|
Post by cadu28 on Aug 1, 2018 8:52:52 GMT -3.5
Resultados da CAFI julho 18:
Destaque positivo por conta de ITSA4, com +13,5% Destaque negativo por conta de MPLU3, com -5,3% Foi um mês de boa rentabilidade para todas as modalidades de investimentos, com exceção para o ouro e o dólar.
|
|
|
Post by cadu28 on Aug 1, 2018 10:06:12 GMT -3.5
CAFI agosto 18
|
|
|
Post by dvstruco on Aug 1, 2018 12:02:12 GMT -3.5
Pq a poupança não é considerada a nova regra?
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Aug 1, 2018 12:49:18 GMT -3.5
Sei que não vai contar por conta da data, mas seguem meus tres votos:
VULC3 - P/L descontado, mínima histórica dos últimos 12 meses, vem obtendo resultados bons e com estratégia de representar a marca Under Armour no Brasil. SAPR4 - Bons dividendos, P/L também descontado (5), preço da ação abaixo do valor patrimonial, mínima histórica nos últimos 12 meses. BBSE3 - Essa aqui distribuirá dividendos agora em Agosto, como sempre, e no momento encontra-se com um preço descontado da média histórica. Bons fundamentos também.
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 1, 2018 13:40:10 GMT -3.5
Esqueci da CAFI, virada de mês no meio da semana é complicado.
|
|
|
Post by cadu28 on Aug 2, 2018 17:08:40 GMT -3.5
Pq a poupança não é considerada a nova regra? Não tenho opinião formada sobre isso. De qualquer forma não ia mudar muita coisa, mesmo com a regra antiga a rentabilidade é baixa.
|
|
|
Post by ManoScience on Aug 8, 2018 11:35:26 GMT -3.5
Oi pessoal, perdão pela demora em responder.
O que eu tenho acompanhado nesse tempo de mercado ( e lá se vão mais de 10 anos) é que o principal vetor para a valorização das ações é o crescimento do lucro. Lógico que existem diversos outros tipos de situações que também levam a uma valorização, mas para mim, o que eu tenho feito é isso: Crescimento de lucros. Algo inspirado em parte como Peter Lynch defendia, adicionando uma pitada de momentum como o companheiro rst citou.
Colocando o crescimento do lucro como principal vetor, o preço em si, e TALVEZ até os múltiplos ficam em segundo plano. Com crescimentos dos lucros, as empresas “caras” ficarão cada vez mais caras. Virei sócio da magazine luiza desde o final de 2017. Meu preço médio nela, se não me engano, está em torno de 27,00. Hoje ela está nos 145,00. Só esse ano ela subiu 80% e, por incrível que pareça, a cotação ainda não está acompanhando a velocidade do crescimento dos lucros de 2018. E agora, o que eu faço com a mglu3? Por enquanto nada. A empresa está voando baixo no ramo tecnológico do seu negócio e pode extrair mais coisas ainda. Só terei um pouco de receio na divulgação do 4 tri 19, devido a forte base de comparação. Terei de acompanhar de perto.
E assim seguem para outras. A baixa recente de cvc não me preocupa, pelo ano difícil que estamos tendo até agora. A política ainda é o principal direcionador do ibovespa, e isso tende a contaminar a maioria das ações. Possivelmente, até o final do ano podem acontecer mais solavancos, devido às eleições. E tendo uma visão micro/macro da situação, a tendência é que o próximo governo seja melhor que esse, consequentemente, a recuperação da economia é algo plausível. Por isso que me posicionei em rapt4, tris3 e tend3 que foram setores (automotivo e de construção) destroçados nos últimos anos.
A maior queda nesses anos que tive não foi nem em relação ao negócio das empresas, mas em uma atitude externa, naquela atitude da Dilma em mudar o fies das educacionais. Uma mudança no meio do jogo, que pegou todo mundo de surpresa pq, por incrível que pareça, foi uma mudança ex-tunc, pegando e alterando contratos já feitos. Inimaginável num país sério. A segurança jurídica foi pra lona. As cotações caíram muito rápido e havia apenas burburinho, e ninguém sabia direito o que tinha acontecido. Até entender, o estrago tinha ocorrido.
