rst
Moderador
|
Post by rst on Aug 10, 2017 13:17:51 GMT -3.5
Cheguei tarde para votar este mês, tava de mudança para o Canadá e dei uma sumida. Mas meu voto seria para LOGN3, aliás é uma ação que n entendo pq o mercado bate tanto. VPA 8,52 ROE 25,4% P/L 1,8. Nem aqui o pessoal gosta. Alguém pode me explicar o pq esta ação vale tão pouco? Os múltiplos estão distorcidos pela venda dos navios graneleiros (antigos login tambaqui e login tucunaré) e, salvo engano, também pelo pagamento do seguro garantia dos navios que o Eisa deixou inacabados (não tenho certeza se estes valores já foram computados nos resultados, pois deixei de acompanhar a empresa). Antes da venda dos graneleiros, a empresa só dava prejuízo. Com dois navios a menos, fica ainda mais difícil diluir despesas administravas. A dívida é alta (a venda dos graneleiros foi justamente para tentar reduzir a dívida) e os projetos de construção de novos navios foram para o espaço.
|
|
|
Post by Novatim on Aug 10, 2017 13:18:33 GMT -3.5
Cheguei tarde para votar este mês, tava de mudança para o Canadá e dei uma sumida. Mas meu voto seria para LOGN3, aliás é uma ação que n entendo pq o mercado bate tanto. VPA 8,52 ROE 25,4% P/L 1,8. Nem aqui o pessoal gosta. Alguém pode me explicar o pq esta ação vale tão pouco? Os múltiplos estão distorcidos pela venda dos navios graneleiros (antigos login tambaqui e login tucunaré) e, salvo engano, também pelo pagamento do seguro garantia dos navios que o Eisa deixou inacabados (não tenho certeza se estes valores já foram computados nos resultados, pois deixei de acompanhar a empresa). Antes da venda dos graneleiros, a empresa só dava prejuízo. Com dois navios a menos, fica ainda mais difícil diluir despesas administravas. A dívida é alta (a venda dos graneleiros foi justamente para tentar reduzir a dívida) e os projetos de construção de novos navios foram para o espaço. Muito obrigado
|
|
|
Post by wizardhsc on Aug 10, 2017 22:37:54 GMT -3.5
Segue a CAFI de agosto, nesse mês voltamos a ter boa participação de toda a comunidade:
|
|
|
Post by cadu28 on Aug 11, 2017 8:29:02 GMT -3.5
**Segue a composição da CAFI agosto 2017:**
7 votos: ITSA4, TAEE11 5 votos: CGRA4, EZTC3, FESA4, GRND3, ABCB4, 4 votos: EGIE3,
|
|
|
Post by Novatim on Aug 16, 2017 13:09:25 GMT -3.5
TAEE11 vai sofre. Reajuste pelo IPCA
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Aug 17, 2017 0:54:32 GMT -3.5
TAEE11 vai sofre. Reajuste pelo IPCA Dentro de uma proposta de dividendos, acredito que não seja de todo ruim. Pode ser penalizada, vc compra mais barato e o DY pode.ser até mantido. Mas é um reajuste ruim mesmo.
|
|
|
Post by cadu28 on Aug 17, 2017 8:57:22 GMT -3.5
TAEE11 vai sofre. Reajuste pelo IPCA Dentro de uma proposta de dividendos, acredito que não seja de todo ruim. Pode ser penalizada, vc compra mais barato e o DY pode.ser até mantido. Mas é um reajuste ruim mesmo. Cabe lembrar que com a queda na taxa de juros, o prêmio sobre ações tem uma alta. Ou seja, a queda do IPCA deve ter o efeito anulado pela maior atratividade na bolsa. Pelo menos na teoria... Some a isso que ela deve entrar no índice: exame.abril.com.br/mercados/taesa-e-confirmada-na-2a-previa-do-ibovespa-e-vale-on-ganha-peso/
|
|
|
Post by Åsgard ~ on Aug 20, 2017 2:33:22 GMT -3.5
TAEE11 vai sofre. Reajuste pelo IPCA Os reajustes da RAP, e o reajuste que incide no ativo financeiro, são pelo IGP-M em sua maior parte. Com um IGP-M "menos" negativo no segundo semestre, os resultados devem ser menos impactados...
