|
Post by wizardhsc on May 2, 2017 9:06:36 GMT -3.5
Meus votos nesse mês vão para: 1)ABCB - um dos poucos bancos que tem apresentado crescimento forte, ROE aceitável e continua com preço aceitável. 2)TIET - no curto prazo vai sofrer um pouco, mas está investindo em energias renováveis, que pode gerar bastante valor no futuro. 3)CGRA - mais um bom resultado, melhora das margens, redução da inadimplência e forte geração de caixa. 4)GRND - ação obrigatória em toda carteira fundamentalista. Crescimento moderado, mas constante. Caixa robusto. Além disso, com aumento das vendas tende a melhora em muito as margens.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 2, 2017 12:35:54 GMT -3.5
Potuz , não discordo da sua afirmação. Observo apenas que o verde teve Cgra em carteira por muito tempo. Aliás, foram eles que, ao se desfazerem de sua posição em Cgra, derrubaram a cotação de 17 para 7 reais. Um presente pelo qual serei eternamente grato ao stuhlberg e sua turma. A diferença entre verde e cafi, neste caso, não estava na possibilidade de ter ou não essa ação, mas sim no impacto sobre o resultado . Eles tinham quase 15% do capital total da empresa e, mesmo assim, isso representava apenas 0,5% ou menos do patrimônio do fundo. Isto está incluído no meu post, eles pagaram um premium enorme para ter a CGRA, tanto na compra como na venda como você mesmo indicou baixando a cotação em 55%. Acho que eles entraram na hora errada e saíram errado também.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 2, 2017 21:23:47 GMT -3.5
Isto está incluído no meu post, eles pagaram um premium enorme para ter a CGRA, tanto na compra como na venda como você mesmo indicou baixando a cotação em 55%. Acho que eles entraram na hora errada e saíram errado também. Eu tendo (e acho que neste fórum o rst e o Claudio66) a dar o benefício da dúvida para o Stuhlberger, então como vía de regra em cada caso como esse eu perguntaría: 1) se eu tivesse um capital muito grande como para afetar o preço de um papel assim, será que realmente tinha melhores momentos para entrar e saír do papel? 2) Se eu tivesse clientes que estão efetuando saques dos fundos e eu devo vender posições para poder dar liquidez e honrar os cotistas, não será que o fundo foi obrigado a desfazer posição? Esse segundo ponto é muito importante pois mesmo a CGRA sendo alguma posição "segura" desde o ponto de vista fundamentalista, no momento que um cotista pede saída e você tem VALE a 6 e CGRA a 13, qual você decide vender? E se for PETR a 4? o PTBL a 1? o Stuhlberger já demonstrou que sabe tomar as decissões melhor que a maioria de nós. Eu talvez só por arrogante que não deixo meu dinheiro com ele para ele administrar.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 2, 2017 22:01:32 GMT -3.5
Acho que eles entraram na hora errada e saíram errado também. Eu tendo (e acho que neste fórum o rst e o Claudio66 ) a dar o benefício da dúvida para o Stuhlberger, então como vía de regra em cada caso como esse eu perguntaría: 1) se eu tivesse um capital muito grande como para afetar o preço de um papel assim, será que realmente tinha melhores momentos para entrar e saír do papel? 2) Se eu tivesse clientes que estão efetuando saques dos fundos e eu devo vender posições para poder dar liquidez e honrar os cotistas, não será que o fundo foi obrigado a desfazer posição? Esse segundo ponto é muito importante pois mesmo a CGRA sendo alguma posição "segura" desde o ponto de vista fundamentalista, no momento que um cotista pede saída e você tem VALE a 6 e CGRA a 13, qual você decide vender? E se for PETR a 4? o PTBL a 1? o Stuhlberger já demonstrou que sabe tomar as decissões melhor que a maioria de nós. Eu talvez só por arrogante que não deixo meu dinheiro com ele para ele administrar. Mas ai é que está o problema. Se sou um gestor e preciso de liquidez, não entraria nunca em CGRA. Só se tivesse alguma informação privilegiada.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on May 2, 2017 22:09:22 GMT -3.5
