Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2017 14:12:52 GMT -3.5
potuz, pode citar essas empresas com DY de 8-9℅aa? Isso seria uma média esperada pro futuro ou é de agora? Com números de 6 meses atrás tem muitas empresas, com números de hoje, antes dos resultados deste ano temos PRBC, TIET, TAEE, ESTC, CGAS, LCAM, KLBN, FESA, EKTR, BRKM, todas pagando acima de 8% e tem mais.
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 1, 2017 14:19:08 GMT -3.5
potuz, pode citar essas empresas com DY de 8-9℅aa? Isso seria uma média esperada pro futuro ou é de agora? Com números de 6 meses atrás tem muitas empresas, com números de hoje, antes dos resultados deste ano temos PRBC, TIET, TAEE, ESTC, CGAS, LCAM, KLBN, FESA, EKTR, BRKM, todas pagando acima de 8% e tem mais. Estou por fora, mas esse DT se sustenta?
|
|
|
Post by youngwarren on Mar 1, 2017 14:19:54 GMT -3.5
Eu usei como ponto de partida o "prêmio de risco histórico", que entendo como sendo a esperança de retorno do mercado de ações histórica menos o que você obteria em cada período em renda fixa. Ou seja, seria E(R) - Rf. Neste caso, o histórico é entre 4,5% ~ 6,5%. Ah! caramba sim de fato li então errado aquele número! estamos na mesma então. Posso perguntar de onde foi que você tirou o spread entre mercado e os treasuries de cada ano? Fiz na mão aqui, puxei os dados na Bloomberg 10yT e S&P. Não tá lá muito refinado o spread mas foi o que deu na correria. : )
|
|
uqaz
Forista VIP
|
Post by uqaz on Mar 1, 2017 14:23:40 GMT -3.5
CGAS, por exemplo. Payout maior q 100℅, n é? E vc tá falando bruto, neh?
|
|
|
Post by youngwarren on Mar 1, 2017 14:23:45 GMT -3.5
Fala Disc, é youngwarrenblog.wordpress.com/Não falo muito sobre ações, falo mais sobre os livros que li, algumas ideias legais, etc. Mas com o tempo vou começar a colocar lá minhas ideias de investimento também. Abs,
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2017 15:55:38 GMT -3.5
CGAS, por exemplo. Payout maior q 100℅, n é? E vc tá falando bruto, neh? $ echo "((3.38288557470+1.40052522055)*27531734 + (3.07535052245+1.27320474596)*99781567)/(43.72*99781567 + 27531734*47.10) " | bc -l .09994376840156098147 $
Pagando 9,9994%a.a. no preço de hoje.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 1, 2017 17:25:35 GMT -3.5
Votos para Março/2017 CIEL TOTS CARD BRKM TAEE @paitax , o caso da CIEL foi muito bem exposto pelo youngwarren , o que me leva a não voltar ainda ao papel desde já mais de dois anos. O caso da TOTS para mim é uma incógnita porque é que você continua votando mesmo depois de comentar no tópico dela os resultado horríveis que vem apresentando. Potuz, o wizardhsc explicou algo que vem de encontro com meu raciocínio. Preços em níveis baixos por aumento considerável do LL. Outro motivo é a não consolidação dos concorrentes, que é um forte argumento para a empresa na forma de fidelizar clientes. Quanto a TOTS3, acho ridículo as desculpas da administração que se perdeu com a compra da Bematech. Entretanto, a dívida não é motivo de pânico, continua gerando caixa e o modelo de Subscrição é o ponto forte da empresa, com boa receita recorrente. Por último, não uso o CAFI pensando apenas no mês e sim como minha forma investir, pensando no LP. Qualquer crítica será bem vinda. Abraços!
