fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Apr 24, 2017 15:52:29 GMT -3.5
Meus votos
TESA3- Primeiro trimestre promete ser o melhor resultado da história da empresa SLCe3- Possível aprovação da venda de terras a estrangeiros em maio EZTEC3- Construtora mais capitalizada do mercado , comprando terrenos baratos agora ABEV3- Nossos titulos americanos do IBOV
|
|
|
Post by alphamale on Apr 26, 2017 12:29:14 GMT -3.5
Votos p Maio: - ITSA4 - EZTC3 - CMIG4
|
|
|
Post by ManoScience on Apr 27, 2017 12:08:43 GMT -3.5
Olá, Srs.
Esse mês fiz questão de anotar na agenda para não esquecer a votação.
Maio:
-Flry3 - Setor de diagnósticos vem expandindo bem, empresas melhorando operacionalmente + envelhecimento da população. -aalr3 - Setor de diagnósticos vem expandindo bem, empresas melhorando operacionalmente + envelhecimento da população. -pard3 - Setor de diagnósticos vem expandindo bem, empresas melhorando operacionalmente + envelhecimento da população. -seer3 - Além dos bons fundamentos, bom crescimento apresentado, vale destacar a administração da empresa que tem como base crescer (ampliação + aquisições). -VULC3 - Espero que os grendene estejam acertando a mão. Bons fundamentos, possível turnaround. -card3 - Aposta da carteira pelo momento, pelo setor, pelas expectativas. -cvcb3 - Empresa vem mostrando bons números em seu crescimento. 1º trimestre vai continuar a apresentar isso. -MGLU3 - Empresa se ajustando + volta do crescimento econômico + números atuais.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 29, 2017 19:02:01 GMT -3.5
votos:
TAEE11 => Estabilidade em momentos de turbulência. SUZB5 => Seguro de baixo custo e oportunidade razoável, contra subida USD/BRL ITSA3=> por algum motivo que desconheço se descolou da ITSA4, acho que abriu boa oportunidade. GRND3=> Me parece cara, mas seu caixa enorme a transforma em um porto seguro em um terremoto da lava jato. CGRA4=> P/L=6,4; P/VP=0,88, Caixa de 146M. Acho a melhor oportunidade da bolsa no momento (com minha análise simplória de múltiplos).
abs.
|
|
|
Post by fundamentalista on Apr 29, 2017 20:25:30 GMT -3.5
Meus votos da CAFI deste mês vão para as seguintes ações:
1) ABEV3 - Empresa monopolista, solidificada e com crescimento constante ao longo dos últimos anos;
2) BBSE3 - Empresa pagadora de dividendos, tendo o Banco do Brasil como majoritário e paga juros sobre os dividendos retidos;
3) CIEL3 - Empresa que remunera anualmente o acionista com bonificações e distribui periodicamente dividendos;
4) EGIE3 - Empresa com boa governança, sendo atualmente a melhor elétrica com liquidez nas ações ordinárias;
5) ENBR3 - Empresa dos setor elétrico com múltiplos baixos, boa pagadora de dividendos e entrando no setor de transmissão;
6) LEVE3 - Empresa com elevado Payout, boa distribuição de dividendos e lucros consistentes;
7) UGPA3 - Empresa resiliente e com crescimento consolidado, com boa governança corporativa;
8) VLID3 - Empresa com boa governança, boa pagadora de dividendos e realizando recompras de ações.
|
|
|
Post by rafael on Apr 30, 2017 0:30:12 GMT -3.5
Olá a todos! Sou mais um daqueles que lêem o fórum mas não participavam. Tomei vergonha na cara e criei minha conta. Meus votos são baseados em empresas sólidas, com histórico de pagamento de dividendos(> 6% em média), tag along e lucros que resistam as tempestades do mercado:
ITSA4 e TAEE11.
|
|
|
Post by antidesbravador on Apr 30, 2017 7:40:29 GMT -3.5
Também acompanho tópicos do fórum e resolvi participar, deixando claro que sou bastante iniciante no quesito renda variável e, por enquanto,, só possuo ações de uma empresa na BM&F.
