|
Post by Neomalthusiano on Aug 27, 2016 13:06:59 GMT -3.5
Como consta nos comentários do referido blog, esse é um dos papos de agente autônomo sobre coisas que estão para acontecer, mas não são oficiais ainda e por isso não foram divulgadas. Se vai acontecer ou não são outros 500... particularmente eu acho até provável que aconteça. O governo vem divulgando muito o tesouro direto de 2014 pra cá. Muita gente que não sabe nada de nada entrando na onda e se achando o rei dos investimentos. É uma clientela que pode vir a ser cliente de outros serviços da caríssima Xp. TED para retirada boa parte das corretoras não cobra, pelo menos acima de um valor baixo. A que me vem na cabeça que cobra é a Spinelli, mas pagando o programa de fidelidade deles (na prática uma custódia disfarçada) fica isento. Tesouro direto muitas cobram 0,1% e algumas já colocaram de graça, só removendo isso por causa da crise da corretagem. Mesmo assim, se não me falha a memória a easyinvest e uma outra lá continuam sem taxa de td. Custódia de ações é uma coisa que a bolsa cobra deles, mas como o objetivo é incentivar leigos a corretagem alta deles já cobre com folga. A vantagem ao meu ver está na na isenção da cetip, mas talvez eles também devem ganhar na corretagem aí, que ainda é meio um padrão. Para o cara focado em renda fixa pode valer a pena, mas prefiro continuar nas corretoras que eu já opero.
|
|
|
Post by salcedo on Aug 30, 2016 13:18:22 GMT -3.5
Sultão, chamei a XP, pois obviamente me interessa, e me disseram que sim tem a intenção, mas só seria confirmado ou não, no próximo mês, ou seja logo.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Aug 30, 2016 17:34:36 GMT -3.5
Sultão, chamei a XP, pois obviamente me interessa, e me disseram que sim tem a intenção, mas só seria confirmado ou não, no próximo mês, ou seja logo. Obrigado pelo toque, Salcedo. Então tudo, por enquanto, está na fase das boas intenções, vamos aguardar. A minha postagem foi mais para alertar quem ainda não tem conta em nenhuma corretora, pois a minha (Mirae) também não cobra TED acima de um certo valor. Tendo disto isso, depois vou examinar com mais calma alguns fundos da XP, que estão apresentando boa rentabilidade para estimar se isso é algo que possa se dar no longo prazo. Abs
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Sept 1, 2016 9:39:05 GMT -3.5
Informação procede sim. Meu assessor confirmou hoje.
|
|
|
Post by tylerdurden on Sept 18, 2016 3:05:03 GMT -3.5
Pessoal, por qual corretora recomendam operar hoje e por quais razões?
|
|
|
Post by mahler on Sept 18, 2016 11:45:04 GMT -3.5
Pessoal, por qual corretora recomendam operar hoje e por quais razões? Isso depende dos ativos que você queira operar: ações, FII, TD, títulos de renda fixa, fundos. A XP, por exemplo, eu considero ótima para TD, títulos de renda fixa e fundos de investimento: parou de cobrar taxa para o Tesouro Direto, tem plataformas com ampla oferta diária de títulos de renda fixa (CDB, LCA, LCI, LC e debêntures para investidores em geral, e também CRA/CRI/FIDC para investidores qualificados) e de fundos de investimento, não cobra mais custódia da renda fixa (antigamente apenas a isentava para investidores com 300k ou mais) e participa bastante nos lançamentos de ofertas primárias. Em contrapartida, considero a XP cara para RV (ações e FII).
|
|
|
Post by tylerdurden on Sept 18, 2016 16:12:22 GMT -3.5
Já estive na XP e não gostei de plataforma nem de custos. A Clear parece ser do mesmo grupo, então, à princípio, descartada também. Mirae: comentam?
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 18, 2016 17:29:44 GMT -3.5
Já estive na XP e não gostei de plataforma nem de custos. A Clear parece ser do mesmo grupo, então, à princípio, descartada também. Mirae: comentam? Tyler eu sou cliente da Mirae já há algum tempo e por isso eu posso falar. Eles tem um homebroker ruim, que muitas vezes dificulta o acesso, é comum também você o abrir durante o dia e as cotações de seus ativos não estarem atualizadas. Por outro lado, eles cobram bem barato no TD e na corretagem. As atendentes são atenciosas e em geral respondem a qualquer email seu em prazo de aproximadamente uma hora. Ou seja, no geral eu recomendo sim, mas esquece ficar fazendo daytrade neles. É bom para você usar para TD e ação buy and hold. Há sim, até a última vez que conferi os dados, a Mirae é uma empresa sólida (muitas corretoras, por incrível que pareça, estão amargando prejus) Sou cliente também da Socopa, mas vou utilizá-los praticamente só para FIIs (eles não cobram corretagem). A corretagem deles para ações é mais cara que a Mirae. Outro detalhe interessante da Socopa é que, segundo o colega Kamesennin, é possível fazer remessa online para o exterior de operadora vinculada à Socopa. Sobre o HB, atendimento da Socopa não posso falar porque estou esperando os FIIs terem uma queda para poder começar a operar lá.
