para faixa dos 13 mil pontos, quase 50% queda ponto atual. Se dólar subir mais ainda, para 6 ou até 7 como projetam alguns, amorteceria IBOV nominal. Talvez faixa dos 55k.
Roger, um dos problemas de AT que a gente nota desde o início é que ela (os seja, suas previsões) dependem muito do período considerado.
volverine é um dos que sempre chamam a atenção para o fato que os gráficos fazem mais sentido quanto mais longo o período considerado
Assim, alguém postou (você?) o gráfico do Bovespa pegando um período de décadas:
Por esse gráfico o Bovespa, mesmo com a queda provocada pelo corona, estaria no início de um longo processo de alta em dólar, o meltdown que acompanhamos seria, no final das contas, nada mais que um soluço no gráfico de longo prazo
Eu modestamente acredito que a gente tem que ver as duas coisas, gráficos e fundamentos, para tomar decisão. E acho que vc vai concordar comigo que aquilo que estamos vendo no Brasil, há anos, não é legal
Gostaria que vc postasse o seu gráfico, aqui ou na seção de AT (tentei abrir o EWZ de prazo mais longo no yahoo charts mas deu xabu)
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 7, 2020 19:39:32 GMT -3.5
... Por outro lado, parece que o Potuz está confiante numa recuperação rápida, que acredito que não vá acontecer.
O lockdown vai desorganizar demais a economia brasileira porque é excessivamente regulamentada.
...
Por outro lado, a economia americana vai se recuperar muito rapidamente, justamente por ser mais dinâmica. Todo mundo que tinha que demitir já demitiu. As empresas exportadoras poderão se beneficiar nessa onda.
hahaha, mas eu discordo completamente de vc nos dois pontos que vc coloca. 1. Vc lembrou bem o lado social da coisa, mas e esse câmbio que praticamente fechou as indústrias daqui do exterior? Empresas industriais como a Schulz, por exemplo, que fazem coisas de qualidade e com um bom público (dentistas, por exemplo) vão ganhar muuuuito dinheiro. Ainda mais pq compressores são usados em diversas áreas da economia. Mas é claro que deve sentir por uns 2-3 anos (como 2014/2015/2016). Eu tbm apostaria nas asset lights - muitas delas monopolistas, pelo aspecto regulatório q vc colocou anteriormente - pra cruzar esse período, só que estão caríssimas ainda (ODPV, FLRY, "ABEV", etc) 2. Não sei se a economia americana se comportará do jeito que vc coloca, pq 70% é baseada em consumo. Se começarem a distribuir os tais cheques de $1.200 diretamente para as pessoas... aparece a inflação... Dos analistas que eu escuto é praticamente consenso que o melhor dos casos será algo parecido com os anos 1970s (se não descambar pra deflação, o q tbm é provável). Não sei se entendi o seu primeiro ponto. A Schultz, por exemplo, teve 25% do faturamento vindo do mercado externo. Com o dólar alto, essas vendas podem aumentar e ela se beneficia. Foi uma das ações que comprei recentemente (PM de R$ 6,70). Por outro lado, a Odontoprev claramente vai sofrer com o elevado desemprego, porque o número de pessoas pagando plano de dentário vai diminuir. São dois casos completamente diferentes, em que um se beneficia do caos interno e da rápida recuperação nos EUA, ao passo que o outro só é prejudicado pelo caos interno.
Quanto ao segundo ponto, é preciso observar que a crise atual é completamente diferente da crise dos anos 1970.
