|
Post by Novatim on Jan 30, 2018 0:36:00 GMT -3.5
Eu acho que em algum momento em 2018 ou 2019 os caras vão ser obrigados a reformar a previdência. Ninguém vai querer entrar para a história como o presidente que deixou o Brasil quebrar. Por enquanto vejo um Bull market se mantendo no Brasil, ainda mais com a falência da esquerda depois da condenação do Lula. Enquanto continuar a liquidez mundial, e se realmente começar um novo ciclo de commodities, teremos pelo menos 2 anos de subida. Quanto mais liquidez lá fora, mais o apetite por riscos dos gringos por aqui. Manutenção da inflação em torno de 5%, queda do desemprego e aumento da renda pode fazer também o mercado interno fortalecer o Bull market. Junto com o apetite a risco externo - lembrando que a bolsa em dólar está longe do TH - pode realmente como já mencionado fazer 20% a.a. nos próximos 2 anos. Um eventual estouro da dívida chinesa pode desencadear a próxima crise, quando daí será mais prudente alocar mais em RF. Sigo bastante exposto em RV até fim de 2019 na ponta comprada. Não acredito em muito mais espaço, a media de P/L da nossa bolsa está em 18,5 a americana é 24 e sempre houve este desconto em relação a bolsa americana. Acredito em uma subida até uns 100k, a meu ver o risco/retorno atual n vale a pena, mantenho algumas ações, mas estou saindo aos poucos.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 30, 2018 14:27:46 GMT -3.5
Seguem votos para fevereiro:
1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens elevadas e não tem dívidas. Com o pouco investimento em novos projetos, vai pagar muitos dividendos neste ano (menos que no ano passado, claro). Seguem votos para novembro: 2) ITSA3 - forma indireta de adquirir ITUB, por um preço mais em conta. Bons indicadores e ainda um DY de cerca de 5% a.a. estimado. 3) CGRA - resultado operacional vem sendo há tempos apenas mediano, por conta da economia que ainda não se recuperou (varejo ainda sofreu em 2016). No entanto, continua com múltiplos atrativos, paga dividendos na casa de 5%a.a. e tem um colchão de liquidez que corresponde a quase R$ 6/ação. Está em programa de recompra aberto, que deve puxar a cotação para cima. 4) ABCB - melhor banco médio da bolsa, tem feito subscrições com regularidade, o que oferece um bom retorno ao acionista (que compra as novas ações com deságio), além de pagar dividendos atrativos. Indicadores fundamentalistas atrativos. 5) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos. 6) MPLU - um dos melhores retornos patrimoniais da bolsa, segue tendo lucros consistentes, além de pagar generosos dividendos. O EV/EBIT também segue atrativo. 7) UNIP6 - aproveitei a queda num desses pregões do mês e entrei nela. Vejo uma empresa bem administrada que vem tendo ótima lucratividade, trabalhando com ótimas margens. EBIT vem crescendo de maneira consistente nos últimos anos. ROE e ROIC altos, baixo endividamento.
Deixei de votar em FESA por conta da subida expressiva (abaixo de 20 volto a votar nela) e da aparente queda no LL no curto prazo, apesar de continuar achando uma excelente empresa.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 31, 2018 18:57:10 GMT -3.5
Meus votos para esse mês são: TAEE11 - pelos motivos já citados no passado. Krot3 - apesar de reconhecer o risco FIES que vem sendo mitigado trimestre a trimestre, bem como do risco de inadimplência dos empréstimos próprios superior ao precificado(50%). É inegável a capacidade de geração de caixa da empresa, cerca de 80% do lucro bruto. Além disso, caso haja uma melhora da economia, existe um bom espaço para expansão. Por fim, é uma empresa dos amigos do LULA, caso o pior aconteça na eleição. Sendo assim, acredito que ao preço atual, haja uma boa relação risco/retorno, sem contar que graficamente a cotação está sobre um suporte importante.