Além disso, tenho uma preferência por small/micro caps, com um caso ou outro de turnaround na carteira.
E como o Potuz citou, realmente tem que ter um pouco de estômago e estar amplamente ligado nas variáveis da empresa, economia, política. E, às vezes, até confiar no seu próprio feeling. Lembro que quando vi a notícia da mudança da gerência da Vulcabrás e que os Grendene iriam assumir, de cara eu senti que eles não estariam pra brincadeira. Dei uma estudada e em poucas decidir virar sócio. Deu muito certo, peguei uma ótima valorização nos últimos anos. Esse ano ela está em baixa, mas acredito que o negócio em si mantem-se atrativo. Por isso, ela é uma das candidatas para o próximo aporte.
Nos últimos anos, o resultado que tenho conseguindo tem superado a cafi, que é um ótimo benchmarking. Eu gosto muito do site funda-men-tus. No lado esquerdo, tem as valorizações das empresas nos últimos anos. Se vc lembrar que passamos pela crise de 2008, eleição da Dilma, Quebradeira na Grécia, Argentina, Brexit, Reeleição da Dilma, Impeachmeant, Temer, Joesley Day(jbs), greve dos caminhoneiros, Coréia do Norte querendo explodir o mundo, Aumento de juros no exterior, Guerra comercial Eua/china... caramba é muita coisa. E vc olha no site fundamentus, e vê que as boas empresas com bom crescimento de lucro sempre tem se valorizado, cai aqui, levanta ali, mas o resultado é bom.
E assim vamos!
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Aug 20, 2018 23:59:20 GMT -3.5
Meus votos, aproveitando as quedas para posição em LP:
- TAEE - ITSA - EZTC - VALE
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Aug 21, 2018 12:06:21 GMT -3.5
meus votos
SLCe3 -- transformou-se na galinha de ovos de ouro que eu tanto imaginei.. grande pagadora de dividendos.. e um bom hedge cambial pra nós...EBITDA de 40% estimo para 2018 TESA3- resultados operacionais muito próximo da SLC, porém ainda sofrem com divida alta em dólar que leva boa parte do caixa.. mas pelo valor das terras é viável .VPA com desconto d e 85 % EZTEC3- se o Brasil sair da lama é essa minha aposta
|
|
|
Post by potiguar on Aug 23, 2018 8:04:21 GMT -3.5
Meus votos, baseados em empresas para o LP e com ótimos fundamentos:
FESA4 EZTC3 UNIP6 SAPR4
|
|
|
Post by Frango on Aug 23, 2018 9:38:19 GMT -3.5
Seguem meus votos
-SAPR4 -FESA4 -UNIP6 -ABCB4
Em suma os fundamentos, indicadores fundamentalistas, perspectivas futuras positivas, beneficio do dolar/commodity
|
|
lampz
New Member
|
Post by lampz on Aug 27, 2018 22:56:17 GMT -3.5
Meus votos:
Eztc3 Vulc3 Sapr4 Cple3/6
Empresas lucrativas, com múltiplos descontados.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Aug 28, 2018 15:16:18 GMT -3.5
Votos para setembro/2018
Repito os votos, trocando UNIP6 (subiu um pouco) e EZTC (margens diminuindo e lucro em baixa no curto prazo) por VULC e LLIS:
1) VULC - bons indicadores, destaco a ausência de dívidas e as boas margens. Além disso, está numa cotação historicamente baixa. 2) ITSA4 - forma indireta de adquirir ITUB, por um preço mais em conta. Bons indicadores e ainda um DY de cerca de 7% a.a. estimado. 3) FESA4 - múltiplos atrativos, dólar deve favorecer as operações, paga bons dividendos. 4) ABCB - melhor banco médio da bolsa, tem feito subscrições com regularidade, o que oferece um bom retorno ao acionista (que compra as novas ações com deságio), além de pagar dividendos atrativos. Indicadores fundamentalistas atrativos. 5) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos. 6) MPLU - um dos melhores retornos patrimoniais da bolsa, segue tendo lucros consistentes, além de pagar generosos dividendos. O EV/EBIT também segue atrativo. 7) LLIS - voltou a lucrar, negociada a múltiplos atrativos (P/VP= 0,65, EV/EBIT=8). 8) SAPR4 - boas margens, indicadores fundamentalistas atrativos e ainda cerca de 7% de DY.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Aug 31, 2018 21:40:21 GMT -3.5
Até que se defina o panorama eleitoral, fundamentos devem no máximo amortecer oscilações. Se Haddad dispara, tudo cairá. Se Alkmin dispara, tudo sobe. Independente de fundamentos.