Eu tendo (e acho que neste fórum o rst e o Claudio66 ) a dar o benefício da dúvida para o Stuhlberger, então como vía de regra em cada caso como esse eu perguntaría: 1) se eu tivesse um capital muito grande como para afetar o preço de um papel assim, será que realmente tinha melhores momentos para entrar e saír do papel? 2) Se eu tivesse clientes que estão efetuando saques dos fundos e eu devo vender posições para poder dar liquidez e honrar os cotistas, não será que o fundo foi obrigado a desfazer posição? Esse segundo ponto é muito importante pois mesmo a CGRA sendo alguma posição "segura" desde o ponto de vista fundamentalista, no momento que um cotista pede saída e você tem VALE a 6 e CGRA a 13, qual você decide vender? E se for PETR a 4? o PTBL a 1? o Stuhlberger já demonstrou que sabe tomar as decissões melhor que a maioria de nós. Eu talvez só por arrogante que não deixo meu dinheiro com ele para ele administrar. Mas ai é que está o problema. Se sou um gestor e preciso de liquidez, não entraria nunca em CGRA. Só se tivesse alguma informação privilegiada. Entendo este ponto de vista, mas um player com este porte faz o que quer com um papel deste. Certo que a saída foi lucrativa.
|
|
|
Post by cadu28 on May 3, 2017 19:28:32 GMT -3.5
Segue a composição da CAFI maio 17:
1- TAEE11, com 10 votos
2- GRND3 e EZTC3 com 7 votos
3- CGRA4, com 6 votos
4- ITSA4 e CIEL3, com 5 votos
5- ABEV3 e EGIE3, com 4 votos
|
|
|
Post by ancasodi on May 18, 2017 20:05:39 GMT -3.5
Quando as ações pareciam engatar uma boa sequência... Fala não viu... num único dia minha carteira caiu 18%. E pra completar as ações que eu queria que derretesse CGRA4 e VALE5 ficaram praticamente na mesma. Acho que vou aumentar a posição em EZTC3 mesmo.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 18, 2017 21:35:27 GMT -3.5
Quando as ações pareciam engatar uma boa sequência... Fala não viu... num único dia minha carteira caiu 18%. E pra completar as ações que eu queria que derretesse CGRA4 e VALE5 ficaram praticamente na mesma. Acho que vou aumentar a posição em EZTC3 mesmo. Quase vendi parte das CGRA4 que tenho, mas depois desisti.
|
|
|
Post by jigsaw on May 20, 2017 17:28:02 GMT -3.5
Nesta minha 30.ª participação na votação da CAFI, vou tentar votar em algumas empresas levando-se em consideração alguns bons números apresentados, caso tenha alguma empresa fora dos parâmetros pré-estabelecidos pela carteira, favor desconsiderarem: ABEV3 = Despesas com vendas, gerais e administrativas (SG&A): O SG&A (excluindo depreciação e amortização) no 1T17 aumentou 6,4%, como resultado de ganhos com eficiência em non working money e economias de custos em working money.; EBITDA, Margem Bruta e Margem EBITDA: O EBITDA ajustado atingiu R$ 4.356 milhões (-7,6%) no 1T17 com margem bruta de 59,8% (-580 pontos-base) e margem EBITDA de 38,7% (-670 pontos-base).; Lucro líquido ajustado e LPA: Lucro líquido ajustado foi de R$ 2.316 milhões no 1T17, 20,1% abaixo do 1T16, em função da queda do EBITDA e do impacto de conversão de moeda devido à valorização do Real. O lucro por ação (LPA) ajustado foi de R$ 0,14. EVEN3 = DESTAQUES: Geração de caixa de R$ 38 milhões no 1T17; VGV de