ADP
Moderador
|
Post by ADP on Nov 13, 2018 15:11:29 GMT -3.5
O setor como um todo pode ter boas perspectivas de crescimento, mas com concorrência surgindo a todo momento, o retorno fica comprometido. Na minha leiga opinião, enquanto Cielo e as outros tiverem margens acima de 15%, concorrentes surgirão. Só falta a equipe do Bolsonaro afrouxar a regulaçao e exigencias do setor para complicar mais ainda. Abraços
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Nov 13, 2018 17:48:00 GMT -3.5
E como vcs vêem o contexto e as perspectivas do setor? Só vejo gente malhando a Cielo sem entrar na situação das outras empresas. Acredito q o setor como um todo tem grandes perspectivas de crescimento, ou então não haveria tantas entrantes. chegando. Concordo e discordo ao mesmo tempo. Setor continua crescendo por causa da bancarização e, considerando-se a grande quantidade de pessoas sem serviços bancários, tem espaço para continuar crescendo por muitos anos ... desde que este continue sendo o meio de pagamento preferencial dos consumidores. A China é um dos melhores exemplos: segundo o relato de um conhecido meu que esteve lá recentemente, o sistema de pagamentos da wechat se popularizou de tal forma que os locais olham para o turista como um dinossauro quando ele apresenta um cartão de crédito ou débito. Basta um desses novos meios de pagamento se popularizar para as credenciadoras tornarem-se totalmente dispensáveis. Isso aqui se não é uma das credenciadoras as que desenvolvem o weechat ou análogo mesmo. Precisa-se de uma maquinaria grande para desenvolver um sistema de pagamento que seja seguro para o cliente e a loja ao mesmo tempo. As credenciadoras já tem aquele "seguro" no nome que aparece no intangível do balanço. Um Eike qualquer que queira desenvolver o "weechat" vai precisar mais do que usuários para fazer ele vingar como método de pagamento. O meu chute é que empresas como a VISA internacional estará por trás do próximo método de pagamento, seja ele BTC, sinais de fumaça ou voodoo.
|
|
|
Post by huffelz on Nov 13, 2018 22:36:28 GMT -3.5
E como vcs vêem o contexto e as perspectivas do setor? Só vejo gente malhando a Cielo sem entrar na situação das outras empresas. Acredito q o setor como um todo tem grandes perspectivas de crescimento, ou então não haveria tantas entrantes. chegando.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 14, 2018 11:54:03 GMT -3.5
O setor como um todo pode ter boas perspectivas de crescimento, mas com concorrência surgindo a todo momento, o retorno fica comprometido. Na minha leiga opinião, enquanto Cielo e as outros tiverem margens acima de 15%, concorrentes surgirão. Só falta a equipe do Bolsonaro afrouxar a regulaçao e exigencias do setor para complicar mais ainda. Abraços ADP, por margem quer dizer margem líquida do setor? Se Ciel3 está hoje com 33%, numa análise bem rudimentar poderíamos dizer que lucro dela cairia para quase metade dos R$ 800 milhões / trimestre, ou seja, ainda bem abaixo de R$ 2 bi por ano? Grato pela atenção. Edit: RST tinha colocado comentário similar mas com relação ao retorno sobre o patrimônio do setor ficar abaixo de 12%. Hoje Ciel3 está com 32%, ou seja, seria ainda pior, embora fique um pouco mais complicado avaliar o impacto do ROE no lucro final por depender do PL.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Nov 14, 2018 12:17:15 GMT -3.5
O setor como um todo pode ter boas perspectivas de crescimento, mas com concorrência surgindo a todo momento, o retorno fica comprometido. Na minha leiga opinião, enquanto Cielo e as outros tiverem margens acima de 15%, concorrentes surgirão. Só falta a equipe do Bolsonaro afrouxar a regulaçao e exigencias do setor para complicar mais ainda. Abraços ADP, por margem quer dizer margem líquida do setor? Se Ciel3 está hoje com 33%, numa análise bem rudimentar poderíamos dizer que lucro dela cairia para quase metade dos R$ 800 milhões / trimestre, ou seja, ainda bem abaixo de R$ 2 bi por ano? Grato pela atenção. Edit: RST tinha colocado comentário similar mas com relação ao retorno sobre o patrimônio do setor ficar abaixo de 12%. Hoje Ciel3 está com 32%, ou seja, seria ainda pior, embora fique um pouco mais complicado avaliar o impacto do ROE no lucro final por depender do PL. Eu chutaria que seria por aí mesmo, mas lembre-se que isso seria se a receita dela se mantiver no patamar atual. Ela pode até aumentar a receita, mas creio que a margem líquida tende a diminuir, na minha leiga opinião. Abraços
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 14, 2018 13:14:43 GMT -3.5
Verdade, não podia ignorar, receita é ponto de partida.
