fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Oct 22, 2018 22:05:36 GMT -3.5
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 23, 2018 7:27:45 GMT -3.5
Todas estratégias têm seu risco. Ouro escritural, ETF ou fundos dependem de o administrador realmente ter o ouro em custódia ou, caso ele se valha de derivativos, da solidez da contraparte ou de suas garantias. Particularmente, acho os riscos desses agentes muito menor do que o da custódia física (mesmo em países civilizados, mais ainda no Brasil), mas vá convencer um Gold Bug disso. O ETF que o Cadu citou no link que reproduzi acima me parece uma opção mais que suficiente para minhas necessidades. Se não quiser mandar dinheiro para fora, as opções expostas pelo Henrique Carvalho (BB e Orama) também são adequadas para a grande maioria dos pequenos investidores. Dia desses tava com escutando um gestor gringo de fundos, não lembro quem era ou o nome do fundo. Fiquei impressionado com uma informação. Ele foi perguntado se achava o Bitcoin muito especulativo. A resposta dele foi um surpreendente não, pq títulos públicos estão 200:1 alavancados, ouro está 40:1. Bitcoin, atualmente, só 4:1. Acho que a tônica dos próximos anos é diferenciar o que é uma promessa (como os titulos, ETFs, debêntures etc) do que é um ativo (ouro, fiis, Bitcoins). Problema é que acho isso desde 2012 e a festa continua kkk
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 23, 2018 8:07:12 GMT -3.5
Fiel, eu apostaria meu dinheiro no sentido de que isso não vai acabar. Uma vez iniciado o capitalismo de compadres, sempre capitalismo de compadres. A indústria nacional surgiu sob as asas do Estado brasileiro, isso atravessou regime militar, diversos governos civis e continua: proteção contra a concorrência + juros subsidiados + contratos superfaturados com o governo. O mesmo argumento é utilizado por produtores americanos para que não se importe, dentre outros lugares, do Brasil ("lá os empresários pagam salários de escravos, não existem as exigências ambientais que existem aqui", etc) No mesmo país em que a agricultura é um sucesso, não obstante a infraestrutura precária de portos e estradas. Isso não vai acabar tão cedo, meu caro, os donos do poder no Brasil são esses: burocracia estatal + empresários cumpadres dos governo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 23, 2018 8:57:52 GMT -3.5
Fiel, eu apostaria meu dinheiro no sentido de que isso não vai acabar. Uma vez iniciado o capitalismo de compadres, sempre capitalismo de compadres. A indústria nacional surgiu sob as asas do Estado brasileiro, isso atravessou regime militar, diversos governos civis e continua: proteção contra a concorrência + juros subsidiados + contratos superfaturados com o governo. O mesmo argumento é utilizado por produtores americanos para que não se importe, dentre outros lugares, do Brasil ("lá os empresários pagam salários de escravos, não existem as exigências ambientais que existem aqui", etc) No mesmo país em que a agricultura é um sucesso, não obstante a infraestrutura precária de portos e estradas. Isso não vai acabar tão cedo, meu caro, os donos do poder no Brasil são esses: burocracia estatal + empresários cumpadres dos governo. Vão usar a conversa mole de sempre, de que estão protegendo empregos dos trabalhadores brasileiros (e não o próprio negócio). Duvido muito que o Paulo Guedes vença essa queda de braço com a turma da FIESP. Bolsonaro não tem nenhuma pinta de que vai resistir à conversa furada de que abertura comercial causa desemprego.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 23, 2018 9:06:22 GMT -3.5
