Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 5, 2020 20:48:22 GMT -3.5
Essa nota é realmente interessante. Acredito que não seja aplicável ao Brasil: as recompras não são um volume importante na nossa bolsa, e o rally dos últimos anos foi com volume ascendente baseado numa suposta melhoria da economia.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 5, 2020 23:26:15 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 6, 2020 6:50:06 GMT -3.5
Essa nota é realmente interessante. Acredito que não seja aplicável ao Brasil: as recompras não são um volume importante na nossa bolsa, e o rally dos últimos anos foi com volume ascendente baseado numa suposta melhoria da economia. Não sei se foi pela melhoria, sim pq espremeu as pessoas físicas pra Bolsa com essa selic artificial pra baixo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 6, 2020 8:07:55 GMT -3.5
Essa nota é realmente interessante. Acredito que não seja aplicável ao Brasil: as recompras não são um volume importante na nossa bolsa, e o rally dos últimos anos foi com volume ascendente baseado numa suposta melhoria da economia. Não sei se foi pela melhoria, sim pq espremeu as pessoas físicas pra Bolsa com essa selic artificial pra baixo. Eu discordo fortemente com essa afirmação. Você pode ter uma impressão de que as PF foram responsáveis pela suba da bolsa nos últimos anos porque todo o mundo fala em colocar o dinheiro na B3. Porém o volume de nossa bolsa é majoritariamente por fundos e investidores grandes, o volume no IBOV tem crescido nos últimos anos. Não existe maneira nenhuma que as PF consigam esse efeito.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 6, 2020 8:15:00 GMT -3.5
Não sei se foi pela melhoria, sim pq espremeu as pessoas físicas pra Bolsa com essa selic artificial pra baixo. Eu discordo fortemente com essa afirmação. Você pode ter uma impressão de que as PF foram responsáveis pela suba da bolsa nos últimos anos porque todo o mundo fala em colocar o dinheiro na B3. Porém o volume de nossa bolsa é majoritariamente por fundos e investidores grandes, o volume no IBOV tem crescido nos últimos anos. Não existe maneira nenhuma que as PF consigam esse efeito. Eu entendo, mas ao mesmo tempo a fuga de estrangeiros é notória. Poderíamos então então concluir que foram fundos e investidores grandes nacionais os responsáveis por essa bombada? ... e não seriam os cotistas nacionais destes fundos buscando um rendimento melhorzinho ao da selic?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Apr 6, 2020 8:57:56 GMT -3.5
Eu discordo fortemente com essa afirmação. Você pode ter uma impressão de que as PF foram responsáveis pela suba da bolsa nos últimos anos porque todo o mundo fala em colocar o dinheiro na B3. Porém o volume de nossa bolsa é majoritariamente por fundos e investidores grandes, o volume no IBOV tem crescido nos últimos anos. Não existe maneira nenhuma que as PF consigam esse efeito. Eu entendo, mas ao mesmo tempo a fuga de estrangeiros é notória. Poderíamos então então concluir que foram fundos e investidores grandes nacionais os responsáveis por essa bombada? ... e não seriam os cotistas nacionais destes fundos buscando um rendimento melhorzinho ao da selic? Concordo que os estrangeiros saíram maioritariamente da bolsa ano passado, ainda mais sem contabilizar IPOs. Também concordo que naturalmente o driver de preços foram as instituições e fundos nacionais (que representam o 35-40% do fluxo da bolsa, e 70-80% do fluxo positivo). A última frase é achismo e sem ver um número concreto não posso concordar nem discordar.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 6, 2020 9:06:25 GMT -3.5
Agora, 09:30 de 06/Abril, parece que tudo já está encaminhado.
No meio do furacão, mercados na Europa em forte alta.
Futuros idem.