Meus votos para o mês de maio:
1. TAEE11 2. PSSA3 3. ITUB3 4. CIEL3 5. EZTC3 6. EGIE3 7. ODPV3 8. CGRA4
|
|
|
Post by cadu28 on Apr 30, 2017 9:43:01 GMT -3.5
Resultado da CAFI abril 17:Tivemos mais um ótimo resultado neste mês. Destaque positivo por conta de GRND3, com +11,1%. Destaque negativo por conta de PRBC4, com -15,1%. Tem sido um ótimo ano para as small caps. Vamos ver agora se o famoso ditado, de vender em maio e cair fora do mercado, vai se encaixar neste ano.
|
|
|
Post by jigsaw on Apr 30, 2017 10:15:28 GMT -3.5
Também acompanho tópicos do fórum e resolvi participar, deixando claro que sou bastante iniciante no quesito renda variável e, por enquanto,, só possuo ações de uma empresa na BM&F. Meus votos para o mês de maio: 1. TAEE11 2. PSSA3 3. ITUB3 4. CIEL3 5. EZTC3 6. EGIE3 7. ODPV3 8. CGRA4 Poxa que legal, pessoal votando em peso esse mês na carteira da CAFI, todos os participantes já foram devidamente positivados. rafael e antidesbravador : Seja (m) bem-vindo (s) ao Fórum CLUBEinvest!
|
|
|
Post by igordbm on Apr 30, 2017 10:45:39 GMT -3.5
Também quero deixar minha contribuição aqui. Empresas que acredito que possuem excelente gestão e mantém equilíbrio entre crescimento e distribuição de dividendos.
TAEE11 EGIE3 ITUB3 GRND3
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Apr 30, 2017 12:11:46 GMT -3.5
Resultado da CAFI abril 17:Tivemos mais um ótimo resultado neste mês. Destaque positivo por conta de GRND3, com +11,1%. Destaque negativo por conta de PRBC4, com -15,1%. Tem sido um ótimo ano para as small caps. Vamos ver agora se o famoso ditado, de vender em maio e cair fora do mercado, vai se encaixar neste ano. Fantástico resultado, parabéns aos colegas que vem mantendo este projeto, em particular ao Cadu e ao Wizardhsc. Não levo em conta a Cafi, apenas as justificativas. Mas o resultado de longo prazo é impressionante. Por curiosidade, fiz um levantamento do badalado Verde FIC FIM. Ter um fundo que se aproximasse do Verde já seria motivo de satisfação para qualquer gestor. Salvo erro de conta (peço confirmarem) , de Julho/2009 a Março/2017, o Verde rendeu 249,3%. Dados estão em www.cshg.com.br/cshg/relatorios_noticias/relatorio_gestao/17_03/default.html. Fatores a considerar: O Verde: - Tem o cara que é considerado um dos maiores, talvez o maior gestor do mercado - Stuhlberger. - Gestores profissionais, dedicados 100% do tempo a acompanhar o mercado. - Fundo multimercado, pode transitar entre todas as possibilidades - ações, moedas, títulos - inclusive opções, mercado local e internacional. A Cafi: - Uma participação rotativa, entrou e saiu um monte de gente, e tem aqueles como eu que participam esporadicamente. - Creio que não tem, nem nunca teve, alguém que dedique 100% do tempo ao mercado. A maioria deve dedicar alguns minutos por dia ou por semana ao tema. Talvez o Domingos Junqueira tenha sido uma exceção. - 100% ações, 100% compra, 100% Bovespa. - Micos excluídos por princípio. Uma pena que nosso benchmark original (Fundo Galleas ) tenha fechado. Pensei até em opinar sobre os motivos dos bons resultados, mas seria inútil e acho que traria má sorte. Apenas apontando um dos motivos, acho que é justamente a boa fé e boa vontade do pessoal que participa, e o fato de que ninguém tem ganhos pessoais com isto. No dia em que sair uma reportagem sobre a Cafi no Valor, Exame, ...., acho que será o início do fim. Vida longa para a Cafi.
|
|
|
Post by rafael on Apr 30, 2017 15:27:50 GMT -3.5
PRBC4 não ia sair da bolsa?
