|
Post by wizardhsc on Mar 2, 2017 12:58:07 GMT -3.5
Uma coisa que não consigo entender é esse amor do pessoal por FII. O que vejo na maior parte desse mercado são imóveis com aumento de vacância, com aumento do preço das cotas de forma suspeita, que leva ao aumento nas taxas de administração e distribuições mantidas a base da queima do caixa. Ou seja, a renda vem diminuindo e os custos aumentando. Até quando esse cenário vai se manter? Não tenho confiança de entrar em mercados de baixa liquidez. wizardhsc , na realidade não é amor ao FII em si, mas sim amor aos imoveis que estão na sua composição, para o pequeno investidor, que é entusiasta em investimento em imoveis, não tem opção melhor no mercado, tornar-se sócio-proprietario de predios comerciais, agências bancarias, shopping centers, hoteis, hospitais, etc, com recursos limitados. Eu participei de Leilões de Agencias Bancárias ocorridos em 2003, inclusive estou pensando em abrir um topico a respeito disso, a realidade para aquisição direta de imoveis comerciais é complicada, para imoveis entre 100 mil - 500 mil, o agio era de quase 100% em relaçao ao preço inicial, entre 500 mil - 1 milhão o agio era de 50%, apenas para imoveis > 1,5 mi havia possibilidade de comprar pelo valor inicial. E valeu o investimento nessas agencias bancarias? Em uma rapida pesquisa recente, tive a oportunidade de verificar que agencias que foram compradas por 1 mi em 2003 hoje valem 3x o preço de aquisiçao, considerando um retorno de 10% a.a., em 13 anos o investidor teve praticamente todo capital aplicado de volta, fora a valorização, tanto que teve até fazendeiro que comprou agencia por 2 mi sem nem o olhar o imovel (materia em anexo). Isso tambem acontece muito em FIIs, que o diga o pessoal que adquiriu BBFI, ALMI, FAMB em 2002 - 2004, o retorno foi fantastico, BBFI mesmo, no auge da euforia, chegou a ser negociado a 5 mil a cota, que custava 1 mil no IPO, não é um bom negocio?? No meu caso, mesmo mantendo uma carteira altamente concentrada, com 5 FIIs, meu PM de aquisição = 790 reais, numa escala de 0 - 1000, considerando os proventos, meu PM (ex-dividendos) = 360 reais, o que isso significa?? que mesmo que seja convocada uma AGE em que seja aprovada a liquidação de todos os meus FIIs, através da amortizaçao de todos os ativos que os compõem, e a proposta de aquisição tenha uma reduçao de 74% em relaçao ao IPO, eu ainda ficaria no ZERO A ZERO, essa é uma margem de segurança que eu considero fundamental para que eu consiga dormir a noite com tranquilidade, e esse é um fator fundamental em qualquer investimento, se você fica preocupado, e nao consegue sobreviver um unico dia sem olhar as cotações dos seus ativos, entao pode ter certeza de que você está no investimento errado. Traçando um paralelo com as ações, nao é raro acontecer de uma açao valer 40 reais e, de repente, em funçao de começar a apresentar de LL negativos de forma sistemática, chegar ao preço de 4 reais ou 0,40 reais, isso significaria um patrimônio residual de 10% ou 1% da capital incial, eu nunca vi isso acontecer em FII, no maximo 50% de reduçao, que foram os casos de MSHP, PRSV, FLRP, VLOL, CEOC, WPLZ, BBVJ, RBGS, CTXT, RDES, ETC, mesmo os imoveis estando 100% vagos, nao estou querendo dizer que esse veiculo é melhor do que aquele, tanto que as açoes podem oferecer resultados de 1000% - 5000% de retorno, claro que no campo das exceções, o que quero dizer é que, cada um sabe até onde o seu psicológico é capaz de suportar, no que se refere a investimento , no meu caso uma reduçao patrimonial de 99%, realmente nao teria condiçoes de conviver com isso. www.istoedinheiro.com.br/noticias/financas/20020731/inquilino-luxo/19839Concordo em parte com seu comentário, mas até que ponto o passado irá refletir no futuro? Passamo por um boom no imóveis, tudo se valorizou, tanto físico quanto FII. Mas quantos anos o mercado passou estagnado antes? Outro ponto, sua margem de segurança não faz sentido, em nenhum momento você considera custo de oportunidade. No minimo você teria que levar em conta a renda fixa, mas um bônus pelo risco e ai sim calcular a margem de segurança. Resumindo, não critico que já está dentro dos FII. Para mim, a maioria fez um ótimo negócio. Meu questionamento é, se ao preço atual, existe realmente boas oportunidades? Visto que como disse, a receita na maioria dos caso tem diminuído, enquanto os custos tem aumentado.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 2, 2017 13:28:36 GMT -3.5
