|
Post by wizardhsc on Sept 1, 2017 12:52:21 GMT -3.5
Votação encerrada, mais tarde trago a carteira de setembro.
|
|
|
Post by danielrp1986 on Sept 1, 2017 20:32:28 GMT -3.5
Wizardhsc, Iniciei posição hoje em MPLU3 a R$ 37,85. Era uma ativo que estava fora do meu radar... E gostei bastante do vi em relação aos indicadores. Esta vai pra carteira de longo prazo. Esse mês meus votos para CAFI são: 1) MPLU3 - empresa atua em um setor em expansão, custos baixos e portanto alta geradora de caixa. Excelente política de dividendos, com DY estimado de 8,5%. A controladora dela está em melhor situação que a concorrente. 2) CGRA4 - empresa de varejo conservadora, com múltiplos atraentes e atual em um mercado de menor concorrência. 3) DIRR3 - como todo setor vem passando por dificuldades, mas ainda permanece gerando caixa e com divida controlada, bom desconto em relação ao VP. Uma aposta para a melhora da economia. 4) ABCB4 - melhor banco médio, beneficiado de um controlador forte. Próximo ao VP é sempre uma boa compra.
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 2, 2017 12:07:28 GMT -3.5
Wizardhsc, Iniciei posição hoje em MPLU3 a R$ 37,85. Era uma ativo que estava fora do meu radar... E gostei bastante do vi em relação aos indicadores. Esta vai pra carteira de longo prazo. Esse mês meus votos para CAFI são: 1) MPLU3 - empresa atua em um setor em expansão, custos baixos e portanto alta geradora de caixa. Excelente política de dividendos, com DY estimado de 8,5%. A controladora dela está em melhor situação que a concorrente. 2) CGRA4 - empresa de varejo conservadora, com múltiplos atraentes e atual em um mercado de menor concorrência. 3) DIRR3 - como todo setor vem passando por dificuldades, mas ainda permanece gerando caixa e com divida controlada, bom desconto em relação ao VP. Uma aposta para a melhora da economia. 4) ABCB4 - melhor banco médio, beneficiado de um controlador forte. Próximo ao VP é sempre uma boa compra. É onde alocarei a grana da venda de FESA4 que fim ontem, espero que o preço se mantenha nesse patamar até quarta!!! Bons dividendos
|
|
|
Post by Novatim on Sept 3, 2017 15:45:21 GMT -3.5
Tenho que concordar em relação a SLCE3 Meus votos - SLCE3.. resultados desse trimestre devem ser os maiores da estória, o que levará a um ano expecional.. estimo margem ebitda de 50 % - TESA3- fim do turnround...segundo trimestre também deve vir muito bom, a alta do dólar deve ter um impacto financeiro negativo, porém a reversão do impairment das usinas vai anular isso - EMBR3- aumento do dólar vai benificiar ela..
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 8, 2017 8:24:42 GMT -3.5
wizardhsc , já começou a contagem dos votos da CAFI setembro? Pois se não tiver eu faço isso hoje, que estou mais tranquilo. Um forista lá no forum da Pense Rico abriu uma pergunta sobre a inclusão de FIIs na votação da CAFI - neste link.
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs?
|
|
|
Post by rafael on Sept 8, 2017 9:38:16 GMT -3.5
wizardhsc , já começou a contagem dos votos da CAFI setembro? Pois se não tiver eu faço isso hoje, que estou mais tranquilo. Um forista lá no forum da Pense Rico abriu uma pergunta sobre a inclusão de FIIs na votação da CAFI - neste link.
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Acho válido a inclusão de FII's. O número de empresas boas e FII's bons é tão reduzido que a unificação compensa.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 8, 2017 9:48:44 GMT -3.5
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Provavelmente só conseguirei no FDS.
