|
Post by rogerdff on Apr 8, 2020 17:00:37 GMT -3.5
Fechou muito forte hoje.
Será que finalmente arredondou fundo?
Pode confirmar fundo duplo nos 3,9x pra cima dos 5.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 28, 2020 14:42:56 GMT -3.5
Balanço sai amanhã.
Parece difícil imaginar cair ainda mais abaixo de 4.
|
|
marcos
New Member
|
Post by marcos on Apr 28, 2020 19:44:29 GMT -3.5
Também acho. Dobrei posição semana passada. Vendi as 10000 que tinha a 4,40 para poder lançar o prejuízo e comprei 20.000 a R$ 4,30. Quando estiver próximo de R$ 20,00, venderei 1000 por mês para poder livrar o IR.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Apr 28, 2020 19:50:12 GMT -3.5
Balanço sai amanhã. Parece difícil imaginar cair ainda mais abaixo de 4. Saiu hoje e achei fraco, considerando que (a) a atividade econômica estava aquecida nos dois primeiros meses do ano e (b) o isolamento começou para valer lá pelo dia 15 de março. Acho que o covid afetou só o finalzinho do trimestre. Números vieram ruins porque negócio continua piorando. www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmNBC.aspx?NSD=92563
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 28, 2020 20:29:12 GMT -3.5
Balanço sai amanhã. Parece difícil imaginar cair ainda mais abaixo de 4. Saiu hoje e achei fraco, considerando que (a) a atividade econômica estava aquecida nos dois primeiros meses do ano e (b) o isolamento começou para valer lá pelo dia 15 de março. Acho que o covid afetou só o finalzinho do trimestre. Números vieram ruins porque negócio continua piorando. www.rad.cvm.gov.br/ENET/frmNBC.aspx?NSD=92563Vi agora também. Aqui tinha saído faz um bom tempo, fazendo alguns trades pequenos desde então. Mas queria voltar achando que esses 4 eram possível piso. Pelo visto com lucro despencando parece difícil. Incrível deterioração da parte Cielo Brasil, mesmo mantendo nível receita. Cateno também afetou. E preju outras controladas começa a pesar mais agora. Acho que vou desistir de vez de perder tempo aqui.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Apr 29, 2020 8:11:18 GMT -3.5
O setor como um todo pode ter boas perspectivas de crescimento, mas com concorrência surgindo a todo momento, o retorno fica comprometido. Na minha leiga opinião, enquanto Cielo e as outros tiverem margens acima de 15%, concorrentes surgirão. Só falta a equipe do Bolsonaro afrouxar a regulaçao e exigencias do setor para complicar mais ainda. Abraços ADP, por margem quer dizer margem líquida do setor? Se Ciel3 está hoje com 33%, numa análise bem rudimentar poderíamos dizer que lucro dela cairia para quase metade dos R$ 800 milhões / trimestre, ou seja, ainda bem abaixo de R$ 2 bi por ano? Grato pela atenção. Edit: RST tinha colocado comentário similar mas com relação ao retorno sobre o patrimônio do setor ficar abaixo de 12%. Hoje Ciel3 está com 32%, ou seja, seria ainda pior, embora fique um pouco mais complicado avaliar o impacto do ROE no lucro final por depender do PL. Cheguei a lançar a possibilidade lááááá atrás sobre a Cielo alcançar a margem de 15% devido à concorrência no setor. Na época parecia pouco provável (para não dizer impossível), mas o que eu disse acabaou acontecendo. Para quem quiser acompanhar a discussão na época: clubinvest.boards.net/post/36336/threadHoje em dia não tenho leitura e sinceramente não tenho ideia do que pode acontecer. Eu ficaria de fora, por enquanto. Abraços
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 29, 2020 9:13:09 GMT -3.5