Como eu sigo a máxima "esperar pelo melhor e se preparar para o pior", acho que estes repiques servem como portas de saída para fazer caixa. Com o presidente que temos, é questão de tempo para termos uma crise em cima da crise e abrir novas oportunidades de compra.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 6, 2020 9:07:01 GMT -3.5
Eu entendo, mas ao mesmo tempo a fuga de estrangeiros é notória. Poderíamos então então concluir que foram fundos e investidores grandes nacionais os responsáveis por essa bombada? ... e não seriam os cotistas nacionais destes fundos buscando um rendimento melhorzinho ao da selic? Concordo que os estrangeiros saíram maioritariamente da bolsa ano passado, ainda mais sem contabilizar IPOs. Também concordo que naturalmente o driver de preços foram as instituições e fundos nacionais (que representam o 35-40% do fluxo da bolsa, e 70-80% do fluxo positivo). A última frase é achismo e sem ver um número concreto não posso concordar nem discordar. É possível que haja grandes estrangeiros nos nossos fundos nacionais... mas importante lembrar que o marginal, o crescido recentemente, dificilmente deve ter sido estrangeiro. Ops, outro achismo provável pela queda da selic
|
|
|
Post by acquesta on Apr 6, 2020 9:38:19 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 6, 2020 11:24:40 GMT -3.5
Concordo que os estrangeiros saíram maioritariamente da bolsa ano passado, ainda mais sem contabilizar IPOs. Também concordo que naturalmente o driver de preços foram as instituições e fundos nacionais (que representam o 35-40% do fluxo da bolsa, e 70-80% do fluxo positivo). A última frase é achismo e sem ver um número concreto não posso concordar nem discordar. É possível que haja grandes estrangeiros nos nossos fundos nacionais... mas importante lembrar que o marginal, o crescido recentemente, dificilmente deve ter sido estrangeiro. Ops, outro achismo provável pela queda da selic uqazPotuzVejam o gráfico do minuto 4 do vídeo abaixo do canal Gringolândia na bolsa: youtu.be/ZNXBQDtJmuk?t=243Vejam na 3ª imagem a linha preta (fluxo de estrangeiros) x linha vermelha IBOV. http://instagram.com/p/B-m-dnwFXTW
|
|
rogerdff
New Member
Member is Online
|
Post by rogerdff on Apr 6, 2020 14:25:34 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 7:40:33 GMT -3.5
CPF também compram .. se todos forem pra PETR e BBSE já me ajuda rs
hoje é dia de alta novamente
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 7:41:36 GMT -3.5
Brasileiro começou a aprender a mexer em bolsa .. numa crise dessa sabem que SELIC já é negativo.. negócio fisico agora é loucura... quem tem dinheiro irá pra bolsa mesmo
|
|
|
Post by salcedo on Apr 7, 2020 8:12:40 GMT -3.5
Brasileiro começou a aprender a mexer em bolsa .. numa crise dessa sabem que SELIC já é negativo.. negócio fisico agora é loucura... quem tem dinheiro irá pra bolsa mesmo E com a cotação do dólar, em alguma hora os gringos regressarão.
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 7, 2020 8:12:59 GMT -3.5
Estou cada dia me convencendo que talvez seja melhor como trade comprar SMAL11 e esperar a eventual recuperação da bolsa do que stock picking nesse momento. A perca de tempo no estudo e continuar olhando balanços talvez não vale a pena dado que todo vai subir e muito quando (e se) a economia recuperar E além da diversificação, ainda tem a vantagem da mudança de composição do índice, que expurga automaticamente as empresas que vão ficando ruins, que viram micos, que quebram. Eu iria fazer exatamente esse comentário. Neste momento é muito difícil prever o que vai acontecer. (Na crise de 2008, aconteceram coisa malucas, como, apesar da alta da taxa de câmbio, duas empresas exportadoras quebrarem, no caso Aracruz Celulose e Sadia, porque estavam sobrevendidas em dólar.) Comprando fundos, a carteira é ajustada sem custo extra para o investidor final. Os ETFs passivos são mais confiáveis, porque não fazem apostas, como os stock pickers.
Por outro lado, parece que o Potuz está confiante numa recuperação rápida, que acredito que não vá acontecer.
