|
Post by Sultão do Swing on May 9, 2017 19:17:22 GMT -3.5
Por isso tenho orgulho do meu setor e fico indignado quando falam mal dele...ou ainda apenas dizem que é resultado de sermos um local perfeito pra produção... o que é totalmente errado.. somos uns dos piores solos do mundo , baixa fertilidade.. níveis de doenças e pragas infinita vezes maiores que lugares temperados.. a fórmula do sucesso é governo fora.. o setor se acostumou a não contar com o governo e isso é bom.. se criou cultura de andar sozinho resolver sozinho.. diferente da industria que primeira crise corre pro governo pedir redução de IPI.. manter subisidios das folhas etc... no agro a corrida é pra pesquisa e produditividade ... fiel concordo com quase tudo que dissestes, menos a parte de não ter dedo do governo no agronegocio. Um gigantesco volume de subsídio é gasto anualmente pra favorecer o agronegocio, por muitos anos a regra foi de juros reais negativos Existe o dinheiro do governo em tudo no Brasil mas como ele é gasto são outros quinhentos. Não adianta financiamento de safra se depois a gente vê quilômetros de caminhões (ferrovias no Brasil nem pensar) em fila porque não conseguem desembarcar a produção e os portos brasileiros estão desaparelhados. Só o gasto do transporte aumenta consideravelmente o custo. Por outro lado, é no setor agrícola que nós temos um dos poucos exemplos de sucesso do governo, a Embrapa No resto concordo com o Fiel, não fosse a agricultura the cow would have gone to the swamp long ago.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 9, 2017 19:20:57 GMT -3.5
economistas brasileiros são todos cheios de si com o poder e todos covardes fora.. tirando algumas exceções como Arminio e Pedro Malan Por exemplo o Bresser ainda tem coragem de querer dar saidas para o Brasil... e o Delfim Neto ainda tem várias colunas em jornais de economia apontando saídas fáceis populistas pra resolver nossa economia..esses dias o infeliz propos congelar o dólar novamente.. ve se pode Como eu já disse Bresser é o nome de uma estação de metrô, não existe nenhum economista com esse nome. Não vi o artigo do Delfim. Ele sempre propôs desvalorização do real para favorecer as exportações. Seria possível passar o link? Abs.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on May 10, 2017 7:57:27 GMT -3.5
economistas brasileiros são todos cheios de si com o poder e todos covardes fora.. tirando algumas exceções como Arminio e Pedro Malan Por exemplo o Bresser ainda tem coragem de querer dar saidas para o Brasil... e o Delfim Neto ainda tem várias colunas em jornais de economia apontando saídas fáceis populistas pra resolver nossa economia..esses dias o infeliz propos congelar o dólar novamente.. ve se pode Como eu já disse Bresser é o nome de uma estação de metrô, não existe nenhum economista com esse nome. Não vi o artigo do Delfim. Ele sempre propôs desvalorização do real para favorecer as exportações. Seria possível passar o link? Abs. Foi um artigo na carta capital www.cartacapital.com.br/revista/946/um-dilema-sobre-a-taxa-de-cambio
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 10, 2017 19:45:23 GMT -3.5
Mais um bom artigo do Schwartsman destrinchando a malandragem que é o crédito subsidiado do BNDES:
Bolsa Empresário custa quase o mesmo que o Bolsa Família - ALEXANDRE SCHWARTSMAN FOLHA DE SP - 10/05
Quando estive no BC, rapidamente me acostumei com as reações depois de cada decisão do Copom: se subíamos os juros, não deveríamos; se mantínhamos, deveríamos ter cortado; se cortávamos, não era o suficiente.
Apesar disso, sempre acreditei que, por mais iradas que fossem as declarações sobre a Selic, o que realmente tiraria aquele pessoal do sério seriam mudanças no crédito subsidiado do BNDES.
Não me enganei. Há, segundo relatos da imprensa, pressões para que a atual administração do BNDES, capitaneada por Maria Silvia Bastos Marques, seja substituída.