Independente do que vai ocorrer daqui pra frente, lição que fica pra mim que aprendi ao longo dos anos operando desde 2006, é não ignorar gráfico.
Como no meu caso particular, não tenho muita visão de fundamentos e análise de negócio, "acreditar" pode custar muito caro.
Desde os testes na faixa dos 20 já via o perigo da perda desse nível, e formação de topo duplo no mensal.
Depois no final dava pra ver até uma figura de um diamante no mensal.
Projeção topo duplo seria abaixo dos 10. Parecia loucura imaginar.
Não deu outra, e 8,70 seria último suportão do mensal agora.
Agora vai testando Fibo 76,4% desde FH até TH, ou seja, ponto gráfico muito importante.
Em teoria na minha visão estamos numa faixa de objetivos atingidos pela AG, nessa faixa dos 9,xx.
Entrei novamente hoje, embora ainda ache que vá buscar esses 8,70, mas se tivesse mais convicção entrava mais forte.
AG pode não ser preferência de muitos, mas ajuda muito pra quem não sabe avaliar e enxergar os sinais de alerta de fundamentos com alguma antecedência.
O que ao meu ver é uma arte muito mais difícil de dominar, e que muitos aqui vejo terem grande capacidade de analisar, e por sorte compartilharem, grande diferencial deste fórum.
Agradeço a ajuda de todos.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 14, 2018 14:10:25 GMT -3.5
ADP, por margem quer dizer margem líquida do setor? Se Ciel3 está hoje com 33%, numa análise bem rudimentar poderíamos dizer que lucro dela cairia para quase metade dos R$ 800 milhões / trimestre, ou seja, ainda bem abaixo de R$ 2 bi por ano? Grato pela atenção. Edit: RST tinha colocado comentário similar mas com relação ao retorno sobre o patrimônio do setor ficar abaixo de 12%. Hoje Ciel3 está com 32%, ou seja, seria ainda pior, embora fique um pouco mais complicado avaliar o impacto do ROE no lucro final por depender do PL. Eu chutaria que seria por aí mesmo, mas lembre-se que isso seria se a receita dela se mantiver no patamar atual. Ela pode até aumentar a receita, mas creio que a margem líquida tende a diminuir, na minha leiga opinião. Abraços Para fazer a conta você tem que separar a empresa. Cielo, cateno e a outra. Como a outra não gera lucro, apesar da grande receita, não consideraria na análise. Sendo assim, hoje podemos considerar uma receita bruta se 2,5 bi. Dos quais 1,75 é cielo, com margem de 43,5%. Mesmo em um pior cenário, não vejo essa margem em 15%. Visto que na parte de grandes contas, a Cielo já tem a menor margem financeira do setor; bem como uma selic de 6,5%. Considerando um cenário em que a margem caia pela metade, estamos falando de um LL de 350 milhões. Somado ao da Cateno, estamos falando em um cenário catastrófico por volta de 500 milhões. Nesse cenário, ao preço atual, teríamos um P/L de 13,5. Nesse caso, a empresa ainda estaria cara. No entanto, considero esse o cenário menos provável. Primeiro, porque o LL da Cateno vem crescendo 10% ao ano e não deve diminuir tão cedo. Até está abaixo da média de crescimento do setor. Segundo, a tendência é a receita da cielo cresça, mesmo que a margem caia. Visto que o mais provável é um retorno do varejo após anos de recessão. Além disso, a receita financeira tende a aumentar, com um aumento da selic. Por fim, a queda deve ser progressiva, enquanto isso, o acionista vai sendo remunerado.
