Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 4, 2018 14:51:08 GMT -3.5
Carteira CAFI de 06/2018 (atual): votos empresa 13 MPLU3 11 SAPR4 11 TAEE11 10 ITSA4 9 ABCB4 7 ECOR3 5 EZTC3 5 WIZS3 Caraca! Todos os meus 8 votos entraram na CAFI deste mês!
|
|
|
Post by vilmargomes on Jun 7, 2018 21:28:09 GMT -3.5
Boa noite pessoal,
Já sigo a CAFI já tem alguns anos, porém nunca me senti apto a participar das votações por variados motivos, entre os quais o de não ter ação para votá-la. Recentemente conversando com um amigo, ele me indagou sobre em que ponto vender uma ação, depois de iniciar posição, eventualmente aumentar e por fim achar que ela já está cara e se desfazer da empresa com o lucro. Não é nem o caso de se livrar da empresa no prejuízo, mas sim no lucro. Gostaria de saber dos colegas o que utilizam como parâmetro pra avaliar se já está na hora de vender. Um caso que aconteceu comigo foi Krot3, comprei, aumentei posição, atingiu topo histórico (estava com excelente lucro) e agora caiu 50% de lá pra cá. Não vendi nada nos preços altos. Desde já agradeço futuras colaborações.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jun 8, 2018 8:17:50 GMT -3.5
Boa noite pessoal, Já sigo a CAFI já tem alguns anos, porém nunca me senti apto a participar das votações por variados motivos, entre os quais o de não ter ação para votá-la. Recentemente conversando com um amigo, ele me indagou sobre em que ponto vender uma ação, depois de iniciar posição, eventualmente aumentar e por fim achar que ela já está cara e se desfazer da empresa com o lucro. Não é nem o caso de se livrar da empresa no prejuízo, mas sim no lucro. Gostaria de saber dos colegas o que utilizam como parâmetro pra avaliar se já está na hora de vender. Um caso que aconteceu comigo foi Krot3, comprei, aumentei posição, atingiu topo histórico (estava com excelente lucro) e agora caiu 50% de lá pra cá. Não vendi nada nos preços altos. Desde já agradeço futuras colaborações. Vou compartilhar o que eu faço: Eu levo em conta 3 fatores:economia, fundamentos e análise técnica. Em geral, eu faço uma análise do momento econômico, quais setores vão ser prejudicados ou beneficiados no curto, médio e longo prazo. Isso me dá uma ideia do que olhar com mais atenção e do timming. Também olho o mercado em geral do ponto de vista técnico nesse ponto. Depois olho os fundamentos, tanto para ver se o preço está bom e se as perspectivas são boas. Procuro ter pelo menos uma noção de uma boa parte das empresas listadas para não perder oportunidades. Então olho de novo o gráfico da empresa para comprar no melhor momento. Isso vale para venda e para compra. Eu sempre achei que analisar o mercado utilizando várias abordagens poderia ser uma boa forma de investir. É quase unanimidade que você deve seguir ou o caminho dos fundamentos ou da análise técnica, que se utilizar os dois vai se confundir. Concordo que pode acontecer e isso pode ser valido para muitos, mas depois que li o livro do Victor Sperandeo, onde ele recomenda esse tripé economia-fundamentos-tecnica, eu fiquei mais seguro para experimentar e estou satisfeito com os resultados.
|
|
|
Post by acquesta on Jun 27, 2018 7:55:37 GMT -3.5
Votos p/ CAFI do próximo mês. Mantenho os votos do mes passado e acrescento outras empresas, tendo por critérios de escolhas o recebimento de proventos (DY) e preços não tão caros. BGIP
UNIP QGEP SAPRmeus votos p/ a CAFI deste mês são os seguintes: BGIP UNIP QGEP FESAmeus votos neste momento são por : UNIP e FESA . que mantenho como maiores posiçoes na carteira. de resto, esperando novas baixas p/ comprar outras empresas baratas.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Jun 28, 2018 0:12:11 GMT -3.5
Votos deste mês:
- EZTC - TAEE - MGLU - ITSA - FLRY - FESA
Os votos restantes ficam em aberto pois ainda não decidi.
