|
Post by jigsaw on Jan 30, 2016 9:46:52 GMT -3.5
Pessoal, não sei se aqui é o tópico ideal para minha dúvida, mas gostaria de saber se nessa crise como está sendo a estratégia de vocês? 1.Continua normal com os planos de aportes? 2.Não está fazendo aportes de dinheiro novo e está aguardando a definição do IR pois após tal as cotas despencarão e entrarão a fundo com novos aportes? 3. Aportes somente em FIIs que garantem certa segurança como "Agências, BTS"? 4. Algum outro tipo de estratégia? Diga-nos. Valeu. rider660 , você postou na Thread correta, assuntos gerais, FIIs em geral, quanto as duvidas: 1. Sim 2. No dia da notícia o mercado sofreu um ajuste com a possível tributação, acredito que não haverá uma queda tão significativa depois da definição do IR, os FIIs já estão baratos, alguns com descontos de 50%, então teria que haver descontos de 70% (acho pouco provável), para aparecerem essas "novas" oportunidades; 3. Não existem "FIIs que garantem certa segurança", o BRCR tão propalado com a tal gestão ativa, multi-inquilinos, multi-imóveis, apresenta redução constante de caixa, (ja teve 700mi e hoje estaria com 400mi, nao fosse a recente venda de um dos imoveis), alem disso está com distribuição > FFO ha um bom tempo, os FIIs de agências bancárias não são tão garantidos assim, vide matéria do valor postado pelo bochan : www.valor.com.br/financas/4411350/bancos-mudam-cara-de-agencias-em-busca-de-eficiencia4. Estratégia relativamente simples: adquirir a maior quantidade de metros quadrados com o menor recurso possível $$$$$, desta forma jamais pagaria R$ 5.000,00 em BBFI, R$ 4.500,00 em FAMB e R$ 2.000,00 em KNRI, que foram os preços que esses FIIs chegaram, prefiro comprar um FII que vale R$ 1.000,00 por R$ 500,00, mesmo que tenha que ficar 5 anos sem renda.
|
|
|
Post by palata on Jan 30, 2016 15:28:02 GMT -3.5
seria interessante se colocássemos no primeiro comentário de cada fundo os inquilinos que o mesmo possui. Posso levantar de alguns se for o caso.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 31, 2016 15:58:36 GMT -3.5
3. Aversão a agência, passo meio longe (embora tenha, no final, dois, de agências novas). Qual o motivo da aversão? CPF: Se puder, dê uma olhada na aba de discussão geral, teu post me fez propor uma outra questão fora dos FIIs. abs.
|
|
|
Post by jigsaw on Jan 31, 2016 16:05:20 GMT -3.5
seria interessante se colocássemos no primeiro comentário de cada fundo os inquilinos que o mesmo possui. Posso levantar de alguns se for o caso. palata , quanto mais informações melhor, mas nao sei se você percebeu, estou tentando postar pelo menos o perfil de cada FII, para o pessoal ter uma idéia do que se trata, apesar de que basta uma busca rapida na net e ja se obtem isso, mas temos que ter no mínimo o basico no clubinvest (tipo, perfil, objetivo, ativos, etc), depois vamos agregando mais informações, estamos no começo, tem muita coisa pra fazer ainda.
|
|
|
Post by cpf216 on Jan 31, 2016 19:11:04 GMT -3.5
3. Aversão a agência, passo meio longe (embora tenha, no final, dois, de agências novas). Qual o motivo da aversão? Por causa de fundos com regras específicas de fim de contrato, ou em outras palavras, fundos que os cotistas estão apenas pegando carona na estrutura, mas não mandam !@#$% nenhuma: em muitos dos casos os cotistas não podem alugar para quem quiserem, vender para quem quiserem, decidir preço de venda e até mesmo se negar a vender num preço que ainda por cima nem podem negociar. Com esse tipo de restrição eu chego a conclusão que fundos não são donos dos imóveis, já que não tem liberdade de fazer o que quiser com os imóveis. Não são fundos de tijolos, apesar da aparência. Sim, as matrículas dos imóveis estão em nome do fundo, mas na prática o único direito que o fundo tem é de usufruir dos contratos de aluguéis que, por acaso, estão associados aos imóveis. Isso porque o nome na matrícula não é toda a história: tem contratos outros, os tais com regras específicas. Na minha cabeça não é tijolo, não é papel: são fundos de contrato de aluguel, pura e simplesmente. E isso sem nem entrar no mérito dos imóveis com problemas jurídicos, onde o fundo é comprador de má fé e não tem direito nenhum casos esses processos cheguem a execução e o banco não intervenha. A súmula 375 do STJ, que tanto ajudou o fundos da CSHG no caso Goiabeiras tem o efeito absolutamente inverso nesses casos. Por isso.