wizardhsc , na realidade não é amor ao FII em si, mas sim amor aos imoveis que estão na sua composição, para o pequeno investidor, que é entusiasta em investimento em imoveis, não tem opção melhor no mercado, tornar-se sócio-proprietario de predios comerciais, agências bancarias, shopping centers, hoteis, hospitais, etc, com recursos limitados. Eu participei de Leilões de Agencias Bancárias ocorridos em 2003, inclusive estou pensando em abrir um topico a respeito disso, a realidade para aquisição direta de imoveis comerciais é complicada, para imoveis entre 100 mil - 500 mil, o agio era de quase 100% em relaçao ao preço inicial, entre 500 mil - 1 milhão o agio era de 50%, apenas para imoveis > 1,5 mi havia possibilidade de comprar pelo valor inicial. E valeu o investimento nessas agencias bancarias? Em uma rapida pesquisa recente, tive a oportunidade de verificar que agencias que foram compradas por 1 mi em 2003 hoje valem 3x o preço de aquisiçao, considerando um retorno de 10% a.a., em 13 anos o investidor teve praticamente todo capital aplicado de volta, fora a valorização, tanto que teve até fazendeiro que comprou agencia por 2 mi sem nem o olhar o imovel (materia em anexo). Isso tambem acontece muito em FIIs, que o diga o pessoal que adquiriu BBFI, ALMI, FAMB em 2002 - 2004, o retorno foi fantastico, BBFI mesmo, no auge da euforia, chegou a ser negociado a 5 mil a cota, que custava 1 mil no IPO, não é um bom negocio?? No meu caso, mesmo mantendo uma carteira altamente concentrada, com 5 FIIs, meu PM de aquisição = 790 reais, numa escala de 0 - 1000, considerando os proventos, meu PM (ex-dividendos) = 360 reais, o que isso significa?? que mesmo que seja convocada uma AGE em que seja aprovada a liquidação de todos os meus FIIs, através da amortizaçao de todos os ativos que os compõem, e a proposta de aquisição tenha uma reduçao de 74% em relaçao ao IPO, eu ainda ficaria no ZERO A ZERO, essa é uma margem de segurança que eu considero fundamental para que eu consiga dormir a noite com tranquilidade, e esse é um fator fundamental em qualquer investimento, se você fica preocupado, e nao consegue sobreviver um unico dia sem olhar as cotações dos seus ativos, entao pode ter certeza de que você está no investimento errado. Traçando um paralelo com as ações, nao é raro acontecer de uma açao valer 40 reais e, de repente, em funçao de começar a apresentar de LL negativos de forma sistemática, chegar ao preço de 4 reais ou 0,40 reais, isso significaria um patrimônio residual de 10% ou 1% da capital incial, eu nunca vi isso acontecer em FII, no maximo 50% de reduçao, que foram os casos de MSHP, PRSV, FLRP, VLOL, CEOC, WPLZ, BBVJ, RBGS, CTXT, RDES, ETC, mesmo os imoveis estando 100% vagos, nao estou querendo dizer que esse veiculo é melhor do que aquele, tanto que as açoes podem oferecer resultados de 1000% - 5000% de retorno, claro que no campo das exceções, o que quero dizer é que, cada um sabe até onde o seu psicológico é capaz de suportar, no que se refere a investimento , no meu caso uma reduçao patrimonial de 99%, realmente nao teria condiçoes de conviver com isso. www.istoedinheiro.com.br/noticias/financas/20020731/inquilino-luxo/19839 Concordo em parte com seu comentário, mas até que ponto o passado irá refletir no futuro? Passamo por um boom no imóveis, tudo se valorizou, tanto físico quanto FII. Mas quantos anos o mercado passou estagnado antes? Outro ponto, sua margem de segurança não faz sentido, em nenhum momento você considera custo de oportunidade. No minimo você teria que levar em conta a renda fixa, mas um bônus pelo risco e ai sim calcular a margem de segurança. Resumindo, não critico que já está dentro dos FII. Para mim, a maioria fez um ótimo negócio. Meu questionamento é, se ao preço atual, existe realmente boas oportunidades? Visto que como disse, a receita na maioria dos caso tem diminuído, enquanto os custos tem aumentado. Agora fiquei curioso, pode responder a pergunta para as empresas, considerando que a receita na maioria dos caso tem diminuído, enquanto os custos tem aumentado ? De minha parte, acho que há menos excessos atualmente em fiis do que em ações, em termos gerais. Mas tbm o negócio tá feio pro comprador. Estamos vivendo uma era terrível mesmo, a de se investir no " menos pior", infelizmente.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 2, 2017 13:55:49 GMT -3.5