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Apr 30, 2017 16:14:45 GMT -3.5
Por enquanto voto apenas em CGRA4: Apesar da alta, considero-a barata. BAUH4: Apesar de pecar na falta de Tag along, considero-a também com preço bom. Essa pode surpreender em uns 10 anos de bolsa, se estiver aberta até lá. TAEE11: gosto da ALUP11, mas considero hoje a TAEE11 uma espécie de ALUP11 com preços mais pé no chão. Abraços
|
|
ADP
Moderador
|
Post by ADP on Apr 30, 2017 16:15:56 GMT -3.5
PRBC4 não ia sair da bolsa? Está em processo de fechamento. Anunciou um valor não muito agradável para o OPA e tem gente que preferiria que ela continuasse na bolsa (eu sou um destes). Abraços
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 1, 2017 0:01:36 GMT -3.5
Fatores a considerar: O Verde: - Tem o cara que é considerado um dos maiores, talvez o maior gestor do mercado - Stuhlberger. - Gestores profissionais, dedicados 100% do tempo a acompanhar o mercado. - Fundo multimercado, pode transitar entre todas as possibilidades - ações, moedas, títulos - inclusive opções, mercado local e internacional. A Cafi: - Uma participação rotativa, entrou e saiu um monte de gente, e tem aqueles como eu que participam esporadicamente. - Creio que não tem, nem nunca teve, alguém que dedique 100% do tempo ao mercado. A maioria deve dedicar alguns minutos por dia ou por semana ao tema. Talvez o Domingos Junqueira tenha sido uma exceção. - 100% ações, 100% compra, 100% Bovespa. - Micos excluídos por princípio. Tem alguns fatores que favorecem á CAFI com respeito ao VERDE que é por exemplo a falta de capital. A gente pode votar tranquilamente em empresas com liquidez baixa que o Verde seria incapaz de investir sem pagar um premium muito alto. De fato a CGRA formou parte da carteira por um bom tempo, sem mencionar outras.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on May 1, 2017 7:59:11 GMT -3.5
Fatores a considerar: O Verde: - Tem o cara que é considerado um dos maiores, talvez o maior gestor do mercado - Stuhlberger. - Gestores profissionais, dedicados 100% do tempo a acompanhar o mercado. - Fundo multimercado, pode transitar entre todas as possibilidades - ações, moedas, títulos - inclusive opções, mercado local e internacional. A Cafi: - Uma participação rotativa, entrou e saiu um monte de gente, e tem aqueles como eu que participam esporadicamente. - Creio que não tem, nem nunca teve, alguém que dedique 100% do tempo ao mercado. A maioria deve dedicar alguns minutos por dia ou por semana ao tema. Talvez o Domingos Junqueira tenha sido uma exceção. - 100% ações, 100% compra, 100% Bovespa. - Micos excluídos por princípio. Tem alguns fatores que favorecem á CAFI com respeito ao VERDE que é por exemplo a falta de capital. A gente pode votar tranquilamente em empresas com liquidez baixa que o Verde seria incapaz de investir sem pagar um premium muito alto. De fato a CGRA formou parte da carteira por um bom tempo, sem mencionar outras. Potuz, não discordo da sua afirmação. Observo apenas que o verde teve Cgra em carteira por muito tempo. Aliás, foram eles que, ao se desfazerem de sua posição em Cgra, derrubaram a cotação de 17 para 7 reais. Um presente pelo qual serei eternamente grato ao stuhlberg e sua turma. A diferença entre verde e cafi, neste caso, não estava na possibilidade de ter ou não essa ação, mas sim no impacto sobre o resultado . Eles tinham quase 15% do capital total da empresa e, mesmo assim, isso representava apenas 0,5% ou menos do patrimônio do fundo.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on May 1, 2017 9:42:31 GMT -3.5
