|
Post by acquesta on May 29, 2017 10:24:12 GMT -3.5
Votos p/ o próximo mês: mantendo CGRA , FESA . incluindo BGIP Retiradas temporariamente da carteira: SEER , BAUH Monitorando p/ entrada: UNIP , PTNT , BRKM O que você ver de bom no BGIP? Acha que pode oferecer mais retorno do que o BRSR, mesmo estando acima do VP? wizardhsc, analisando bem por cima, vejo o Banrisul com resultados em queda nos trimestres recentes. Fora a questão da situação ruim do estado do RS. O Banese, assim como outros bancos pequenos, me parece voltar a ter resultados crescentes. Além do DY maior / P/L menor. Resumindo, como não tinha banco na minha carteira (exceto PRBC aguardando a OPA), escolhi o BGIP, mas como posição pequena, até pela baixa liquidez. Acho que pode sim oferecer um bom retorno (ao menos em DY). BRSR parece estar se movendo mais por conta de uma possivel privatização.
|
|
|
Post by jigsaw on May 29, 2017 12:22:14 GMT -3.5
FESA4 CGRA4 UGPA3 EZTC3 CMIG4 MYPK3 GRND3 ABCB4 ancasodi e dvstruco , agradecemos pela participação na votação da CAFI, mas seria interessante justificarem os votos, pode ser uma justificativa GLOBAL como o cadu e eu costumamos fazer (EXEMPLO: BOA RELAÇÃO P/VP, EV/EBITDA, P/L, PSR, DY, empresas com receitas/lucros/resultados consistentes, dívida equilibrada, etc), senão a Thread se restringe a uma simples contagem de votos, até para que foristas mais experientes retifiquem eventuais distorções, lembrando que o forum é um ambiente de continuo aprendizado, Agradecemos pela compreensão.
|
|
|
Post by igordbm on May 29, 2017 17:25:42 GMT -3.5
Empresas que acredito que possuem excelente gestão e mantém equilíbrio entre crescimento e distribuição de dividendos.
TAEE11 EGIE3 ITUB3 GRND3 CIEL3 (grande empresa com bom desconto)
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 29, 2017 17:54:01 GMT -3.5
Repetindo mês passado, com exclusão de GRND (subiu muito) e ITSA no seu lugar (caiu um pouco e ficou mais atrativa):
1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens elevadas e não tem dívidas (LC>5). Com o pouco investimento em novos projetos, vai pagar muitos dividendos neste ano. 2) FESA - está com os indicadores fundamentalistas extremamente atrativos e mantendo a lucratividade. Hoje é negociada numa cotação que corresponde apenas a pouco mais do triplo de seu EBIT. Ou seja, em apenas 3 anos de operacional vc recebe de volta o valor investido. De quebra, deve pagar em torno de 6-8% de DY e não tem dívidas significativas. FESA depende muito do dólar, mas também da cotação do FeCr, que melhorou para o 4T16. Por isso acredito que mantido o câmbio atual, isso já gerará uma melhora no resultado. No longo prazo, eu vejo os juros subindo nos EUA (não muito, mas o suficiente para levar dólares para fora), o que causará uma ligeira melhora no câmbio, beneficiando as exportadoras. Considero também que a empresa tem vantagem competitiva no mercado em que atua, já que domina a produção de um produto altamente demandado. 3) ITSA3 - forma indireta de adquirir ITUB, por um preço mais em conta. Bons indicadores e ainda um DY de quase 6% a.a. estimado. 4) CGAS - historicamente paga bons dividendos e está com os indicadores atrativos ainda, embora a evolução da dívida seja para se acompanhar de perto. 5) CGRA - resultado operacional vem sendo há tempos apenas mediano, por conta da economia que ainda não se recuperou (varejo ainda sofreu em 2016). No entanto, continua com múltiplos atrativos, paga dividendos na casa de 5-6%a.a. e tem um colchão de liquidez que corresponde a quase R$ 7/ação, o que numa cotação de 19 é muita coisa! Na prática, você compra a empresa por 12. 6) CIEL - líder de mercado, indicadores fundamentalistas excepcionais, tem histórico de bom crescimento nos lucros, bonifica todo ano (pelo menos tem sido assim) e está num valor historicamente baixo (P/L ~ 15). 7) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos. 8) MPLU - um dos melhores retornos patrimoniais da bolsa, segue tendo lucros consistentes, além de pagar generosos dividendos. O EV/EBIT também segue atrativo.
