|
Post by wizardhsc on Jan 16, 2018 17:56:58 GMT -3.5
Desculpe a ausência, pessoal! Não consegui participar da votação por conta do período de festas, viajando com os filhos, coisa e tal (sempre gosto de fugir da "urbe" nessa época rsrs). Como todo começo de ano, estava fazendo uma análise da minha carteira e resolvi fazer algumas alterações, principalmente em virtude da subida : - venda de GRND (compra de UNIP): o P/L não está tão atrativo e praticamente não há mais crescimento aqui. Além disso, o que mais me incomoda é o fato de não saberem o que fazer com o lucro - se o retorno do negócio bom ou o crescimento fosse viável, certamente já o teriam feito. No entanto, ficam com um volume enorme em aplicações financeiras - hoje o valor é tão alto que a liquidez corrente beira 10(!!!). Então saí dela e comprei UNIP, empresa cujo negócio tem lucro com margens também boas, mas com um P/L e EV/EBIT muito mais atrativos. Em resumo, melhorei minha margem de segurança. UNIP subiu muito, mas ainda não está cara. - venda de BBAS (compra de BBSE): o DY é maior em BBSE, além do fato de que o BBSE era a parte mais atrativa de BBSE antes do IPO. Mantenho posição no setor financeiro em ITSA e ABCB. - aumento de posição em MPLU: a empresa continua com ótimos resultados e indicadores fundamentalistas e praticamente não acompanhou a subida do Ibovespa. De olho em: FLRY, CGRA, EZTC e TAEE (essas 2 últimas para aumento de posição). E vcs, como estão vendo o cenário para este ano? Abs e ótimo 2018 a todos. A única alteração que fiz na minha carteira foi vender BRAP e compra ENBR3 e ALUP11. E analisando uma saída em SULA11(falta achar algo para comprar). Permaneço em GRND3 pois vejo espaço para crescimento dos lucros. Se a economia engrenar, deve melhorar o operacional, principalmente as margens, já que existe uma capacidade ociosa relevante. Se tudo afundar, o financeiro vai puxar o negócio.
|
|
|
Post by Derfel on Jan 17, 2018 8:41:21 GMT -3.5
Meus votos vão para:
BBSE3 - DY e bons fundamentos. WIZS3 - DY e bons fundamentos. Lembro que a ação pode sofrer uma alta oscilação conforme andar a renovação do contrato com a Caixa. ALUP11 - DY e bons fundamentos. ITUB4 - sem comentários (para min é um "must have" do mercado brasileiro, com consistência em tempos de vacas magras e gordas).
Eu também votaria em RAIL4 mas não é possível pelo P/L negativo.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Jan 17, 2018 21:23:12 GMT -3.5
Seguem minhas indicações, a maioria por motivos amplamente debatidos por aqui.
Nesta estou adicionando RADL pois vejo um momento único de entrada nesse papel pela queda recente sem muito fundamento. Provavelmente o mercado está assumindo mais risco e vendendo posições menos expostas a volatilidade. Também estou adicionando ALUP pelo preço ainda atrativo, fundamentos e DY.
EZTC GRND FLRY TAEE ITSA ALUP RADL
ABRAÇOS!!
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Jan 18, 2018 16:48:08 GMT -3.5
Meus votos para fev/2018:
SLCE3 - bons múltiplos, apesar da dívida. PL. SAPR3 - Bom PL e DY. MPLU3 - Bom DY e bem descontada, IMHO. CGRA4 - Esperando algum crescimento do lucro com aumento da atividade econômica. TAEE11 - boa expectativa de dividendos e com preço ainda atrativo. WIZS3 - acho que apanhou demais e injustificadamente nos últimos meses.
Saindo de ITSA4.
|
|
|
Post by Novatim on Jan 18, 2018 21:48:18 GMT -3.5
Meus votos deste mês
Alup11 Taee11
|
|
|
Post by alphamale on Jan 19, 2018 11:21:05 GMT -3.5
Meus votos: - TAEE11 - SAPR11 - FLRY3 - BBSE3
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 20, 2018 8:01:51 GMT -3.5
meus votos esse mês é venda no indice da CAFI rs..
sem votos pra compra.. pra mim já estamos no topo
|
|
gabg
New Member
|
Post by gabg on Jan 21, 2018 16:05:58 GMT -3.5
votos para fevereiro: itsa4 vulc3 rapt4 vale3 fibr3 ptbl3 bbse3 sapr4
|
|
|
Post by igordbm on Jan 25, 2018 13:26:53 GMT -3.5
Meus votos
TAEE11 KROT3 EZTC3 FLRY3
|
|
|
Post by ManoScience on Jan 25, 2018 14:10:52 GMT -3.5
|
|
|
Post by ManoScience on Jan 25, 2018 14:14:36 GMT -3.5
Repetindo alguns votos:
-pard3 - Setor de diagnósticos vem expandindo bem, empresas melhorando operacionalmente + envelhecimento da população.