A subida do Ibovespa continua, sem que os fundamentos da economia tenham se alterado para melhor na mesma proporção, o que torna cada vez mais arriscados os investimentos, já que a margem de segurança continua diminuindo. Diminui a exposição em ações, migrando parte do capital para FIIs (25% ações x 65% FIIs X 10% outros) muito. Mantive os votos da última votação de que participei (dezembro), incluindo apenas CGRA no lugar de PSSA (resultado dessa me decepcionou bastante e com a SELIC em forte baixa não vejo recuperação no curto prazo). Justificativas abaixo: 1) EZTC - excelentes indicadores, é muito bem administrada, e mesmo no cenário pouco favorável que enfrenta, consegue manter margens e não tem dívidas (LC>5). 2) FESA - está com os indicadores fundamentalistas extremamente atrativos e mantendo a lucratividade. Hoje é negociada numa cotação que corresponde apenas a pouco mais do triplo de seu EBIT. Ou seja, em apenas 3 anos de operacional vc recebe de volta o valor investido. De quebra, deve pagar em torno de 6-8% de DY e não tem dívidas significativas. FESA depende muito do dólar, mas também da cotação do FeCr, que melhorou para o 4T16. Por isso acredito que mantido o câmbio atual, isso já gerará uma melhora no resultado. No longo prazo, eu vejo os juros subindo nos EUA (não muito, mas o suficiente para levar dólares para fora), o que causará uma ligeira melhora no câmbio, beneficiando as exportadoras. Considero também que a empresa tem vantagem competitiva no mercado em que atua, já que domina a produção de um produto altamente demandado. 3) GRND - melhor empresa do varejo, bons indicadores, só não vejo com bons olhos o investimento em fabricação de móveis. Espero que continue sendo uma fatia minúscula da empresa para não consumir o lucro dos calçados. Sai ganhando no resultado financeiro com juros em alta, por conta de sua enorme liquidez. Uma das poucas que não disparou junto com o IBOV. 4) PRBC - outro banco médio com excelentes indicadores; apesar da subida de outubro, por conta dos dividendos altos anunciados, acredito ainda em subida por conta da OPA, já que a cotação atual ainda está bem longe do VPA, que costuma ser um parâmetro balizador da oferta. 5) CGRA - resultado operacional vem sendo há tempos apenas mediano, por conta da economia que ainda não se recuperou (varejo ainda sofreu em 2016). No entanto, continua com múltiplos atrativos (P/L = 7, P/VP <1), paga dividendos na casa de 5-6%a.a. e tem um colchão de liquidez que corresponde a quase R$ 7/ação, o que numa cotação de 17 é muita coisa! Na prática, você compra a empresa por 10. 6) CIEL - líder de mercado, indicadores fundamentalistas excepcionais, tem histórico de bom crescimento nos lucros, bonifica todo ano (pelo menos tem sido assim) e está num valor historicamente baixo (P/L ~ 15). 7) TAEE - contratos longos, bons indicadores fundamentalistas, baixa dívida e proteção contra a inflação, já que seus contratos são indexados. Ainda é boa pagadora de dividendos.Também não acompanhou a esticada do IBOV. 8) HGTX - empresa bem administrada, sem dívidas, tem um colchão de liquidez que representa quase R$ 2/ação, vem sofrendo como todo o varejo, mas a cotação está muito baixa. P/L e EV/EBIT na casa 10 (historicamente baixo), ML na faixa de 15% e ainda vejo dividendos na casa de 5% a.a. A fábrica de móveis da GRND já foi fechada Desculpe, wizardhsc! Eu copiei o voto do mês anterior e confesso que não li até o fim... já é a segunda vez. Vou excluir essa parte lá no voto.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 2, 2017 16:33:01 GMT -3.5
Concordo em parte com seu comentário, mas até que ponto o passado irá refletir no futuro? Passamo por um boom no imóveis, tudo se valorizou, tanto físico quanto FII. Mas quantos anos o mercado passou estagnado antes? Outro ponto, sua margem de segurança não faz sentido, em nenhum momento você considera custo de oportunidade. No minimo você teria que levar em conta a renda fixa, mas um bônus pelo risco e ai sim calcular a margem de segurança. Resumindo, não critico que já está dentro dos FII. Para mim, a maioria fez um ótimo negócio. Meu questionamento é, se ao preço atual, existe realmente boas oportunidades? Visto que como disse, a receita na maioria dos caso tem diminuído, enquanto os custos tem aumentado. Agora fiquei curioso, pode responder a pergunta para as empresas, considerando que a receita na maioria dos caso tem diminuído, enquanto os custos tem aumentado ? De minha parte, acho que há menos excessos atualmente em fiis do que em ações, em termos gerais. Mas tbm o negócio tá feio pro comprador. Estamos vivendo uma era terrível mesmo, a de se investir no " menos pior", infelizmente. Nunca disse que o mercado de ações estava diferente. Só que ele tem liquidez, o que abre a possibilidade de trade.