O lockdown vai desorganizar demais a economia brasileira porque é excessivamente regulamentada. O elevado custo para demitir vai quebrar muitas empresas. O que significa que teremos muitos desempregados sem dinheiro, porque as empresas não conseguirão pagar nem mesmo os salários, quanto mais os encargos sociais e indenizações. Mesmo para as empresas que o governo vai financiar o pagamento de salários, isso é uma ajuda no fluxo de caixa presente, que apenas diminui o valor dos negócios, por aumentar suas dívidas. Os empreendedores vão entender que no Brasil não vale a pena abrir o próprio negócio, porque boa parte da população não vê os empreendedores como pessoas que se arriscam para trazer prosperidade para a sociedade, mas como aproveitadores, que vivem de explorar o "trabalhador" (como se o não fosse o empreendedor o que mais trabalha em qualquer firma). Os postos de trabalho vão fechar e não vão reabrir enquanto não revisarmos drasticamente a distribuição de risco entre empregados e empregadores, para o que é menos importante a mudança das leis, e mais importante mudar a mentalidade dos juízes do trabalho. Teremos saudades de quando o desemprego era de 11%. Vamos conviver por muito tempo com desemprego acima de 20%. Evidentemente, com o governo bancando uma multidão de aposentados e desempregados, com pouca arrecadação, teremos inflação alta. Nessa conjuntura, há uma boa chance de a esquerda voltar ao poder, piorando ainda mais as coisas.
Por outro lado, a economia americana vai se recuperar muito rapidamente, justamente por ser mais dinâmica. Todo mundo que tinha que demitir já demitiu. As empresas exportadoras poderão se beneficiar nessa onda.
|
|
rogerdff
New Member
Member is Online
|
Post by rogerdff on Apr 7, 2020 8:55:28 GMT -3.5
Tem gente grande apostando no fundo: www.infomoney.com.br/onde-investir/precos-dos-ativos-devem-voltar-mais-rapido-do-que-muitos-imaginam-aponta-verde/Verdade que nunca saberemos se é para saírem no repique ou para longo mesmo. Mas aposta ações tecnologia EUA é bem forte em geral. E pra quem aguenta o tranco, 50% exposição com IBOV abaixo 70K ao meu ver faz sentido. Sendo mais pessimista, e vendo outras análises gráficas, repique DJI pode chegar até uns 24 ou 25 mil pontos, podendo levar IBOV até uns 85k quiçá 90k. São faixas Fibo mais importantes. E podendo fazer movimento AB=CD, no caso do IBOV daria uns 85k. Seria uma correção ABC onda 2 após onda impulsiva 1. Isso se voltarmos a perder o fundo de março. IBOV U$ 9 k seria referência importante neste caso, se dólar chegar a uns R$ 6, significaria uns 55k IBOV. É uma referência que já vi em alguns lugares. Cenário assim, se ocorrer, poderia levar alguns meses, quando começar a pesar mais os efeitos na economia real. Não tem como saber, por isso exposição 50% talvez seja um bom equilíbrio entre as chances.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 9:28:00 GMT -3.5
Brasileiro começou a aprender a mexer em bolsa .. numa crise dessa sabem que SELIC já é negativo.. negócio fisico agora é loucura... quem tem dinheiro irá pra bolsa mesmo E com a cotação do dólar, em alguma hora os gringos regressaram. sim em dólar a queda em dólar passou de 60 % se alguém tiver o IBOV dolarizado pra gente comparar com a queda da DILMA
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 7, 2020 9:42:39 GMT -3.5
vou vender toda a carteira na abertura agora pra comprar final do dia ou amamnha cedo
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Apr 7, 2020 9:53:53 GMT -3.5
E além da diversificação, ainda tem a vantagem da mudança de composição do índice, que expurga automaticamente as empresas que vão ficando ruins, que viram micos, que quebram. Eu iria fazer exatamente esse comentário. Neste momento é muito difícil prever o que vai acontecer. (Na crise de 2008, aconteceram coisa malucas, como, apesar da alta da taxa de câmbio, duas empresas exportadoras quebrarem, no caso Aracruz Celulose e Sadia, porque estavam sobrevendidas em dólar.) Comprando fundos, a carteira é ajustada sem custo extra para o investidor final. Os ETFs passivos são mais confiáveis, porque não fazem apostas, como os stock pickers.
Por outro lado, parece que o Potuz está confiante numa recuperação rápida, que acredito que não vá acontecer.
