|
Post by Åsgard ~ on Jan 17, 2017 19:36:33 GMT -3.5
Se fosse para escolher um banco pequeno, o que vocês escolheriam? PRBC ou ABCB? Gosto do Paraná Banco, considero uma boa gestão. Vendi há algum tempo e não acompanhei mais, parece que houve uma troca de controle, venda de posição grande, talvez isso possa interferir na qualidade da cia.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 17, 2017 21:15:35 GMT -3.5
PRBC fechou. Então está fora. E se fosse para escolher hoje, entre todos os bancos médios e grandes, um com mais potencial de ganho e por consequência mais risco, seria ABCB. Eu considero esse um bom momento para comprar bancos pequenos, mesmo com toda essa alta dos últimos tempos. A situação é simplesmente uma questão de acesso a crédito. A maior parte do valor dos papéis no CP é devido a mudanças nos parámetros que são utilizados pelos corretores e operadores de bolsa. Quase todos eles utilizam modelos de fluxo descontados. Em todas as empresas os valores que maiores mudanças causam são a taxa livre de risco e a perpetuidade. Estas últimas já foram tidas em contas com a suba desse ano: a taxa livre de risco já está embutida no fato dos juros futuros já terem contado a futura queda. A perpetuidade também já foi atualizada e por isso temos o IBOV inteiro em 65K, também com um novo ciclo de commodities começando. O que nos leva a outros indicadores que devem ser analisados caso por caso em cada setor/empresa. Nos casos das financeiras acredito que fora da perpetuidade e taxa livre de risco, o seguinte indicador que deve ser tido em conta por operadores é o quociente entre o PDD é a carteira de crédito. Este indicador tem tido aumento generalizado em todo o setor pois o crédito caiu e muito com a SELIC em 14% e ao mesmo tempo as empresas quebraram nos últimos 2-3 anos, com o que tanto o denominador subiu como o denominador caiú. Com a perspectiva dos juros caírem (o crédito aumentar e pelo tanto o denominador ser maior) e com as empresas numa situação um pouquinho melhor (ou mesmo menos pior) faze que o PDD/CC tenha um salto grande esse ano a seguir. Para bancos grandes a questão deve melhorar mas não tanto assim como nos bancos pequenos. Isto é devido a que os bancos grandes tem um denominador também muito grande e o aumento de crédito não é linear. Segundo é que os bancos grandes continuam a fazerem empréstimos enormes a "empresas" que com certeza vão a quebrar, como é o caso do estado de Rio de Janeiro e o da Odembrecht. A aposta em bancos pequenos eu considero uma que pode ser realmente lucrativa nesta situação. Eu pessoalmente estou muito alocado em BBAS e com pouco tempo para realmente estudar qualquer das outras empresas (nem consigo acompanhar direto o balanço do BBAS) então não vou comprar/vender nada. Mas acredito que tenham bons bancos para entrar por aqui. Duvido que um estado quebre. Os estados recisam muito desses empréstimos principalmente para obras, dar calote seria um tiro no pé. É mais fácil atrasar pagamento de servidor, deixar faltar remédio, isso o que estamos vendo. Na pior das hipóteses a União da uma força. Mas se acontecer não acho que os bancos médios vão deixar de sofrer indiretamente. Se os bancos grandes ficarem mais receosos de emprestar para os governos, por mais que segurem o crédito, vão acabar indo com tudo para cima de empresas, especialmente as com bom rating. Nessa aí é que o ABC por exemplo pode se dar mal.
|
|
|
Post by twisti95 on Jan 17, 2017 21:16:50 GMT -3.5
Se fosse para escolher um banco pequeno, o que vocês escolheriam? PRBC ou ABCB? agregando, seja bem-vindo ao fórum Edit: se o '95 indica o seu ano de nascimento eu vou ficar muito triste pela comparação de como eu vou ficando velho... é sim kk. Ainda não sou investidor, mas logo mais serei e por enquanto apenas venho estudando as empresas
|
|
|
Post by twisti95 on Jan 23, 2017 21:05:40 GMT -3.5
Gostaria de pedir a opinião dos nobres colegas sobre a minha primeira carteira de açoes: ITSA4 ABCB4 TAEE11 EGIE3 CGRA4 UGPA3 EZTC3 WEG3
MDIA3
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 24, 2017 7:30:28 GMT -3.5
Gostaria de pedir a opinião dos nobres colegas sobre a minha primeira carteira de açoes: ITSA4 ABCB4 TAEE11 EGIE3 CGRA4 UGPA3 EZTC3 WEG3 MDIA3 ITSA4 e ABCB4 são as duas melhores escolhas no setor bancário na minha opinião. EGIE3 nunca estudei, mas acho uma boa se posicionar no setor elétrico no momento. CGRA4 e EZTC3 são sempre citadas aqui na CAFI, com toda justiça, como midcaps de valor. UGPA3 apresenta um dos maiores crescimentos e geração de valor da bolsa brasileira, mas para mim sempre fica a dúvida até quando. WEG3 e MDIA3 são empresas que muitos gostam mas para mim os indicadores fundamentalistas não são atrativos. Você escolheu uma carteira que faz sentido, equilibrada entre sistema financeiro, elétrico, midcaps de valor e empresas com boa administração. Quais critérios você usou para escolher esses ativos?