|
|
|
Post by Åsgard ~ on Mar 2, 2017 16:39:20 GMT -3.5
Na minha humilde opinião ainda temos algumas oportunidades isoladas tanto em FIIs quanto em ações. A diferença é que agora os peixes não se jogam sozinhos na rede (como era há 1 ano atrás), e temos que procurar melhor.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 2, 2017 17:19:04 GMT -3.5
Acredito que, por ser bem mais tangível, os FII's tem menor potencial de valorização, uma vez que o imóvel é aquilo e ponto. Já uma empresa, tem várias vertentes para tentar maximizar margens de produtos, porque é mais complexa.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Mar 2, 2017 18:42:50 GMT -3.5
Acho que a margem de segurança dos FIIs e das ações diminuiu muito, tanto que estou com dificuldade de encontrar teses de investimento onde me sinta seguro em ambos. Ainda mais que no começo de 2016, que, comprava pagava pouco pois o colapso das contas públicas estava precificado. Hoje se paga nais caro e eu fico me perguntando quanto dessa diferença de preço do começo de 2016 para o começo de 2017 é o fim da expectativa do colapso ou é expectativa de reformas que cada vez mais tenho dúvidas como vão vir. As ações tem a vantagem da volatilidade, como lembrou o wizardhsc. Os FIIs tem a vantagem de ser um ativo real. Acredito que essa vantagem dos FIIs vai falar mais alto se o Brasil demorar mais para sair da recessão do que as projeções indicam.
|
|
rst
Moderador
|
Post by rst on Mar 2, 2017 19:17:14 GMT -3.5
Oi pessoal, tudo bem? Acompanho a CAFI desde o outro fórum (há anos), mas nunca fui de postar. Vou tentar começar a participar aqui. Ao invés de votar, eu poderia "questionar" um voto? Queria falar um pouco sobre CIELO. (...) Chegando algumas páginas atrasado à discussão, gostaria de deixar a opinião de alguém que não tem uma opinião (hein??). Como muitos já apontaram (em especial o wizard), a empresa parece cara se olharmos para múltiplos tradicionais e parece barata se olharmos para o histórico destes mesmos multiplos. Sinceramente, não sei dizer se ao preço atual cielo é uma value trap ou uma boa oportunidade. A empresa tem um negócio fantástico, altamente rentável, grande potencial de crescimento e com fortes barreiras à entrada. Porém, negócios assim costumam despertar o interesse da concorrência e, principalmente, dos reguladores. Não é de hoje que as barreiras competitivas das credenciadoras vêm sendo minadas. Vejo a empresa como uma grande barragem cheia de pequenos furos. Até o momento, a barragem tem segurado bem a água. Porém, não dá para dizer por quanto tempo as coisas permanecerão assim. Volta e meia surge um novo fator de risco para o negócio. Desde o IPO essa situação vem se repetindo. Sua postagem apresenta muito bem os riscos atuais, alguns inclusive que eu desconhecia. Acrescentaria outro, bastante relevante para mim, que é o surgimento de alguma nova tecnologia de pagamento que dispense a figura da credenciadora. Entretanto, você apenas apontou os aspectos negativos. Alguns foristas fizeram um bom contraponto: - parte da regulação pode tornar a atividade onerosa e dificultar a vida da concorrência, beneficiando as grandes já estabelecidas; - até o momento, o regulador tem adotado uma postura moderada, tentando abrir o mercado sem provocar mudanças abruptas; - também até o momento, todas as medidas do regulador em favor da concorrência não impediram que cielo continuasse a crescer de forma robusta; - Bradesco e BB podem realmente desviar parte dos negócios para outra empresa, mas não sei até que ponto colocariam em risco um negócio sólido que eles controlam apenas para tentar beneficiar uma outra empresa incipiente em que tenham maior participação; - o índice de bancarização do Brasil ainda é baixo, havendo um grande campo para crescimento. Maior competição e perda de market share são certamente coisas ruims, mas não serão uma tragédia se a perda de fatia do mercado for compensada pelo crescimento deste mesmo mercado. De tudo isso, a única certeza que tenho é de que avaliar o futuro da Cielo não é simples. Não me sinto confortável para comprar, mas a sensação que tenho ao não aproveitar o nível atual de preços é de perda de oportunidade.
