|
Post by Claudio66 on Sept 7, 2017 18:46:24 GMT -3.5
a aprovação da nova TJLP vai ajudar a baixar os juros... deixar o mercado mais equilibrado... inflação em queda e economia voltando a crescer... se não fosse o idhiota do Temer receber o Joesley na calada da noite.. já tinhamos aprovado a reforma da previdencia, já estariamos falando em tributária... e o país bombando...e o Michel sairia como um dos grandes estadistas do país ... e elegeria o o Meirelles em 2018... mas como somos o Brasil.. conseguimos apenas 10 % disso O pior é que a Reforma da Previdência não vai sair porque os deputados vão ficar com medo de votar a favor, faltando menos de 1 ano para as eleições, E sem essa reforma, o país vai parar. Literalmente. Com o teto de gastos e sem imposto inflacionário, toda a arrecadação federal vai para pagar benefícios e salários de servidores públicos. Vai parar tudo: portos, aeroportos, SUS, presídios, Polícia Federal, universidades. E para cada coisa que para vai ser um festival de protestos, com interrupção de trânsito. A alternativa é o governo ignorar o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e continuar gastando, expandindo substancialmente a dívida pública. Nesse caso as taxas de juros vão voltar a subir e a taxa de câmbio vai disparar. A coisa vai ficar feia no ano que vem. Ou o mercado está ignorando isso, ou está acreditando que o Brasil voltará a crescer forte, com aumento da arrecadação federal. Pode até ser. Mas eu estou acelerando a mudança para o lado seguro. Vou zerar a posição em ações e títulos públicos de longo prazo, e botar tudo em SELIC e fundo cambial.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 7, 2017 20:16:25 GMT -3.5
a aprovação da nova TJLP vai ajudar a baixar os juros... deixar o mercado mais equilibrado... inflação em queda e economia voltando a crescer... se não fosse o idhiota do Temer receber o Joesley na calada da noite.. já tinhamos aprovado a reforma da previdencia, já estariamos falando em tributária... e o país bombando...e o Michel sairia como um dos grandes estadistas do país ... e elegeria o o Meirelles em 2018... mas como somos o Brasil.. conseguimos apenas 10 % disso O pior é que a Reforma da Previdência não vai sair porque os deputados vão ficar com medo de votar a favor, faltando menos de 1 ano para as eleições, E sem essa reforma, o país vai parar. Literalmente. Com o teto de gastos e sem imposto inflacionário, toda a arrecadação federal vai para pagar benefícios e salários de servidores públicos. Vai parar tudo: portos, aeroportos, SUS, presídios, Polícia Federal, universidades. E para cada coisa que para vai ser um festival de protestos, com interrupção de trânsito. A alternativa é o governo ignorar o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e continuar gastando, expandindo substancialmente a dívida pública. Nesse caso as taxas de juros vão voltar a subir e a taxa de câmbio vai disparar. A coisa vai ficar feia no ano que vem. Ou o mercado está ignorando isso, ou está acreditando que o Brasil voltará a crescer forte, com aumento da arrecadação federal. Pode até ser. Mas eu estou acelerando a mudança para o lado seguro. Vou zerar a posição em ações e títulos públicos de longo prazo, e botar tudo em SELIC e fundo cambial. Claudio, a situação da previdência é grave e urgente mas não acredito que gere um deficit fiscal capaz de parar a máquina pública em 2018, apesar do que fala o governo, se nada for feito aí sim, nos próximos anos chegaremos nisso, a verdade a previdência está nessa situação por causa da desoneração da folha de pagamentos feita por Dilma de forma absolutamente irresponsável (como tudo que essa anta fez) mas isso também será corrigido em breve. Acredito que o próximo governo fará uma reforma adequada, isso vai ser discutido na campanha presidencial e essa é a maneira correta de legitimar essas mudanças. vejo a tendência da arrecadação federal caminhando para a recuperação, mais do que pela crise política ou econômica, a arrecadação ainda não reagiu pela forma que estão tratando o novo Refis, entregue a pilantras no congresso. 2018 vai ser um ano de muita volatilidade ao sabor da campanha política, a grande questão é se a esquerda terá um candidato competitivo capaz de colocá-la de volta no poder, acho veremos muita alternância nos favoritos e a bolsa vai endoidar com isso, como sempre abrindo oportunidades para ganhar ou perder. A conferir, a situação internacional, aí sim podemos ter surpresas.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 7, 2017 20:56:06 GMT -3.5