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Sept 21, 2016 16:57:44 GMT -3.5
Já estive na XP e não gostei de plataforma nem de custos. A Clear parece ser do mesmo grupo, então, à princípio, descartada também. Mirae: comentam? O home broker da Mirae eu acho até bom esteticamente, o ruim é que ele é instável. É relativamente raro você ter algum problema mais grave no horário de pregão (às vezes acontece esse lance que o Sultão falou de demorar a atualizar e é chatinho), mas fora do pregão é certo que você terá. Às vezes a página fica fora do ar, às vezes a página entra e o home broker não abre, às vezes abre, mas não atualiza informações, e por aí vai... não tem como você ser cliente deles sem nunca ter tido algum tipo de surpresa desagradável. Mas, compensa pelo preço. O atendimento também é bom. Eles também oferecem fundos interessantes, que você acompanha pelo home broker e investe/resgata por e-mail. Para TD porém, recomendo outra corretora mais barata. A Socopa tem um home broker tosco, mas é muito estável. Antigamente muita gente entrou pelo TD livre de taxas. Hoje eles cobram 0,1%. O atendimento nas poucas vezes que precisei foi rápido, mas pode ser que isso tenha mudado, pois faz tempo. Não cobra corretagem para FII, para ETF e se você fizer uma operação com corretagem paga, você fica isento de custódia. Dependendo do seu perfil pode ser uma opção bem barata. Os CDBs que eles oferecem é furada. A Spinelli é uma boa corretora, mas eu tenho um certo ranço deles porque há muitos anos eles instituíram um "programa de fidelidade" de 15 reais ao mês que dava custódia grátis e isentava da cobrança de resgate de dinheiro. O problema foi que eles inscreveram aos clientes sem eles terem pedido, o que eu acho errado. De lá para cá eu nem faço a minha atualização bienal, então minha conta está congelada. Lembro que eles ofereciam flexscan para quem operava opções a cada 15 dias. Creio que o Potuz continua sendo cliente e gosta da ferramenta de IR grátis. A Rico é uma boa corretora também, não tenho muito o que reclamar. Eles incentivam um pouco a cultura do trade mas tem uma ferramenta no home broker que julgo muito interessante: a busca de séries de opções autorizadas, o que me livra de querer ficar buscando código por código no site da Bovespa. Pena que perderam o direito sobre o flexscan. Oferecem muitos fundos e possibilidades de renda fixa. A Clear ao contrário das outras, eu não sou cliente, mas tenho um amigo que é, e gosta muito. Eu acho a corretagem deles muito cara para algumas coisas, mas eles tem como vantagem uma interface completamente diferente de qualquer outra corretora (você pode gostar ou não, meu amigo não gostou no começo) e a possibilidade de armar algumas estratégias de opções direto do home broker já com o risco, custo, etc... certinho. Eles dizem que o algoritmo deles garante a execução das ordens nas condições mostradas, então para quem faz muito desse tipo de operação vale a pena. Eles também facilitam muito para fazer termo, operar vendido, alavancar, tudo dentro do próprio home broker. Eles tem o time de analistas técnicos com mais renome (fama) na minha opinião, por isso também não perdem uma oportunidade para incentivar trade. Penso que em qualquer uma das 5 você estará bem, o ideal é você analisar onde é mais vantajoso para você em termos de custo/beneficio e estratégia de investimentos.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 21, 2016 17:55:48 GMT -3.5
Creio que o Potuz continua sendo cliente e gosta da ferramenta de IR grátis. Eu sou cliente da Spinelli, mas nunca utilizei aquela ferramenta, de fato acho que não é grátis, só se você pertence a aquele programa de fidelidade (que eu não pertenço). Eu não acredito em nenhuma pessoa que não seja eu mesmo para fazer meus impostos, então fiz meu próprio software. Eu não tenho nada a reclamar da corretora, nunca tive nenhum problema, a atenção ao cliente foi sempre boa, e sinto certa seguridade com a história da empresa. As coisas ruins a nombrar são que os custos para entregar em aluguel as ações são altos (ao ponto que eu considero inútil tentar botar minha carteira, que tem zero rotação, em aluguel) e agora cobram taxa para o TD (estou até pensando em mudar a custódia do TD, mas tenho preguiça).