|
|
|
Post by jigsaw on Aug 21, 2017 8:49:03 GMT -3.5
Nesta minha 30.ª participação na votação da CAFI, vou tentar votar em algumas empresas levando-se em consideração alguns bons números apresentados, caso tenha alguma empresa fora dos parâmetros pré-estabelecidos pela carteira, favor desconsiderarem:
ENBR3 = Receita Líquida total de R$ 387,8 milhões resulta de: (i) R$ 191,0 milhões referentes à receita fixa do CCEAR; (ii) R$ 146,2 milhões referentes a receita variável referente ao despacho; (iii) R$ 33,4 milhões referentes à provisão do ressarcimento do encargo hídrico referente ao período de setembro de 2016 a junho de 2017; (iv) receita referente à recomposição do lastro e à liquidação do excedente de energia gerada no mercado de curto prazo e outros serviços de R$ 62,1 milhões; e (v) R$ 44,9 milhões referentes à contabilização dos Impostos (ICMS, PIS e COFINS, P&D e Taxa de Fiscalização) e encargos incorridos.
NATU3 = No segundo trimestre de 2017, a receita bruta consolidada da Natura foi de R$ 2.801,6 milhões (-0,5%vs. 2T16). O EBITDA consolidado foi de R$ 298,6 milhões (-13,4% vs. 2T16) e o lucro líquido, de R$ 163,5 milhões (+79,8% vs. 2T16), registrando um aumento de R$ 72,6 milhões. A geração de caixa livre foi de R$ 225,5 milhões, contra R$ 96,3 milhões no 2T16.
EZTC3= A EZTEC encerrou o 2T17 com Caixa, Equivalentes de Caixa e Aplicações Financeiras de R$ 638,3 milhões. Descontadas as dívidas de R$ 345,3 milhões, provenientes de financiamento SFH, a Companhia encerrou o período com posição de Caixa Liquido, de R$ 293,0 milhões, tendo gerado R$ 51,7 milhões no período, alem de deter R$ 658,0 milhões em Recebíveis de empreendimentos imobiliários performados, passíveis de repasse ou de securitização e parte remunerados a IGP-DI+10 a 12% a.a.;
BRPR3 = Em termos de resultados, a receita bruta consolidada totalizou R$ 116.553 no 2T17, uma redução de 11% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Tal redução é explicada principalmente pela perda de receita de aluguel resultante das vendas de propriedades ocorridas nos últimos 12 meses.; O EBITDA ajustado, excluídos resultados não caixa como o plano de opções, e despesas não recorrentes referentes a honorários advocatícios, alcançou R$ 82.971, redução de 15% em comparação com o 2T16, com uma margem EBITDA ajustada de 79%, uma das mais altas do setor.
CGAS3 = O EBITDA normalizado foi de R$ 459,8 milhões no 2T17, 37,5% superior ao 2T16, lembrando que o resultado do 2T16 foi negativamente impactado por um ajuste não-caixa na conta corrente regulatória no valor de R$ 60 milhões. Excluindo esse efeito, o aumento do EBITDA normalizado reflete o maior volume de vendas, o melhor mix e a correção das nossas margens pela inflação em maio de 2016 e 2017. O EBITDA IFRS apresentou redução de 42,9%, totalizando R$ 366,3 milhões, impactado principalmente pela devolução da conta corrente regulatória.;
EGIE3 = Receita Líquida de Vendas: No 2T17, a receita líquida de vendas apresentou aumento de 7,1% (R$ 111,2 milhões), quando comparada à auferida no 2T16, passando de R$ 1.570,7 milhões para R$ 1.681,9 milhões. Os principais fatores que resultaram essa variação: (i) R$ 56,3 milhões — incremento na receita decorrente de maiores resultados nas transações realizadas no mercado de curto prazo, em especial as realizadas no âmbito da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE); e (ii) R$ 53,9 milhões — elevação fruto da combinação do maior volume de energia vendida e menor preço médio líquido de venda.