ADP, por margem quer dizer margem líquida do setor? Se Ciel3 está hoje com 33%, numa análise bem rudimentar poderíamos dizer que lucro dela cairia para quase metade dos R$ 800 milhões / trimestre, ou seja, ainda bem abaixo de R$ 2 bi por ano? Grato pela atenção. Edit: RST tinha colocado comentário similar mas com relação ao retorno sobre o patrimônio do setor ficar abaixo de 12%. Hoje Ciel3 está com 32%, ou seja, seria ainda pior, embora fique um pouco mais complicado avaliar o impacto do ROE no lucro final por depender do PL. Cheguei a lançar a possibilidade lááááá atrás sobre a Cielo alcançar a margem de 15% devido à concorrência no setor. Na época parecia pouco provável (para não dizer impossível), mas o que eu disse acabaou acontecendo. Para quem quiser acompanhar a discussão na época: clubinvest.boards.net/post/36336/threadHoje em dia não tenho leitura e sinceramente não tenho ideia do que pode acontecer. Eu ficaria de fora, por enquanto. Abraços ROE atual já está 13,9% com LL de R$ 1,58 bi. Anualizando lucro anual entre R$ 1 bi e 800 mi, ROE cairia para até 7%. Fora não saber como estará a empresa/mercado daqui 5-10 anos. Sempre imaginei que aqui chegaria a um piso, mas não dá para ter ideia qual será. Tem gente (não é analista) que fala até possível prejuízo trimestral em algum momento, o que me parece não fazer sentido. Mas o case sem dúvida tornou-se ainda mais complexo que parecia. Do lado positivo seria saída esperada Banco Brasil e possível reposicionamento da empresa, de repente até fazendo alguma fusão com concorrentes.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 29, 2020 9:49:46 GMT -3.5
Por outro, apesar fundamentos nebulosos, graficamente pode estar formando uma cunha.
Pra cima dos 4,45 daria uma entrada mais segura.
Se perder os 3,84 complica de novo.
|
|
|
Post by wizardhsc on Apr 29, 2020 11:54:13 GMT -3.5
Cheguei a lançar a possibilidade lááááá atrás sobre a Cielo alcançar a margem de 15% devido à concorrência no setor. Na época parecia pouco provável (para não dizer impossível), mas o que eu disse acabaou acontecendo. Para quem quiser acompanhar a discussão na época: clubinvest.boards.net/post/36336/threadHoje em dia não tenho leitura e sinceramente não tenho ideia do que pode acontecer. Eu ficaria de fora, por enquanto. Abraços ROE atual já está 13,9% com LL de R$ 1,58 bi. Anualizando lucro anual entre R$ 1 bi e 800 mi, ROE cairia para até 7%. Fora não saber como estará a empresa/mercado daqui 5-10 anos. Sempre imaginei que aqui chegaria a um piso, mas não dá para ter ideia qual será. Tem gente (não é analista) que fala até possível prejuízo trimestral em algum momento, o que me parece não fazer sentido. Mas o case sem dúvida tornou-se ainda mais complexo que parecia. Do lado positivo seria saída esperada Banco Brasil e possível reposicionamento da empresa, de repente até fazendo alguma fusão com concorrentes. Acho improvável. Esse é um caso claro de controlador utilizando a empresa em beneficio próprio. A cielo tem capacidade de oferecer muito mais aos clientes, aumentando o take-rate. Só que não o faz para não competir com o controlador. Enquanto isso empresas com market share muito menor, tem desempenho infinitamente superior, pois agregam muito mais.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 29, 2020 13:02:47 GMT -3.5
ROE atual já está 13,9% com LL de R$ 1,58 bi. Anualizando lucro anual entre R$ 1 bi e 800 mi, ROE cairia para até 7%. Fora não saber como estará a empresa/mercado daqui 5-10 anos. Sempre imaginei que aqui chegaria a um piso, mas não dá para ter ideia qual será. Tem gente (não é analista) que fala até possível prejuízo trimestral em algum momento, o que me parece não fazer sentido. Mas o case sem dúvida tornou-se ainda mais complexo que parecia. Do lado positivo seria saída esperada Banco Brasil e possível reposicionamento da empresa, de repente até fazendo alguma fusão com concorrentes. Acho improvável. Esse é um caso claro de controlador utilizando a empresa em beneficio próprio. A cielo tem capacidade de oferecer muito mais aos clientes, aumentando o take-rate. Só que não o faz para não competir com o controlador. Enquanto isso empresas com market share muito menor, tem desempenho infinitamente superior, pois agregam muito mais. Sim por isso enquanto ficar travada com 2 controladores vai continuar sofrendo. Mas papel vai até se segurando bem. Imaginava que ia cair mais forte.