|
|
|
Post by ManoScience on May 29, 2017 18:35:38 GMT -3.5
Votos pra junho:
-Flry3 - Setor de diagnósticos vem expandindo bem, empresas melhorando operacionalmente + envelhecimento da população. -pard3 - Setor de diagnósticos vem expandindo bem, empresas melhorando operacionalmente + envelhecimento da população. -seer3 - Além dos bons fundamentos, bom crescimento apresentado, vale destacar a administração da empresa que tem como base crescer (ampliação + aquisições). -VULC3 - Espero que os grendene estejam acertando a mão. Bons fundamentos, possível turnaround. -cvcb3 - Empresa vem mostrando bons números em seu crescimento. 1º trimestre vai continuar a apresentar isso. -MGLU3 - Empresa se ajustando + volta do crescimento econômico + números atuais.
|
|
|
Post by ancasodi on May 29, 2017 20:15:33 GMT -3.5
Jigsaw,
desculpe-me.
FESA4- indicadores muito bons e com possibilidade de melhorar ainda mais. EZTC3- Apesar do cenário desfavorável para sua atividade e a questão dos distratos, ainda assim consegue apresentar indicadores favoráveis. CGRA4- sem dívidas, liq. corr.~ 3. Ainda sigo fazendo minhas compras por aqui. GRND3- caixa enorme, melhor empresa do seu segmento. UGPA3- governança e crescimento. TAEE11- Boa pagadora de dividendos, contratos longos. ABCB4- Crescimento. Minha substituta de PRBC4. MYPK3- Melhora nos seus indicadores.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on May 30, 2017 13:39:33 GMT -3.5
Bom dia iron, também gosto da empresa, segue uma pergunta que fuz ao RI sobre o contrato com a caixa. Bom dia, fiquei com uma duvida em relação a empresa, existe um contrato com a caixa seguradora estipulando um prazo para esse relacionamento de venda dos seguros ? se não existe, como seria essa relação, vamos supor a caixa seguradora poderia trocar de corretora para a venda dos seus seguros ? desde já agradeço Sim, existe um contrato de exclusividade entre a PAR Corretora e a Caixa Seguradora, reassinado em 2015 e com vigência até 2035 (20 anos). Esse contrato garante a PAR Corretora como a única autorizada a comercializar os produtos da Caixa Seguradora até o final da vigência do contrato. Valeu igordbm. Eu sabia que possuía um contrato longo, mas não sabia que era exclusivo. Isto reforça ainda mais a tese de investimento. O setor de seguros ainda é bastante pequeno no Brasil. Mas uma 'limitação' que eu vejo neste case é que talvez exista uma certa dependência da CAIXA neste caso, e muitos contratos de financiamento imobiliário são feitos pela CAIXA com a PAR (ontem mesmo conferi que o meu próprio é com eles). Sendo assim, em um período de sofrimento do setor imobiliário, o número de novos contratos da PAR não seria penalizado, incorrendo em menores receitas?
|
|
|
Post by wizardhsc on May 30, 2017 13:49:57 GMT -3.5
Meu votos para CAFI desse mês: 1) ITSA - ITUB com desconto. Banco com maior ROE do grandes. 2) ABCB - melhor banco médio, números inferiores apenas a ITUB e BBDC, mas com um preço mais atrativo. 3) CGRA - das empresas de varejo é a única que não embute expectativas positivas para o Brasil. 4) MULT - empresa que detêm o melhor conjunto de shoppings, os quais continuam melhorando a performasse. Setor defensivo, tende a se beneficiar com a queda dos juros e melhora do varejo.
|
|
|
Post by igordbm on May 30, 2017 16:08:47 GMT -3.5
iron acho que teria impacto sim, estão fazendo agora uma aquisição de uma empresa para tentar diversificar essa dependência, acho que vende consórcios.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on May 31, 2017 19:39:51 GMT -3.5
Voto em papéis mais "retrancados" porém com bom preço e algum potencial de ganho. São papéis que me dão tranquilidade em levar até passar a tempestade, ainda que demore. - ENBR - EZTC - ITSA - TAEE
- Sem tanta tranquilidade, mas tentando aproveitar o momento: CMIG.