|
|
|
Post by youngwarren on Mar 2, 2017 21:48:34 GMT -3.5
Oi pessoal, tudo bem?
Estava lendo as notas explicativas da Fibria hoje, e tem algo que havia passado despercebido anteriormente, mas achei intrigante. Optei por postar aqui e não no tópico da própria empresa porque eu mesmo votei na empresa e vi que já fez parte da carteira. Se acharem inadequado, por favor me avisem que deleto o comentário e redireciono para lá.
Os ativos biológicos são avaliados a valor justo. Em outras palavras, a empresa calcula o valor presente dos fluxos de caixa esperados do uso dos ativos biológicos. Na nota 18, a empresa diz que as principais premissas utilizadas para se calcular o Valor Presente destes ativos são: 1) Taxa de Desconto: 7.18% a.a. 2) Incremento Anual (IMA) m³ / hectare: 38,5 3) Remuneração Ativos Própios: 5,9% a.a.
Achei a taxa de desconto um pouco estranha, e fui checar na DFP da Suzano quais as premissas utilizadas. A Suzano usa: 1) Taxa de Desconto: 10,54% a.a. 2) IMA: 33,8 3) Remuneração Ativos Própios: 5,0% a.a. 4) Preço de venda do eucalipto (R$/m³): 53,45.
Algumas coisas me chamaram atenção: (i) se ajustarmos as premissas da Fibria pelas da Suzano, isso significaria uma baixa (write-off) de ~ R$ 400mm. Fiz uma conta "de padeiro" assumindo uma duration de 3,5 anos (como se o FCFF fosse uniformemente distribuído ao longo do ciclo de 7 anos; sei que é errado mas só para se ter uma ideia); (ii) a Suzano dá disclosure da premissa de preço de venda do eucalipto, a Fibria só coloca "O preço líquido médio de venda considerado foi projetado com base no preço estimado para eucalipto no mercado local, em estudo de mercado e amostras de algumas pesquisas de transações, ajustado para refletir o preço da "madeira em pé" por região o qual é impactado pelo raio de distância entre a fazenda e a unidade produtiva." Quando se trata de contabilidade, eu sempre parto da premissa que "onde há fumaça, há fogo". Algum colega que acompanha a empresa já havia notado isso? Há algo que me escapou o realmente a Fibria está usando premissas "frouxas" para contabilizar os ativos biológicos? Eu achei que a taxa de desconto menor pudesse refletir a estrutura de capital, mas mesmo assumindo que os ativos biológicos são financiados 100,0% com dívida (o que é forçar a barra, na minha opinião, dado que dinheiro não tem carimbo), o custo da dívida pós imposto (considerando o tax shield) ainda fica acima dos 7.18% a.a. Abs.