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 29, 2020 18:34:56 GMT -3.5
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Apr 30, 2020 9:53:02 GMT -3.5
Gosto de simplificar as coisas. Para mim algumas percepções:
Cielo na época que era Rainha: -Produto de qualidade muito superior aos concorrentes. Podia até ser mais cara, mas se o lojista quisesse ter uma máquina confiável, era Cielo. -Era muito comum ver as máquinas da Cielo no comércio. Não precisava ver relatório de market share para constatar isso. -Na época existia basicamente Cielo, Redecard e Getnet. Quer mexer com cartão, escolha uma das três. -Empresa com dívida zero.
Cielo perdendo majestade (5 anos para cá): -Produto ainda tem qualidade superior, mas a distância de qualidade entre a concorrência diminuiu muito. O lojista avalia preço/qualidade e muitas vezes descarta Cielo de cara. -Não é mais muito comum ver Cielo no comércio. Quando comerçou a perder o trono, muitos lojistas tinha a máquina da Cielo como back-up, ou seja, usavam uma máquina concorrente principal, e quando essa máquina dava problema, aí sim usavam Cielo. Hoje em dia muito lojista nem Cielo tem. -Hoje em dia há muitas ofertas: Cielo, Redecard, Getnet, Stone, amarelinha, azulzinha, verdinha, etc, etc, etc. Cielo perdeu a chance para oferecer seu produto para o Empreendedor individual e micro lojista. -Dívida aumentando consideravelmente, e ainda pior, receita caindo. E olha que o primeiro trimestre mal teve impacto de Covid-19.
Abraços
|
|
|
Post by rogerdff on Apr 30, 2020 10:40:44 GMT -3.5
Gosto de simplificar as coisas. Para mim algumas percepções: Cielo na época que era Rainha: -Produto de qualidade muito superior aos concorrentes. Podia até ser mais cara, mas se o lojista quisesse ter uma máquina confiável, era Cielo. -Era muito comum ver as máquinas da Cielo no comércio. Não precisava ver relatório de market share para constatar isso. -Na época existia basicamente Cielo, Redecard e Getnet. Quer mexer com cartão, escolha uma das três. -Empresa com dívida zero. Cielo perdendo majestade (5 anos para cá): -Produto ainda tem qualidade superior, mas a distância de qualidade entre a concorrência diminuiu muito. O lojista avalia preço/qualidade e muitas vezes descarta Cielo de cara. -Não é mais muito comum ver Cielo no comércio. Quando comerçou a perder o trono, muitos lojistas tinha a máquina da Cielo como back-up, ou seja, usavam uma máquina concorrente principal, e quando essa máquina dava problema, aí sim usavam Cielo. Hoje em dia muito lojista nem Cielo tem. -Hoje em dia há muitas ofertas: Cielo, Redecard, Getnet, Stone, amarelinha, azulzinha, verdinha, etc, etc, etc. Cielo perdeu a chance para oferecer seu produto para o Empreendedor individual e micro lojista. -Dívida aumentando consideravelmente, e ainda pior, receita caindo. E olha que o primeiro trimestre mal teve impacto de Covid-19. Abraços Sim dívida total empréstimos/financiamentos chega a R$ 12,1 bi, sendo R$ 3,1 bi vencendo 2 e 3T20 e R$ 8,9 bi longo prazo. Para um caixa de R$ 6,1 bi. Dados ri da empresa: apicatalog.mziq.com/filemanager/v2/d/4d1ebe73-b068-4443-992a-3d72d573238c/d77fa06e-3434-ed3e-e1da-03579277d785?origin=1Pelo site Fundamentus dados dívida e caixa ficam confusos. Mas gerando e lucrando menos, essa dívida pode torna-se um problema.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 30, 2020 10:40:54 GMT -3.5