O que deve ficar um pouco mais protegido:
- ITSA - por sua qualidade. - GRND - Caixa gordo sempre é bom nessas horas. - TAEE - Contratos longos dando algum seguro. - SUZB - Proteção cambial. - UNIP - Proteção cambial + margem de segurança.
abs.
|
|
|
Post by igordbm on Sept 2, 2018 9:10:09 GMT -3.5
GRND3 CIEL3 EZTC3 KROT3 SAPR4
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 2, 2018 18:37:50 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI agosto 18:
Destaque positivo por conta de UGPA3, com +2,6%, e SAPR4 com +2,4%; Destaque negativo por conta de MPLU3 com -10,8%. Um mês muito ruim p/ a renda variável no Brasil. Destaque p/ o dolar que subiu +10,1%, impulsionando o DJI (R$).
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 3, 2018 8:34:12 GMT -3.5
Composição da CAFI setembro 18:OBS: gostei bastante das ações/peso da CAFI neste mês
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 3, 2018 8:44:02 GMT -3.5
Seguindo a minha tendência de votar em empresas pagadoras de dividendos de forma a suavizar um cenário incerto, nesse mês voto: 1) Mplu3 - empresa que tem muito espaço para crescimento, que vem sofrendo com a queda do consumo, elevação do dólar e queda da selic. No entanto, dificilmente esse cenário vai se manter ao longo prazo, abrindo a oportunidade de posicionamento. 2) CGRA4 - acredito que o consumo vá crescer em 2019, o que tende a beneficiar as empresas de varejo. Além disso, permanece abaixo do VPA. 3) ABCB4 - banco médio, extremamente bem administrado e abaixo do VP. 4) GRND3 - o momento não é dos melhores, com a crise interna e dos vizinhos. No entanto, caso o consumo ou os juros aumentem, tem espaço para aumentar sua lucratividade. 5) ALUP11 - atual no setor que corresponde a renda fixa do mercado acionário. Momento de aproveitar o desconto e colher os frutos a medida que concluí os projetos em andamento.
|
|
|
Post by mineradorbh on Sept 3, 2018 15:20:18 GMT -3.5
Boa tarde Moçada, tudo bom? O lançamento coberto foge do propósito da carteira CAFI ou podemos considera-ló também?
Abraço.
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 4, 2018 9:32:36 GMT -3.5
Boa tarde Moçada, tudo bom? O lançamento coberto foge do propósito da carteira CAFI ou podemos considera-ló também? Abraço. Vou te dar minha visão pessoal a respeito disso. Eu diria que foge do propósito. O primeiro problema seria a liquidez, que tirando Vale e Petro, é baixa, e na maioria das outras empresas, inexistente. Mas o principal problema seria a limitação do seu lucro no LP. Isto pq como investimos com base em AF, nosso foco tende a ser de LP, e esperando um bom retorno ao longo do tempo. O LC limita demais os seus ganhos em períodos de forte alta, e te protege pouco em períodos de queda. Eu acho que tem estratégias com opções mais interessantes p/ remunerar ou proteger suas posições do que o LC.
|
|