TIET11 = Imposto de renda e contribuição social = Aumento de R$22.570 ou 24,7% das despesas com imposto de renda e contribuição social (correntes e diferidos) sobre o resultado do 1S17 em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse aumento se deve principalmente ao maior lucro tributável apurado no 1S17, o qual foi superior em 23,1%. Lucro líquido do período = O lucro líquido no 1S17 foi de R$216.978, representando um aumento de 22,2% ou R$39.408 em relação ao mesmo período do ano anterior, quando a Companhia teve um lucro líquido de R$177.570.
ITUB3 = Resultado da Intermediação Financeira antes dos Créditos de Liquidação Duvidosa: a redução de 18,0% em relação ao mesmo período do ano anterior no resultado da intermediação financeira antes dos créditos de liquidação duvidosa Deve-se em maior parte aos efeitos fiscais do hedge dos investimentos no exterior. Ao desconsiderarmos tais efeitos, haveria um aumento de 4,6%. O impacto dessa mesma reclassificação na linha de Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) levaria a um aumento de 49,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.
( * ) EMPRESAS com Bons Indic = ROIC, EV/EBIT, Div. Yield, P/L, P/VP, P/ativos, P/EBIT, DB/PL, Liq. Corr e % Potencial valorz. ( ** ) EMPRESAS DO SETOR FINANC onde houve necessidade de digitar os valores de REC INT FINANC (a pesquisa avançada não importou esses valores ) = BAZA3, BBDC3, BBDC4, BEES3, BEES4, BIGP3, BGIP4, BMEB3, BMEB4, BMIN3, BMIN4, BNBR3, BPAN4, BRIV3, BRIV4, BRSR3, BRSR5, BRSR6, BSLI4, CRIV3, CRIV4, IDVL3 IDVL4 ITUB3, ITUB4, PINE4, PRBC4, SANB11, SANB3, SANB4 E SFSA4; ( *** ) A VMCM = 5,56000000 foi calculada utilizando-se uma amostragem de 327 empresas com PL > 0 (Desta vez não foi utilizado o critério de LIQUIDEZ MÍNIMA). Na tentativa de um valor abaixo do indicado, a VMCM apresentou um valor < 5, o que indicaria um mercado subprecificado: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=10754&start=620#p2082722 ( **** ) Foram EXCLUÍDAS da amostragem inicial as empresas = DAGB33, MERC4, BRAP4, BRAP3, ECPR4, JBDU3, LFFE4, LFFE3, SBSP3, BAHI3, BMTO4, BMTO3 E LIPR3; ( ***** ) INDICADORES utilizados para elaboração do ranking = P/L, P/VP, DY, ROE E % Potencial de valorz.
|
|
|
Post by Novatim on Aug 21, 2017 12:07:59 GMT -3.5
Minha carteira do mês voto
ITSA3, SBSP3 (na cotação de hoje) e EZTC3
|
|
|
Post by acquesta on Aug 23, 2017 15:51:32 GMT -3.5
Dei uma fatiada na minha carteira e, das que mantenho e acompanho mais, os votos sao esses : BAUH4 , CGRA4, SERR3 , FESA3 . Votos p/ o próximo mês: mantendo CGRA , FESA . incluindo BGIP Retiradas temporariamente da carteira: SEER , BAUH Monitorando p/ entrada: UNIP , PTNT , BRKM Votos p/ CAFI: CGRA , FESA , BGIP , UNIP , BAUH. Motivos: permanecem com múltiplos baratos mesmo após a alta recente do índice.
|
|
|
Post by danielrp1986 on Aug 23, 2017 21:47:35 GMT -3.5
Boa noite, segue meus votos para CAFI / SET
GEPA3 - Se os chineses não resolverem fechar o capital, creio que está barato. ITSA3 MDIA3 UNIP3 BRIV4 IRBR3
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on Aug 24, 2017 16:37:52 GMT -3.5
Seguem votos!