|
|
|
Post by ancasodi on Nov 14, 2018 17:08:31 GMT -3.5
Essa tá apanhando com vara de marmelo! Na casa dos 9 merreis já! Se não fosse brasil isso aqui eu iria fazer valer aquele axioma: "seja corajoso quando..." e iria aumentar minha posição. Mas prefiro acreditar que alguém está sabendo de alguma coisa, por isso essa queda exagerada. Tá, tem baita queda de margem, muitos entrantes etc etc, mas a empresa é lucrativa, a maior do setor e está se mexendo.
|
|
|
Post by zetrovao on Nov 14, 2018 17:27:02 GMT -3.5
Troquei minhas petr4 por Ciel3, vou lançando opções para ir remunerando a carteira enquanto essa loucura que está acontecendo não passa! O movimento dentro do BB, e Bradesco está muito forte ofertando maquinas Stelo, Cielo, 0800 ligando a todo momento, a Cielo tem caixa e estrutura para apertar as margens, e as pequenas, possuem?
Não aguentei a 10 reais!!!
Pronto Falei! Agora é fechar o HB e abrir o ano que vem!
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Nov 14, 2018 18:39:14 GMT -3.5
O papo no mercado é lucro até 35% menor em 2019.
Aainda assim o P/L estaria abaixo de 10. Parece atraente. Nem que seja pra aparecer uma OPA.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 14, 2018 18:48:44 GMT -3.5
O papo no mercado é lucro até 35% menor em 2019. Aainda assim o P/L estaria abaixo de 10. Parece atraente. Nem que seja pra aparecer uma OPA. Você não acha estranho nenhum anuncio de recompra de ações até agora? Não sei se estou procurando pelo em ovo. Mas num cenário desses, se o controlador não faz recompra, ou não acredita no negócio ou tem algo mais nessa história.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Nov 14, 2018 18:57:10 GMT -3.5
O papo no mercado é lucro até 35% menor em 2019. Aainda assim o P/L estaria abaixo de 10. Parece atraente. Nem que seja pra aparecer uma OPA. Você não acha estranho nenhum anuncio de recompra de ações até agora? Não sei se estou procurando pelo em ovo. Mas num cenário desses, se o controlador não faz recompra, ou não acredita no negócio ou tem algo mais nessa história. Recomprar só piora numa possível OPA. Chega um momento que até nego que comprou em 22, prefere entregar a tapioca a 15. Se o BB, de fato, vai ser tratado como um banco privado pelo Guedes, opa na cielo e bbse são fundamentais. O mercado tá batendo demais, parece haver a suspeita similar a minha. Eu não acho que quem entrar agora vai correr muito risco... O duro é saber qual será a receita e margem em 2020 em diante.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 14, 2018 20:59:28 GMT -3.5
Enquanto muitos de nós do fórum acreditam numa OPA, o autor do vídeo abaixo fala sobre a possibilidade de novas formas de pagamento dominarem o mercado, o que também já foi discutido por alguns aqui. Qual o Futuro da Cielo? Existe uma luz no fim do túnel?youtu.be/wM0WyqQOV54
|
|
|
Post by zetrovao on Nov 14, 2018 21:35:43 GMT -3.5
Volverine Boa noite!
Video deveras interessante, acredito que todos acionistas de longo prazo tem ciência ou deveriam ter sobre a maturação e desuso dessas tecnologias, gostaria que o autor do vídeo tivesse estudado sobre a empresa, analisado as inovações que tem apresentado em nosso mercado.
Ela deve usar seu caixa nesse momento para investir em tecnologia, verticalizar seus produtos. Não acredito em Opa, seus pares abriram capital justamente para utilizar dinheiro barato para melhorarem seus serviços.