Na década de 1970 a economia americana era muito regulamentada, o que fazia com que a produtividade caísse (o mal que nos aflige hoje). No meio disso, foi afetada por um choque de custo (choque do petróleo, quando os EUA eram o maior importador mundial, e a OPEP tinha praticamente toda a produção). O choque de custo reduz a demanda. No lugar de acomodar esse choque, o governo americano tentou estimular a demanda, resultando em inflação e mais queda da produtividade. Agora houve simultaneamente um choque de oferta e de demanda. As unidades de produção foram fechadas, reduzindo o produto e a renda. Se o governo não estimular a volta do consumo, o capital instalado vai se degradar, sem produzir. Por esse motivo o estímulo à demanda nesse momento não é inflacionário, e, pelo contrário, pode aumentar a produtividade da economia por dar escala de produção a um capital já instalado.
|
|
|
Post by salcedo on Apr 7, 2020 19:41:48 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 7, 2020 19:45:03 GMT -3.5
Sultão do Swing Concordo com você sobre a questão de usar AT e AF nas análises. Em todos esses anos, desde o Infomoney, sempre vimos as eternas discussões sobre qual tipo de análise é melhor, AT ou AF. Cada grupo de pessoas que escolhe uma forma de análise costuma não usar a outra. O que é um grande desperdício, pois uma potencializa a outra, apesar de analisarem coisas diferentes (uma foca no fluxo e movimentos e a outra em valor e fundamentos). O trader/grafista que acompanha os fundamentos/indicadores pode pegar o lucro que teve em uma operação de especulação e alocar numa empresa com bons fundamentos visando o LP, seja com foco na renda passiva com um excelente dy, como esta crise está proporcionando em várias empresas e FIIs, seja com foco na valorização, para ganhar 600% ou 1.000% depois de uns 10 anos ou seja lá o que for. Ele consegue fazer uma avaliação de risco e também do custo/benefício em manter uma operação de trade que tem baixa expectativa de retorno, mas um alto risco. Por exemplo, nas últimas semanas tivemos alguns ativos de empresas com fundamentos ruins que graficamente estavam extremamente sobrevendidos, sinalizando reversão. A reversão ocorreu rapidamente e algumas subiram 50%, 70% ou 100% em cerca de 1 semana. E por mais que o trader não saiba em qual preço o ativo tem potencial de chegar, ele pode usar também a AF e pensar: "Peraí, esse ativo da empresa ruim já está me dando 50% de lucro em uma semana e como eu não sei até que preço ele pode chegar e a AF está me sinalizando que há inúmeras empresas sólidas nesta crise projetando altos DY, então por que não realizar esses 50% de lucro e colocar todo o lucro em um desses ativos de empresas sólidas?" Se ele só usasse a AT, ele realizaria lucro na empresa ruim e depois correria o risco de perder todo o lucro ganho em outra operação de trade que desse errado. Lógico, aqui é um cenário hipotético, perdas sempre vão acontecer, então o trader pode alocar tipo 50% do lucro com base em AF e deixar os outros 50% restantes para aumentar o capital de trade. Por outro lado, os fundamentalistas poderiam utilizar as mesmas estratégias: olhar gráficos de longo prazo (semestral e anual) e fazer análises semelhantes (associadas aos indicadores fundamentalistas) sobre custo/benefício e risco em manter determinadas posições de suas carteiras.
|
|
|
Post by mahler on Apr 7, 2020 21:39:54 GMT -3.5
E a renda fixa, alguém aí está aumentando posição nela?
Pergunto isso, porque se a PEC do orçamento de guerra passar, o BC vai poder comprar diretamente,durante a pandemia, títulos públicos e privados de dívida, e com isso vai haver uma valorização dos mesmos.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 7, 2020 21:50:53 GMT -3.5
Estou investindo em SMAL11. Existe vasta literatura reportando o maior retorno esperado de small caps em relação a large caps. De fato, entre desde 12/12/2008 (que acho que é a data de lançamento do ETF), SMAL11 se valorizou 281%, contra 131% do BOVA11, ETF que replica a carteira do IBOVESPA. Porém, nos últimos 5 anos (desde 24/01/2014), o BOVA11 teve retorno muito superior ao SMAL11: 94% vs 51%. E mesmo no último ano (desde 18/01/2018), BOVA11 superou SMAL11: 17% contra 11%.