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2017 17:42:36 GMT -3.5
Entretanto, a dívida não é motivo de pânico, Concordo, para uma empresa de ROE 12% e ROIC de 40% a dívida está de fato num bom nível. A estrutura do WACC desta empresa é um dos fatores que me fez ser investidor nela até a minha liquidação ano passado. Aqui está errado: os DFC dos últimos dois anos são -211.643,0 e -271.486,0 respectivamente, a empresa não está gerando caixa de fato pois está comprando todo e quando pode, e pior ainda comprando o que não pode. e o modelo de Subscrição é o ponto forte da empresa, com boa receita recorrente. Aqui discordamos em parte, o modelo é de fato o ponto forte da empresa, porém as contas de clientes novos tem tido queda nos últimos 3 anos, e é uma queda relevante. As receitas recorrentes cada vez são uma fatía menor da receita total. Isto pode mudar muito com a aquisição da BEMA, mas pelo que vimos, os resultados da BEMA também estavam vindo piores no ano da compra. Por último, não uso o CAFI pensando apenas no mês e sim como minha forma investir, pensando no LP. Nesta concordamos, eu também penso na CAFI como um portal para discussão de empresas focado em investidores de LP. Só que eu não considero a TOTS como um bom investimento de LP. O risco desta empresa ter que continuar se endividando para poder continuar no ritmo de crescimento inorgánico é alto. O que vimos nos últimos anos é que os empresários/investidores das pequenas concorrentes se beneficiaram com as vendas (nenhuma delas hostil) assim como os diretores da TOTS continuam com salários e bonificações altas, mesmo com a empresa tendo quedas incríveis nas margens. Os minoritarios da TOTS só viram o patrimônio estagnar nestes últimos anos e a receita de fato cair muito (tirando a receita da BEMA, a receita da TOTS teve uma queda alta). Concordo que ler o balanço de uma empresa com modelo de crescimento inorgánico pode ser complicado, mas isto mesmo me fez em parte sair da TOTS: os releases não são claros quando devíam ser! eles utilizam a receita da BEMA (que é enorme em comparação com as outras concorrentes menores que eles tinham comprado) para mascarar a queda da própria receita e lucro.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Mar 1, 2017 18:32:36 GMT -3.5
Potuz, o que analiso de caixa é o caixa livre. Se houve consumo de caixa ou aumento de caixa, é uma análise que tento fazer depois. A empresa teve caixa livre de 161 milhões. O que começa a ser ridículo, como falou do salários da diretoria e tudo mais, é ter distribuído 141 milhões de dividendos para um lucro de 152 milhões. Os JCPs de 2016 foram muito maiores e eles sabendo que o resultado seria bem pior. Agora, se analisarmos que houve apenas 7 milhões de captação de empréstimos para uma amortização de 175 milhões de principal, é algo muito bom. Quanto ao modelo de subscrição, ainda acho que é muito válido, uma vez que fideliza o cliente por não ter que "empurrar" o licenciamento de algo que ele nem vá usar. Agora, utilizando dessa fidelização, é conseguir fazer com que o cliente entenda que ele subscreve o que precisa, mas poderia potencializar com um software a mais ou solução bemacash, por exemplo.
|
|
|
Post by fundamentalista on Mar 1, 2017 19:23:31 GMT -3.5
Meus votos da CAFI de abril vão para as seguintes ações:
1) ABEV3 - Empresa monopolista, solidificada e com crescimento constante ao longo dos últimos anos;
2) BBSE3 - Empresa pagadora de dividendos, tendo o Banco do Brasil como majoritário e paga juros sobre os dividendos retidos;
3) CIEL3 - Empresa que remunera anualmente o acionista com bonificações e distribui periodicamente dividendos;
4) ETER3 - Empresa com boa governança corporativa, com política de dividendos sólida, embora esteja sofrendo com a queda nas vendas do setor de construção;
5) EGIE3 - Empresa com boa governança, sendo atualmente a melhor elétrica com liquidez nas ações ordinárias;
6) LEVE3 - Empresa com elevado Payout, boa distribuição de dividendos e lucros consistentes;
7) UGPA3 - Empresa resiliente e com crescimento consolidado, com boa governança corporativa;
8) VLID3 - Empresa com boa governança, boa pagadora de dividendos e realizando recompras de ações.
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Mar 1, 2017 19:27:24 GMT -3.5
Meus votos da CAFI de Novembro vão para as seguintes ações: Abril?
|
|
|
Post by fundamentalista on Mar 1, 2017 19:27:36 GMT -3.5
Senhores,
Qual a vossa opinião sobre ações de petrolíferas, mineradoras, siderúrgicas e metalúrgicas para Buy and Holder?