[]s
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jun 28, 2018 5:58:33 GMT -3.5
Voto em BAUH4, MPLU3 e CGRA4 por considerar que seus preços estão atraentes. Abraços
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jun 28, 2018 8:16:14 GMT -3.5
voto em TESA3- SLCE3 numeros explendidos e devem aumentar muito com essa alta do dólar, melhor ação da bolsa SUZB5 alta do dólar deve favorecer EZTEC3 - mercado imobiliario deve reaquecer e no setor é a melhor disparada
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 28, 2018 9:26:03 GMT -3.5
Meus votos para o mês: 1) ITSA4: no momento qualquer banco grande seria uma compra adequada, mas a ITSA é o ativo mais descontado. 2) ABCB4: dentre os pequenos é o melhor banco, negociado abaixo do vpa. 3) CGRA4: no varejo é a melhor opção pela vantagem no mercado em que atua. Abaixo do VP é uma ótima oportunidade. 4) TAEE11: IGPM de junho 1,73%. Teremos IGPM fortemente positivo contra o negativo do ano passado, o que deve impulsionar a distribuição de dividendos. 5) ALUP11: Caso semelhante a TAEE, mas com perspectiva de médio-longo prazo. 6) MPLU3: uma hora os juros andam e por consequência o lucro da empresa. Além disso, é esperado uma melhora do operacional com o aumento do preço das milhas. No mais a empresa continua crescendo o número de participantes e resgates acima de dois digitos, ao mesmo tempo que diversifica a origem dos pontos emitidos. 7) BBSE3: das seguradoras é a que tem mais vantagem competitiva, devido a estrutura do BB e depende menos do desempenho da economia. Com DY estimado em 6,5%; é uma opção segura e tende a se beneficiar caso os juros disparem.
|
|
|
Post by Novatim on Jun 28, 2018 21:04:51 GMT -3.5
BBSE, SAPR4, EZTC
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 29, 2018 12:56:16 GMT -3.5
Votos para julho/2018
Repito os votos de junho, trocando ECOR (decisões judiciais desfavoráveis sobre a extensão do prazo das concessões, que afeta diretamente a Imigrantes, responsável pela maior parte da receita, são um risco muito alto na minha análise, que me fazem ficar de fora) por UNIP6 (que caiu um pouco):
1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens elevadas e não tem dívidas. Com o pouco investimento em novos projetos, vai pagar muitos dividendos neste ano (menos que no ano passado, claro). Seguem votos para novembro: 2) ITSA4 - forma indireta de adquirir ITUB, por um preço mais em conta. Bons indicadores e ainda um DY de cerca de 4,5% a.a. estimado. 3) FESA4 - múltiplos atrativos, dólar deve favorecer as operações, paga bons dividendos. 4) ABCB - melhor banco médio da bolsa, tem feito subscrições com regularidade, o que oferece um bom retorno ao acionista (que compra as novas ações com deságio), além de pagar dividendos atrativos. Indicadores fundamentalistas atrativos. 5) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos. 6) MPLU - um dos melhores retornos patrimoniais da bolsa, segue tendo lucros consistentes, além de pagar generosos dividendos. O EV/EBIT também segue atrativo. 7) UNIP6 - empresa bem administrada que vem tendo ótima lucratividade, trabalhando com ótimas margens. EBIT vem crescendo de maneira consistente nos últimos anos. ROE e ROIC altos, baixo endividamento. 8) SAPR4 - boas margens, indicadores fundamentalistas atrativos e ainda cerca de 6% de DY.
|
|
|
Post by ManoScience on Jun 29, 2018 23:50:37 GMT -3.5
Votos para esse mês:
.Mglu3 - Por incrível que pareça, a sua cotação não está acompanhando a velocidade com que seus lucros vem aumentando. E-commerce da empresa está voando baixo.
.cvcb3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa.
.slce3 - empresa do setor agrícola com bons números.
.rapt4 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (automobilístico).
.tris3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica(construção).
.tend3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (construção).
.tgma3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (logística).