Incorporar essa "anomalia" de tamanho como um fator de risco nos modelos de precificações de ações foi uma das importantes contribuições de Eugene Fama, ganhador do "Prêmio Nobel" de Economia em 2013. A diferença de rendimento entre ações empresas grandes e pequenas deve capturar um conjunto de expectativas que influenciam os preços das ações. Quando essas expectativas são favoráveis às empresas menores, os preços de suas ações (ajustados para proventos) sobem mais que das grandes. Porém, quando essas expectativas são desfavoráveis, seus preços caem mais que das grandes. Subdividindo os últimos 5 anos em 2 períodos, vemos que até 22/01/2016, o fundo do poço, com Dilma ainda na presidência, SMAL11 caiu 41% e BOVA11 "apenas" 20% (em relação a 24/01/2014). No último ano, também podemos avaliar como foi o desempenho até 05/10/2018, último pregão antes da eleição, SMAL11 havia caído -10%, contra alta de 2% de BOVA11 (em relação a 18/01/2018). Entendo que essencialmente SMAL11 está se recuperando desses 2 tombos, com melhoria das expectativas. De fato, olhando os últimos 3 meses, SMAL11 subiu 19%, contra "apenas" 13% de BOVA11. A minha expectativa é que BOVA11 comece a andar de lado, mas SMAL11 continue subindo. Retomando essa publicação de pouco mais de 1 ano atrás para explicar porque eu acho que ainda não estamos no fundo do poço. Em janeiro de 2019 eu via um bom futuro pela frente, com um governo comprometido com o ajuste fiscal, elaborando um conjunto de reformas com potencial para destravar a economia brasileira. De lá para cá, vimos o Nhonho (Rodrigo Maia) e o Seu Barriga (Davi Alcolumbre) sentarem sobre reformas importantes, listadas aqui: Infomoney: Guedes pede que Congresso aprove 19 medidas para “blindar” Brasil da crise. (As principais reformas estão no item d) Reformas Estruturais.) Como se não bastasse as reformas travadas, apareceu a crise da Covid-19, e a crise do petróleo, bem no momento em que o Brasil se preparava para tornar-se um exportador importante. E para piorar, existe um movimento para aproveitando a desculpa do Covid-19, parar completamente a economia, para atender objetivos políticos escusos. O momento atual é péssimo, com perspectivas de piorar, e o preço de SMAL11 está apenas 13% abaixo de quando o futuro parecia bom. Talvez, olhando em dólar, a queda tenha sido muito maior. Mas acho mais provável o dólar cair, do que o valor das empresas subir em reais. A depressão vai ser muito pesada, porque essa é justamente a intenção de vários políticos.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 7, 2020 22:09:28 GMT -3.5
E a renda fixa, alguém aí está aumentando posição nela? Pergunto isso, porque se a PEC do orçamento de guerra passar, o BC vai poder comprar diretamente,durante a pandemia, títulos públicos e privados de dívida, e com isso vai haver uma valorização dos mesmos.
E ATENÇÃO A QE FINALMENTE FAZ SUA ENTRADA TRIUNFANTE EM TERRITÓRIO NACIONAL
Não sei porque demorou tanto tempo. Hoje em dia um Iphone ou Playstation, assim que são lançados no exterior chegam aqui, como é que esse modismo demorou tanto tempo?