Tenho estudado empresas de commodities, na parte de petróleo e minério, incluindo a siderurgia, detre elas PETR3, VALE3, CSNA3, GGBR3 e USIM3. Dessas, possuo apenas a VALE3.
Acho CSNA3 interessante, mas a dívida é monstruosa.
A PETR3 é uma empresa consolidada com grande domínio de mercado, mas sofre a interferência estatal, principalmente no que tange as nomeações para os cargos de alto escalão.
A GGBR3, é uma empresa sólida, tradicional, mas que não valoriza o acionista e tem governança questionável.
A USIM3, dentre todos os mencionados, é a que tem maior dificuldade de gestão e recuperação no longo prazo.
Passados alguns anos de investimentos, percebo a importância de ações de commodities na carteira, uma vez que alavanca os ganhos em época de recuperação da economia.
Observando a carteira dos grandes investidores, percebo que Luiz Barsi Filho não gosta de ações de commodities, enquanto Lirio Parisotto possui forte concentração em CSNA3, USIM3/USIM5, BRAP3/BRAP4.
Nos últimos meses, Lirio Parisotto ampliou a alocação de capital na siderurgia, assim como nas elétricas, algo que ativa a curiosidade sobre a visão desse grande player de mercado sobre a necessidade de alocação de capital em ações de commodities.
Gostaria opinião de vocês, principalmente sobre a CSNA3 e GGBR3.
|
|
|
Post by fundamentalista on Mar 1, 2017 19:30:43 GMT -3.5
Meus votos da CAFI de Novembro vão para as seguintes ações: Abril? Obrigado Potuz. Correção realizada. Trata-se do voto para o mês de abril.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 1, 2017 19:39:29 GMT -3.5
A fábrica de móveis da GRND já foi fechada Sério? Perdi essa. Quanto tempo tem? Eu concordo com você sobre os FII (e imóveis em geral). Só vejo DY e liquidez baixos. Se não me engano foi no 3T15.
|
|
|
Post by wizardhsc on Mar 1, 2017 19:49:16 GMT -3.5
Senhores, Qual a vossa opinião sobre ações de petrolíferas, mineradoras, siderúrgicas e metalúrgicas para Buy and Holder? Tenho estudado empresas de commodities, na parte de petróleo e minério, incluindo a siderurgia, detre elas PETR3, VALE3, CSNA3, GGBR3 e USIM3. Dessas, possuo apenas a VALE3. Acho CSNA3 interessante, mas a dívida é monstruosa. A PETR3 é uma empresa consolidada com grande domínio de mercado, mas sofre a interferência estatal, principalmente no que tange as nomeações para os cargos de alto escalão. A GGBR3, é uma empresa sólida, tradicional, mas que não valoriza o acionista e tem governança questionável. A USIM3, dentre todos os mencionados, é a que tem maior dificuldade de gestão e recuperação no longo prazo. Passados alguns anos de investimentos, percebo a importância de ações de commodities na carteira, uma vez que alavanca os ganhos em época de recuperação da economia. Observando a carteira dos grandes investidores, percebo que Luiz Barsi Filho não gosta de ações de commodities, enquanto Lirio Parisotto possui forte concentração em CSNA3, USIM3/USIM5, BRAP3/BRAP4. Nos últimos meses, Lirio Parisotto ampliou a alocação de capital na siderurgia, assim como nas elétricas, algo que ativa a curiosidade sobre a visão desse grande player de mercado sobre a necessidade de alocação de capital em ações de commodities. Gostaria opinião de vocês, principalmente sobre a CSNA3 e GGBR3. Não teria empresas de commodities brasileiras para buy and holder. O problema delas não é apenas atuarem em mercado cíclico, mas parecem que são acompanhadas de péssima administrações na época da bonança. Parece que os administradores não podem ver uma geração de caixa que passam a buscar um crescimento inorgânico e para manter esse crescimento passam a se endividar; o que leva ao caos na época das vacas magras. Daí reiniciam o ciclo. Vejam o caso da VALE, precisava o minério cair abaixo de 50, para focarem em redução de custos e melhora da eficiência? A única que já estudei e foge dessa regra é a FESA. No entanto, a falta de tag along sempre me incomodou
|
|
|
Post by disc126 on Mar 1, 2017 20:06:36 GMT -3.5