Fiel, eu apostaria meu dinheiro no sentido de que isso não vai acabar. Uma vez iniciado o capitalismo de compadres, sempre capitalismo de compadres. A indústria nacional surgiu sob as asas do Estado brasileiro, isso atravessou regime militar, diversos governos civis e continua: proteção contra a concorrência + juros subsidiados + contratos superfaturados com o governo. O mesmo argumento é utilizado por produtores americanos para que não se importe, dentre outros lugares, do Brasil ("lá os empresários pagam salários de escravos, não existem as exigências ambientais que existem aqui", etc) No mesmo país em que a agricultura é um sucesso, não obstante a infraestrutura precária de portos e estradas. Isso não vai acabar tão cedo, meu caro, os donos do poder no Brasil são esses: burocracia estatal + empresários cumpadres dos governo. Vão usar a conversa mole de sempre, de que estão protegendo empregos dos trabalhadores brasileiros (e não o próprio negócio). Duvido muito que o Paulo Guedes vença essa queda de braço com a turma da FIESP. Bolsonaro não tem nenhuma pinta de que vai resistir à conversa furada de que abertura comercial causa desemprego. Essa conversa de que "estão protegendo empregos dos trabalhadores brasileiros" ressona bastante com o eleitorado raiz do boçal. Aqueles q votaram no mito pelo seu "liberalismo" vão se arrepender.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Oct 23, 2018 9:16:12 GMT -3.5
Fiel, eu apostaria meu dinheiro no sentido de que isso não vai acabar. Uma vez iniciado o capitalismo de compadres, sempre capitalismo de compadres. A indústria nacional surgiu sob as asas do Estado brasileiro, isso atravessou regime militar, diversos governos civis e continua: proteção contra a concorrência + juros subsidiados + contratos superfaturados com o governo. O mesmo argumento é utilizado por produtores americanos para que não se importe, dentre outros lugares, do Brasil ("lá os empresários pagam salários de escravos, não existem as exigências ambientais que existem aqui", etc) No mesmo país em que a agricultura é um sucesso, não obstante a infraestrutura precária de portos e estradas. Isso não vai acabar tão cedo, meu caro, os donos do poder no Brasil são esses: burocracia estatal + empresários cumpadres dos governo. Vão usar a conversa mole de sempre, de que estão protegendo empregos dos trabalhadores brasileiros (e não o próprio negócio). Duvido muito que o Paulo Guedes vença essa queda de braço com a turma da FIESP. Bolsonaro não tem nenhuma pinta de que vai resistir à conversa furada de que abertura comercial causa desemprego. A direita no Brasil tem a mesma mentalidade estatista e atrasada da esquerda. A diferença entre esquerda e direita no Brasil é que um lado quer legalizar aborto e outro não, um quer legalizar porte de arma e outro não e por aí vai. Agora quando fala em privatizar estatal nenhum dos dois lados quer, a única diferença está no discurso: a esquerda fala que não porque é entreguismo e a direita fala em preservar os bens estratégicos, mas no fim o resultado é o mesmo: fica tudo como está. Sinceramente não sei se quem é de direita deveria comemorar a vitória do Bolsonaro. Posso estar sendo catastrófico e pessimista, mas acho que ele vai fazer um péssimo governo e a esquerda que sabe muito bem criar narrativas vai fazer de tudo para botar na cabeça da população que direita não presta.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 23, 2018 9:34:43 GMT -3.5
Sinceramente não sei se quem é de direita deveria comemorar a vitória do Bolsonaro. Posso estar sendo catastrófico e pessimista, mas acho que ele vai fazer um péssimo governo e a esquerda que sabe muito bem criar narrativas vai fazer de tudo para botar na cabeça da população que direita não presta. É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo".
