ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 22, 2017 7:35:47 GMT -3.5
Quase vendi parte das CGRA4 que tenho, mas depois desisti. Fiquei muito triste pois estava quase chegando na marca dos 300k. Faltava 2% de valorização da carteira. Sei que é psicológico, pois fatalmente os papéis irão se recuperar após as turbulências assentarem. Mas no meu caso era um tipo de "meta" dentro de uma meta maior que é o 1o. milhão. Isso felizmente eu não tenho grana agora pra aproveitar as promoções, e já tô entupido de EZTC. Mas está em específico acho que vai demorar ainda mais pra recuperar, pois a precificação dela está muito ligada à aprovação das reformas e expectativa de queda nos juros e no desemprego. Agora é ter paciência e esperar a definição de quem vai entrar no lugar do Temer, pq acho que ele não vai conseguir se segurar por muito tempo não. Se entrar o Meirelles, como tão cogitando, a coisa muda da água pro vinho e essas ações ligadas a consumo e propriedade explodem. O mês não acabou ainda e sua meta pode ainda ser alcançada.
|
|
|
Post by pholio on May 22, 2017 14:45:16 GMT -3.5
Fiquei muito triste pois estava quase chegando na marca dos 300k. Faltava 2% de valorização da carteira. Sei que é psicológico, pois fatalmente os papéis irão se recuperar após as turbulências assentarem. Mas no meu caso era um tipo de "meta" dentro de uma meta maior que é o 1o. milhão. Isso felizmente eu não tenho grana agora pra aproveitar as promoções, e já tô entupido de EZTC. Mas está em específico acho que vai demorar ainda mais pra recuperar, pois a precificação dela está muito ligada à aprovação das reformas e expectativa de queda nos juros e no desemprego. Agora é ter paciência e esperar a definição de quem vai entrar no lugar do Temer, pq acho que ele não vai conseguir se segurar por muito tempo não. Se entrar o Meirelles, como tão cogitando, a coisa muda da água pro vinho e essas ações ligadas a consumo e propriedade explodem. O mês não acabou ainda e sua meta pode ainda ser alcançada. Tem que ter sempre paciência com RV... Confie no seu racional, enquanto acreditar nele. Não deixe o mercado te desanimar. O seu milhão vai sendo construindo aos poucos, faça a sua parte e o mercado vai te mostrar quando for a hora. Como exemplo pessoal, em 2015, em meio a muito desânimo, além da vontade de comprar um imóvel, quase saí do mercado. Mas reavaliei tudo, mudei algumas posições, e mantive minha estratégia. Ainda bem, pois se tivesse saído ia subir tudo na minha cara no ano seguinte!
|
|
|
Post by pholio on May 23, 2017 10:22:13 GMT -3.5
Analisando o ibov dolarizado (http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx)
Constatei que completamos 9 anos do topo histórico (segundo o gráfico, o último bull market acabou em 02/05/2008).
O período mais longo que demoramos para alcançar novamente um topo histórico foi 1971-1985 (14 anos)! Mais interessante ainda é que menos de 2 anos antes (agosto/1983) estávamos a -82% desse mesmo topo.
Se olharmos outros períodos a história vai ser bem parecida. Ou seja: uma hora o negócio volta, e quando volta, é uma grande "porrada". Então, paciência.
|
|
|
Post by cavaleiro on May 24, 2017 13:46:49 GMT -3.5
Analisando o ibov dolarizado (http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx) Constatei que completamos 9 anos do topo histórico (segundo o gráfico, o último bull market acabou em 02/05/2008). O período mais longo que demoramos para alcançar novamente um topo histórico foi 1971-1985 (14 anos)! Mais interessante ainda é que menos de 2 anos antes (agosto/1983) estávamos a -82% desse mesmo topo. Se olharmos outros períodos a história vai ser bem parecida. Ou seja: uma hora o negócio volta, e quando volta, é uma grande "porrada". Então, paciência. A ideia é exatamente essa meus amigos, eu me arrependo amargamente de não ter aportado como deveria em 2016 , quando tinhamos vale a 10, bb a 11 , itsa a 5 dentre outras , foquei mais na RF e hoje me arrepende muito por isso, ficou a lição, hoje tenho uma boa porção em RF que não tinha a época , e num proximo periodo de baixa, estarei preparado pra aportar bem em RV , inclusive migrando parte da RF para RV e aproveitar bons precos que hj já não temos muito, hoje sei que em tempos de alta, aporte majoritariamente em RF e em tempos de baixa aportes majoritariamente em RV .
|
|
|
Post by fundamentalista on May 26, 2017 7:12:33 GMT -3.5
Senhores,
Alguém de você utiliza ações de hedge para proteção da carteira de ações, com a finalidade de proteger as ações da queda do dólar?
