bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 1, 2020 20:44:23 GMT -3.5
Visto toda a incerteza hoje, para mim seu segundo post indica o caminho a seguir: Se em perspectiva atual o ativo é bom e vai gerar uma renda satisfatória, isto é suficiente e é um exercício quase inútil tentar ir além disto. - é o mercado que já sabe de algo que eu ainda não vi e só vou descobrir quando for tarde demais? => O tombaço que o mercado levou mostra que ele não sabe muito. Até gestores que eram louvados como gênios erraram grosseiramente. PS: Após os primeiros circuit breakers vi alguns analistas de research independentes falando em vender o apartamento, pois seria a oportunidade da vida. Depois teve mais uns dois circuit breakers. O que tem é chutador de diversos estilos, alguns vão acertar e voltar se gabando de seu poder de previsão. Eu entendo que ativos reais geradores de caixa sejam uma boa, comprando aos poucos a preços vis.... Mas... n sei se estão em preços vis com essa selic baixinha... Fatalmente todos os ativos reais geradores de caixa (e não só os fiis) vão apanhar de uma eventual marcação a mercado... Essa crise está sendo um novo aprendizado (2008 já foi um grande). Meu plano era cravar renda para aposentadoria com fiis bons que aumentam receitas continuamente. Contudo, tivemos esse exemplo espetacular de interrupção de distribuição em vários deles... O aprendizado então parece ser diversificar em várias fontes de fluxo de caixa alternativas (o plano A, plano B, plano C etc, redundâncias). Peço a ajuda de vcs para me elencarem outras fontes que não consegui pensar aqui: 1. FIIs (de preferência os bons, ações aqui talvez um ou outro banco ou uma ou outra elétrica); 2. Títulos do tesouro com cupons semestrais (eu sei que o imposto de renda corrói a TIR desse tipo de título, mas é um fluxo regular); 3. REITs e ações dividendeiras no exterior (podem pagar pouco mas a correção inflacionária advinda do câmbio nosso sempre safado, sempre crescente, é muito atraente); 4. ? Lembrem-se, a ideia é gerar fluxo de caixa de forma passiva, sem precisar ficar cravando fundos. Acho que cada um tem que calcular i. o principal necessário para se aposentar e ii. um DY% mínimo (em minhas contas, com um dado principal precisaria de um DY de 5% estimando inflação de 10%aa até meus 85 anos). Só para a discussão: - Imóveis para locação - apartamentos, residências, flats, vagas de garagem, quartos de hotel, salas comerciais, lojas,... - Previdência privada - PGBL, VGBL, ... - Títulos SEM cupons - Vai compando e resgatando continuamente. - Debêntures/ Títulos privados com amortização periódica - Só li isto uma vez, nunca me interessei. - Blogs, sites, videos you tube, cursos por internet, .....- - Mineração de criptomoedas ( ).
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 1, 2020 20:45:38 GMT -3.5
Claro eles não né kkkk bando de vagabundos
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 1, 2020 22:07:13 GMT -3.5
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 2, 2020 7:32:41 GMT -3.5
Visto toda a incerteza hoje, para mim seu segundo post indica o caminho a seguir: Se em perspectiva atual o ativo é bom e vai gerar uma renda satisfatória, isto é suficiente e é um exercício quase inútil tentar ir além disto. ... Eu entendo que ativos reais geradores de caixa sejam uma boa, comprando aos poucos a preços vis.... Mas... n sei se estão em preços vis com essa selic baixinha... Fatalmente todos os ativos reais geradores de caixa (e não só os fiis) vão apanhar de uma eventual marcação a mercado... Quando vemos a história de como os índices subiram depois de uma crise, estamos olhando basicamente os índices. Provavelmente a subida desses índices será devida a ativos que ainda nem existem. Os FIIs e REITs já têm seus ativos, que podem estar muito mal alocados. Eles precisam pagar as contas no curto prazo, sem receita. Neste momento estão consumindo caixa. Mas voltarão a gerar caixa? Provavelmente não. O home office vai passar a ser o padrão, e não a exceção, assim como as compras pela internet. Mas e se forem imóveis residenciais, ou complexos logísticos? Provavelmente estão situados em localizações que perderão demanda no futuro. A melhor forma de prevenir de uma nova epidemia é criar clusters populacionais menores e relativamente autossuficientes. Isso é o oposto de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Quanto aos títulos públicos, os governos vão precisar queimar caixa por muito tempo, para atenuar as consequências econômicas do lockdown. A dívida pública será impagável. Ou haverá um calote explícito, ou um novo período de inflação alta ("calote branco"). De qualquer forma, os títulos de hoje, não pagarão seu valor de face, em termos reais. Talvez títulos muito curtos vinculados ao IPCA. Então qual seria a saída? Reconhecer a ignorância sobre o futuro e investir em ETFs de ações.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 8:09:21 GMT -3.5
ele pegou um período apenas.. mas uma coisa eu digo hoje.. todos nós errando ou acertando estávamos poupando esses últimos anos.. isso traz uma segurança impagável nesse momento. Vejo muitos amigos com renda maior que a minha q não tem caixa pra 1 mês e já começam a se desesperar...