.snsl3 - Empresa com bons fundamentos e um setor interessante.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 30, 2018 2:12:00 GMT -3.5
Votos para esse mês: .Mglu3 - Por incrível que pareça, a sua cotação não está acompanhando a velocidade com que seus lucros vem aumentando. E-commerce da empresa está voando baixo. .cvcb3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. .slce3 - empresa do setor agrícola com bons números. .rapt4 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (automobilístico). .tris3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica(construção). .tend3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (construção). .tgma3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (logística). .snsl3 - Empresa com bons fundamentos e um setor interessante. Caramba você sim que gosta empresas caras: a CVC está com P/L de 30 e a SNSL acima de 50... tomara que você se de bem, mas eu não compraria essas empresas nem com informações privilegiadas.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Jun 30, 2018 6:50:36 GMT -3.5
Votos para esse mês: .Mglu3 - Por incrível que pareça, a sua cotação não está acompanhando a velocidade com que seus lucros vem aumentando. E-commerce da empresa está voando baixo. .cvcb3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. .slce3 - empresa do setor agrícola com bons números. .rapt4 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (automobilístico). .tris3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica(construção). .tend3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (construção). .tgma3 - Com as quedas recentes, ficou ainda mais atrativa. Setor em vias de recuperação econômica (logística). .snsl3 - Empresa com bons fundamentos e um setor interessante. Caramba você sim que gosta empresas caras: a CVC está com P/L de 30 e a SNSL acima de 50... tomara que você se de bem, mas eu não compraria essas empresas nem com informações privilegiadas. Se observar o histórico de votação do ManoScience vai notar que desde a época do infomoney ele sempre teve uma preferência por growth stocks em fase expansão de múltiplos, trocando as posições tão logo o mercado mude de opinião sobre a empresa. Algo como uma mistura de crescimento e momentum. Se há alguma novidade nos votos dele deste mês é a opção por empresas que passaram por uma pequena queda (está deixando o momentum de lado). ManoScience, considerando que suas escolhas costumam ser bem diferentes das feitas pelos demais usuários, gostaria de saber como sua carteira tem se saído em relação à CAFI. Sem a necessidade de entrar muito em detalhes, o desempenho tem sido próximo, acima ou abaixo dela?
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jun 30, 2018 17:28:11 GMT -3.5
Momento difícil, mercado deve ficar de lado, pelo menos até as eleições, salvo se tiver um claro vencedor.
Voto em papéis de qualidade que estão com bons múltiplos:
- ITSA - TAEE - FESA
abs.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 30, 2018 20:37:58 GMT -3.5
Caramba você sim que gosta empresas caras: a CVC está com P/L de 30 e a SNSL acima de 50... tomara que você se de bem, mas eu não compraria essas empresas nem com informações privilegiadas. Se observar o histórico de votação do ManoScience vai notar que desde a época do infomoney ele sempre teve uma preferência por growth stocks em fase expansão de múltiplos, trocando as posições tão logo o mercado mude de opinião sobre a empresa. Algo como uma mistura de crescimento e momentum. Se há alguma novidade nos votos dele deste mês é a opção por empresas que passaram por uma pequena queda (está deixando o momentum de lado). ManoScience , considerando que suas escolhas costumam ser bem diferentes das feitas pelos demais usuários, gostaria de saber como sua carteira tem se saído em relação à CAFI. Sem a necessidade de entrar muito em detalhes, o desempenho tem sido próximo, acima ou abaixo dela? Conheço bem os votos do ManoScience desde os tempos do IM. O caso da CVC é um caso de uma empresa que vem crescendo muito, a receita dobrou nos últimos 4 anos, mantendo as margens estáveis o que implica que os lucros dobraram também. Isto corresponde a um crescimento de perto de 20% anual e o preço atual do ativo (em 30 vezes o lucro anual) embute este crescimento (e mais ainda) ad-eternum. Eu pessoalmente fico de fora deste tipo de empresas pois como o caso da KROT (que era uma das favoritas do ManoScience no IM) quando vem a queda é das bravas. Outra do tipo foi a CIEL3, a qual eu liquidei atras em 2013: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?t=12626&p=2075955 baseado no histórico do P/L (mesmo tendo uma posição pequena). Tem que ter estómago e conhecimento profundo do momento de saída destas empresas de crescimento explosivo, especialmente no Brasil onde o risco de regulamentação é muito alto. Já o caso da SNSL é ainda pior pois está embutindo que a empresa consiga não só crescer neste rito abrumador mas que o faça mais rápido que o preço da dívida, certo que os indicadores de receita estão crescendo, mas a entrada de capital também afetou o financeiro fortemente: Não quer dizer que a empresa esteja endividada, pelo contrario a dívida bruta é de 20% do PL, mas mesmo com a dívida estando completamente sob controle, eu não vejo como com um ROIC de 10% a empresa consegue justificar um preço de 50 vezes o lucro anual. É uma aposta que pode dar bem, como qualquer outra aposta, mas no momento que a receita venha um pouco aquém do esperado este tipo de empresas que só cotizam na bolsa á relativamente pouco desabam rápidamente.