Fala Disc, é youngwarrenblog.wordpress.com/Não falo muito sobre ações, falo mais sobre os livros que li, algumas ideias legais, etc. Mas com o tempo vou começar a colocar lá minhas ideias de investimento também. Abs, Muito obrigado youngwarren, vou te fazer uma visita por lá
|
|
|
Post by Neomalthusiano on Mar 2, 2017 2:25:21 GMT -3.5
youngwarren, gostei muito do seu post. Entretanto, entender o linguajar adotado fica de difícil entendimento. Ao comentar sobre Cielo, que é uma instituição financeira, os termos adotados pela mesma e Bancos, são de difícil entendimento quando não se esta inserido nesse cotidiano. Uma sugestão minha seria de colocar notas explicativas sobre os termos como "booka R$ 42,5 upfront", "potencial churn", entre outros. São posts assim que gosto, aquele que te desafia a entender e procurar mais. Eu não tenho esse dom de explicar, por isso valorizo quem consegue se expressar como você fez. Parabéns O ideal seria o autor vir com esclarecimentos já para aquela mensagem, mas posso tentar dar uma contribuição nesse sentido: booka R$ 42,5 upfront - contabiliza no balanço desde o momento da operação de antecipação de recebíveis o valor de 42,5. Já como ele chegou a esse valor eu não entendi. De qualquer forma, não altera o raciocínio, que existiam operações nas duas pontas, por isso o balanço não sofria alterações bruscas. potencial churn - potencial perda de clientes tailwinds - são condições ou sitauções que agregam ao crescimento da empresa. "Tailwind negativo" na verdade se chama "headwind" FY - ano fiscal VAN - modelo de serviço de transporte de dados. A credenciadora pode passar um cartão qualquer, mas não faz o processamento e a liquidação da transação. A remuneração é de uma tarifa fixa por transação. full acquirer - modelo de aquisição plena. Já aqui a credenciadora captura, processa e liquida a compra. A remuneração é uma taxa variável de acordo com o valor da transação pois o processo todo foi realizado por ela. write-off - Baixa de um ativo no balanço PP&E - ativo imobilizado, no caso exemplificado, as maquininhas de cartão e o sistema que as acompanha POS - pontos de vendas travas de recebíveis - uma antecipação de recebíveis para o lojista onde a garantia dada são os próprios recebíveis do cartão de crédito 20bps a 60bps - 0,2 a 0,6 % floating - descasamento das datas de entradas e saídas de caixa, para o dinheiro ficar rendendo no mercado financeiro enquanto isso. São taxas irrisórias, mas como são quantias absurdas, obtém-se um lucro relevante. taxa de intercâmbio - taxa que é deduzida do valor a ser pago pelo banco ao credenciador. O credenciador por sua vez repassa essa dedução ao lojista (junto com uma taxa de desconto por antecipação de recebíveis) por isso, isso segura um pouco o crescimento demasiado desta taxa de forma unilateral pelo credenciador.
|
|
|
Post by jigsaw on Mar 2, 2017 8:33:32 GMT -3.5
fala galera ainda fumega aqui ?? q blz.. o infommoney acabou... Frajola deu fim lá dai fecharam ...montei um tópico pros amigos lá no adfvn .. se tiver algum aqui pode ir lá nos sobreviventes do Infomoney.. também estou no da TESA3.. abs.. vejo que a CAFI recuperou bem este ultimo ano parabéns FIEL, a interdição do site é temporária, assim que readequarem o espaço, de repente com novas regras, vocês poderão retornar para o BATE-PAPO do infomoney.
|
|
|
Post by jigsaw on Mar 2, 2017 8:35:28 GMT -3.5
Vou votar .... achei estranho a VALE não estar na CAFI o que aconteceu nem votos teve ? - Meus votos são.. SLCe3...empresa a ser contemplada pela nova lei de terras a estrangeiros e resultado a vir do ultimo quadrimestre muito forte - TESA3 - mesmo padrão da lei de terras.. e resultados operacionais muito bom no ultimo quadrimestre e excelente no primeiro trimestre de 2017 - POMO4- Com a volta do crescimento interno.. empresa irá recuperar suas margens - RAPT4- Empresa se estuturando pra novos saltos FIEL, pelo visto você acompanha a SLCE, tenho algumas duvidas a respeito da empresa, assim que possível postarei na Thread especifica, para não desvirtuar o espaço.