O lockdown vai desorganizar demais a economia brasileira porque é excessivamente regulamentada. O elevado custo para demitir vai quebrar muitas empresas. O que significa que teremos muitos desempregados sem dinheiro, porque as empresas não conseguirão pagar nem mesmo os salários, quanto mais os encargos sociais e indenizações. Mesmo para as empresas que o governo vai financiar o pagamento de salários, isso é uma ajuda no fluxo de caixa presente, que apenas diminui o valor dos negócios, por aumentar suas dívidas. Os empreendedores vão entender que no Brasil não vale a pena abrir o próprio negócio, porque boa parte da população não vê os empreendedores como pessoas que se arriscam para trazer prosperidade para a sociedade, mas como aproveitadores, que vivem de explorar o "trabalhador" (como se o não fosse o empreendedor o que mais trabalha em qualquer firma). Os postos de trabalho vão fechar e não vão reabrir enquanto não revisarmos drasticamente a distribuição de risco entre empregados e empregadores, para o que é menos importante a mudança das leis, e mais importante mudar a mentalidade dos juízes do trabalho. Teremos saudades de quando o desemprego era de 11%. Vamos conviver por muito tempo com desemprego acima de 20%. Evidentemente, com o governo bancando uma multidão de aposentados e desempregados, com pouca arrecadação, teremos inflação alta. Nessa conjuntura, há uma boa chance de a esquerda voltar ao poder, piorando ainda mais as coisas.
Por outro lado, a economia americana vai se recuperar muito rapidamente, justamente por ser mais dinâmica. Todo mundo que tinha que demitir já demitiu. As empresas exportadoras poderão se beneficiar nessa onda.
São pontos importantes esses que você levantou, Cláudio. Essa mudança de mentalidade do governo, dos membros do legislativo, dos juízes e até mesmo dos trabalhadores, nas relações de trabalho é primordial. Muito antes dessa crise, o mercado de trabalho já está caminhando para um grande nível de desemprego, com a grande virtualização/robotização das atividades. Não vai ter emprego para todo mundo. Isso teria que forçar a sociedade mudar a mentalidade a aceitar relações de trabalho e leis em que não há tanta proteção do trabalhador, mas sim um modelo de parceria. Na bolsa, pelo menos aqui no Brasil, talvez muitas pessoas físicas tenham que retirar recursos da RV para custearem esse período de dificuldade, sejam os empresários ou mesmo trabalhadores. Mesmo que a bolsa esteja barata, talvez teremos que continuar dependendo do fluxo de estrangeiros para o mercado voltar ao seu ciclo de alta.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 7, 2020 10:45:11 GMT -3.5
Brasileiro começou a aprender a mexer em bolsa .. numa crise dessa sabem que SELIC já é negativo.. negócio fisico agora é loucura... quem tem dinheiro irá pra bolsa mesmo Olha as TIR %aa líquidas (até o vencimento) de IR e taxas: |
| Nominal | Real* | 1 | Tesouro IPCA+ 2026
| 6,46%
| 2,85%
| 2 | Tesouro IPCA+ 2035
| 7,59% | 3,98%
| 3 | Tesouro IPCA+ 2045
| 7,74%
| 4,13%
| 4 | Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2030
| 5,63%
| 2,02% | 5 | Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040
| 5,29%
| 1,68%
| 6 | Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055
| 4,82%
| 1,21%
| 7 | Tesouro Prefixado 2023
| 4,44%
| 0,83%
| 8 | Tesouro Prefixado 2026
| 6,31%
| 0,83%
| 9 | Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2031
| 4,72%
| 1,11%
| 10 | Tesouro Selic 2025
| 3,13%
| -0,48%
|
*Inflação Implícita retirada da diferença BRUTA entre 8. Tesouro Prefixado 2026 e 1. Tesouro IPCA+ 2026 Esses prefixados não tão com nada né... ainda mais pq a inflação futura n deve ser essa pequenina de 3,61%aa (implícita). Importante notar aquilo que comentei antes, como o imposto de renda comeu os cupons com títulos que pingam todo trimestre. Se esses aí começarem a oferecer 5%aa líquido já rola pra mim. O primeiro ano segurando cupons, temos nominal e líquido : 4 Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2030 :+3,94%aa 5 Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2040 :+3,84%aa 6 Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais 2055 :+3,71%aa Isso aí ao longo dos anos só cresce. Mas, esses +3,xx chegando a +5%aa eu já começo a comprar (aposentadoria)
|
|