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 1, 2018 8:07:34 GMT -3.5
Resultado da CAFI janeiro 18: Destaque positivo por conta de UNIP6 com 34,6%, e ITSA3 com 25%. Destaque negativo por conta de TAEE11 com -5,6%. Foi um mês com uma alta muito expressiva do IBOV, e uma queda forte do dolar.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 1, 2018 13:51:51 GMT -3.5
Lembrando que a votação da CAFI de fevereiro está encerrada.
|
|
|
Post by cadu28 on Feb 3, 2018 19:24:01 GMT -3.5
Carteira CAFI fevereiro 18:
Empresa / Votos
TAEE11 - 9
MPLU3 - 6
SAPR4 - 6
ALUP11 - 6
FLRY3 - 6
ITSA3 - 5
BBSE3 - 4
EZTC3 - 4
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Feb 4, 2018 0:41:00 GMT -3.5
Eu acho que em algum momento em 2018 ou 2019 os caras vão ser obrigados a reformar a previdência. Ninguém vai querer entrar para a história como o presidente que deixou o Brasil quebrar. Por enquanto vejo um Bull market se oi mantendo no Brasil, ainda mais com a falência da esquerda depois da condenação do Lula. Enquanto continuar a liquidez mundial, e se realmente começar um novo ciclo de commodities, teremos pelo menos 2 anos de subida. Quanto mais liquidez lá fora, mais o apetite por riscos dos gringos por aqui. Manutenção da inflação em torno de 5%, queda do desemprego e aumento da renda pode fazer também o mercado interno fortalecer o Bull market. Junto com o apetite a risco externo - lembrando que a bolsa em dólar está longe do TH - pode realmente como já mencionado fazer 20% a.a. nos próximos 2 anos. Um eventual estouro da dívida chinesa pode desencadear a próxima crise, quando daí será mais prudente alocar mais em RF. Sigo bastante exposto em RV até fim de 2019 na ponta comprada. Não acredito em muito mais espaço, a media de P/L da nossa bolsa está em 18,5 a americana é 24 e sempre houve este desconto em relação a bolsa americana. Acredito em uma subida até uns 100k, a meu ver o risco/retorno atual n vale a pena, mantenho algumas ações, mas estou saindo aos poucos. Entendi. Não conhecia essa correlação, mas em todo caso, estar comprado em bolsa não significa estar comprado em índice. Podemos ter excelentes altas em diversos papéis mesmo se o IBOV parar nos 100k. E além disso o DJ pode continuar mantendo a trajetória de alta e as correlações se manterem. Há muitas boas empresas na bolsa e exemplos até agora neste ano não faltam.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Feb 6, 2018 9:59:02 GMT -3.5
sei não hein.. mas acho que minha venda na CAFI vai dar resultado esse mês
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Feb 6, 2018 22:20:30 GMT -3.5
Estranho esse movimento de ontem e hoje. Caiu 2,6% num dia e recuperou tudo no dia seguinte. Notícias que vi foram mais falando de um "susto". Mas susto pra mim foi tipo o áudio do Joesley. Pode ser que o ibov (e bolsas internacionais) estejam tão esticadas que qualquer coisinha serve de catalizador. Acho que vamos ver mais destes "sustos" por um bom tempo.
|
|
gabg
New Member
|
Post by gabg on Feb 10, 2018 9:34:55 GMT -3.5
o melhor é não olhar o hb com essa volatilidade, se está seguro das suas escolhas que compõem a carteira e pensa em ter uma carteira pra longo prazo, basta seguir em frente e não se estressar com essa volatilidade. Se for trader, aí sim tem que ficar olhando o fluxo hora a hora. Não é o meu caso. Tranquilo e vamos em frente.
|
|
|
Post by pedrorjbr on Feb 14, 2018 23:11:25 GMT -3.5
Ola pessoal, Tudo bem? Estou criando um produto exclusivo para investidores fundamentalistas e gostaria muito de ouvir a opinião de vocês. Ainda não tenho o produto desenhado (somente um esboço de idéias). A idéia é que ele seja criado baseado no feedback de vocês (investidores fundamentalistas) Se puderem responder o questionário em pt.surveymonkey.com/r/QXSDXZ2 seria ótimo! Utilizem o maior nível de detalhes possível! Abs!