- EZTC3 - um Oásis no meio de um deserto de más condições para o setor, porém com conjuntura em recuperação - ITSA4 - melhor banco privado, melhores resultados do setor - GRND3 - fundamentos e caixa sólidos, beneficiando-se do retorno do consumo - TAEE11 - opção conservadora para dividendo e previsibilidade de resultados - MGLU3 - 'aposta' na melhora do cenário interno da economia e queda de juros/desemprego
|
|
|
Post by Derfel on Aug 24, 2017 21:37:58 GMT -3.5
WIZS3 - ficou "barata" com a queda no mês e deve continuar muito bem até 2021. FESA4 - ainda acho que tem espaço para subir. ITSA - sem necessidades de comentários. RAIL3 - aposta em turnaround.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 24, 2017 22:00:39 GMT -3.5
WIZS3 - ficou "barata" com a queda no mês e deve continuar muito bem até 2021. FESA4 - ainda acho que tem espaço para subir. ITSA - sem necessidades de comentários. RAIL3 - aposta em turnaround. A RAIL3 está hoje custando 150% do VPA e com uma dívida de 200% o PL, a empresa para valer o preço de hoje devía estar lucrativa, mesmo revertendo os prejuízos eu não compraria ela. O único que pode justificar uma expectativas de melhoras é que o setor industrial inteiro parece estar recuperando, porém devagar e agora com o dólar em provável queda com o noticiário americano, essa recuperação pode demorar mais em chegar.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Aug 25, 2017 7:01:15 GMT -3.5
WIZS3 - ficou "barata" com a queda no mês e deve continuar muito bem até 2021. FESA4 - ainda acho que tem espaço para subir. ITSA - sem necessidades de comentários. RAIL3 - aposta em turnaround. A RAIL3 está hoje custando 150% do VPA e com uma dívida de 200% o PL, a empresa para valer o preço de hoje devía estar lucrativa, mesmo revertendo os prejuízos eu não compraria ela. O único que pode justificar uma expectativas de melhoras é que o setor industrial inteiro parece estar recuperando, porém devagar e agora com o dólar em provável queda com o noticiário americano, essa recuperação pode demorar mais em chegar. Sem falar que pelos critérios da CAFI (primeira página deste post), ela não poderia ser votada: Margem líquida 12m < 0 Abraços
|
|
|
Post by Derfel on Aug 25, 2017 9:47:32 GMT -3.5
A RAIL3 está hoje custando 150% do VPA e com uma dívida de 200% o PL, a empresa para valer o preço de hoje devía estar lucrativa, mesmo revertendo os prejuízos eu não compraria ela. O único que pode justificar uma expectativas de melhoras é que o setor industrial inteiro parece estar recuperando, porém devagar e agora com o dólar em provável queda com o noticiário americano, essa recuperação pode demorar mais em chegar. Sem falar que pelos critérios da CAFI (primeira página deste post), ela não poderia ser votada: Margem líquida 12m < 0 Abraços Opa. Desculpas, tinha esquecido desses "pequenos" grandes detalhes no critério da CAFI. Excluem esse voto meu. De qualquer forma ainda aposto na mudança do turnaround dela.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Aug 25, 2017 10:33:46 GMT -3.5
Sem falar que pelos critérios da CAFI (primeira página deste post), ela não poderia ser votada: Margem líquida 12m < 0 Abraços Opa. Desculpas, tinha esquecido desses "pequenos" grandes detalhes no critério da CAFI. Excluem esse voto meu. De qualquer forma ainda aposto na mudança do turnaround dela. Mais só é excluída por um 10% do PL na dívida bruta (2,10 em lugar de 2) Acho que já no próximo trimestre pode ser votada novamente.
|
|