Obs: mais tarde posto mais comentários sobre Cielo. Vi que a discussão evoluiu, o que é bem legal. Também agradeço ao colega neomalthusiano por ter "traduzido" meu post. Nos próximos terei mais cuidado com a linguagem. : )
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Mar 3, 2017 2:43:09 GMT -3.5
Oi pessoal, tudo bem? Estava lendo as notas explicativas da Fibria hoje, e tem algo que havia passado despercebido anteriormente, mas achei intrigante. Optei por postar aqui e não no tópico da própria empresa porque eu mesmo votei na empresa e vi que já fez parte da carteira. Se acharem inadequado, por favor me avisem que deleto o comentário e redireciono para lá. Os ativos biológicos são avaliados a valor justo. Em outras palavras, a empresa calcula o valor presente dos fluxos de caixa esperados do uso dos ativos biológicos. Na nota 18, a empresa diz que as principais premissas utilizadas para se calcular o Valor Presente destes ativos são: 1) Taxa de Desconto: 7.18% a.a. 2) Incremento Anual (IMA) m³ / hectare: 38,5 3) Remuneração Ativos Própios: 5,9% a.a. Achei a taxa de desconto um pouco estranha, e fui checar na DFP da Suzano quais as premissas utilizadas. A Suzano usa: 1) Taxa de Desconto: 10,54% a.a. 2) IMA: 33,8 3) Remuneração Ativos Própios: 5,0% a.a. 4) Preço de venda do eucalipto (R$/m³): 53,45. Algumas coisas me chamaram atenção: (i) se ajustarmos as premissas da Fibria pelas da Suzano, isso significaria uma baixa (write-off) de ~ R$ 400mm. Fiz uma conta "de padeiro" assumindo uma duration de 3,5 anos (como se o FCFF fosse uniformemente distribuído ao longo do ciclo de 7 anos; sei que é errado mas só para se ter uma ideia); (ii) a Suzano dá disclosure da premissa de preço de venda do eucalipto, a Fibria só coloca "O preço líquido médio de venda considerado foi projetado com base no preço estimado para eucalipto no mercado local, em estudo de mercado e amostras de algumas pesquisas de transações, ajustado para refletir o preço da "madeira em pé" por região o qual é impactado pelo raio de distância entre a fazenda e a unidade produtiva." Quando se trata de contabilidade, eu sempre parto da premissa que "onde há fumaça, há fogo". Algum colega que acompanha a empresa já havia notado isso? Há algo que me escapou o realmente a Fibria está usando premissas "frouxas" para contabilizar os ativos biológicos? Eu achei que a taxa de desconto menor pudesse refletir a estrutura de capital, mas mesmo assumindo que os ativos biológicos são financiados 100,0% com dívida (o que é forçar a barra, na minha opinião, dado que dinheiro não tem carimbo), o custo da dívida pós imposto (considerando o tax shield) ainda fica acima dos 7.18% a.a. Abs. Obs: mais tarde posto mais comentários sobre Cielo. Vi que a discussão evoluiu, o que é bem legal. Também agradeço ao colega neomalthusiano por ter "traduzido" meu post. Nos próximos terei mais cuidado com a linguagem. : ) Nunca tinha reparado nisso, mas acho uma certa variação de premissas natural, embora a diferença que você apontou seja bem considerável. Estranho eu acho a Previ, a Funcef e a Petros cada uma contabilizar sua participação em Vale, que é uma companhia aberta, com um parâmetro diferente e bem diferente um do outro, rs. Mas uma coisa eu posso adicionar a discussão: o IMA tem que ser diferente, porque muda de acordo com a "produtividade" (idade ótima de corte) da região e com a espécie de eucalipto cultivada. E como taxa de desconto até onde eu sei, adotam a WACC mesmo, mas se mesmo colocando tudo como se fosse fincamento via capital de terceiros nem assim você chegou nesse valor, aí seria o caso de perguntar ao RI para ver o que eles tem a dizer. Porque isso seria uma situação que no mínimo precisaria de uma nota explicativa para explicar o porque de outro parâmetro na taxa de desconto.
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 3, 2017 7:58:25 GMT -3.5
Vou votar .... achei estranho a VALE não estar na CAFI o que aconteceu nem votos teve ? - Meus votos são.. SLCe3...empresa a ser contemplada pela nova lei de terras a estrangeiros e resultado a vir do ultimo quadrimestre muito forte - TESA3 - mesmo padrão da lei de terras.. e resultados operacionais muito bom no ultimo quadrimestre e excelente no primeiro trimestre de 2017 - POMO4- Com a volta do crescimento interno.. empresa irá recuperar suas margens - RAPT4- Empresa se estuturando pra novos saltos FIEL, pelo visto você acompanha a SLCE, tenho algumas duvidas a respeito da empresa, assim que possível postarei na Thread especifica, para não desvirtuar o espaço. BLZ.. acho que até tem tópico dela aqui eu já postei algo lá.. realmente acho que nos foruns da bolsa que conheço sou um dos unicos que acompanho a SLC rs.. mas estou por dentro e até chuto resultado do ultimo de trim
|
|
|
Post by vilmargomes on Mar 3, 2017 11:42:13 GMT -3.5
Boa tarde a todos! Qual seria uma rentabilidade/meta a ser perseguida por investidor de ações no longo prazo? Bom dia amigos, Obrigado a todos que contribuíram com respostas. Alimentou uma boa discussão!