Acredito que é questão de tempo para a Cielo alterar a politica de distribuição de dividendos, com a justificativa de investimentos, acredito que o mercado está especulando sobre isso.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 14, 2018 22:53:50 GMT -3.5
Volverine Boa noite! Video deveras interessante, acredito que todos acionistas de longo prazo tem ciência ou deveriam ter sobre a maturação e desuso dessas tecnologias, gostaria que o autor do vídeo tivesse estudado sobre a empresa, analisado as inovações que tem apresentado em nosso mercado. Ela deve usar seu caixa nesse momento para investir em tecnologia, verticalizar seus produtos. Não acredito em Opa, seus pares abriram capital justamente para utilizar dinheiro barato para melhorarem seus serviços. Acredito que é questão de tempo para a Cielo alterar a politica de distribuição de dividendos, com a justificativa de investimentos, acredito que o mercado está especulando sobre isso. Sobre a possibilidade de OPA é só especulação, mesmo. Nenhum de nós sabe o que vai acontecer. Alguns acreditam mais nesta possibilidade e outros menos. Eu estou pessimista neste caso. Mas sei lá, vamos acompanhar para ver no que vai dar.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 15, 2018 7:48:10 GMT -3.5
Enquanto muitos de nós do fórum acreditam numa OPA, o autor do vídeo abaixo fala sobre a possibilidade de novas formas de pagamento dominarem o mercado, o que também já foi discutido por alguns aqui. Qual o Futuro da Cielo? Existe uma luz no fim do túnel?youtu.be/wM0WyqQOV54Esse vídeo só tem um problema. O cara não entende o case da empresa. Quando você utiliza o celular para pagar, você ainda precisa do intermediário. Ou seja, você ainda vai pagar uma parte a cielo, rede, etc. A única receita que se perde é do aluguel/venda da maquininha. No entanto essa deve desaparecer independente da tecnologia, devido ao aumento da concorrência. É exatamente por isso que a Ciel tem investido em melhorar a maquininha de forma que possa oferecer outros serviços ao comerciante e o mesmo tenha motivos de manter. O POS que serve apenas como pagamento deve desaparecer. Ainda assim, vai levar mais de 10 anos.
|
|
|
Post by ecobusca on Nov 15, 2018 11:34:45 GMT -3.5
O risco q me preocupa em Cielo não é nem tanto o tecnológico, mas o da regulamentação, de alguma abertura q facilite ainda mais a concorrência.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 16, 2018 11:35:06 GMT -3.5
Gráfico em dólar CIOXY saiu de U$ 8,50 em Janeiro 2018 para U$ 2,50 hoje.
Queda de 70% em menos de 1 ano.
Aqui CIEL3 de 27 para 9, 2/3 ou 67% queda.
Graficamente contra tendência não adianta ir contra, e querer achar fundo pior ainda, mas ignorar mínimo fundamentos aqui acho complicado.
Acabei completando hoje minha posição acreditando num risco/retorno aceitável com um LPA de até 0,70.
Graficamente se perder esses 9 / 8,70 aí o buraco literalmente será mais embaixo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 16, 2018 13:01:59 GMT -3.5
Gráfico em dólar CIOXY saiu de U$ 8,50 em Janeiro 2018 para U$ 2,50 hoje. Queda de 70% em menos de 1 ano. Aqui CIEL3 de 27 para 9, 2/3 ou 67% queda. Graficamente contra tendência não adianta ir contra, e querer achar fundo pior ainda, mas ignorar mínimo fundamentos aqui acho complicado. Acabei completando hoje minha posição acreditando num risco/retorno aceitável com um LPA de até 0,70. Graficamente se perder esses 9 / 8,70 aí o buraco literalmente será mais embaixo. Esse é o último suporte. Se perder, só no fundo do poço.
|
|
rpi
Forista VIP
|
Post by rpi on Nov 16, 2018 14:24:27 GMT -3.5
Tão socando sem dó.
Pro bredda ainda não tá na promoção.
|
|