Vejo que muitos utilizam de ações do setor de papel e celulose com a finalidade de contrabalancear a queda de ações da carteira, através de ações como Klabin, Suzano e Fíbria.
Barsi, por exemplo, possui a maior parte da carteira em ações da Klabin, além de ter ações da Suzano, razão pela qual faço crê que quando o dólar cai ele aporte em ações de hedge e quando sobre ele aporta em outras que não estas. Deve ser uma estratégia interessante para ele, mas não sabe-se muitos detalhes das técnicas do bilionário.
No mais, gostaria da opinião de vocês, especialmente sobre a Klabin, que considero a melhor do setor, apesar de não conseguir precificá-la, para dizer se está realmente barata ou cara.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 26, 2017 8:46:46 GMT -3.5
Senhores, Alguém de você utiliza ações de hedge para proteção da carteira de ações, com a finalidade de proteger as ações da queda do dólar? Vejo que muitos utilizam de ações do setor de papel e celulose com a finalidade de contrabalancear a queda de ações da carteira, através de ações como Klabin, Suzano e Fíbria. Barsi, por exemplo, possui a maior parte da carteira em ações da Klabin, além de ter ações da Suzano, razão pela qual faço crê que quando o dólar cai ele aporte em ações de hedge e quando sobre ele aporta em outras que não estas. Deve ser uma estratégia interessante para ele, mas não sabe-se muitos detalhes das técnicas do bilionário. No mais, gostaria da opinião de vocês, especialmente sobre a Klabin, que considero a melhor do setor, apesar de não conseguir precificá-la, para dizer se está realmente barata ou cara. Tenho Embraer e Bradespar em carteira para esse fim. Não gosto do setor de celulose, me parece irracional: vejo as empresas fazendo investimentos cada vez maiores, mesmo diante da perspectiva de preços menores de celulose e não vejo uma lucratividade que justifique o risco.
|
|
|
Post by ancasodi on May 26, 2017 8:52:54 GMT -3.5
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 26, 2017 9:15:22 GMT -3.5
Eu não sei de onde esses caras tiram seus dados:
|
|
|
Post by acquesta on May 26, 2017 9:27:14 GMT -3.5
Repito os votos, acrescentando CARD3. BAUH4, CARD3, CGRA4, EZTC3, FIBR3, SEER3. Dei uma fatiada na minha carteira e, das que mantenho e acompanho mais, os votos sao esses : BAUH4 , CGRA4, SERR3 , FESA3 . Votos p/ o próximo mês: mantendo CGRA , FESA . incluindo BGIP Retiradas temporariamente da carteira: SEER , BAUH Monitorando p/ entrada: UNIP , PTNT , BRKM
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on May 26, 2017 10:17:49 GMT -3.5
Por enquanto voto apenas em CGRA4: Apesar da alta, considero-a barata. BAUH4: Apesar de pecar na falta de Tag along, considero-a também com preço bom. Essa pode surpreender em uns 10 anos de bolsa, se estiver aberta até lá. TAEE11: gosto da ALUP11, mas considero hoje a TAEE11 uma espécie de ALUP11 com preços mais pé no chão. Abraços Meus votos para este mês são os mesmos do mês passado, com as mesmas justificativas. Abraços
|
|
|
Post by wizardhsc on May 26, 2017 12:40:07 GMT -3.5
Dei uma fatiada na minha carteira e, das que mantenho e acompanho mais, os votos sao esses : BAUH4 , CGRA4, SERR3 , FESA3 . Votos p/ o próximo mês: mantendo CGRA , FESA . incluindo BGIP Retiradas temporariamente da carteira: SEER , BAUH Monitorando p/ entrada: UNIP , PTNT , BRKM O que você ver de bom no BGIP? Acha que pode oferecer mais retorno do que o BRSR, mesmo estando acima do VP?