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 8, 2017 7:41:28 GMT -3.5
não saiu a carteira da CAFI ?
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 8, 2017 8:10:26 GMT -3.5
não saiu a carteira da CAFI ? Peço desculpas, pensei que já tinha contado os votos.
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Mar 8, 2017 17:06:30 GMT -3.5
Passando ai pra dar um oi aos amigos. Penso que chegou a hora do mercado EUA realizar - o que acham os amigos ?
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 8, 2017 18:31:10 GMT -3.5
Passando ai pra dar um oi aos amigos. Penso que chegou a hora do mercado EUA realizar - o que acham os amigos ? Fala ALmira. sumido cara.. também acho... eu criei uma teoria da bolha de SILICIO.. todas as Startups e empresas virtuais estão em uma grande bolha.. pois nada de lucro.. UBER sem Lucro.. Snapchat sem Lucro.. Twitter sem lucro... etcc.. mas a grana entrou pesada uma hora os investidores irão querer a realidade tem um grupo dos ex do infomoney lá no adfvn .. apareça lá.. tá de boa sou o moderador kk dai já cortei o Frajola que e Vou mijá que já tinham nos achado
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Mar 9, 2017 1:58:33 GMT -3.5
Passando ai pra dar um oi aos amigos. Penso que chegou a hora do mercado EUA realizar - o que acham os amigos ? Fala ALmira. sumido cara.. também acho... eu criei uma teoria da bolha de SILICIO.. todas as Startups e empresas virtuais estão em uma grande bolha.. pois nada de lucro.. UBER sem Lucro.. Snapchat sem Lucro.. Twitter sem lucro... etcc.. mas a grana entrou pesada uma hora os investidores irão querer a realidade tem um grupo dos ex do infomoney lá no adfvn .. apareça lá.. tá de boa sou o moderador kk dai já cortei o Frajola que e Vou mijá que já tinham nos achado Não penso ser uma bolha e nem tampouco apenas do silício. Várias empresas com poucas perspectivas de crescimento dos lucros estão com múltiplos inchados a anos. Primeiro foram as de cigarro/bebidas com a justificativa de que eram anti-cíclicas, por isso a qualidade dos lucros justificava os altos patamares de preços. Depois foram as que usavam a internet como meio de distribuição ou como o próprio serviço ofertado e a justificativa era a maior rentabilidade no médio/longo comparado aos modelos tradicionais. Por fim foi qualquer birosca ou ideia, mesmo que fosse ridícula, quando executada por uma equipe que manjasse um pouquinho de programação e permitisse o acesso via celular baseado no fato que os EUA já estão em pleno emprego e a economia dos países desenvolvidos parece estar chancelada no caminho sem volta de vinte e tantos anos de desindustrialização. Acho ridículo esse modelo de valuation, mas com taxas de juros nos patamares atuais, já considerando o que o mercado enxerga de ciclo de aperto monetário de Yellen, não vejo muito espaço para um estouro de bolha, apenas para uma desvalorização normal, como é de se esperar em momentos como esses. Seed/Venture é negócio de altíssimo risco. Se 1 em 10 der certo, você já está no lucro. Senão, paciência. A menos que grandes fundos tenham alocado além do razoável aí, e nessa alocação fazendo algo que com certeza não deveriam, não há fundamento para panic selling. Mas claro, sempre pode surgir aquele gestor trapalhão para nos surpreender. Quanto aos EUA como um todo, acho que já passou da hora de uma realização saudável, e penso que ao menos de certa forma, uma parcela do mercado também pensa dessa maneira, pois, volta e meia alguém reclama que o VIX "não funciona mais" ou "está quebrado", por estar mais baixo que deveria (na visão deles, pois em termos de volatilidade que é com o índice se baseia, está tão exato quanto sempre)... contudo, até segunda ordem, seguimos otimistas...