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Sept 21, 2016 18:55:07 GMT -3.5
Creio que o Potuz continua sendo cliente e gosta da ferramenta de IR grátis. Eu sou cliente da Spinelli, mas nunca utilizei aquela ferramenta, de fato acho que não é grátis, só se você pertence a aquele programa de fidelidade (que eu não pertenço). Eu não acredito em nenhuma pessoa que não seja eu mesmo para fazer meus impostos, então fiz meu próprio software. Eu não tenho nada a reclamar da corretora, nunca tive nenhum problema, a atenção ao cliente foi sempre boa, e sinto certa seguridade com a história da empresa. As coisas ruins a nombrar são que os custos para entregar em aluguel as ações são altos (ao ponto que eu considero inútil tentar botar minha carteira, que tem zero rotação, em aluguel) e agora cobram taxa para o TD (estou até pensando em mudar a custódia do TD, mas tenho preguiça). Realmente a ferramenta só é grátis para quem aderiu ao plano. Pensava que você fazia uso dela, mas vejo que confundi alguma postagem sua ou de outra pessoa. Falha minha então.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 21, 2016 19:05:36 GMT -3.5
Eu sou cliente da Spinelli, mas nunca utilizei aquela ferramenta, de fato acho que não é grátis, só se você pertence a aquele programa de fidelidade (que eu não pertenço). Eu não acredito em nenhuma pessoa que não seja eu mesmo para fazer meus impostos, então fiz meu próprio software. Eu não tenho nada a reclamar da corretora, nunca tive nenhum problema, a atenção ao cliente foi sempre boa, e sinto certa seguridade com a história da empresa. As coisas ruins a nombrar são que os custos para entregar em aluguel as ações são altos (ao ponto que eu considero inútil tentar botar minha carteira, que tem zero rotação, em aluguel) e agora cobram taxa para o TD (estou até pensando em mudar a custódia do TD, mas tenho preguiça). Realmente a ferramenta só é grátis para quem aderiu ao plano. Pensava que você fazia uso dela, mas vejo que confundi alguma postagem sua ou de outra pessoa. Falha minha então. Para quem opera durante o pregão o plano é uma boa ideia. Para mim que não faço uma operação desde já tem mais de 5 meses, aquele plano é inútil. Acho que diversas pessoas opinarão diferente daquele plano da Spinelli.
|
|
|
Post by Sultão do Swing on Sept 21, 2016 19:26:03 GMT -3.5
Já estive na XP e não gostei de plataforma nem de custos. A Clear parece ser do mesmo grupo, então, à princípio, descartada também. Mirae: comentam? O home broker da Mirae eu acho até bom esteticamente, o ruim é que ele é instável. É relativamente raro você ter algum problema mais grave no horário de pregão (às vezes acontece esse lance que o Sultão falou de demorar a atualizar e é chatinho), mas fora do pregão é certo que você terá. Às vezes a página fica fora do ar, às vezes a página entra e o home broker não abre, às vezes abre, mas não atualiza informações, e por aí vai... não tem como você ser cliente deles sem nunca ter tido algum tipo de surpresa desagradável. Mas, compensa pelo preço. O atendimento também é bom. Eles também oferecem fundos interessantes, que você acompanha pelo home broker e investe/resgata por e-mail. Para TD porém, recomendo outra corretora mais barata. Não é que a Mirae cobra caro no TD, ela cobra barato (0,2%). Ocorre que existem outras que cobram ainda mais barato (ou nada). O ranking das mais baratas no TD o próprio Tesouro já faz. Aqui: www.tesouro.fazenda.gov.br/tesouro-direto-ranking-dos-agentes-de-custodiaA Mirae cobra menos da metade em TD que o Banco do Brasil. Mais do que o BB só a corretora Lerosa (é quase "Dolorosa", he he)
|
|
|
Post by mahler on Oct 19, 2016 8:05:04 GMT -3.5
Digamos que um investidor tenha conta no banco B e nas corretoras C1 e C2. Ele pode transferir recursos diretamente entre C1 e C2, ou sempre vai precisar fazer dois TEDs: de C1 para B e de B para C2 (ou vice-versa)?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 19, 2016 8:19:15 GMT -3.5
Digamos que um investidor tenha conta no banco B e nas corretoras C1 e C2. Ele pode transferir recursos diretamente entre C1 e C2, ou sempre vai precisar fazer dois TEDs: de C1 para B e de B para C2 (ou vice-versa)? ... por experiência isso depende da corretora... há razões tributárias fortes aí... Por exemplo, qdo tinha conta na Spinelli, a mesma permitia troca facílima de valores entre duas contas (teoricamente isto é irregular). Já, na Socopa, não é possível (eles são chatíssimos com isso). Atentar que quando se faz uma transferência interna numa corretora de CPF para outro CPF, se incorre numa DOAÇÃO, a ser recolhido pelas regras do município. O que nunca descobri é que isso se dá no meu município ou onde a corretora se encontra (São Paulo). Parece besteira, mas é em São Paulo onde ocorre o maior valor de isenção por ano e menor alíquota, diferente dos outros lugares.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Oct 19, 2016 8:36:34 GMT -3.5