a aprovação da nova TJLP vai ajudar a baixar os juros... deixar o mercado mais equilibrado... inflação em queda e economia voltando a crescer... se não fosse o idhiota do Temer receber o Joesley na calada da noite.. já tinhamos aprovado a reforma da previdencia, já estariamos falando em tributária... e o país bombando...e o Michel sairia como um dos grandes estadistas do país ... e elegeria o o Meirelles em 2018... mas como somos o Brasil.. conseguimos apenas 10 % disso O pior é que a Reforma da Previdência não vai sair porque os deputados vão ficar com medo de votar a favor, faltando menos de 1 ano para as eleições, E sem essa reforma, o país vai parar. Literalmente. Com o teto de gastos e sem imposto inflacionário, toda a arrecadação federal vai para pagar benefícios e salários de servidores públicos. Vai parar tudo: portos, aeroportos, SUS, presídios, Polícia Federal, universidades. E para cada coisa que para vai ser um festival de protestos, com interrupção de trânsito. A alternativa é o governo ignorar o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e continuar gastando, expandindo substancialmente a dívida pública. Nesse caso as taxas de juros vão voltar a subir e a taxa de câmbio vai disparar. A coisa vai ficar feia no ano que vem. Ou o mercado está ignorando isso, ou está acreditando que o Brasil voltará a crescer forte, com aumento da arrecadação federal. Pode até ser. Mas eu estou acelerando a mudança para o lado seguro. Vou zerar a posição em ações e títulos públicos de longo prazo, e botar tudo em SELIC e fundo cambial. Caramba você está mais pessimista do que eu! agora em números, hoje trocar títulos de LP por SELIC seria quase um erro, eu pelo menos já passei os meus CDB de 80% do CDI para a poupança e parte para SELIC Fundo cambial eu não preciso pois comprei muito dólar, e respeito as notas prefixadas, o meu grosso está em NTNB19 que agora com o spread não adianta vender, e LTN23, estas últimas compradas a 14% eu fiz uma conta rápida e realmente não acredito o país quebrar tão rápidamente como para justificar uma venda. Para notas de vencimento mais longos até que concordaría com você. Porém das coisas que você postou, a única com a que eu tenho alguma afinidade mais séria é a vontade de saír da bolsa. Todo cheira a bolha no IBOV nesses días, ao tempo que as empresas ensaiam alguma recuperação pequena nos balanços (os balanços que estou vendo esse ano são muito muito melhores que o ano passado) não vejo como justificar empresas tão acima do PL. Mesmo a VALE, uma das minhas maiores posições, fico em vontade de lançar em taxa quase todo día. Não faço só porque não quero pagar os impostos e mudar o investimento, pois aqueles impostos seríam já começar o novo investimento com saldo negativo. De todo jeito eu sim vou diminuir posição em VALE nestas semanas, mas só aguardando uma queda técnica para recomprar. Deixarei a minha posição em BBAS/CMIG intacta e não venderei EALT até que a minha primeira OV de 26,5 pegar. SELIC considero um erro comprar pois mesmo com os juros voltando a subir eventualmente, o governo precissa de liquidez na rua e maior taxa de emprego para as próximas eleições, então acredito que as taxas vão a continuar baixas pelo menos um ano, a poupança passa a ser uma melhor opção que as LFT com só um corte de 0,5%.
|
|
|
Post by robinho on Sept 8, 2017 1:19:55 GMT -3.5
a aprovação da nova TJLP vai ajudar a baixar os juros... deixar o mercado mais equilibrado... inflação em queda e economia voltando a crescer... se não fosse o idhiota do Temer receber o Joesley na calada da noite.. já tinhamos aprovado a reforma da previdencia, já estariamos falando em tributária... e o país bombando...e o Michel sairia como um dos grandes estadistas do país ... e elegeria o o Meirelles em 2018... mas como somos o Brasil.. conseguimos apenas 10 % disso O pior é que a Reforma da Previdência não vai sair porque os deputados vão ficar com medo de votar a favor, faltando menos de 1 ano para as eleições, E sem essa reforma, o país vai parar. Literalmente. Com o teto de gastos e sem imposto inflacionário, toda a arrecadação federal vai para pagar benefícios e salários de servidores públicos. Vai parar tudo: portos, aeroportos, SUS, presídios, Polícia Federal, universidades. E para cada coisa que para vai ser um festival de protestos, com interrupção de trânsito. A alternativa é o governo ignorar o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e continuar gastando, expandindo substancialmente a dívida pública. Nesse caso as taxas de juros vão voltar a subir e a taxa de câmbio vai disparar. A coisa vai ficar feia no ano que vem. Ou o mercado está ignorando isso, ou está acreditando que o Brasil voltará a crescer forte, com aumento da arrecadação federal. Pode até ser. Mas eu estou acelerando a mudança para o lado seguro. Vou zerar a posição em ações e títulos públicos de longo prazo, e botar tudo em SELIC e fundo cambial. Além da reforma da Previdência não sair, teremos a delação premiada do Lúcio Funaro, principal operador da quadrilha do PMDB. Dou como certa também a delação do Geddel, cuja prisão é questão de tempo. Ao contrário do Eduardo Cunha, cujo silêncio deve estar custando muito caro, Gedel já demonstrou, ao chorar copiosamente da outra vez que foi preso, que é emocionalmente instável e não vai aguentar muito tempo na cadeia sem abrir o bico. E o que ele tem a dizer pode ferir gravemente o chefe da quadrilha. Ainda vai correr muita lama por baixo dessa ponte.