|
|
|
Post by cadu28 on May 31, 2017 20:34:31 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI maio 17:
Levando em conta as circunstancias do mês, foi um rendimento razoável. Destaque positivo por conta de GRND3, com +8,0%. Destaque negativo por conta de ITSA4, com -9,5%.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 31, 2017 20:40:02 GMT -3.5
Segue o resultado da CAFI maio 17:
Levando em conta as circunstancias do mês, foi um rendimento razoável. Destaque positivo por conta de GRND3, com +8,0%. Destaque negativo por conta de ITSA4, com -9,5%. Excelente resultado.
|
|
|
Post by pedrorjbr on Jun 8, 2017 9:53:27 GMT -3.5
Pessoal, Voces sabem onde consigo o historio do lucro pro ação? Vi alguma vez isso em um site que voce postaram aqui.
Abs
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jun 8, 2017 15:31:43 GMT -3.5
|
|
|
Post by wizardhsc on Jun 8, 2017 16:31:04 GMT -3.5
|
|
|
Post by rafael on Jun 8, 2017 23:34:59 GMT -3.5
Pessoal, Voces sabem onde consigo o historio do lucro pro ação? Vi alguma vez isso em um site que voce postaram aqui. Abs Vc pode assinar a Majer & Majer que tem histórico de tudo. LPA, DY, Pl e etc ... As vzs eu assino um mês qdo tenho uma dúvida q não me deixa dormir rsrs Mas não é o caso atualmente.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jun 9, 2017 9:10:55 GMT -3.5
Pessoal, Voces sabem onde consigo o historio do lucro pro ação? Vi alguma vez isso em um site que voce postaram aqui. Abs Bem-vindo ao fórum @pedrojbr. O site fundamentus e o site econoinfo oferecem dados que podem ser baixados em forma de planilha, ai você pode simplesmente dividir a fila de lucro pela fila de número de ações. Se quizer uma opção local em lugar das nuvens olhe a minha assinatura.
|
|
|
Post by rafael on Jun 9, 2017 21:03:14 GMT -3.5
Pessoal,
No fórum do cachorro e em outros rola um medo generalizado de units, que empresas que tem units nem merecem ser olhadas e etc... O que acham? Units são mesmo furada? Algum histórico na Bovespa de minoritários com units que se ferraram?
Na minha maneira simplista de ver se tiver tag along tá tudo certo e no caso de TIET11 e TAEE11 o TA é de 100%.
|
|
|
Post by fundamentalista on Jun 9, 2017 22:43:31 GMT -3.5
Pessoal, No fórum do cachorro e em outros rola um medo generalizado de units, que empresas que tem units nem merecem ser olhadas e etc... O que acham? Units são mesmo furada? Algum histórico na Bovespa de minoritários com units que se ferraram? Na minha maneira simplista de ver se tiver tag along tá tudo certo e no caso de TIET11 e TAEE11 o TA é de 100%. Rafael, Particularmente só compro ações ordinárias. Contudo, considero que existem ações Units interessantes, a exemplo de TAEE11, TIET11 e ALUP11. Não vejo problemas em investir em empresas sólidas, dessa natureza. Contudo, é preciso tomar cuidado com algumas empresas com governança corporativa comprometida que não fornece ações ordinárias. No mais, existe um fato interessante que é o aumento da liquidez em TIET3, que estou observando.
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Jun 10, 2017 5:47:07 GMT -3.5
Pessoal, No fórum do cachorro e em outros rola um medo generalizado de units, que empresas que tem units nem merecem ser olhadas e etc... O que acham? Units são mesmo furada? Algum histórico na Bovespa de minoritários com units que se ferraram? Na minha maneira simplista de ver se tiver tag along tá tudo certo e no caso de TIET11 e TAEE11 o TA é de 100%. Unit nada mais é do que um pacotinho contendo ações ordinárias e preferenciais nela, então não há motivo para histeria. Sensacionalismo sem qualquer fundamento. O que importa é a empresa estar operacionalmente saudável e se possível, o tag along ser 100% nas duas classes.
|
|