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Feb 15, 2018 23:11:29 GMT -3.5
Ola pessoal, Tudo bem? Estou criando um produto exclusivo para investidores fundamentalistas e gostaria muito de ouvir a opinião de vocês. Ainda não tenho o produto desenhado (somente um esboço de idéias). A idéia é que ele seja criado baseado no feedback de vocês (investidores fundamentalistas) Se puderem responder o questionário em pt.surveymonkey.com/r/QXSjDXZ2 seria ótimo! Utilizem o maior nível de detalhes possível! Abs! Tá dando página não encontrada
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Feb 21, 2018 18:13:49 GMT -3.5
Meus votos para o próximo CAFI
TAEE11 MPLU3
Ambas empresas com bons fundamentos, boas pagadoras de dividendos e que, acredito, devem ser melhor precificadas após o resultado do 4T2017.
|
|
|
Post by Novatim on Feb 22, 2018 14:00:22 GMT -3.5
meu voto vai para ALUP11
|
|
|
Post by eduinvestidor on Feb 23, 2018 18:15:05 GMT -3.5
Boa noite!
Meu primeiro post é tb o meu primeiro voto para a CAFI:
- BBAS3: bom resultado em 2017 e investimento forte em meios digitais para boa parte das transações bancárias. Enxugamentos recentes de agências e de pessoal, que tendem a aumentar a lucratividade nos próximos anos. - CGRA4: empresa historicamente lucrativa, com pouca concorrência nas regiões em que atua e cotada a múltiplos bem inferiores aos apresentados por empresas de setores parecidos na Bolsa. - CIEL3: lucros consistentes, empresa altamente inovadora no setor em que atua - GRND3: lucros consistentes, caixa líquido bilionário e administração competente, que consegue bons resultados tanto na bonança quanto na crise. - RADL3: lucros crescentes, setor com bom potencial de crescimento nos próximos anos devido à maior expectativa de vida da população. - SHOW3: recuperou bem a lucratividade ao longo de 2016-2017 e tem um bom "colchão de segurança" de quase 200 milhões em caixa líquido. Entra como uma "aposta" na carteira.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Feb 23, 2018 19:01:28 GMT -3.5
Boa noite! Meu primeiro post é tb o meu primeiro voto para a CAFI: - BBAS3: bom resultado em 2017 e investimento forte em meios digitais para boa parte das transações bancárias. Enxugamentos recentes de agências e de pessoal, que tendem a aumentar a lucratividade nos próximos anos. - CGRA4: empresa historicamente lucrativa, com pouca concorrência nas regiões em que atua e cotada a múltiplos bem inferiores aos apresentados por empresas de setores parecidos na Bolsa. - CIEL3: lucros consistentes, empresa altamente inovadora no setor em que atua - GRND3: lucros consistentes, caixa líquido bilionário e administração competente, que consegue bons resultados tanto na bonança quanto na crise. - RADL3: lucros crescentes, setor com bom potencial de crescimento nos próximos anos devido à maior expectativa de vida da população. - SHOW3: recuperou bem a lucratividade ao longo de 2016-2017 e tem um bom "colchão de segurança" de quase 200 milhões em caixa líquido. Entra como uma "aposta" na carteira. Seja Bem-Vindo ao fórum e boa sorte na SHOW3. É difícil saber o que vai acontecer com essa ai, o mercado está pagando muito pela empresa, a duas vezes o patrimônio e quase 20 o lucro, mas concordo que sem dívidas, e as margens EBIT/Liq estabilizando em 10%/6% esses 20 de P/L logo logo viram 10. Eu prefiro procurar por empresas onde o P debe subir em lugar do L, mas entendo que neste caso pode ser de suceso.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 23, 2018 19:37:17 GMT -3.5
Boa noite! Meu primeiro post é tb o meu primeiro voto para a CAFI: - BBAS3: bom resultado em 2017 e investimento forte em meios digitais para boa parte das transações bancárias. Enxugamentos recentes de agências e de pessoal, que tendem a aumentar a lucratividade nos próximos anos. - CGRA4: empresa historicamente lucrativa, com pouca concorrência nas regiões em que atua e cotada a múltiplos bem inferiores aos apresentados por empresas de setores parecidos na Bolsa. - CIEL3: lucros consistentes, empresa altamente inovadora no setor em que atua - GRND3: lucros consistentes, caixa líquido bilionário e administração competente, que consegue bons resultados tanto na bonança quanto na crise. - RADL3: lucros crescentes, setor com bom potencial de crescimento nos próximos anos devido à maior expectativa de vida da população. - SHOW3: recuperou bem a lucratividade ao longo de 2016-2017 e tem um bom "colchão de segurança" de quase 200 milhões em caixa líquido. Entra como uma "aposta" na carteira. A carteira é interessante. No entanto, BBAS: não está entre minhas preferidas. Pode valorizar bem caso entreguem o prometido, mas prefiro arrisca em um banco pequeno(ABCB4) do que em uma estatal. CIEL: ótima empresa, mas tem sofrido com a concorrência. Acho que seria mais prudente esperar que a sangria nos POS e na margem financeira encerre antes de montar posição. RADL: o setor é bom, os resultado excelentes. Mas creio que um P/L acima de 50 não é compatível com o nível de crescimento que vem apresentando.