|
|
|
Post by palata on Jan 31, 2016 21:03:57 GMT -3.5
seria interessante se colocássemos no primeiro comentário de cada fundo os inquilinos que o mesmo possui. Posso levantar de alguns se for o caso. palata , quanto mais informações melhor, mas nao sei se você percebeu, estou tentando postar pelo menos o perfil de cada FII, para o pessoal ter uma idéia do que se trata, apesar de que basta uma busca rapida na net e ja se obtem isso, mas temos que ter no mínimo o basico no clubinvest (tipo, perfil, objetivo, ativos, etc), depois vamos agregando mais informações, estamos no começo, tem muita coisa pra fazer ainda. Sim, percebi sim, acho muito boa sua iniciativa e acredito que essa informação agrega muito.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 2, 2016 16:01:00 GMT -3.5
|
|
|
Post by greenball on Feb 3, 2016 0:00:10 GMT -3.5
Problema que já criou um temor que vai ficar pairando que são os impostos .. É pior que no Brasil é tudo 0 ou 100... Por exemplo não há uma escala de aplicação deste possível imposto .. Isto me preocupa em ter uma alocação de longo prazo ... Imagina de uma hora para outra perder 15% da renda ...
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 3, 2016 7:21:24 GMT -3.5
Problema que já criou um temor que vai ficar pairando que são os impostos .. É pior que no Brasil é tudo 0 ou 100... Por exemplo não há uma escala de aplicação deste possível imposto .. Isto me preocupa em ter uma alocação de longo prazo ... Imagina de uma hora para outra perder 15% da renda ... Nas ações vc tbm.
|
|
|
Post by rider660 on Feb 3, 2016 9:54:45 GMT -3.5
Problema que já criou um temor que vai ficar pairando que são os impostos .. É pior que no Brasil é tudo 0 ou 100... Por exemplo não há uma escala de aplicação deste possível imposto .. Isto me preocupa em ter uma alocação de longo prazo ... Imagina de uma hora para outra perder 15% da renda ... Nas ações vc tbm. Uqaz, mas INFELIZMENTE nem tudo está as 1001 maravilhas não. O governo assim como fez uma estratégia de curto prazo para aprovar a lei alterada na "miúda" em 16-12, poderá também fazer uma lei (não podemos duvidar nada dos nosso governantes) com uma MP querendo aprovar qualquer absurdo esdrúxulo ainda esse ano. Na minha opinião, ficou o aprendizado do quê? Para os céticos(EU) que achava que sim IR poderia existir em FIIs para um futuro longínquo provou que estávamos errado, pois FII está na mira do governo, não somente FII mas os outros investimentos livres de IR...então, agora pra MIM o custo de oportunidade em FII mudou já que repito a qualquer hora o governo pode ir lá e dar a canetada do IR. Ser investidor em nosso país virou motivo do governo falar que "somos uma classe diferenciada" putz a gente esforça para economizar o salário para possuirmos uma renda passiva e vem um cara pra falar uma m**** dessas ... é pá cabá !
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 3, 2016 10:05:31 GMT -3.5
Uqaz, mas INFELIZMENTE nem tudo está as 1001 maravilhas não. O governo assim como fez uma estratégia de curto prazo para aprovar a lei alterada na "miúda" em 16-12, poderá também fazer uma lei (não podemos duvidar nada dos nosso governantes) com uma MP querendo aprovar qualquer absurdo esdrúxulo ainda esse ano. Na minha opinião, ficou o aprendizado do quê? Para os céticos(EU) que achava que sim IR poderia existir em FIIs para um futuro longínquo provou que estávamos errado, pois FII está na mira do governo, não somente FII mas os outros investimentos livres de IR...então, agora pra MIM o custo de oportunidade em FII mudou já que repito a qualquer hora o governo pode ir lá e dar a canetada do IR. Ser investidor em nosso país virou motivo do governo falar que "somos uma classe diferenciada" putz a gente esforça para economizar o salário para possuirmos uma renda passiva e vem um cara pra falar uma m**** dessas ... é pá cabá ! Eu discordo dessa visão, pq vc está se antecipando a algo que considera certo! E não é!