Falando mais sério, eu nunca uso aquilo que chamam de renda fixa (e que para mim não é fixa, assim como o TD não é direto)
Mahler "títulos público e privados" é a expressão mais ampla que alguém já ouviu. Dava para transcrever o trecho da PEC para nós na parte que fala do assunto, plis?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 7, 2020 22:27:17 GMT -3.5
Retomando essa publicação de pouco mais de 1 ano atrás para explicar porque eu acho que ainda não estamos no fundo do poço. Em janeiro de 2019 eu via um bom futuro pela frente, com um governo comprometido com o ajuste fiscal, elaborando um conjunto de reformas com potencial para destravar a economia brasileira. De lá para cá, vimos o Nhonho (Rodrigo Maia) e o Seu Barriga (Davi Alcolumbre) sentarem sobre reformas importantes, listadas aqui: Infomoney: Guedes pede que Congresso aprove 19 medidas para “blindar” Brasil da crise. (As principais reformas estão no item d) Reformas Estruturais.) Como se não bastasse as reformas travadas, apareceu a crise da Covid-19, e a crise do petróleo, bem no momento em que o Brasil se preparava para tornar-se um exportador importante. E para piorar, existe um movimento para aproveitando a desculpa do Covid-19, parar completamente a economia, para atender objetivos políticos escusos. O momento atual é péssimo, com perspectivas de piorar, e o preço de SMAL11 está apenas 13% abaixo de quando o futuro parecia bom. Talvez, olhando em dólar, a queda tenha sido muito maior. Mas acho mais provável o dólar cair, do que o valor das empresas subir em reais. A depressão vai ser muito pesada, porque essa é justamente a intenção de vários políticos.
Nos EUA o EWZS caiu pela metade:
Mas tem o efeito cambial e, mais importante, teria que comparar a composição de ambos
Você podia falar também um pouco mais do movimento para parar a economia (o link seria suficiente)
|
|
|
Post by mahler on Apr 7, 2020 22:51:38 GMT -3.5
E a renda fixa, alguém aí está aumentando posição nela? Pergunto isso, porque se a PEC do orçamento de guerra passar, o BC vai poder comprar diretamente,durante a pandemia, títulos públicos e privados de dívida, e com isso vai haver uma valorização dos mesmos.
E ATENÇÃO A QE FINALMENTE FAZ SUA ENTRADA TRIUNFANTE EM TERRITÓRIO NACIONAL
Não sei porque demorou tanto tempo. Hoje em dia um Iphone ou Playstation, assim que são lançados no exterior chegam aqui, como é que esse modismo demorou tanto tempo?
Falando mais sério, eu nunca uso aquilo que chamam de renda fixa (e que para mim não é fixa, assim como o TD não é direto)
Mahler "títulos público e privados" é a expressão mais ampla que alguém já ouviu. Dava para transcrever o trecho da PEC para nós na parte que fala do assunto, plis?
Eis o trecho:
§ 9º O Banco Central do Brasil, limitado ao enfrentamento da calamidade pública nacional de que trata o caput deste artigo, e com vigência e efeitos restritos ao período de sua duração, fica autorizado a comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional, nos mercados secundários local e internacional, e direito creditórios e títulos privados de crédito em mercados secundários, no âmbito de mercados financeiros, de capitais e de pagamentos
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 7, 2020 23:51:10 GMT -3.5
Alguém aqui perguntou como foi o efeito no mercado da irrupção da Gripe Espanhola?
Na verdade, se levarmos em conta a destruição que ela causou, o impacto no mercado acionário não foi assim tão grande?
|
|
|
Post by salcedo on Apr 8, 2020 7:12:53 GMT -3.5
Vendo o gráfico do sultão e a crise de 29, começo a pensar que os 62000 realmente poderiam ser fundo, mas como os fatores causantes, ademais da conjuntura ser totalmente diferente, não sei se possamos querer formular uma regra. “As bolsas caíram cerca de 40% em outubro de 1929, mas muitas ações recuperaram seu valor até o final daquele mesmo ano. link
|
|
rogerdff
New Member
Member is Online
|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 9:07:16 GMT -3.5
Sobre EWZ aqui dá para ver facilmente Canal de baixa desde 2008 mas também LTA desde fundos de 2002 e 2016 que foi rompida e agora sendo testado possível pull-back: br.tradingview.com/chart/6zJrVoLH/Gráfico semanal ou mensal escala LOG. Edit: a propósito no caso do IBOV em U$ LTA fundos 2002 e 2016 teria sido perdida, sendo testada também agora possível pull-back. Cenário parecido com LTA do EWZ.
|
|