-smls3 - Continua a melhorar seus indicadores + o início de melhora na economia, que deve impactar positivamente seu setor
-VULC3 - Turnaround se consolidando na mão dos grendene. Oferta de ações em breve + entrada no novo mercado vem consolidar o bom momento.
-cvcb3 - Empresa vem mostrando bons números em seu crescimento.
-MGLU3 - Empresa se ajustando + volta do crescimento econômico + market place.
-guar4 - Crescimento de lucro, exposta à retomada da economia.
-ptbl3 - Empresa se reerguendo, voltando a apresentar bom crescimento.
-romi3 - Um dos Turnaround da carteira.
|
|
|
Post by Novatim on Jan 26, 2018 13:08:56 GMT -3.5
meus votos esse mês é venda no indice da CAFI rs.. sem votos pra compra.. pra mim já estamos no topo Se entrou vendido se deu mal. Vendi parte do meus TDs
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Jan 26, 2018 13:50:23 GMT -3.5
meus votos esse mês é venda no indice da CAFI rs.. sem votos pra compra.. pra mim já estamos no topo Se entrou vendido se deu mal. Vendi parte do meus TDs Novatim kkk meus votos são pra venda no mês de fevereiro na CAFI e em toda a BOLSA...q loucura.. IBOV a 85 já..DJ batendo recorde atras de recorde...odeio operar nas euforias...no primeiro sinal de caos eu pulo na venda...
|
|
|
Post by antidesbravador on Jan 26, 2018 13:55:00 GMT -3.5
Votos para a CAFI de fevereiro/2018:
TAEE11 - com IPCA e IGPM subindo, os próximos dividendos vão melhorar. Ação defensiva, bons fundamentos. VULC3 - empresa vem melhorando bastante, uma boa aposta para 2018. ABEV3 - bons fundamentos. MPLU3 - bons dividendos, preço atrativo. HGTX3 - preço atrativo, bons fundamentos, bons dividendos.
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 26, 2018 14:05:27 GMT -3.5
Votos para a CAFI de fevereiro/2018: TAEE11 - com IPCA e IGPM subindo, os próximos dividendos vão melhorar. Ação defensiva, bons fundamentos. VULC3 - empresa vem melhorando bastante, uma boa aposta para 2018. ABEV3 - bons fundamentos. MPLU3 - bons dividendos, preço atrativo. HGTX3 - preço atrativo, bons fundamentos, bons dividendos. O que você vê de bom em HGTX. Receita caindo, margem em queda, SSS continua em queda. E já precificaram um crescimento. Por que não CGRA?
|
|
|
Post by Novatim on Jan 26, 2018 15:23:25 GMT -3.5
Se entrou vendido se deu mal. Vendi parte do meus TDs Novatim kkk meus votos são pra venda no mês de fevereiro na CAFI e em toda a BOLSA...q loucura.. IBOV a 85 já..DJ batendo recorde atras de recorde...odeio operar nas euforias...no primeiro sinal de caos eu pulo na venda... A bolsa já esta cara, estou esperando um pequeno bater de asas para pular na venda tb
|
|
vk
Forista VIP
|
Post by vk on Jan 26, 2018 17:06:18 GMT -3.5
Tenho vendido alguma coisa tb, mas bem aos poucos, sempre evitando o ir, e escolhendo os ativos q nao tenho tanto confianca: esse mes fatiei um pouco de xpcm, bbse e elpl. Partes das vendas indo para rf, mas parte indo para outras acoes.
Sigo aumentando minha posicao nominal em caixa, mas as valorizacoes tem mantido o % relativamente constante, algo na casa dos ~27%.
Um dos focos eh limitar uma tributacao mais alta pro caso de uma venda acelerada, se eu visualizar uma euforia exagerada.
Minhas maiores posicoes, itub e unip,permanecem intocadas. Unip na verdade ateh aumentei nos 16.