|
|
|
Post by jigsaw on Mar 2, 2017 9:15:43 GMT -3.5
Uma coisa que não consigo entender é esse amor do pessoal por FII. O que vejo na maior parte desse mercado são imóveis com aumento de vacância, com aumento do preço das cotas de forma suspeita, que leva ao aumento nas taxas de administração e distribuições mantidas a base da queima do caixa. Ou seja, a renda vem diminuindo e os custos aumentando. Até quando esse cenário vai se manter? Não tenho confiança de entrar em mercados de baixa liquidez. wizardhsc , na realidade não é amor ao FII em si, mas sim amor aos imoveis que estão na sua composição, para o pequeno investidor, que é entusiasta em investimento em imoveis, não tem opção melhor no mercado, tornar-se sócio-proprietario de predios comerciais, agências bancarias, shopping centers, hoteis, hospitais, etc, com recursos limitados. Eu participei de Leilões de Agencias Bancárias ocorridos em 2003, inclusive estou pensando em abrir um topico a respeito disso, a realidade para aquisição direta de imoveis comerciais é complicada, para imoveis entre 100 mil - 500 mil, o agio era de quase 100% em relaçao ao preço inicial, entre 500 mil - 1 milhão o agio era de 50%, apenas para imoveis > 1,5 mi havia possibilidade de comprar pelo valor inicial. E valeu o investimento nessas agencias bancarias? Em uma rapida pesquisa recente, tive a oportunidade de verificar que agencias que foram compradas por 1 mi em 2003 hoje valem 3x o preço de aquisiçao, considerando um retorno de 10% a.a., em 13 anos o investidor teve praticamente todo capital aplicado de volta, fora a valorização, tanto que teve até fazendeiro que comprou agencia por 2 mi sem nem o olhar o imovel (materia em anexo). Isso tambem acontece muito em FIIs, que o diga o pessoal que adquiriu BBFI, ALMI, FAMB em 2002 - 2004, o retorno foi fantastico, BBFI mesmo, no auge da euforia, chegou a ser negociado a 5 mil a cota, que custava 1 mil no IPO, não é um bom negocio?? No meu caso, mesmo mantendo uma carteira altamente concentrada, com 5 FIIs, meu PM de aquisição = 790 reais, numa escala de 0 - 1000, considerando os proventos, meu PM (ex-dividendos) = 360 reais, o que isso significa?? que mesmo que seja convocada uma AGE em que seja aprovada a liquidação de todos os meus FIIs, através da amortizaçao de todos os ativos que os compõem, e a proposta de aquisição tenha uma reduçao de 74% em relaçao ao IPO, eu ainda ficaria no ZERO A ZERO, essa é uma margem de segurança que eu considero fundamental para que eu consiga dormir a noite com tranquilidade, e esse é um fator fundamental em qualquer investimento, se você fica preocupado, e nao consegue sobreviver um unico dia sem olhar as cotações dos seus ativos, entao pode ter certeza de que você está no investimento errado. Traçando um paralelo com as ações, nao é raro acontecer de uma açao valer 40 reais e, de repente, em funçao de começar a apresentar de LL negativos de forma sistemática, chegar ao preço de 4 reais ou 0,40 reais, isso significaria um patrimônio residual de 10% ou 1% da capital incial, eu nunca vi isso acontecer em FII, no maximo 50% de reduçao, que foram os casos de MSHP, PRSV, FLRP, VLOL, CEOC, WPLZ, BBVJ, RBGS, CTXT, RDES, ETC, mesmo os imoveis estando 100% vagos, nao estou querendo dizer que esse veiculo é melhor do que aquele, tanto que as açoes podem oferecer resultados de 1000% - 5000% de retorno, claro que no campo das exceções, o que quero dizer é que, cada um sabe até onde o seu psicológico é capaz de suportar, no que se refere a investimento , no meu caso uma reduçao patrimonial de 99%, realmente nao teria condiçoes de conviver com isso. www.istoedinheiro.com.br/noticias/financas/20020731/inquilino-luxo/19839
|
|