|
Post by wizardhsc on Nov 16, 2018 15:04:32 GMT -3.5
Tão socando sem dó. Pro bredda ainda não tá na promoção. Uma dúvida, se um fundo estivesse montando posição ou desmontando, ele avisaria antes? Nem me refiro ao caso da Cielo, mas tenho dificuldade de confiar em um gestor de fundo.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Nov 19, 2018 17:42:51 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Nov 19, 2018 18:48:49 GMT -3.5
Caiu até pouco. Pensando no setor como um mercado de commodities, o volume permite menores preços. Se o líder do setor pretende ser agressivo, não gostaria de estar na concorrência.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 19, 2018 18:56:43 GMT -3.5
Acionistas controladores tem 59% da empresa, freefloat / em circulação 31%: ri.cielo.com.br/pt-br/sobre-a-cielo/composicao-acionaria/Com essas avaliações baixas, agora de R$ 9 do CS, realmente possibilidade de uma OPA pode se tornar mais provável. Talvez já estejam forçando isso, normalmente esses bancos são contratados para avaliação. Seria oportunidade para empresa conseguir justificar / forçar valor bem baixo de uma eventual OPA. Imaginava pelo menos uns 12 mas pelo visto poderia ser ainda abaixo dos 9. Situação não está fácil aqui. Graficamente se respeitar esses 9 poderia ainda fazer uma simetria até faixa dos 11,80 antes de voltar a cair mais forte e quiça buscar faixa dos 5 a 6. Esperar pra ver.
|
|
|
Post by zetrovao on Nov 19, 2018 19:06:48 GMT -3.5
Acionistas controladores tem 59% da empresa, freefloat / em circulação 31%: ri.cielo.com.br/pt-br/sobre-a-cielo/composicao-acionaria/Com essas avaliações baixas, agora de R$ 9 do CS, realmente possibilidade de uma OPA pode se tornar mais provável. Talvez já estejam forçando isso, normalmente esses bancos são contratados para avaliação. Seria oportunidade para empresa conseguir justificar / forçar valor bem baixo de uma eventual OPA. Imaginava pelo menos uns 12 mas pelo visto poderia ser ainda abaixo dos 9. Situação não está fácil aqui. Graficamente se respeitar esses 9 poderia ainda fazer uma simetria até faixa dos 11,80 antes de voltar a cair mais forte e quiça buscar faixa dos 5 a 6. Esperar pra ver. www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=CIEL3Dados demonstrativos de resultados Últimos 12 meses Últimos 3 meses Receita Líquida 11.711.500.000 Receita Líquida 2.962.250.000 EBIT 4.135.250.000 EBIT 997.594.000 Lucro Líquido 3.660.700.000 Lucro Líquido 793.216.000 Com esses múltiplos, o que justificaria chegar a 5 ou 6 reais? Recuperação judicial? A empresa possui no ultimo semestre uma margem bruta de 47,70% deve vir abaixo dos 40% no próximo balanço.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 19, 2018 19:26:51 GMT -3.5
Saber simplesmente não tem como, mas na minha parca visão essa faixa dos 9 no pior caso seria um valor que mesmo perdido poderia ser recuperado em algum momento.
Por isso fiz entrada abaixo de 10. Mas com posição menor que gostaria. Convicção diminuiu.
Voltar acima de 15 / 20 parece ser cada vez mais complicado, pois setor com essa concorrência e briga de preços terá margens menores / mais apertadas como já comentado aqui.
Além disso, market share / receitas ficará mais difícil prever também.
Só buscar histórico de mensagens com análises feitas pelos colegas fundamentalistas.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Nov 19, 2018 20:05:06 GMT -3.5
Caiu até pouco. Pensando no setor como um mercado de commodities, o volume permite menores preços. Se o líder do setor pretende ser agressivo, não gostaria de estar na concorrência. Caiu pouco mesmo. O controlador fez um gol de placa em conseguir fazer o IPO praticamente na máxima do mercado americano, já os ditos "investidores"... No gráfico anual do S&P500 o candle de 2018 está com o corpo praticamente todo para fora da BB20. Imagine o que vem pela frente...