Digamos que um investidor tenha conta no banco B e nas corretoras C1 e C2. Ele pode transferir recursos diretamente entre C1 e C2, ou sempre vai precisar fazer dois TEDs: de C1 para B e de B para C2 (ou vice-versa)? ... por experiência isso depende da corretora... há razões tributárias fortes aí... Por exemplo, qdo tinha conta na Spinelli, a mesma permitia troca facílima de valores entre duas contas (teoricamente isto é irregular). Já, na Socopa, não é possível (eles são chatíssimos com isso). Atentar que quando se faz uma transferência interna numa corretora de CPF para outro CPF, se incorre numa DOAÇÃO, a ser recolhido pelas regras do município. O que nunca descobri é que isso se dá no meu município ou onde a corretora se encontra (São Paulo). Parece besteira, mas é em São Paulo onde ocorre o maior valor de isenção por ano e menor alíquota, diferente dos outros lugares. Desde esse ano, a pedido do banco central, não é mais permitida a movimentação para/desde uma corretora se as contas envolvidas são de diferentes CPF
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 19, 2016 8:37:35 GMT -3.5
... por experiência isso depende da corretora... há razões tributárias fortes aí... Por exemplo, qdo tinha conta na Spinelli, a mesma permitia troca facílima de valores entre duas contas (teoricamente isto é irregular). Já, na Socopa, não é possível (eles são chatíssimos com isso). Atentar que quando se faz uma transferência interna numa corretora de CPF para outro CPF, se incorre numa DOAÇÃO, a ser recolhido pelas regras do município. O que nunca descobri é que isso se dá no meu município ou onde a corretora se encontra (São Paulo). Parece besteira, mas é em São Paulo onde ocorre o maior valor de isenção por ano e menor alíquota, diferente dos outros lugares. Desde esse ano, a pedido do banco central, não é mais permitida a movimentação para/desde uma corretora se as contas envolvidas são de diferentes CPF Ah, vlw. Bom saber!
|
|
|
Post by mahler on Oct 19, 2016 8:51:29 GMT -3.5
... por experiência isso depende da corretora... há razões tributárias fortes aí... Por exemplo, qdo tinha conta na Spinelli, a mesma permitia troca facílima de valores entre duas contas (teoricamente isto é irregular). Já, na Socopa, não é possível (eles são chatíssimos com isso). Atentar que quando se faz uma transferência interna numa corretora de CPF para outro CPF, se incorre numa DOAÇÃO, a ser recolhido pelas regras do município. O que nunca descobri é que isso se dá no meu município ou onde a corretora se encontra (São Paulo). Parece besteira, mas é em São Paulo onde ocorre o maior valor de isenção por ano e menor alíquota, diferente dos outros lugares. Desde esse ano, a pedido do banco central, não é mais permitida a movimentação para/desde uma corretora se as contas envolvidas são de diferentes CPF Então se as contas das corretoras são de um mesmo CPF, pode? Alguém que tenha conta em 2 corretoras já fez isso sem problemas?
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Oct 19, 2016 13:09:36 GMT -3.5
Desde esse ano, a pedido do banco central, não é mais permitida a movimentação para/desde uma corretora se as contas envolvidas são de diferentes CPF Então se as contas das corretoras são de um mesmo CPF, pode? Alguém que tenha conta em 2 corretoras já fez isso sem problemas? Que eu saiba, dá pra transferir a custódia de coisas, como ações e fiis. Dinheiro, diretamente, n sei.
|
|
|
Post by mahler on Oct 19, 2016 18:27:15 GMT -3.5
Então se as contas das corretoras são de um mesmo CPF, pode? Alguém que tenha conta em 2 corretoras já fez isso sem problemas? Acredito que não, pois as contas das corretoras (até onde eu sei) não estão no seu nome. É uma conta única para todos os clientes. Eles veem pelo CPF da transação de origem e creditam o dinheiro para o cliente de mesmo CPF. Não necessariamente. Existem corretoras onde cada cliente tem uma conta própria. A XP, onde tenho conta, é assim. Toda vez que eu faço um TED da minha conta bancária para a XP, o favorecido no TED sou eu mesmo e o numero da conta não é o da XP, é um número só meu. Me parece que a Rico e a Easynvest também funcionam assim (cada cliente com conta própria). É como se cada uma dessas corretoras fosse um banco (e no caso da XP, banco 102 e ag. 0001, é o que aparece no ted, além do número da conta do cliente). Mas é fato que em muitas corretoras (a maioria?) a única forma de tranferir recursos para ela é você fazer um TED para uma conta única da corretora, que vai te identificar pelo cpf.
|
|