Gosto de simplificar as coisas. Para mim algumas percepções: Cielo na época que era Rainha: -Produto de qualidade muito superior aos concorrentes. Podia até ser mais cara, mas se o lojista quisesse ter uma máquina confiável, era Cielo. -Era muito comum ver as máquinas da Cielo no comércio. Não precisava ver relatório de market share para constatar isso. -Na época existia basicamente Cielo, Redecard e Getnet. Quer mexer com cartão, escolha uma das três. -Empresa com dívida zero. Cielo perdendo majestade (5 anos para cá): -Produto ainda tem qualidade superior, mas a distância de qualidade entre a concorrência diminuiu muito. O lojista avalia preço/qualidade e muitas vezes descarta Cielo de cara. -Não é mais muito comum ver Cielo no comércio. Quando comerçou a perder o trono, muitos lojistas tinha a máquina da Cielo como back-up, ou seja, usavam uma máquina concorrente principal, e quando essa máquina dava problema, aí sim usavam Cielo. Hoje em dia muito lojista nem Cielo tem. -Hoje em dia há muitas ofertas: Cielo, Redecard, Getnet, Stone, amarelinha, azulzinha, verdinha, etc, etc, etc. Cielo perdeu a chance para oferecer seu produto para o Empreendedor individual e micro lojista. -Dívida aumentando consideravelmente, e ainda pior, receita caindo. E olha que o primeiro trimestre mal teve impacto de Covid-19. Abraços e dai quem comprou na epoca da RAINHA se lascou rs.. eu acho que o KNOW HOW dela deve trazer inovação logo , e se esta ruim pra Rainha imagine pros concorrentes. Quem vai sobreviver ? na epoca da realeza sempre falei que ela valer aquilo era loucura.. mas hoje é pra mim é hora de comprar
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 30, 2020 10:58:56 GMT -3.5
o investidor inteligente é alguém que compra do pessimista e vende pro otimista , sendo realista
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Apr 30, 2020 20:52:03 GMT -3.5
Gosto de simplificar as coisas. Para mim algumas percepções: Cielo na época que era Rainha: -Produto de qualidade muito superior aos concorrentes. Podia até ser mais cara, mas se o lojista quisesse ter uma máquina confiável, era Cielo. -Era muito comum ver as máquinas da Cielo no comércio. Não precisava ver relatório de market share para constatar isso. -Na época existia basicamente Cielo, Redecard e Getnet. Quer mexer com cartão, escolha uma das três. -Empresa com dívida zero. Cielo perdendo majestade (5 anos para cá): -Produto ainda tem qualidade superior, mas a distância de qualidade entre a concorrência diminuiu muito. O lojista avalia preço/qualidade e muitas vezes descarta Cielo de cara. -Não é mais muito comum ver Cielo no comércio. Quando comerçou a perder o trono, muitos lojistas tinha a máquina da Cielo como back-up, ou seja, usavam uma máquina concorrente principal, e quando essa máquina dava problema, aí sim usavam Cielo. Hoje em dia muito lojista nem Cielo tem. -Hoje em dia há muitas ofertas: Cielo, Redecard, Getnet, Stone, amarelinha, azulzinha, verdinha, etc, etc, etc. Cielo perdeu a chance para oferecer seu produto para o Empreendedor individual e micro lojista. -Dívida aumentando consideravelmente, e ainda pior, receita caindo. E olha que o primeiro trimestre mal teve impacto de Covid-19. Abraços e dai quem comprou na epoca da RAINHA se lascou rs.. eu acho que o KNOW HOW dela deve trazer inovação logo , e se esta ruim pra Rainha imagine pros concorrentes. Quem vai sobreviver ? na epoca da realeza sempre falei que ela valer aquilo era loucura.. mas hoje é pra mim é hora de comprar A hora certa de vender foi quando Cielo tinha um valor de mercado maior que muita empresa tradicional na bolsa como registrei na época no meu blog quando liquidei minha posição. Em janeiro de 2016: "Desde então o valor de mercado da empresa multiplicou-se por 4, o que não foi acompanhado pelos lucros da empresa que “apenas” dobraram. Quando comprei, a empresa tinha dívida zero e crescia com força, apresentando altas margens. Hoje a empresa ainda cresce com força, mas é visível que a força está um pouco menor, além de contar com uma dívida relevante (ainda saudável, mas não é dívida zero) mas com margens que, apesar de altas, também estão caindo resultado após resultado. A empresa é tão resiliente na bolsa que o mercado pensa duas vezes antes de baixar sua cotação. Mesmo com toda