Reclamam que o crédito estaria "travado", dificultando a recuperação do investimento, enquanto concessionárias pedem mais recursos subsidiados.
Isso ocorre, não por acaso, depois que foi divulgada a nova taxa de juros que balizará os empréstimos do banco (sem afetar, contudo, as operações já existentes) e que deve gradualmente eliminar os atuais subsídios.
Resta claro que o problema para os insatisfeitos é o fim da considerável transferência de renda para aqueles que conseguiram se financiar no BNDES.
Numa primeira aproximação, considerando o volume de empréstimos do banco (R$ 586 bilhões), bem como a diferença entre a taxa a que o banco empresta (a TJLP, 7% ao ano) e o custo desses empréstimos para o Tesouro Nacional (a Selic, 11,25% ao ano), o subsídio consome cerca de R$ 25 bilhões/ano.
Em outras palavras, o Bolsa Empresário custa aproximadamente o mesmo que o Bolsa Família e, como este, também implica considerável redistribuição de renda, apenas no sentido oposto: de todos os contribuintes para os "sortudos" que hoje têm acesso ao BNDES. Não é difícil entender sua revolta; complicado mesmo é simpatizar com ela.
Haveria alguma justificativa para o subsídio caso os beneficiários —eleitos sabe-se lá por que critério— produzissem efeitos sobre o resto da economia que não fossem capturados pelos investidores, isto é, se o retorno social do investimento fosse superior ao retorno privado.
Falando sério, porém, quem realmente acredita que haja perto de R$ 600 bilhões em oportunidades como essa? Aliás, quem acredita que o critério tenha sido realmente esse, ou ainda que se aplique a setores "de ponta", como frigoríficos e assemelhados?
Não bastasse isso, não há evidências sólidas acerca de efeitos positivos desses empréstimos sobre o investimento. Ao contrário, conforme relatado por meu colega de Insper Sérgio Lazzarini : "Ao estudar o efeito dos empréstimos e investimentos em equidade do BNDES, descobrimos que eles não têm efeito consistente sobre performance e investimento, exceto pela redução de gastos financeiros".
Já outro colega de Insper, Marco Bonomo, não apenas reforça as conclusões de Lazzarini como mostra também que empresas que têm acesso ao BNDES são menos afetadas pelas alterações das taxas de juros, sugerindo que o crédito subsidiado, como se suspeitava, reduz a eficácia da política monetária, isto é, requer uma Selic mais alta para compensar o efeito da TJLP mais baixa.
É precisamente por afrontar o status quo que a atual diretoria sofre as pressões nada surdas dos que temem perder os privilégios e, como na reforma da Previdência, querem justificar a boquinha. Não estão preocupados com nenhuma recuperação que não seja a de suas regalias.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 11, 2017 8:27:20 GMT -3.5
Vlw. Por coincidência eu justamente atrás do artigo dele na Carta Capetal quando vc mencionou a questão do câmbio.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 12, 2017 16:07:33 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 13, 2017 21:38:41 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 15, 2017 11:03:07 GMT -3.5
|
|
|
Post by salcedo on May 15, 2017 12:30:14 GMT -3.5
Normalmente apenas colo o link copiado e não tenho problemas, mas se poder traduzir para ignorante agradeço: Para postar links utilize o formato "["+ "a href="essa.e.o.url.da.página" + "] Esse é o texto do link["+"/a]", especialmente quando o url tem vírgulas "," pois o sistema não reconhece vírgulas de outra maneira.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 15, 2017 14:52:45 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 15, 2017 16:08:17 GMT -3.5
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 15, 2017 16:26:35 GMT -3.5
|
|
voyager
New Member
Último warning
|
Post by voyager on May 15, 2017 16:32:54 GMT -3.5
quando irão acabar com essas compras absurdos num setor o0ligopolizado que atrapalha o desenvolvimento do pais. Estou me referindo a compra da xp pelo itau, mais uma compra do itau com o objetivo de eliminar a concorencia, quando deixarão o CADA trabalhar ou quando o CADEirá trabalhar.