Tem alguns fatores que favorecem á CAFI com respeito ao VERDE que é por exemplo a falta de capital. A gente pode votar tranquilamente em empresas com liquidez baixa que o Verde seria incapaz de investir sem pagar um premium muito alto. De fato a CGRA formou parte da carteira por um bom tempo, sem mencionar outras. Potuz, não discordo da sua afirmação. Observo apenas que o verde teve Cgra em carteira por muito tempo. Aliás, foram eles que, ao se desfazerem de sua posição em Cgra, derrubaram a cotação de 17 para 7 reais. Um presente pelo qual serei eternamente grato ao stuhlberg e sua turma. A diferença entre verde e cafi, neste caso, não estava na possibilidade de ter ou não essa ação, mas sim no impacto sobre o resultado . Eles tinham quase 15% do capital total da empresa e, mesmo assim, isso representava apenas 0,5% ou menos do patrimônio do fundo. Isto está incluído no meu post, eles pagaram um premium enorme para ter a CGRA, tanto na compra como na venda como você mesmo indicou baixando a cotação em 55%.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on May 1, 2017 16:01:40 GMT -3.5
A subida do Ibovespa me preocupa, pois os fundamentos da economia não se alteraram para melhor na mesma proporção, o que torna cada vez mais apertada a margem de segurança. Diminui a exposição em ações nos últimos meses, migrando parte do capital para FIIs (25% ações x 65% FIIs X 10% outros). Mantive os votos de abril, retirando PRBC por conta da definição do preço da OPA, o que retirou qualquer motivo para mantê-la na carteira, bem como HGTX, cujos indicadores esticaram demais com a subida na cotação:
1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens elevadas e não tem dívidas (LC>5). Com o pouco investimento em novos projetos, vai pagar muitos dividendos neste ano. 2) FESA - está com os indicadores fundamentalistas extremamente atrativos e mantendo a lucratividade. Hoje é negociada numa cotação que corresponde apenas a pouco mais do triplo de seu EBIT. Ou seja, em apenas 3 anos de operacional vc recebe de volta o valor investido. De quebra, deve pagar em torno de 6-8% de DY e não tem dívidas significativas. FESA depende muito do dólar, mas também da cotação do FeCr, que melhorou para o 4T16. Por isso acredito que mantido o câmbio atual, isso já gerará uma melhora no resultado. No longo prazo, eu vejo os juros subindo nos EUA (não muito, mas o suficiente para levar dólares para fora), o que causará uma ligeira melhora no câmbio, beneficiando as exportadoras. Considero também que a empresa tem vantagem competitiva no mercado em que atua, já que domina a produção de um produto altamente demandado. 3) GRND - melhor empresa do varejo, bons indicadores. Sai ganhando no resultado financeiro com juros em alta, por conta de sua enorme liquidez. 4) CGAS - historicamente paga bons dividendos e está com os indicadores atrativos ainda, embora a evolução da dívida seja para se acompanhar de perto. 5) CGRA - resultado operacional vem sendo há tempos apenas mediano, por conta da economia que ainda não se recuperou (varejo ainda sofreu em 2016). No entanto, continua com múltiplos atrativos, paga dividendos na casa de 5-6%a.a. e tem um colchão de liquidez que corresponde a quase R$ 7/ação, o que numa cotação de 19 é muita coisa! Na prática, você compra a empresa por 12. 6) CIEL - líder de mercado, indicadores fundamentalistas excepcionais, tem histórico de bom crescimento nos lucros, bonifica todo ano (pelo menos tem sido assim) e está num valor historicamente baixo (P/L ~ 15). 7) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos. 8) MPLU - um dos melhores retornos patrimoniais da bolsa, segue tendo lucros consistentes, além de pagar generosos dividendos. O EV/EBIT também segue atrativo.
|
|
|
Post by ancasodi on May 1, 2017 17:17:14 GMT -3.5
UGPA3 - empresa segura e governança. FESA4 - A coteção do FeCr que corresponde mais de 60% da atividade está alta. EZTC3 - administração responsável que busca alternativas. TAEE11 - Paga bons dividendos e possui contratos longos. ABCB4 - Crescimento
Ia votar também em GRND3, mas como subiu muito em abril creio que em maio vá dar uma realizada. Antes de votar nos papeis dei uma olhada nos gráficos.
|
|
|
Post by acquesta on May 1, 2017 17:23:56 GMT -3.5
Repetindo os votos do mês anterior, acrescentando a Fibria na carteira (hedge). Votos: BAUH4, CGRA4, EZTC3, FIBR3, SEER3. Repito os votos, acrescentando CARD3. BAUH4, CARD3, CGRA4, EZTC3, FIBR3, SEER3. Dei uma fatiada na minha carteira e, das que mantenho e acompanho mais, os votos sao esses : BAUH4 , CGRA4, SERR3 , FESA3 .
|
|