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Nov 20, 2018 7:03:02 GMT -3.5
Acionistas controladores tem 59% da empresa, freefloat / em circulação 31%: ri.cielo.com.br/pt-br/sobre-a-cielo/composicao-acionaria/Com essas avaliações baixas, agora de R$ 9 do CS, realmente possibilidade de uma OPA pode se tornar mais provável. Talvez já estejam forçando isso, normalmente esses bancos são contratados para avaliação. Seria oportunidade para empresa conseguir justificar / forçar valor bem baixo de uma eventual OPA. Imaginava pelo menos uns 12 mas pelo visto poderia ser ainda abaixo dos 9. Situação não está fácil aqui. Graficamente se respeitar esses 9 poderia ainda fazer uma simetria até faixa dos 11,80 antes de voltar a cair mais forte e quiça buscar faixa dos 5 a 6. Esperar pra ver. Eles devem esperar uns 60, 90 dias com esse valor de negociação baixo. O valor médio de negociação destes últimos dias é um dos critérios que se utiliza na avaliação do preço do OPA. Outro fator que reforça muito o OPA é o baixo patrimônio líquido da empresa. Mesmo com toda esta queda, o preço da ação está mais que o dobro do PL. E se utiliza PL também para OPA. Não sei quanto ao fluxo de caixa (outro critério de preço de OPA), mas talvez esta queda de receita deve afetar negativamente este valor. Abraços
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 20, 2018 20:40:23 GMT -3.5
ADR fechou a U$ 2,34, queda de 5,65%.
Amanhã já testa os 8,70.
|
|
|
Post by rogerdff on Nov 27, 2018 17:24:10 GMT -3.5
Volume muito alto hoje. E volumes semanais recordes.
Pelo visto estrangeiros devem ter abandonado o barco.
Devem saber o que só saberemos depois.
Provável perda mais acelerada de marketshare nesses últimos 2 meses e/ou queda mais forte precos praticados com clientes do que esperado.
Resta graficamente esperar pelo menos um repique até os 11,xx.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Dec 13, 2018 12:59:43 GMT -3.5
Continuo de fora dessa daqui, mas com uma dúvida que a cada dia só cresce: "estou sendo prudente por não entrar em uma potencial value trap ou estúpido por não aproveitar uma das maiores barganhas da bolsa?".
A concorrência está crescendo, mas ainda estamos falando de um ROE de mais de 30%.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Dec 13, 2018 13:20:11 GMT -3.5
Continuo de fora dessa daqui, mas com uma dúvida que a cada dia só cresce: "estou sendo prudente por não entrar em uma potencial value trap ou estúpido por não aproveitar uma das maiores barganhas da bolsa?". A concorrência está crescendo, mas ainda estamos falando de um ROE de mais de 30%. Eu entrei aos poucos e com uma pequena parte do meu dinheiro. Se perder não vai doer tanto e se ganhar não vou ficar com o sentimento de que não participei da festa. :-D
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Dec 15, 2018 18:36:34 GMT -3.5
|
|
|
Post by fundamentalista on Dec 20, 2018 16:03:57 GMT -3.5
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 27, 2018 12:59:53 GMT -3.5
www.acaoereacao.net/cielo0119.htmlNesses níveis aparecem novas análises de quem olha oportunidades com risco/retorno melhor. Ainda que em casos assim seja mais difícil avaliar o futuro do negócio. Apesar de achar as premissas de LPA 1,28 e crescimento 10 anos / perpetuidade otimista, o Payout tem peso importante no VP usando DCF. Assim se empresa voltar a Payout acima de 50%, como parece indicar com últimos dividendos anunciados, haveria uma certa compensação de crescimento menor ou mesmo decrescimento no curto até algum ponto e crescimento modesto futuro. Mas com DCF tudo é possível. Pra quem tem reserva de lucro entendo ser excelente opção no momento, apesar de todas incertezas que sempre existirão.