o jornal valor traz uma reportagem sobre mais de 200 novos milionarios na xp com essa compra, agora sim que mandarão as favas qualqier cliente que tenha alguma reclamação (na xp).
|
|
|
Post by wizardhsc on May 15, 2017 16:41:36 GMT -3.5
quando irão acabar com essas compras absurdos num setor o0ligopolizado que atrapalha o desenvolvimento do pais. Estou me referindo a compra da xp pelo itau, mais uma compra do itau com o objetivo de eliminar a concorencia, quando deixarão o CADA trabalhar ou quando o CADEirá trabalhar. o jornal valor traz uma reportagem sobre mais de 200 novos milionarios na xp com essa compra, agora sim que mandarão as favas qualqier cliente que tenha alguma reclamação (na xp). A única forma de acabar com oligopólios é apagar com os órgãos reguladores. As regras do governo servem justamente para acabar com a concorrência, logo esperar que o mesmo governo combata isso é pura ilusão.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 15, 2017 16:44:28 GMT -3.5
No Brasil o cara nunca tem paz. Vamos aguarda. Mas garanto que no final a carga tributária vai subir.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 15, 2017 16:58:55 GMT -3.5
quando irão acabar com essas compras absurdos num setor o0ligopolizado que atrapalha o desenvolvimento do pais. Estou me referindo a compra da xp pelo itau, mais uma compra do itau com o objetivo de eliminar a concorencia, quando deixarão o CADA trabalhar ou quando o CADEirá trabalhar. o jornal valor traz uma reportagem sobre mais de 200 novos milionarios na xp com essa compra, agora sim que mandarão as favas qualqier cliente que tenha alguma reclamação (na xp). Voyager, ao contrário dos Estados Unidos o Brasil foi pensado para ser uma economia cartelizada. Lembro bem do Bacha falando sobre isso. Como o Brasil resolveu se industrializar através da substituição de importações e criando barreiras protecionistas, a indústria local se cartelizou, concentrando a indústria e os dirigentes atribuiram a si mesmos altos salários, que vieram exacerbar o problema da concentração de renda. Um sujeito que percebeu bem a questão da concentração econômica se chama " Luiz Barsi". Em entrevistas ele gosta de ficar falando que gosta de participar de "grandes projetos" Conversa para boi dormir. Justamente o Barsi é economista, sabe que a economia brasileira é cartelizada, e por isso ele só investe em setores cartelizados (bancos, eletricidade papel & celulose) Quando ele inventou de investir em setores mais concorrenciais, quebrou a cara, segundo ele mesmo (no caso, acho que foi em Renar Maçãs) Se o CADE fosse ser realmente atuar contra os oligopólios teria que desfazer o sistema bancário como uma todo: bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/14864/Os%20juros%20e%20o%20cartel%20banc%C3%A1rio%20-%20Di%C3%A1rio%20do%20Com%C3%A9rcio.pdf?sequence=1(esse artigo é só uma palhinha do que eu já vi do Marcos Cintra falando da cartelização do setor financeiro, se vc cavar mais no sítio dele vai encontrar mais coisas)
|
|
|
Post by salcedo on May 15, 2017 19:41:43 GMT -3.5
|
|
|
Post by Sultão do Swing on May 15, 2017 20:33:14 GMT -3.5
Valeria mais a pena você estudar REITS americanos, eu me proponho seriamente a começar a investir nisso por lá, podendo aplicar a regra do juro composto, coisa que esses fundos de capital estruturado, que eu saiba, não permitem
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on May 16, 2017 9:33:17 GMT -3.5
Já comentei antes, pode ser um picareta, não me interessam os conselhos e produtos deste camarada. Talvez seus achismos.
Mas a sua análise conjuntural é espetacular, cheia de gráficos e considerações que não se vê em outros analistas:
|
|
|
Post by Claudio66 on May 16, 2017 11:14:39 GMT -3.5
|
|