|
|
fiel
Forista VIP
|
Post by fiel on Mar 9, 2017 7:40:18 GMT -3.5
Fala ALmira. sumido cara.. também acho... eu criei uma teoria da bolha de SILICIO.. todas as Startups e empresas virtuais estão em uma grande bolha.. pois nada de lucro.. UBER sem Lucro.. Snapchat sem Lucro.. Twitter sem lucro... etcc.. mas a grana entrou pesada uma hora os investidores irão querer a realidade tem um grupo dos ex do infomoney lá no adfvn .. apareça lá.. tá de boa sou o moderador kk dai já cortei o Frajola que e Vou mijá que já tinham nos achado Não penso ser uma bolha e nem tampouco apenas do silício. Várias empresas com poucas perspectivas de crescimento dos lucros estão com múltiplos inchados a anos. Primeiro foram as de cigarro/bebidas com a justificativa de que eram anti-cíclicas, por isso a qualidade dos lucros justificava os altos patamares de preços. Depois foram as que usavam a internet como meio de distribuição ou como o próprio serviço ofertado e a justificativa era a maior rentabilidade no médio/longo comparado aos modelos tradicionais. Por fim foi qualquer birosca ou ideia, mesmo que fosse ridícula, quando executada por uma equipe que manjasse um pouquinho de programação e permitisse o acesso via celular baseado no fato que os EUA já estão em pleno emprego e a economia dos países desenvolvidos parece estar chancelada no caminho sem volta de vinte e tantos anos de desindustrialização. Acho ridículo esse modelo de valuation, mas com taxas de juros nos patamares atuais, já considerando o que o mercado enxerga de ciclo de aperto monetário de Yellen, não vejo muito espaço para um estouro de bolha, apenas para uma desvalorização normal, como é de se esperar em momentos como esses. Seed/Venture é negócio de altíssimo risco. Se 1 em 10 der certo, você já está no lucro. Senão, paciência. A menos que grandes fundos tenham alocado além do razoável aí, e nessa alocação fazendo algo que com certeza não deveriam, não há fundamento para panic selling. Mas claro, sempre pode surgir aquele gestor trapalhão para nos surpreender. Quanto aos EUA como um todo, acho que já passou da hora de uma realização saudável, e penso que ao menos de certa forma, uma parcela do mercado também pensa dessa maneira, pois, volta e meia alguém reclama que o VIX "não funciona mais" ou "está quebrado", por estar mais baixo que deveria (na visão deles, pois em termos de volatilidade que é com o índice se baseia, está tão exato quanto sempre)... contudo, até segunda ordem, seguimos otimistas... Pode ser sim que a bolha apenas murche e não estoure.. como aconteceu com nossa bolha imobiliaria no Brasil.. murchou apenas.. e a inflação vem corroendo os valores dos Imóveis trazendo aos preços normais.. mas aqui não estourou pois era uma bolha com pouco financiamento, baixa liquidez mas na " Bolha do SILICIO " pode ser que ela murche apenas como vc falou.. mas o que pode acontecer nessa desvalorização e algum financiador grande sair e puxar a peça do dominó ...e como a liquidez é enorme.. a saída pode se tornar pânico... veremos independente do estrago se vai ser violento ou devagar.. pra mim não tem como continuar subindo mais
|
|
|
Post by ALMIRANTE on Mar 9, 2017 9:14:24 GMT -3.5
Acho um risco se basear apenas em dividendos nesse momento. Minha previsão era o DJI em 21.000 pontos se superasse os 18.300. Esse target foi atingido e agora precisa ocorrer uma confirmação desse rompimento, tal como ocorreu com os 14.000 pontos. E como sabemos, 3.000 pontos lá é no mínimo 12.000 pontos por aqui. Só fazermos as contas, estamos falando da confirmação dos 55k. Então estamos falando de algo como 58 ou 59k. Os EUA estão numa bolha das boas, pois a inflação foi muito baixa nestes últimos 10 anos. Quem deve estar feliz são os aposentados de lá, que poderão vir a retomar um rendimento mais tranquilo em títulos públicos. Mas tudo isso como sempre são suposições, pois podem os maestros continuar a alimentar a fornalha.
|
|
|
Post by alphamale on Mar 10, 2017 13:38:03 GMT -3.5
Passando ai pra dar um oi aos amigos. Penso que chegou a hora do mercado EUA realizar - o que acham os amigos ? Fala ALmira. sumido cara.. também acho... eu criei uma teoria da bolha de SILICIO.. todas as Startups e empresas virtuais estão em uma grande bolha.. pois nada de lucro.. UBER sem Lucro.. Snapchat sem Lucro.. Twitter sem lucro... etcc.. mas a grana entrou pesada uma hora os investidores irão querer a realidade tem um grupo dos ex do infomoney lá no adfvn .. apareça lá.. tá de boa sou o moderador kk dai já cortei o Frajola que e Vou mijá que já tinham nos achado fiel qual o nome do novo forum lah e como acessa? Falei pra Tucura no zap e ele interessou.
|
|