a crise político financeira que o país passa e que afeta o valor de mercado das empresas da bolsa, a Cielo perdeu em 2015 apenas 1,47% de seu valor e em 2016 acumula queda (até o dia de hoje) de apenas 3,4%. Possui um valor de mercado de 61,2 bilhões de reais, maior que empresas tradicionalíssimas como Petrobras (57,5 Bi), Vale (35,2 Bi), Banco do Brasil (37,2 Bi), Santander (49,3 Bi) e Souza Cruz (42,1 Bi antes de fechar capital)." Eu não sei se é hora de comprar. Perda de receita para um é um sinal grave em uma empresa. Outros são aumento de dívida e queda nos lucros (que é normal), mas queda de receita eu fico de olho. Além disso, se anualizar o trimestre passado, seu preço não está atraente. Aí cabe a cada um ver como analisar o case. Abraços
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on May 4, 2020 8:35:53 GMT -3.5
e dai quem comprou na epoca da RAINHA se lascou rs.. eu acho que o KNOW HOW dela deve trazer inovação logo , e se esta ruim pra Rainha imagine pros concorrentes. Quem vai sobreviver ? na epoca da realeza sempre falei que ela valer aquilo era loucura.. mas hoje é pra mim é hora de comprar A hora certa de vender foi quando Cielo tinha um valor de mercado maior que muita empresa tradicional na bolsa como registrei na época no meu blog quando liquidei minha posição. Em janeiro de 2016: "Desde então o valor de mercado da empresa multiplicou-se por 4, o que não foi acompanhado pelos lucros da empresa que “apenas” dobraram. Quando comprei, a empresa tinha dívida zero e crescia com força, apresentando altas margens. Hoje a empresa ainda cresce com força, mas é visível que a força está um pouco menor, além de contar com uma dívida relevante (ainda saudável, mas não é dívida zero) mas com margens que, apesar de altas, também estão caindo resultado após resultado. A empresa é tão resiliente na bolsa que o mercado pensa duas vezes antes de baixar sua cotação. Mesmo com toda a crise político financeira que o país passa e que afeta o valor de mercado das empresas da bolsa, a Cielo perdeu em 2015 apenas 1,47% de seu valor e em 2016 acumula queda (até o dia de hoje) de apenas 3,4%. Possui um valor de mercado de 61,2 bilhões de reais, maior que empresas tradicionalíssimas como Petrobras (57,5 Bi), Vale (35,2 Bi), Banco do Brasil (37,2 Bi), Santander (49,3 Bi) e Souza Cruz (42,1 Bi antes de fechar capital)." Eu não sei se é hora de comprar. Perda de receita para um é um sinal grave em uma empresa. Outros são aumento de dívida e queda nos lucros (que é normal), mas queda de receita eu fico de olho. Além disso, se anualizar o trimestre passado, seu preço não está atraente. Aí cabe a cada um ver como analisar o case. Abraços essa queda de receita é com certeza preocupante, mas o grande valor de qualquer empresa é sua cultura, seu conhecimento e suas pessoas...esses fazem ela sair de crises se não a ETER3 já teria fechado as portas cortaram 90 % de sua receita, mas estão se transformando em outra coisa.. pra mim ela formou um fundo importante..e que vale o risco pegar agora
|
|
|
Post by rogerdff on May 28, 2020 11:50:32 GMT -3.5
Ao meu ver deu entrada acima dos 3,80 / 4.
Se confirmar cunha de baixa no semanal, desde topo início março, abre bom espaço para correção ou reversão.
Alvos principais seriam 6,50, 7,50 e 9.
VPA 3,41.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 4, 2020 23:17:32 GMT -3.5
Ao meu ver deu entrada acima dos 3,80 / 4. Se confirmar cunha de baixa no semanal, desde topo início março, abre bom espaço para correção ou reversão. Alvos principais seriam 6,50, 7,50 e 9. VPA 3,41. Comprei um pouco essa semana , fiquei com PM de 5,6 se eu escapar desse furo já está bom rs , tinha comprado a 8,7 a 6 e agora a 3,9
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 4, 2020 23:17:57 GMT -3.5
Na verdade comprei bastante frente a posição q eu tinha
|
|