|
|
|
Post by greenball on Feb 3, 2016 10:06:11 GMT -3.5
Uqaz, mas INFELIZMENTE nem tudo está as 1001 maravilhas não. O governo assim como fez uma estratégia de curto prazo para aprovar a lei alterada na "miúda" em 16-12, poderá também fazer uma lei (não podemos duvidar nada dos nosso governantes) com uma MP querendo aprovar qualquer absurdo esdrúxulo ainda esse ano. Na minha opinião, ficou o aprendizado do quê? Para os céticos(EU) que achava que sim IR poderia existir em FIIs para um futuro longínquo provou que estávamos errado, pois FII está na mira do governo, não somente FII mas os outros investimentos livres de IR...então, agora pra MIM o custo de oportunidade em FII mudou já que repito a qualquer hora o governo pode ir lá e dar a canetada do IR. Ser investidor em nosso país virou motivo do governo falar que "somos uma classe diferenciada" putz a gente esforça para economizar o salário para possuirmos uma renda passiva e vem um cara pra falar uma m**** dessas ... é pá cabá ! Uqaz, sim pode ser aplicado nas ações. Mas, em teoria as empresas poderiam não distribuir este dinheiro ou distribuir menos. Usar estratégias diferenciadas. Sei que não resolve por completo, mas seria uma alternativa. Agora, por exemplo, a carteira de investimento do meu pai é concentrada em FII + TD para geração de caixa, agora imagina e vem a Dilma e arranca 15% de uma vez só do velho.. Ele usa essa grana (que é pouca) para despesas dele do dia a dia... Essas incertezas prejudicam o planejamento de longo prazo.
|
|
|
Post by rider660 on Feb 3, 2016 10:24:27 GMT -3.5
Uqaz, respeito sua opinião.
Estou antecipando sim...não porque sou do time dos pessimistas mas depois do que o Jucá quis fazer, estou com um pé atrás para futuramente não ficar decepcionado com o que pode acontecer, mas sim, apenas ACHISMO não posso afirmar nada,porém, no entanto, não podemos confiar no governo, redução de custos é por na popa do povo, aumentando tributos, infelizmente.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 3, 2016 10:36:42 GMT -3.5
Uqaz, respeito sua opinião. Estou antecipando sim...não porque sou do time dos pessimistas mas depois do que o Jucá quis fazer, estou com um pé atrás para futuramente não ficar decepcionado com o que pode acontecer, mas sim, apenas ACHISMO não posso afirmar nada,porém, no entanto, não podemos confiar no governo, redução de custos é por na popa do povo, aumentando tributos, infelizmente. Vc vê o copo meio cheio. Eu vejo o seguinte. Vão (os bandidos da Receita Federal) estudar o tema de verdade e constatar que taxar fiis é um peido para o orçamento. Acho que vão carregar a mão é nas LCA/LCIs. Esse Governo tá doido pra incentivar a criação de empregos o mais rápido possível. Já estão falando até de mais crédito pra construção civil, fiis são os indutores disso! Por isso, estou apostando numa visão racional da coisa, por incrível que pareça esse bafafá incomodou o Jucá. E convenhamos, o "efeito Jucá" pegou muito mal na opinião pública...estou achando que eles não mexem nesse troço. Mais fácil aumentar impostos em espelhinhos, como fizeram com o sorvete ou a cerveja. Olha a CIDE aí, facílima de ser aumentada... E greenball, se taxarem, paciência... os fiis ainda pagarão mais que aluguéis de imóveis físicos. É com eles que devem ser comparados, não com NTN-Bs, por exemplo.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 3, 2016 10:53:21 GMT -3.5
Uma outra coisa tbm, amigos. No atual momento econômico mundial e nacional, atribuo maior importância ao prédio em si do que o DY%.
O DY%, no meu ver, é um bônus. O lastro é o que mais me interessa atualmente. É só ver a história de nosso país.
Imóveis se dão bem em auges de loucura creditícia como foi em 2012 e protegem contra inflação.