|
|
|
Post by Novatim on Sept 8, 2017 11:10:48 GMT -3.5
Gedel preso, aguardemos cenas do próximo episódio
|
|
|
Post by Novatim on Sept 8, 2017 11:21:32 GMT -3.5
A Empiricus falando besteira, 2% de juros reais eu invisto no Chile (senão me engano ta 2,5%). Ou melhor na China (3%). O Brasil tem uma dívida/PIB pior do que estes dois últimos e encontra-se em um cenário desfavorável.
Hoje rodamos com inflação em 2,5 por cento, e juros indo para 7 ou menos. A inflação implícita nos títulos do governo precifica um IPCA em torno da meta, mesmo para o futuro distante.
Isso é um trabalho bem feito.
Mas, a proximidade do final do ciclo não quer dizer que o jogo acabou, nem para os juros e nem para bolsa, pelo menos não agora.
No comunicado da decisão foram plantadas várias outras dicas a respeito dos próximos passos da política monetária que devem ainda impulsionar o mercado de juros para baixo, e consequentemente a bolsa para cima.
Primeiro, falaram em redução moderada do passo, ou seja, próxima cai para 75 bps. Depois, falaram em “redução gradual do ciclo”, ou seja, depois dos 75 deve cair para 50 bps.
Mas é importante notar que decisão e o comunicado não consideraram a surpresa para baixo do IPCA divulgado no mesmo dia da decisão. Só aí já temos um bom motivo para o BC e o mercado revisarem suas expectativas de inflação para baixo.
Mesmo com a informação defasada, o modelo do BC prevê inflação de 2018 em 4,4 por cento, se Selic chegar a 7 por cento no início de 2018. Mas, considerando que:
1- A meta para 2018 do CMN é 4,5
2- O IPCA de 2017 e 2018 deve ser revisado pelo BC e mercado pela surpresa do último dado (digamos que a projeção do modelo caia para 4,35).
3- 0,15 bps de inflação significa em torno de 50 bps de Selic
Juntando tudo isso, podemos dizer que para o modelo do BC chegar nos 4,5 de inflação para 2018, a Selic poderia cair até 6,5 por cento. Apesar de não ser o cenário básico do mercado, ainda, isso certamente pode acontecer.
O mercado precifica a Selic em torno de 7,25 até o final desse ano, subindo rápido durante 2018. Se estimássemos a Selic indo para 6,5 por cento, podemos encontrar ainda um espaço de queda de cerca de 100 bps para o meio da curva.
100 bps é ainda retorno pra burro! E ainda permite ganhos agressivos com os juros.
E se isso é bom para os juros, é muito bom pra bolsa!
Selic a 6,5 significaria bolsa nos 100 mil pontos no ano que vem. Não porque queremos, mas por fundamento macroeconômico de juros versus crescimento.
Claro que temos o risco eleição no meio de tudo isso. Mas com as notícias do feriado nas quais Palocci supostamente abriu o jogo sobre Lula ser o mandante do esquema de propinas, a sua candidatura segue perdendo força.
No cenário externo, a treasury mostrou mais quedas, com cenário de liquidez abundante prosseguindo, e notícias de inflação baixa atrapalhando os planos do Fed de antecipar altas de juros.
Seguimos no interregno benigno, que pode ser muito positivo para o nosso país.