|
|
|
Post by salcedo on Oct 23, 2018 9:54:50 GMT -3.5
Sinceramente não sei se quem é de direita deveria comemorar a vitória do Bolsonaro. Posso estar sendo catastrófico e pessimista, mas acho que ele vai fazer um péssimo governo e a esquerda que sabe muito bem criar narrativas vai fazer de tudo para botar na cabeça da população que direita não presta. É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo". Imagino que se isto acontecesse , o Paulo Guedes pediria as contas, sei que o que político fala não se escreve, mas espero algumas privatizações, mesmo que não sejam da magnitude das expectativas, acho que alguma coisa sim deve acontecer, pois ele mesmo colocou a corda no pescoço.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 23, 2018 10:14:09 GMT -3.5
Sinceramente não sei se quem é de direita deveria comemorar a vitória do Bolsonaro. Posso estar sendo catastrófico e pessimista, mas acho que ele vai fazer um péssimo governo e a esquerda que sabe muito bem criar narrativas vai fazer de tudo para botar na cabeça da população que direita não presta. É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo". Aqui e principalmente na América, num pós apocalipse econômico estaginflacionário. Qdo isso acontecer, os asiáticos passam a ser o centro do mundo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 23, 2018 10:17:16 GMT -3.5
Imagino que se isto acontecesse , o Paulo Guedes pediria as contas, sei que o que político fala não se escreve, mas espero algumas privatizações, mesmo que não sejam da magnitude das expectativas, acho que alguma coisa sim deve acontecer, pois ele mesmo colocou a corda no pescoço. Pode acontecer, mas imagine o que é para alguém subitamente entrar para o governo e se ver na posição de distribuidor de benesses. O Paulo Rabello de Castro durante anos escreveu sobre os excessos de gastos do governo, de repente foi nomeado para o BNDES. Imagine você mesmo na posição dele: distribuir centenas de bilhões de reais a juros subsidiados. Centenas de bilhões, bróder. Zupt: surgiu um novo Paulo Rabello, declarando que o BNDES é mal compreendido que a JBS é "uma empresa de todos os brasileiros" (sic - se é verdade, cadê os meus dividendos?). Deixa o Paulo Guedes sentir o gostinho do poder e a resistência dos políticos e empresários para ver se ele mantém o mesmo discurso
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Oct 23, 2018 10:30:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on Oct 23, 2018 10:36:59 GMT -3.5
Imagino que se isto acontecesse , o Paulo Guedes pediria as contas, sei que o que político fala não se escreve, mas espero algumas privatizações, mesmo que não sejam da magnitude das expectativas, acho que alguma coisa sim deve acontecer, pois ele mesmo colocou a corda no pescoço. Pode acontecer, mas imagine o que é para alguém subitamente entrar para o governo e se ver na posição de distribuidor de benesses. O Paulo Rabello de Castro durante anos escreveu sobre os excessos de gastos do governo, de repente foi nomeado para o BNDES. Imagine você mesmo na posição dele: distribuir centenas de bilhões de reais a juros subsidiados. Centenas de bilhões, bróder. Zupt: surgiu um novo Paulo Rabello, declarando que o BNDES é mal compreendido que a JBS é "uma empresa de todos os brasileiros" (sic - se é verdade, cadê os meus dividendos?). Deixa o Paulo Guedes sentir o gostinho do poder e a resistência dos políticos e empresários para ver se ele mantém o mesmo discurso Pois é sultao, ai o tempo dirá, mas meu ponto sempre foi, com o PT estou certo do que virá, com Bolsonaro, apesar de meu candidato preferencial ter sido o Amoêdo, não. Mas quem sabe ai, o perfil militar do capitão, possa ajudar, afinal foi sendo polêmico e resistente ao politicamente correto, que ele se destacou!