Nao acho que a bolsa esteja cara, se apostarmos na possibilidade de uns 3 anos de juros baixo, inflacao baixa, e pib crescendo na faixa dos 2-3%, nao vejo pq a bolsa nao subir pelo menos uns 20% a.a. nesse periodo. Um rendimento sensacional para uma selic de ~7%.
Algumas acoes inclusive considero que podem estar baratas, como multiplus, unip e taesa, das que lembro de cabeca.
Isso tb nao significa q nao pode derreter, ainda mais devido ao cenario politico.
Vejo o momento atual como de cautela, mas nao de evitar a bolsa.
|
|
|
Post by antidesbravador on Jan 28, 2018 10:29:17 GMT -3.5
Votos para a CAFI de fevereiro/2018: TAEE11 - com IPCA e IGPM subindo, os próximos dividendos vão melhorar. Ação defensiva, bons fundamentos. VULC3 - empresa vem melhorando bastante, uma boa aposta para 2018. ABEV3 - bons fundamentos. MPLU3 - bons dividendos, preço atrativo. HGTX3 - preço atrativo, bons fundamentos, bons dividendos. O que você vê de bom em HGTX. Receita caindo, margem em queda, SSS continua em queda. E já precificaram um crescimento. Por que não CGRA? De fato a Hering vem sofrendo bastante, mas eu acredito numa recuperação. Talvez seja melhor, por cautela, esperar o próximo resultado. Grazziotin é bacana e tá indo bem, é uma pena a baixa liquidez na ON. Mas sem dúvida é uma boa opção, tenho observado ela para compra inclusive.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jan 28, 2018 11:42:40 GMT -3.5
Tenho vendido alguma coisa tb, mas bem aos poucos, sempre evitando o ir, e escolhendo os ativos q nao tenho tanto confianca: esse mes fatiei um pouco de xpcm, bbse e elpl. Partes das vendas indo para rf, mas parte indo para outras acoes. Sigo aumentando minha posicao nominal em caixa, mas as valorizacoes tem mantido o % relativamente constante, algo na casa dos ~27%. Um dos focos eh limitar uma tributacao mais alta pro caso de uma venda acelerada, se eu visualizar uma euforia exagerada. Minhas maiores posicoes, itub e unip,permanecem intocadas. Unip na verdade ateh aumentei nos 16. Nao acho que a bolsa esteja cara, se apostarmos na possibilidade de uns 3 anos de juros baixo, inflacao baixa, e pib crescendo na faixa dos 2-3%, nao vejo pq a bolsa nao subir pelo menos uns 20% a.a. nesse periodo. Um rendimento sensacional para uma selic de ~7%. Algumas acoes inclusive considero que podem estar baratas, como multiplus, unip e taesa, das que lembro de cabeca. Isso tb nao significa q nao pode derreter, ainda mais devido ao cenario politico. Vejo o momento atual como de cautela, mas nao de evitar a bolsa. Particularmente não estou otimista para os próximos 2-3 anos, sempre pensando que há boa chance de ocorrer uma crise. Esse governo gastão que não consegue fazer reformas vai ter repercussão negativa. O que acontece com o RS e RJ pode ser só uma amostra grátis. Isso caso não haja uma crise mundial. Abraços
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Jan 28, 2018 22:25:57 GMT -3.5
Eu acho que em algum momento em 2018 ou 2019 os caras vão ser obrigados a reformar a previdência. Ninguém vai querer entrar para a história como o presidente que deixou o Brasil quebrar.
Por enquanto vejo um Bull market se mantendo no Brasil, ainda mais com a falência da esquerda depois da condenação do Lula.
Enquanto continuar a liquidez mundial, e se realmente começar um novo ciclo de commodities, teremos pelo menos 2 anos de subida. Quanto mais liquidez lá fora, mais o apetite por riscos dos gringos por aqui. Manutenção da inflação em torno de 5%, queda do desemprego e aumento da renda pode fazer também o mercado interno fortalecer o Bull market. Junto com o apetite a risco externo - lembrando que a bolsa em dólar está longe do TH - pode realmente como já mencionado fazer 20% a.a. nos próximos 2 anos.
Um eventual estouro da dívida chinesa pode desencadear a próxima crise, quando daí será mais prudente alocar mais em RF.
Sigo bastante exposto em RV até fim de 2019 na ponta comprada.
|
|