Claro que riscos e aleatoriedades sempre vão existir, não paramos de alertar isso aqui na Empiricus. Mas podemos ainda estar diante de um cenário muito positivo, e de alto potencial de retorno para ativos brasileiros.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Sept 8, 2017 16:07:30 GMT -3.5
Caramba você está mais pessimista do que eu! agora em números, hoje trocar títulos de LP por SELIC seria quase um erro, eu pelo menos já passei os meus CDB de 80% do CDI para a poupança e parte para SELIC Potuz, poderia compartilhar esta planilha e/ou explicar como está montada e sua leitura (campos verdes, cinzas, brancos, etc.). Obrigado.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 8, 2017 19:18:35 GMT -3.5
Potuz, poderia compartilhar esta planilha e/ou explicar como está montada e sua leitura (campos verdes, cinzas, brancos, etc.). Obrigado. A planilha não é minha, é simplesmente uma comparação com a poupança, as cores denotam a diferencia com o que a poupança paga.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 11, 2017 10:08:02 GMT -3.5
Primeiro lançamento em muito tempo 1K VALEJ310 a OV está em 1,85, vai que pega hoje!
EDIT: Já pegou (11:20)
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Sept 11, 2017 12:17:40 GMT -3.5
chegando a hora de vender ... bancos principalmente...é o mesmo momento que foi de comprar aos 36 k
|
|
|
Post by robinho on Sept 11, 2017 12:30:17 GMT -3.5
chegando a hora de vender ... bancos principalmente...é o mesmo momento que foi de comprar aos 36 k Precisa avisar os gringos. IBOV só vai cair quando eles resolverem vender bancos.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 11, 2017 13:36:28 GMT -3.5
chegando a hora de vender ... bancos principalmente...é o mesmo momento que foi de comprar aos 36 k Precisa avisar os gringos. IBOV só vai cair quando eles resolverem vender bancos. Nesse momento não vendo nada, posso até não comprar, mas não vou remar contra a maré.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Sept 11, 2017 13:54:44 GMT -3.5
chegando a hora de vender ... bancos principalmente...é o mesmo momento que foi de comprar aos 36 k Precisa avisar os gringos. IBOV só vai cair quando eles resolverem vender bancos. só vou avisar eles quando eu tiver posicionado rs.. os Bancos fiquem tranquilos o Palloci vai derrubar ....
|
|
|
Post by Novatim on Sept 11, 2017 16:38:48 GMT -3.5
Ta demorando Precisa avisar os gringos. IBOV só vai cair quando eles resolverem vender bancos. só vou avisar eles quando eu tiver posicionado rs.. os Bancos fiquem tranquilos o Palloci vai derrubar ....
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Sept 11, 2017 16:51:23 GMT -3.5
Precisa avisar os gringos. IBOV só vai cair quando eles resolverem vender bancos. só vou avisar eles quando eu tiver posicionado rs.. os Bancos fiquem tranquilos o Palloci vai derrubar .... Pelo que me lembro de ter lido na mídia, os rumores sobre a provável delação do Palocci envolveriam apenas BTG e Safra.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 11, 2017 16:57:58 GMT -3.5
Precisa avisar os gringos. IBOV só vai cair quando eles resolverem vender bancos. só vou avisar eles quando eu tiver posicionado rs.. os Bancos fiquem tranquilos o Palloci vai derrubar .... Esses delatores escolhem quem vão delatar e quem vão livrar a cara. Não é garantido que o Palloci vai falar dos bancos e quais.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Sept 11, 2017 17:55:34 GMT -3.5
só vou avisar eles quando eu tiver posicionado rs.. os Bancos fiquem tranquilos o Palloci vai derrubar .... Esses delatores escolhem quem vão delatar e quem vão livrar a cara. Não é garantido que o Palloci vai falar dos bancos e quais. pode ser ou não ser... com esse revés da JBS pode ocorrer o que eu chamo de delação reversa... os delatados começarem a delatar delações pela metade dos primeiros delatores... pra tentaremm obter algum privilégio... e mesmo que seja um ou dois bancos.. eles pode causar o efeito dominó..., mesmo assim não prevejo mais alta na Bolsa... com 2018 chegando ai e Lula liderando as pesquisas
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 12, 2017 11:27:44 GMT -3.5
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Sept 12, 2017 11:46:09 GMT -3.5
sim já comentamos sobre isso aqui... outro fator é que houve mundanças enormes na forma de compor a carteira do IBOV.. por isso é praticamente impossível comparar gráficos históricos do IBOV
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Sept 12, 2017 14:29:37 GMT -3.5
sim já comentamos sobre isso aqui... outro fator é que houve mundanças enormes na forma de compor a carteira do IBOV.. por isso é praticamente impossível comparar gráficos históricos do IBOV Por tudo que vcs falaram, então, o número em si parece ser o mais importante.
|
|