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 8, 2017 11:17:08 GMT -3.5
**Segue a composição da CAFI setembro 17:**
1- ITSA4, com 10 votos
2- GRND3 e EGIE3, com 7 votos
3- CGRA4, com 6 votos
4- EZTC3 e ABCB4, com 5 votos
5- BBSE3 e MPLU3, com 4 votos
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Sept 8, 2017 14:34:37 GMT -3.5
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Eu não gostei muito dessa ideia, não. Votar só em ações já virou tradição e mostra que pessoas normais, por meio de análises não tão complexas, conseguem bater a maioria dos índices de mercado investindo em ações. Abraços
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Sept 8, 2017 15:47:55 GMT -3.5
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Acho que a graça de comparar a CAFI com DJI e IBOV vem muito dela ser uma carteira apenas de ações. Se colocar FII vai distorcer isso e vai dar uma "vantagem" pra CAFI que os índices não tem.
|
|
|
Post by ancasodi on Sept 8, 2017 16:05:10 GMT -3.5
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Cadu28, como já temos um tópico de IAFI, será que não seria mais interessante computar esses FII's votados lá no PENSERICO na carteira IAFI, onde às vezes não atingimos o número mínimo de votantes. BFS!
|
|
|
Post by mandeville on Sept 11, 2017 16:43:19 GMT -3.5
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Sou contra também. Colocar FIIs no mesmo balaio, iria distorcer tudo. Todo o histórico iria por água abaixo. Não seria mais justo comparar com Ibovespa, IBrX ou índice de Small Caps.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 11, 2017 18:37:02 GMT -3.5
Olá, pessoal, já acompanho o fórum há anos (antes no IM e agora aqui), mas sempre como anônimo.
Gostaria de tirar duas dúvidas, se possível.
1. Vi votos na DIRR3. Porém ela teve prejuízo nos últimos 12m. Não é restritivo para ser votada no CAFI?
2. Vi também que a EZTC3 tem recebido consistentemente muitos votos. E o preço ação tem até reagido bem. Mas de um ponto de vista estritamente fundamentalista, um PL de 22 e uma queda de receita de 17% nos últimos 5a não deveria afugentar o investidor? Quais seriam as razões para se comprar EZTC3 nessas condições?
Caso esse não seja um bom fórum para discutir a segunda pergunta, peço desculpas antecipadamente. Abração!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Sept 11, 2017 19:34:04 GMT -3.5
Olá, pessoal, já acompanho o fórum há anos (antes no IM e agora aqui), mas sempre como anônimo. Gostaria de tirar duas dúvidas, se possível. 1. Vi votos na DIRR3. Porém ela teve prejuízo nos últimos 12m. Não é restritivo para ser votada no CAFI? Seja bemvindo nmx ! as regras estão no primeiro tópico, prejuízo nos 12m é um dos dois itens necessáros para ser proibida na CAFI. A DIRR tem uma liquidez corrente e uma estrutura da dívida bastante controlada, por isto é que é ainda permitido votar nela. 2. Vi também que a EZTC3 tem recebido consistentemente muitos votos. E o preço ação tem até reagido bem. Mas de um ponto de vista estritamente fundamentalista, um PL de 22 e uma queda de receita de 17% nos últimos 5a não deveria afugentar o investidor? Quais seriam as razões para se comprar EZTC3 nessas condições? De fato eu entenderia não comprar construtoras para nada. Eu tenho papéis da EZTC comprados em 2012 e acho que até 2014, mas não tenho aumentado posição e não pretendo aumentar neste setor por mais um tempo. De fato eu estou pensando em comprar um imóvel e isto devido a que o mercado está muito ruim para quem quer vender. Na bolsa, o momento para comprar será quando ainda estiver ruim para o vendedor de imóveis, porém começando o ciclo inverso. A alta da EZTC (e várias das construtoras nos últimos meses) tem menos a ver com o operacional da empresa e mais com a queda dos juros. Já para quem tem decidido entrar no setor da construção, a EZTC talvez seja a melhor opção na bolsa brasileira. A diretoria tem demonstrado diversas vezes agir em interese dos accionistas (que são eles mesmos aliás), a dívida está controlada pois a diferencia da maioría eles não atúam avalancados. Eles compram com muita antecipação os terrenos e vendem quando é apropriado, conseguindo margens surreais!. Olha como eles não estão lançando á quase dois anos já, nestes momentos onde o mercado não é favorável. Enfim, eu não votaria na EZTC e não compraria ainda, porém entendo quem compra este papel para guardar. Caso esse não seja um bom fórum para discutir a segunda pergunta, peço desculpas antecipadamente. Abração! Ésse é um fórum para discutir qualquer pergunta de mercado, aliás, todas as perguntas são mais do que bem-vindas.