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 23, 2018 10:40:26 GMT -3.5
Nada como ser bem informado, heim rst? Eu aqui ruminando como o Paulo Guedes iria se transformar quando no poder e ele já estava mamando há tempos no BNDES e eu o último a saber OBS. "Roberto Campos inflável" é massa. Mas não esqueça que o BNDES ficou poderoso justamente na época do.... Roberto Campos. O Bob Fields que a gente conhece surgiu depois dele sair do governo, eu mesmo conheci um sujeito (não posso citar o nome) que dizia, quando no governo, que o governo "era sabotado", "não tinha recursos suficientes", etc. Um mês depois de sair do governo, "eles estão achando que o projeto tal vai dar certo estão muito enganados" " Eles" , a mesma turma com quem o sujeito trabalhou a vida inteira e se achava senhor da razão quando ele estava no governo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 23, 2018 10:43:33 GMT -3.5
Nada como ser bem informado, heim rst? Eu aqui ruminando como o Paulo Guedes iria se transformar quando no poder e ele já estava mamando há tempos no BNDES e eu o último a saber OBS. "Roberto Campos inflável" é massa. Mas não esqueça que o BNDES ficou poderoso justamente na época do.... Roberto Campos. O Bob Fields que a gente conhece surgiu depois dele sair do governo, eu mesmo conheci um sujeito (não posso citar o nome) que dizia, quando no governo, que o governo "era sabotado", "não tinha recursos suficientes", etc. Um mês depois de sair do governo, "eles estão achando que o projeto tal vai dar certo estão muito enganados" " Eles" , a mesma turma com quem o sujeito trabalhou a vida inteira e se achava senhor da razão quando ele estava no governo. O Bob Fields entendeu a capacidade do livre-mercado "aprendendo" às nossas custas, pela tentativa e erro. Não foi lendo artigos, livros ou se informando, sem roubar ninguém (do jeito certo!)
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Oct 23, 2018 10:47:37 GMT -3.5
Pode acontecer, mas imagine o que é para alguém subitamente entrar para o governo e se ver na posição de distribuidor de benesses. O Paulo Rabello de Castro durante anos escreveu sobre os excessos de gastos do governo, de repente foi nomeado para o BNDES. Imagine você mesmo na posição dele: distribuir centenas de bilhões de reais a juros subsidiados. Centenas de bilhões, bróder. Zupt: surgiu um novo Paulo Rabello, declarando que o BNDES é mal compreendido que a JBS é "uma empresa de todos os brasileiros" (sic - se é verdade, cadê os meus dividendos?). Deixa o Paulo Guedes sentir o gostinho do poder e a resistência dos políticos e empresários para ver se ele mantém o mesmo discurso Pois é sultao, ai o tempo dirá, mas meu ponto sempre foi, com o PT estou certo do que virá, com Bolsonaro, apesar de meu candidato preferencial ter sido o Amoêdo, não. Mas quem sabe ai, o perfil militar do capitão, possa ajudar, afinal foi sendo polêmico e resistente ao politicamente correto, que ele se destacou! Salcedo, sempre achei estranha a figura do "militar liberal" a qual não sei como etiquetaram o Bolsonaro. A visão de mundo do militar é oposta à do liberal. Militar acredita no poder dos regulamentos para fazer com que as pessoas se comportem desta ou daquela maneira. O liberal acredita que a gente deve ver primeiro como as pessoas se comportam espontaneamente e a partir daí tentar dirigir o seu comportamento para fins mais ou menos desejáveis. Chamar o Bolsonaro de liberal só vai levar água ao moinho do PT e demais. Assim como o rst eu espero um governo ruim do Bolsonaro. Ele está com um tremendo pepino nas mãos e não pode contar com muito apoio no meio político e empresarial para seguir seus objetivos. Postei aqui há tempos que o lugar ideal para ele seria no Congresso e ainda acho. Temia que ele fosse visto como uma espécie de salvador da pátria e infelizmente ele já é visto assim. Se ele for esperto, se concentra em uma ou duas coisa no seu governo, tipo botar a Previdência em ordem e algumas ações mais "visíveis" que lhe dêem visibilidade. Tendo encaminhado bem a questão da Previdência, para mim, já estaria ótimo
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 23, 2018 10:56:56 GMT -3.5
Sinceramente não sei se quem é de direita deveria comemorar a vitória do Bolsonaro. Posso estar sendo catastrófico e pessimista, mas acho que ele vai fazer um péssimo governo e a esquerda que sabe muito bem criar narrativas vai fazer de tudo para botar na cabeça da população que direita não presta. É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo". O Bolsonaro não é liberal, nem perto disto, e ainda é um autoritário.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 23, 2018 11:00:38 GMT -3.5
É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo". Imagino que se isto acontecesse , o Paulo Guedes pediria as contas, sei que o que político fala não se escreve, mas espero algumas privatizações, mesmo que não sejam da magnitude das expectativas, acho que alguma coisa sim deve acontecer, pois ele mesmo colocou a corda no pescoço. Do Paulo Guedes eu esperaria que tente impor um sistema previdencial de capitalização. Para a gente daqui a 20 anos tenha que recomprar as AFP falidas como foi o caso na Argentina e no Chile... Sistemas privados em países corruptos sempre deu na mesma coisa, o estado recomprou quebrado e continuou roubando depois.