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on May 26, 2017 13:46:40 GMT -3.5
Meus votos: ENBR3: Empresa que está investindo nos pontos certos, aposto no seu crescimento. Entrando aos poucos no segmento de transmissão, o que vejo como positivo. EGIE3: Receita previsível e preço historicamente baixo. Boa pedida para tempos turbulentos. Continua difícil votar. As incertezas aumentaram e os preços não acompanharam na mesma proporção.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 26, 2017 14:15:21 GMT -3.5
Meus votos: ENBR3: Empresa que está investindo nos pontos certos, aposto no seu crescimento. Entrando aos poucos no segmento de transmissão, o que vejo como positivo. EGIE3: Receita previsível e preço historicamente baixo. Boa pedida para tempos turbulentos. Continua difícil votar. As incertezas aumentaram e os preços não acompanharam na mesma proporção. Estou de olho em EGIE3. Graficamente está em uma região de suporte, o IFR sobrevendido, OBV não perdeu suporte. Pensando em comprar na superação de 34.
|
|
|
Post by fundamentalista on May 26, 2017 14:51:13 GMT -3.5
Meus votos da CAFI deste mês vão para as seguintes ações:
1) ABEV3 - Empresa monopolista, solidificada e com crescimento constante ao longo dos últimos anos;
2) BBSE3 - Empresa pagadora de dividendos, tendo o Banco do Brasil como majoritário e paga juros sobre os dividendos retidos;
3) CIEL3 - Empresa que remunera anualmente o acionista com bonificações e distribui periodicamente dividendos;
4) EGIE3 - Empresa com boa governança, sendo atualmente a melhor elétrica com liquidez nas ações ordinárias;
5) ENBR3 - Empresa dos setor elétrico com múltiplos baixos, boa pagadora de dividendos e entrando no setor de transmissão;
6) LEVE3 - Empresa com elevado Payout, boa distribuição de dividendos e lucros consistentes;
7) UGPA3 - Empresa resiliente e com crescimento consolidado, com boa governança corporativa;
8) VLID3 - Empresa com boa governança, boa pagadora de dividendos e realizando recompras de ações.
|
|
|
Post by antidesbravador on May 26, 2017 15:32:40 GMT -3.5
Meus votos para a CAFI de Junho:
1. TAEE11 2. EZTC3 3. BBAS3 4. CIEL3 5. FESA4 6. BRAP4 7. BRSR6 8. MDIA3
Alterações em relação aos votos do mês anterior:
Entram: BBAS3, FESA4, BRAP411, BRSR6 e MDIA3 Saem: PSSA3, ITUB3, ODPV3, EGIE3 e CGRA4
|
|
|
Post by ancasodi on May 26, 2017 16:28:19 GMT -3.5
FESA4 CGRA4 UGPA3 EZTC3 CMIG4 MYPK3 GRND3 ABCB4
|
|
|
Post by dvstruco on May 26, 2017 16:33:46 GMT -3.5
Abcb4 Itsa4 cgra4 Brap4
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on May 29, 2017 1:21:26 GMT -3.5
Agradeço a todos os comentários de incentivo dos colegas!!
Com relação aos 300k, metade disto está na RF, onde na verdade tomei um pau lascado tb, pois minha posição é inteira em tesouro 2035 indexado. Em ambas as carteiras de RF e RV, foram cerca de 15% de queda. Mesmo assim, ainda estou com boa lucratividade nas duas.
Eu disse mesmo que fiquei triste com isso, mas foi mais pelo balde de água fria. Estava naquele pensamento de "agora vai!" Rsrsrs Porém todos estes riscos são conhecidos, e mantenho perseverança e a lucidez pra continuar sempre. Obrigado a todos pelas orientações!
Aproveitando para deixar meus votos:
- EZTC - ITSA - TAEE - GRND - EMBR
Estou compondo minha carteira com outras ações além destas e tenho pensado em adicionar aos votos a WIZ (antiga PAR Corretora). Vejo um case muito bem posicionado no setor de seguros, com um potencial de clientes crescente e lucrativo devido às operação com a CAIXA. Algum dos colegas tem algo relevante sobre a empresa???
|
|
|
Post by igordbm on May 29, 2017 8:05:24 GMT -3.5
Bom dia iron, também gosto da empresa, segue uma pergunta que fuz ao RI sobre o contrato com a caixa.
Bom dia, fiquei com uma duvida em relação a empresa, existe um contrato com a caixa seguradora estipulando um prazo para esse relacionamento de venda dos seguros ? se não existe, como seria essa relação, vamos supor a caixa seguradora poderia trocar de corretora para a venda dos seus seguros ? desde já agradeço
Sim, existe um contrato de exclusividade entre a PAR Corretora e a Caixa Seguradora, reassinado em 2015 e com vigência até 2035 (20 anos). Esse contrato garante a PAR Corretora como a única autorizada a comercializar os produtos da Caixa Seguradora até o final da vigência do contrato.
|
|
|
Post by igordbm on May 29, 2017 8:06:50 GMT -3.5
Achei bem interessante essa exclusividade por 20 anos.
|
|