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 8:09:51 GMT -3.5
ah e hoje é altas na PETR
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 9:12:13 GMT -3.5
alguem tem conhecimento da situação da IRB Brasil RE
??
olhando as seguradoras foi uma das que mais caiu
|
|
|
Post by Claudio66 on Apr 2, 2020 9:23:15 GMT -3.5
ah e hoje é altas na PETR Exatamente: foco hoje é nas petroleiras. Acho que ENAT3 é a que vai subir mais.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 11:02:08 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 11:26:32 GMT -3.5
Problema era só o petróleo então
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 14:15:16 GMT -3.5
pessoal alguém já parou pra pensar e fazer as contas de qual será o impacto de toda impressão de dinheiro mundial ?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Apr 2, 2020 14:40:29 GMT -3.5
pessoal alguém já parou pra pensar e fazer as contas de qual será o impacto de toda impressão de dinheiro mundial ? Já postei: Valorização do dólar, inflação americana, quebra dos países.0: Plaza Accord 2.0 Aqui tem outros cenários dependendo de como o Covid19 for tratado (esse tem números legais de estimativas):
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 15:14:01 GMT -3.5
BASSTER vendendo curso de como viver na quarentena e claro cobrando bem ...em todos esses anos ele nao ganhou dinheiro na bolsa ?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 2, 2020 16:39:11 GMT -3.5
Traduzindo: se antes era difícil e complicado dar uma ordem às contas públicas, agora ficou bem pior.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 2, 2020 16:42:18 GMT -3.5
BASSTER vendendo curso de como viver na quarentena e claro cobrando bem ...em todos esses anos ele nao ganhou dinheiro na bolsa ? kkkk.... qual deve ser o lema agora? Duração não importa?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Apr 2, 2020 16:47:04 GMT -3.5
Parte da família já está em cana (não sei se saiu isso no Brasil)
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 16:47:50 GMT -3.5
BASSTER vendendo curso de como viver na quarentena e claro cobrando bem ...em todos esses anos ele nao ganhou dinheiro na bolsa ? kkkk.... qual deve ser o lema agora? Duração não importa? o canal dele do youtube é um sarro, tem vídeo dele estilo o filme Vingadores, salvando os sardinhas de venderem as ações nos 100 K do IBOV kkkk um deles eu comentei lá agora... falta atualizar rs..
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 2, 2020 16:49:15 GMT -3.5
Parte da família já está em cana (não sei se saiu isso no Brasil)
saiu sim , mas ninguém deu importançia , sao amigos da turma da lacração do Leblon
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 2, 2020 16:59:42 GMT -3.5
Eu entendo que ativos reais geradores de caixa sejam uma boa, comprando aos poucos a preços vis.... Mas... n sei se estão em preços vis com essa selic baixinha... Fatalmente todos os ativos reais geradores de caixa (e não só os fiis) vão apanhar de uma eventual marcação a mercado... 1. FIIs (de preferência os bons, ações aqui talvez um ou outro banco ou uma ou outra elétrica); Lembrem-se, a ideia é gerar fluxo de caixa de forma passiva, sem precisar ficar cravando fundos. Acho que cada um tem que calcular i. o principal necessário para se aposentar e ii. um DY% mínimo (em minhas contas, com um dado principal precisaria de um DY de 5% estimando inflação de 10%aa até meus 85 anos). Se puder nos contar, quais os FIIs que considera como "bons" para o longo prazo?
|
|
|
Post by mostarda on Apr 2, 2020 17:05:15 GMT -3.5
pessoal alguém já parou pra pensar e fazer as contas de qual será o impacto de toda impressão de dinheiro mundial ? Olha, depois do que vimos nos últimos anos (juros negativos, qe atrás de qe, banco central comprando ações...), não faço mais ideia do que esperar. A certeza é que o vírus servirá para enfiarem mais impostos, mais "social" e menos propriedade privada. O endividamento das empresas e governos é massivo há bastante tempo. Na minha opinião é um castelo de cartas, mas obviamente ninguém tem muito interesse em assoprar isso, então pode durar bastante ainda
|
|