|
|
|
Post by salcedo on Oct 23, 2018 11:21:37 GMT -3.5
É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo". O Bolsonaro não é liberal, nem perto disto, e ainda é um autoritário. Penso, que hoje esta difícil enquadrar alguém como tal ou qual, sou R2 de artilharia, obviamente que o princípio da disciplina rege a vida militar, mas claro seguindo um regulamento, não lembro de ver um coronel ensinado ao cozinheiro, como cozinhar, mas se a comida estava ruim, claro reclamava, quem sabe até o mandava detido, com a zorra que esta nosso pais acho que um pouco de autoridade faz falta, os tempos são outros, não me parece impossível que mesmo um militar, possa ser convencido de uma visão, mesmo limitada, liberal da economia. Como sempre sou contra os radicalismos, é minha esperança.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Oct 23, 2018 11:30:23 GMT -3.5
É exatamente o que imagino que irá acontecer. Ele fará um governo medíocre e com pouquíssimas medidas de cunho verdadeiramente liberal, mas a esquerda o usará por um longo tempo como um exemplo dos "males do neoliberalismo". O Bolsonaro não é liberal, nem perto disto, e ainda é um autoritário. Ora essa, alguém acha que o mercado é ingênuo o suficiente para considerar o Bozo um liberal? O mesmo mercado que frequentemente esfrega na nossa cara que nós somos os ingênuos ? Ainda mais com Bozo e sua prole dando demonstrações quase diárias de sua tosquice. Ingênuos são os que estão comprando risco a fundo, acreditando que o mercado acredita no Bozo. Há um acordo de quase silêncio no mercado em relação às contradições do Bolsonaro, pois a alternativa é um desastre. Junta-se a isto uma expectativa de fundo de que alguma coisa possa se salvar. Algo como um governo Itamar II - Tosco, brega, às vezes ridículo, mas com um balanço positivo. A esquerda vai usar qualquer coisa como exemplo dos "males do liberalismo" - Desde uma reforma da previdência, uma briga entre o Bolsonaro e sua mulher, ou a ausência em um recall de um Corolla. Ao final, continua valendo a sabedoria do assessor do Clinton: "É a economia, estúpido". Alguém deveria explicar isto ao Bozo... Mas sem chamá-lo de estúpido, no mínimo vai pagar umas 20 flexões.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 23, 2018 11:38:19 GMT -3.5
O Bolsonaro não é liberal, nem perto disto, e ainda é um autoritário. Penso, que hoje esta difícil enquadrar alguém como tal ou qual, sou R2 de artilharia, obviamente que o princípio da disciplina rege a vida militar, mas claro seguindo um regulamento, não lembro de ver um coronel ensinado ao cozinheiro, como cozinhar, mas se a comida estava ruim, claro reclamava, quem sabe até o mandava detido, com a zorra que esta nosso pais acho que um pouco de autoridade faz falta, os tempos são outros, não me parece impossível que mesmo um militar, possa ser convencido de uma visão, mesmo limitada, liberal da economia. Como sempre sou contra os radicalismos, é minha esperança. Que pena que pense deste jeito.
|
|