|
|
|
Post by cadu28 on Jul 2, 2018 8:32:13 GMT -3.5
Resultados da CAFI junho 18:
Destaque positivo por conta de MPLU3, com +12,5%, que por sinal era o maior peso da CAFI. Destaque negativo por conta de EZTC3, com -10,3%, que por sinal era o menor peso da CAFI. A alta do dolar segue favorecendo o DJI, que embora tenha tido uma queda de -0,59% em US$, por conta da alta de 3,18% do dolar o DJI em R$ ficou com rendimento de +2,59%.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jul 2, 2018 8:55:12 GMT -3.5
Resultados da CAFI junho 18:
Destaque positivo por conta de MPLU3, com +12,5%, que por sinal era o maior peso da CAFI. Destaque negativo por conta de EZTC3, com -10,3%, que por sinal era o menor peso da CAFI. A alta do dolar segue favorecendo o DJI, que embora tenha tido uma queda de -0,59% em US$, por conta da alta de 3,18% do dolar o DJI em R$ ficou com rendimento de +2,59%. Perder da poupança no acumulado de 6 meses é f%@#$!
|
|
|
Post by cadu28 on Jul 2, 2018 20:32:16 GMT -3.5
CAFI julho 18
|
|
|
Post by fundamentalista on Jul 11, 2018 22:15:05 GMT -3.5
Senhores,
Vocês possem uma análise detalhada sobre os fundamentos da B3SA3, TUPY3 e FRAS3?
São 03 (três) empresas que venho estudando a um bom tempo, mas que sempre deixam dúvidas.
A B3SA3 por se tratar de um monopólio estranho, com um crescimento dos lucros inconsistentes e uma estagnação nos ativos. Contudo, é uma empresa que gera muito caixa e está localizada em um setor rentável.
A TUPY3 por ter como majoritário o Bndes Participações S.A. Bndespar (28,19%) e não apresentar lucros consistentes. Contudo é uma empresa que tem uma perspectiva de pagar bons dividendos e está num setor perene (de fundição);
A FRAS3 é uma empresa do ramo da Indústria de Autopeças e Materiais de Fricção, que é difícil de analisar posto que apesenta lucros baseados em ciclos, mas possui a Randon S.A. Impl.e Participações (51,16%) como majoriário, o que é bom considerando a expertise desse no mercado. Vê-se que é uma small caps que pode ter grande crescimento de mercado no futuro.
Gostaria da opinião de vocês sobre os cases. A Suno Research tem indicado a B3S3 e a TUPY3 como empresas de bons fundamentos, o que me fez rever os estudos.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jul 12, 2018 8:49:09 GMT -3.5
Senhores, Vocês possem uma análise detalhada sobre os fundamentos da B3SA3, TUPY3 e FRAS3? São 03 (três) empresas que venho estudando a um bom tempo, mas que sempre deixam dúvidas. A B3SA3 por se tratar de um monopólio estranho, com um crescimento dos lucros inconsistentes e uma estagnação nos ativos. Contudo, é uma empresa que gera muito caixa e está localizada em um setor rentável. A TUPY3 por ter como majoritário o Bndes Participações S.A. Bndespar (28,19%) e não apresentar lucros consistentes. Contudo é uma empresa que tem uma perspectiva de pagar bons dividendos e está num setor perene (de fundição); A FRAS3 é uma empresa do ramo da Indústria de Autopeças e Materiais de Fricção, que é difícil de analisar posto que apesenta lucros baseados em ciclos, mas possui a Randon S.A. Impl.e Participações (51,16%) como majoriário, o que é bom considerando a expertise desse no mercado. Vê-se que é uma small caps que pode ter grande crescimento de mercado no futuro. Gostaria da opinião de vocês sobre os cases. A Suno Research tem indicado a B3S3 e a TUPY3 como empresas de bons fundamentos, o que me fez rever os estudos. Sobre FRAS, mandei algo que pode lhe interessar. Para não perder o fio da meada, veja no tópico dela. TUPY- Para mim, trata-se de ótima empresa. Mas tem como carro chefe bloco de motor à combustão. Acho que é um mercado que tende a reduzir, lentamente. Mercado encolhendo=> margens encolhendo=> briga para ficar vivo. abs.
|
|