Estou morrendo de medo do Governo e seus títulos.
|
|
|
Post by rider660 on Feb 3, 2016 15:26:48 GMT -3.5
uqaz, "Estou morrendo de medo do Governo e seus títulos" ..... isso foi uma ironia ou um fato? Caso seja um fato, explique o racional por favor. Não tenho TD aqui sou mais pessimista ainda kkkk mas seria bom ouvir uma visão diferente.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 3, 2016 17:17:18 GMT -3.5
uqaz , "Estou morrendo de medo do Governo e seus títulos" ..... isso foi uma ironia ou um fato? Caso seja um fato, explique o racional por favor. Não tenho TD aqui sou mais pessimista ainda kkkk mas seria bom ouvir uma visão diferente. Não, isso é fato. Neste início de ano, o Governo do Brasil parece ter jogado a toalha em relação à inflação. Possuir um título é possuir uma dívida com o Governo, não existem garantias. Imagine, devo (eu, Governo) 100$ de juros a alguém, só que tenho o poder de pagar apenas 85$ (cobro imposto de renda por isso). Ainda, tenho o poder de desvalorizar esta dívida, de modo que ao invés de 85$, no fim vou dever uns 70$ (a inflação faz com que os juros de um título, após imposto de renda, diminuam). Quer coisa melhor que isso? Eu pego o seu principal e me financio de modo cada vez mais barato, uma delícia! Pense agora que o Governo faz isso com a poupança de todos os presentes em um país, sorrateiramente (por exemplo, nos fundos de previdência), sem ter quaisquer limites, como os gregos ou cipriotas tiveram. Lembra muito o início de vício em uma droga (2011 - nova matriz), difícil largar o hábito, aliás, o vício pede por uma dose cada vez maior. Até aí "tudo bem", os canalhas nos sangram como sempre fizeram e fica tudo por isso mesmo. Só que tem uma coisa, as grandes potências mundiais estão em processo de deflação, procurando loucamente por inflação (eles aparentam ter um temor imenso de depressão, parecem preferir arriscar em uma hiperinflação, vai saber...). Eles estão cutucando a caixa de Pandora e certamente terão uma surpresa desagradável. Quando isso acontecer, as taxas de juro dos países desenvolvidos disparam. Note, os EUA é o país mais adiantado no processo e veja o que 0,25% está fazendo com eles e seus mercados. Imagine o que uma taxa de meros 3%aa faria? Por isso estou morrendo de medo. Esse Governo claramente está jogando com a torcida, e pra tal fará o diabo, nos sangrará cada vez mais e mais. Imagine quando o setor externo admitir uma retração? O dólar corre daqui, e os 70$ viram 55$. Aí tentam baixar a selic na marra... os 55$, viram 40$ e assim vai essa desgraça... É por isso que todo o meu dinheiro está fora do banco, está 90% em fundos imobiliários. Temo mais um choque inflacionário (chuto que as reservas acabem em 2020/2021 nesse bang-bang no câmbio) futuro do que qq outra coisa (por exemplo, taxação de fiis). E vc rider660, por que não gosta de títulos públicos?
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Feb 3, 2016 19:20:55 GMT -3.5
Engraçado como uma decisão unilateral na surdina nos últimos momentos de plenário de 2015 passa naturalmente sem que o MP, que se diz "o" guardião da justiça, abra investigação, muito menos indicie alguém. De qualquer modo, Jucá sabia que ia perder e com as propostas dele, aí sim que a MP não seria aprovada dentro do prazo.
|
|
|
Post by rider660 on Feb 4, 2016 14:18:11 GMT -3.5
Engraçado como uma decisão unilateral na surdina nos últimos momentos de plenário de 2015 passa naturalmente sem que o MP, que se diz "o" guardião da justiça, abra investigação, muito menos indicie alguém. De qualquer modo, Jucá sabia que ia perder e com as propostas dele, aí sim que a MP não seria aprovada dentro do prazo. Uqaz, Resumidamente li alguns fatos históricos de los hermanos aqui poderá acontecer assim como o Corralito Argentino, alguns riem dessa idéia, MAS desse governo eu não duvido nada! No entanto, há CP penso abrir posição mas ainda estou analisando.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Feb 4, 2016 14:25:17 GMT -3.5
Rider, o Potuz pode falar mais sobre. Imagine que na Argentina há títulos pagando 17%aa, tendo uma inflação de 30%aa...quem quer? Ninguém.
Aí correm pra fundos dolarizados, bolsa de valores etc. Penso que apenas nossas reservas cambiais nos separam disto...e estão querendo queimá-las pra dar mais crédito kkkk
|
|