|
|
|
Post by wizardhsc on Sept 11, 2017 23:31:45 GMT -3.5
Olá, pessoal, já acompanho o fórum há anos (antes no IM e agora aqui), mas sempre como anônimo. Gostaria de tirar duas dúvidas, se possível. 1. Vi votos na DIRR3. Porém ela teve prejuízo nos últimos 12m. Não é restritivo para ser votada no CAFI? 2. Vi também que a EZTC3 tem recebido consistentemente muitos votos. E o preço ação tem até reagido bem. Mas de um ponto de vista estritamente fundamentalista, um PL de 22 e uma queda de receita de 17% nos últimos 5a não deveria afugentar o investidor? Quais seriam as razões para se comprar EZTC3 nessas condições? Caso esse não seja um bom fórum para discutir a segunda pergunta, peço desculpas antecipadamente. Abração! Também acho importante comentar que para mim o LL não é a melhor forma de avaliar uma empresa de construção. Para esse setor, prefiro olhar o fluxo de caixa. Nesse sentido parece que vão mudar a forma de reconhecimento de receitas do método POC para no momento da entrega
|
|
|
Post by jigsaw on Sept 12, 2017 9:47:56 GMT -3.5
Queria ouvir a opinião de vcs sobre o que acham disso, de abrir a possibilidade de se votar em 8 empresas de ações/FIIs? Cadu28, como já temos um tópico de IAFI, será que não seria mais interessante computar esses FII's votados lá no PENSERICO na carteira IAFI, onde às vezes não atingimos o número mínimo de votantes. BFS! Eu compartilho da mesma opinião do ancasodi , já que tem gente interessada em votar em FIIs, porque não unificarmos a votação do IAFI (CLUBEINVEST + penserico) da mesma forma que é realizada com a CAFI? Os votos seriam somados ao final de cada período, ainda mais que estamos tendo dificuldades para atingir o quorum minimo no IAFI. Apesar que a experiência mostra que o próprio individuo que faz a sugestão acaba votando 3 meses seguidos e depois desaparece, como aconteceu com o IAFI, por isso acredito que o atual formato deve ser mantido, apenas com a adição dos votos do penserico, mas fique a vontade para estabelecer o formato que achar melhor, inclusive com a EXTINÇÃO do IAFI e a UNIFICAÇÃO da nova carteira CAFI/IAFI. ET = cadu28 , caso precise, posso disponibilizar a planilha do IAFI com o HISTÓRICO de votação para utilização do critério de desempate para votações futuras.
|
|
nmx
New Member
|
Post by nmx on Sept 12, 2017 12:06:54 GMT -3.5
Ésse é um fórum para discutir qualquer pergunta de mercado, aliás, todas as perguntas são mais do que bem-vindas. Potuz, muito obrigado pelas explicações e pela receptibilidade. Abração!
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Sept 12, 2017 22:15:17 GMT -3.5
Tambe acho que não faz sentido a CAFI englobar os papeis de fundos imobiliarios. Pelos mesmos motivos citados pelos foristas ate agora...
|
|
|
Post by fundamentalista on Sept 13, 2017 0:55:10 GMT -3.5
Considero que a CAFI não deve englobar os FII's, posto que são ativos distintos, apesar de estarem no setor de renda variável.
|
|
|
Post by cadu28 on Sept 13, 2017 7:02:55 GMT -3.5
Joia pessoal. Dando um feedback, embora no outro forum a maioria tenha sido a favor da inclusão de FIIs na CAFI, aqui neste forum um número maior de pessoas foi contra a ideia, então vamos manter como está.
|
|