lançamentos de R$ 418 milhões (parte Even) no primeiro trimestre, sendo que hoje já se encontram mais de 35% vendidos; 26 empreendimentos entregues nos últimos 12 meses que somam R$ 2,4 bilhões em VGV parte Even (considerando preço de venda na época do lançamento); Sólida posição de caixa de R$ 596 milhões, ao final do trimestre.; LUCRO BRUTO E MARGEM BRUTA: O lucro bruto foi de R$ 44,4 milhões no 1º trimestre. A margem bruta no 1º trimestre foi de 25,3%, expurgando os efeitos dos encargos financeiros apropriados ao custo (dívida corporativa e financiamento à produção). A margem bruta das unidades distratadas no trimestre foi de 43,8%, impactando negativamente nosso lucro bruto e margem bruta. CPLE3 = Resultado Econômico-Financeiro: Receitas (NE nº 32). Até março de 2017, a Receita operacional líquida atingiu R$ 3.297.011, montante 7,0% superior aos R$ 3.082.664 registrados no mesmo período de 2016. Essa variação decorreu, principalmente, pelos seguintes fatos: a) redução de 28,2% na Receita de Fornecimento de energia elétrica, em virtude principalmente da: redução média de 12,87% na tarifa aplicada a partir de junho de 2016; e retração de 11,3% no mercado cativo, basicamente pela saída de consumidores cativos para o mercado livre e pela conjuntura econômica atual no país; b) acréscimo de 32,9% na Receita de Disponibilidade da Rede Elétrica, principalmente: pelo efeito da remensuração do fluxo de caixa em decorrência do laudo de avaliação relativo aos ativos RBSE; resultado do 4º Ciclo de Revisão Tarifária, ocorrido em junho de 2016, que elevou a Parcela B em 22%; SAPR3 = Geração de Caixa Operacional: O EBITDA do primeiro trimestre de 2017, que representa o resultado operacional da Companhia, foi de R$329.153 mil, contra R$297.297 mil no mesmo período do ano anterior. O aumento deste indicador no período decorre principalmente do crescimento da receita e da gestão dos custos e despesas. A relação entre o EBITDA e o fluxo de caixa operacional do primeiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2016, aumentou devido principalmente, ao crescimento da inadimplência dos clientes e das provisões contingenciais. ; Lucro Líquido = A Companhia obteve um lucro líquido de R$160.054 mil no 1º trimestre de 2017, 10,9% superior ao resultado líquido de R$144.282 mil registrado no mesmo período de 2016. O resultado foi impactado principalmente pelo crescimento da receita operacional e estabilidade dos gastos com custos e despesas operacionais. ETER3 = A receita líquida consolidada somou R$ 167,7 milhões no 1T17, 26,7% inferior ao 1T16, principalmente em função de menores volumes de vendas dos segmentos de atuação devido à desaceleração do setor e maior comercialização de um mix popular, enquanto o desempenho no mercado externo foi impactado pela redução do preço em dólar para fazer frente à forte concorrência, além da depreciação de 19,4% do dólar frente ao real.; O EBITDA ajustado no 1T17 atingiu R$ 19,3 milhões, retração de 49,5% quando comparado ao 1T16, devido ao menor volume de vendas nos segmentos de atuação, baixa utilização da capacidade industrial e redução das margens operacionais decorrente da comercialização de um mix com menor valor agregado. Visando minimizar os efeitos negativos do EBITDA ajustado, a Companhia tem concentrado esforços em reduzir as despesas operacionais, em linha com o programa estruturado. Como consequência dos aspectos comentados no EBITDA ajustado, e apesar da melhoria do resultado de equivalência patrimonial e do resultado financeiro líquido no 1T17, a Eternit registrou prejuízo de R$ 3,0 milhões. CGRA4 = RECEITA: As vendas brutas das mesmas lojas no 1T17 foram de R$ 113,2 milhões, com um acréscimo de 9,9%. As novas lojas representaram 0,82% das vendas do trimestre. O incremento na receita pode ser explicado, por alguns fatores: - estratégia comercial agressiva, tanto em preços como nos prazos das vendas; - equipes treinadas para o abastecimento de produtos e o atendimento aos clientes. MARGEM: O lucro bruto totalizou R$ 40,4 milhões no 1T17 e representou uma alta de 5,8% em relação ao 1T16 . A margem bruta foi de 51,0%, 0,6p.p menor que o período anterior.CSMG3 = O EBITDA ajustado alcançou R$397,4 milhões no 1T17, um aumento de 23,6% na comparação com os R$321,5 milhões alcançados no 1T16. Esse resultado decorre da elevação de 17,8% nas receitas líquidas de água e esgoto no período, que passaram de R$830,8 milhões no 1T16 para R$978,7 milhões no 1T17, enquanto, no mesmo período, os custos e despesas aumentaram em apenas 8,0%, passando de R$659,4 milhões para R$712,5 milhões. Excluindo-se as despesas de depreciações e amortizações, esses custos variaram de R$513,3 milhões para R$570,6 milhões, aumento de 11,2%. A Margem EBITDA ajustado, que é calculada por meio da divisão do EBITDA ajustado pelo somatório da receita líquida de água e esgoto, outras receitas operacionais e das receitas das subsidiárias, atingiu 37,1% no 1T17, contra 36,7% no 1T16. BRSR6 = LUCRO LÍQUIDO: O Banrisul registrou lucro líquido de R$128,5 milhões no primeiro trimestre de 2017. O resultado recorrente alcançou R$183,3 milhões, 2,5% abaixo do apurado no mesmo trimestre de 2016. A rentabilidade anualizada sobre o patrimônio líquido médio foi de 11,8%. O desempenho, no primeiro trimestre de 2017, reflete os efeitos da relativa melhora do ambiente de risco que perdurou durante o exercício de 2016, além dos impactos do lançamento do Plano de Aposentadoria Voluntária - PAV. Do resultado gerado, R$81,1 milhões foram destinados para pagamentos de juros sobre capital próprio e R$47,5 milhões foram os lucros retidos do período. A riqueza gerada pelo Banrisul, medida pelo conceito de valor adicionado, no primeiro trimestre de 2017, alcançou o total de R$877,2 milhões, dos quais R$519,3 milhões ou 59,2% foram para pagamento do quadro funcional, R$203,6 milhões ou 23,2% para pagamento de impostos, taxas e contribuições, R$25,6 milhões ou 2,9% para remuneração de capitais de terceiros e R$128,7 milhões ou 14,7% para remuneração de capitais próprios. ( * ) EMPRESAS com Bons Indic = ROIC, EV/EBIT, Div. Yield, P/L, P/VP, P/ativos, P/EBIT, DB/PL, Liq. Corr e % Potencial valorz. ( ** ) EMPRESAS DO SETOR FINANC onde houve necessidade de digitar os valores de REC INT FINANC (a pesquisa avançada não importou esses valores ) = BAZA3, BBDC3, BBDC4, BEES3, BEES4, BIGP3, BGIP4, BMEB3, BMEB4, BMIN3, BMIN4, BNBR3, BPAN4, BRIV3, BRIV4, BRSR3, BRSR5, BRSR6, BSLI4, CRIV3, CRIV4, IDVL3 IDVL4 ITUB3, ITUB4, PINE4, PRBC4, SANB11, SANB3, SANB4 E SFSA4; ( *** ) A VMCM = 5,56000000 foi calculada utilizando-se uma amostragem de 327 empresas com PL > 0 (Desta vez não foi utilizado o critério de LIQUIDEZ MÍNIMA). Na tentativa de um valor abaixo do indicado, a VMCM apresentou um valor < 5, o que indicaria um mercado subprecificado: forum.infomoney.com.br/viewtopic.php?f=6&t=10754&start=620#p2082722( **** ) Foram EXCLUÍDAS da amostragem inicial as empresas = DAGB33, MERC4, BRAP4, BRAP3, ECPR4, JBDU3, LFFE4, LFFE3, SBSP3, BAHI3, BMTO4, BMTO3 E LIPR3; ( ***** ) INDICADORES utilizados para elaboração do ranking = P/L, P/VP, DY, ROE E % Potencial de valorz.
|
|
iron
Forista VIP
UP THE IRONS!