|
|
|
Post by eduinvestidor on Feb 24, 2018 22:08:44 GMT -3.5
Potuz e Wizardhsc,
Obrigado pelos feedbacks relativos à votação! Os aspectos que vocês colocaram - ou seja, os riscos associados às empresas em si, ao mercado em que atuam ou até mesmo ao mercado de capitais - certamente devem ser considerados antes de se tomar uma decisão de comprar (ou não) tais papeis.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Feb 26, 2018 14:33:26 GMT -3.5
Seguem votos para março:
1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens elevadas e não tem dívidas. Com o pouco investimento em novos projetos, vai pagar muitos dividendos neste ano (menos que no ano passado, claro). Seguem votos para novembro: 2) ITSA3 - forma indireta de adquirir ITUB, por um preço mais em conta. Bons indicadores e ainda um DY de cerca de 4,5% a.a. estimado. 3) CGRA - resultado operacional vem sendo há tempos apenas mediano, por conta da economia que ainda não se recuperou (varejo ainda sofreu em 2016). No entanto, continua com múltiplos atrativos, paga dividendos na casa de 5%a.a. e tem um colchão de liquidez que corresponde a quase R$ 6/ação. Está em programa de recompra aberto, que deve puxar a cotação para cima. 4) ABCB - melhor banco médio da bolsa, tem feito subscrições com regularidade, o que oferece um bom retorno ao acionista (que compra as novas ações com deságio), além de pagar dividendos atrativos. Indicadores fundamentalistas atrativos. 5) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos. 6) MPLU - um dos melhores retornos patrimoniais da bolsa, segue tendo lucros consistentes, além de pagar generosos dividendos. O EV/EBIT também segue atrativo. 7) UNIP6 - empresa bem administrada que vem tendo ótima lucratividade, trabalhando com ótimas margens. EBIT vem crescendo de maneira consistente nos últimos anos. ROE e ROIC altos, baixo endividamento. 8) IRBR - empresa bem administrada, conseguiu melhorar o resultado e ainda deve entregar cerca de 6% a.a. de DY.
|
|
|
Post by acquesta on Feb 26, 2018 15:49:58 GMT -3.5
Prezados, meus votos continuam os mesmos: CGRA , FESA , BGIP , UNIP* Quero acrescentar mais uma empresa barata na minha carteira, mas estou meio sem saber qual . Acompanhando os posts aqui no forum, vi que umas opções interessantes no setor industrial têxtil estão aparecendo. Aceito sugestões . Repetindo os votos para janeiro. Todas continuam baratas, mesmo com o Ibov nas maximas dos ultimos anos. Boas pagadoras de dividendos . CGRA: P/L 8 , DY 5%. Caixa liquido monstruoso. Encerrou essa semana outro programa de recompra. Parece que finalmente vai começar a ser mais agressiva na abertura de novas lojas. FESA: P/L 6 , DY 6% ou mais. Cotaçao em maxima historica, mto barata ainda. Dolar subindo beneficia a empresa. Caixa liquido monstruoso. BGIP: P/L 5,8 , DY 12% . Cotaçao em maxima historica, mto barata ainda, e receitas e lucros crescendo. UNIP: P/L 4 , DY 6%. Deveria estar valendo no minimo R$ 25 atualmente. Votos p/ CAFI deste mes: BGIP UNIP
|
|