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Dec 28, 2018 0:59:20 GMT -3.5
www.acaoereacao.net/cielo0119.htmlNesses níveis aparecem novas análises de quem olha oportunidades com risco/retorno melhor. Ainda que em casos assim seja mais difícil avaliar o futuro do negócio. Apesar de achar as premissas de LPA 1,28 e crescimento 10 anos / perpetuidade otimista, o Payout tem peso importante no VP usando DCF. Assim se empresa voltar a Payout acima de 50%, como parece indicar com últimos dividendos anunciados, haveria uma certa compensação de crescimento menor ou mesmo decrescimento no curto até algum ponto e crescimento modesto futuro. Mas com DCF tudo é possível. Pra quem tem reserva de lucro entendo ser excelente opção no momento, apesar de todas incertezas que sempre existirão. Gostei muito dessa análise. Imagino que esse site seja seu. Vou passar a seguir. Com relação a Cielo, na análise se fala em crescimento mínimo do LL em 0 a 1,5% a.a. em 30 anos. Eu discordo nesse ponto. Não seria algo impossível cogitar LL com crescimento negativo nos próximos anos. Nos meus cálculos, estou estimando estabilização do LL em R$ 2bi. É mais um chute.. vai saber. Tecnicamente, esse ativo pode repicar tranquilamente até mais de 10, o que confortaria uma compra nos preços de hoje.
|
|
|
Post by rogerdff on Dec 28, 2018 8:07:23 GMT -3.5
www.acaoereacao.net/cielo0119.htmlNesses níveis aparecem novas análises de quem olha oportunidades com risco/retorno melhor. Ainda que em casos assim seja mais difícil avaliar o futuro do negócio. Apesar de achar as premissas de LPA 1,28 e crescimento 10 anos / perpetuidade otimista, o Payout tem peso importante no VP usando DCF. Assim se empresa voltar a Payout acima de 50%, como parece indicar com últimos dividendos anunciados, haveria uma certa compensação de crescimento menor ou mesmo decrescimento no curto até algum ponto e crescimento modesto futuro. Mas com DCF tudo é possível. Pra quem tem reserva de lucro entendo ser excelente opção no momento, apesar de todas incertezas que sempre existirão. Gostei muito dessa análise. Imagino que esse site seja seu. Vou passar a seguir. Com relação a Cielo, na análise se fala em crescimento mínimo do LL em 0 a 1,5% a.a. em 30 anos. Eu discordo nesse ponto. Não seria algo impossível cogitar LL com crescimento negativo nos próximos anos. Nos meus cálculos, estou estimando estabilização do LL em R$ 2bi. É mais um chute.. vai saber. Tecnicamente, esse ativo pode repicar tranquilamente até mais de 10, o que confortaria uma compra nos preços de hoje. Por coincidência site é do Roger mas outro. Não tenho essa competência toda não. Foco é análise de empresas com histórico maior e mais estável, mas vez ou outra se arrisca analisar cases mais complexos como Kroton e agora Cielo por conta da qualidade das empresas. Também concordo com você por isso escrevi premissas mais conservadoras. Também acho que lucro deve cair até perto da faixa de uns 600 mi por trimestre, 2,4 bi por ano, e se estabilizar ou crescer muito pouco. O que diferencia essa análise é uso do Payout, evidenciando retorno acionista exclusivamente via proventos. E apesar concorrência que todos falam, se Brasil voltar a crescer com mais consistência todos ganham. É tentar encontrar ponto com bom risco / retorno que hoje parece existir na Ciel3 e Krot3.
|
|
|
Post by rogerdff on Jan 9, 2019 8:15:35 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 9, 2019 10:00:48 GMT -3.5
Realmente é uma ideia tão disruptiva ao ponto que não vejo funcionando no Brasil. Para o varejista é muito bom, mas qual a vantagem para o cliente? O sistema depende da transferência de recurso das pessoas de suas contas tradicionais para ele, mas por que alguém faria isso? Veja que empresas como o nubank tem oferecido remuneração das CC para atrair clientes. Já o payly que ganhar através desse float. Além disso, a maior parte das contas está atrelado ao recebimento de salário e isso vai continuar na mão dos bancões por muito tempo.
|
|
|
Post by rogerdff on Jan 9, 2019 11:25:42 GMT -3.5
Entendo e concordo com seu ponto de vista cliente.
Eu como cliente também não confiaria inicialmente num sistema novo.
Mas eu manteria um valor mensal de contas a pagar.
Salário investimentos manteria banco / corretora.
Por isso acredito que com o tempo vire uma tendência.
E pelo lado fornecedor custo inferior a 0,6% e dinheiro imediato faz muita diferença.
Obviamente que isso deve ter algum benefício desconto pro cliente vs cartão crédito.
|
|