|
Post by iron on May 21, 2017 13:43:34 GMT -3.5
Fala não viu... num único dia minha carteira caiu 18%. E pra completar as ações que eu queria que derretesse CGRA4 e VALE5 ficaram praticamente na mesma. Acho que vou aumentar a posição em EZTC3 mesmo. Quase vendi parte das CGRA4 que tenho, mas depois desisti. Fiquei muito triste pois estava quase chegando na marca dos 300k. Faltava 2% de valorização da carteira. Sei que é psicológico, pois fatalmente os papéis irão se recuperar após as turbulências assentarem. Mas no meu caso era um tipo de "meta" dentro de uma meta maior que é o 1o. milhão. Isso felizmente eu não tenho grana agora pra aproveitar as promoções, e já tô entupido de EZTC. Mas está em específico acho que vai demorar ainda mais pra recuperar, pois a precificação dela está muito ligada à aprovação das reformas e expectativa de queda nos juros e no desemprego. Agora é ter paciência e esperar a definição de quem vai entrar no lugar do Temer, pq acho que ele não vai conseguir se segurar por muito tempo não. Se entrar o Meirelles, como tão cogitando, a coisa muda da água pro vinho e essas ações ligadas a consumo e propriedade explodem.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 21, 2017 15:25:01 GMT -3.5
Quase vendi parte das CGRA4 que tenho, mas depois desisti. Fiquei muito triste pois estava quase chegando na marca dos 300k. Faltava 2% de valorização da carteira. Sei que é psicológico, pois fatalmente os papéis irão se recuperar após as turbulências assentarem. Mas no meu caso era um tipo de "meta" dentro de uma meta maior que é o 1o. milhão. Isso felizmente eu não tenho grana agora pra aproveitar as promoções, e já tô entupido de EZTC. Mas está em específico acho que vai demorar ainda mais pra recuperar, pois a precificação dela está muito ligada à aprovação das reformas e expectativa de queda nos juros e no desemprego. Agora é ter paciência e esperar a definição de quem vai entrar no lugar do Temer, pq acho que ele não vai conseguir se segurar por muito tempo não. Se entrar o Meirelles, como tão cogitando, a coisa muda da água pro vinho e essas ações ligadas a consumo e propriedade explodem. A EZTC é a melhor empresa, mas mesmo com essa queda, sofreu pouco. Preferi comprar a DIRR que mesmo sendo bem inferior, vejo mais potencial de valorização.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 21, 2017 21:48:29 GMT -3.5
Quase vendi parte das CGRA4 que tenho, mas depois desisti. Fiquei muito triste pois estava quase chegando na marca dos 300k... Interesante quando eu começei a investir em ações eu pensava exatamente o oposto a você: eu evitei durante muito tempo chegar a aquela marca de 300K para não ter que pagar a custódia da Bovespa. Cheguei a vender de 20K em 20K... Só ultrapassei aquela marca quando fui obrigado pois os 300K ficavam quase nada comparados com a RF então não valia a pena ter RV.
|
|
|
Post by wizardhsc on May 21, 2017 22:03:11 GMT -3.5
Fiquei muito triste pois estava quase chegando na marca dos 300k... Interesante quando eu começei a investir em ações eu pensava exatamente o oposto a você: eu evitei durante muito tempo chegar a aquela marca de 300K para não ter que pagar a custódia da Bovespa. Cheguei a vender de 20K em 20K... Só ultrapassei aquela marca quando fui obrigado pois os 300K ficavam quase nada comparados com a RF então não valia a pena ter RV. Mas a taxa não é praticamente insignificante e só acima de 500?
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 21, 2017 22:05:16 GMT -3.5
Interesante quando eu começei a investir em ações eu pensava exatamente o oposto a você: eu evitei durante muito tempo chegar a aquela marca de 300K para não ter que pagar a custódia da Bovespa. Cheguei a vender de 20K em 20K... Só ultrapassei aquela marca quando fui obrigado pois os 300K ficavam quase nada comparados com a RF então não valia a pena ter RV. Mas a taxa não é praticamente insignificante e só acima de 500? Sim sim, era todo psicológico... Durou nada pois a MP das elétricas veio e eu mais do que dobrei posição em CMIG
|
|