|
|
|
Post by pholio on Jan 24, 2017 12:04:56 GMT -3.5
Gostaria de pedir a opinião dos nobres colegas sobre a minha primeira carteira de açoes: ITSA4 ABCB4 TAEE11 EGIE3 CGRA4 UGPA3 EZTC3 WEG3 MDIA3 ITSA4 e ABCB4 são as duas melhores escolhas no setor bancário na minha opinião. EGIE3 nunca estudei, mas acho uma boa se posicionar no setor elétrico no momento. CGRA4 e EZTC3 são sempre citadas aqui na CAFI, com toda justiça, como midcaps de valor. UGPA3 apresenta um dos maiores crescimentos e geração de valor da bolsa brasileira, mas para mim sempre fica a dúvida até quando. WEG3 e MDIA3 são empresas que muitos gostam mas para mim os indicadores fundamentalistas não são atrativos. Você escolheu uma carteira que faz sentido, equilibrada entre sistema financeiro, elétrico, midcaps de valor e empresas com boa administração. Quais critérios você usou para escolher esses ativos? É uma boa carteira. Teria que saber o seu perfil, qual risco voce aceita correr, o que você espera da carteira, qual é o objetivo dela. Também é interessante definir o peso que cada empresa, ou setor, tem na sua carteira. E finalmente, o peso que a carteira de ações tem no seu patrimônio total. E enfim (este aviso eu deixo para qualquer pessoa que peça opinião sobre a sua carteira): você deve anotar tudo o que decidir e assumir a responsabilidade pelos riscos (tanto os cnhecidos quanto os não conhecidos).
|
|
|
Post by twisti95 on Jan 24, 2017 15:22:09 GMT -3.5
objetivo é longo prazo e aceito um risco maior. Por enquanto a ideia é só investir em açoes mesmo
|
|
Potuz
New Member
|
Post by Potuz on Jan 24, 2017 15:46:46 GMT -3.5
objetivo é longo prazo e aceito um risco maior. Por enquanto a ideia é só investir em açoes mesmo Achei os papéis daquela carteira uma boa escolha como os colegas mencionaram. Na sua idade, e para começar a investir em ações acho o correto é tomar riscos maiores. Visando isto, e agregando que imagino seus aportes não sejam muito grandes no começo, com o que a corretagem deve influenciar na performance da carteira, eu considero que você está muito diversificado. Sem saber realmente os montantes que você pretende investir fica difícil avaliar, mas em principio eu acho que investiria no máximo em 4 papéis daqueles que você escolheu. Tipo ABCB4 - EZTC3 - EGIE3 + alguma cíclica tipo VALE ou similar (EALT se você quer correr mais riscos). Alocar em bancos pequenos acho uma boa (e postei á pouco no respeito). Prefiro EGIE3 do que TAEE no setor elétrico devido ás incertezas nos contratos novos na TAESA. EZTC é uma ótima empresa e o setor deve melhorar eventualmente, porém pode aguardar para comprar pois o setor deve ficar estagnado um bom tempo até a oferta se normalizar. As empresas de varejo eu considero um pouco ariscado com os governos que devem vir e os ajustes cada vez mais fortes, por isso fico de fora da CGRA. MDIA, UGPA e WEG simplesmente estão muito caras para mim. Com o que a sua carteira ficou sem quarto para eu escolher. Como de todo jeito você não tem nenhuma empresa exportadora de commodities ou alguma industrial, ambos setores que devem começar um novo ciclo de alta nos próximos anos, achei que podia escolher o quarto neste setor. Mas deve fazer a conta você mesmo: supondo que você pague corretagem de R$10, por cada papel e deve investir uns R$2000/mes, para formar uma carteira com 8 papéis ou você vai demorar 8 meses ou deve gastar R$80 o que está já fazendo a sua carteira perder 4% na entrada!. Mesmo se você só fizer uma compra mensual estaria perdendo 0,5% na entrada, e não é fácil bater o mercado em 0,5% ! Se você planeja investir R$10K/mes a corretagem começa a ser uma questão mínima. Ainda assim, para um garoto de 21 anos que pode tomar riscos, não vejo necessidade de tanta diversificação assim.
|
|
|
Post by tadeuoc on Jan 24, 2017 17:48:22 GMT -3.5
Quando comecei a investir tinha sua idade, hoje já estou com 25.
Minha carteira possui apenas 4 ativos no momento.
BRAP4 BBAS3 EZTC3 VLID3
Ah...Tem Prml 3 também, mas essa é outra história.
Eu concordo com o Potuz, não acho uma boa diversificar tantos prefiro correr mais riscos (o que também é discutível)
Hoje em dia dessas que você citou acho que só compraria mesmo ABCB4, EZtC3 e talvez ENgIe...Mas no setor elétrico eu prefiro CESP6.
|
|
|
Post by twisti95 on Jan 24, 2017 18:32:51 GMT -3.5
muito obrigado pelas opinioes, por enquanto irei aportar de 1 a 2k por mes e a ideia é fazer uma compra por mes (7 reais de corretagem, sem custodia). A ideia era deixar a maior parte nas que você citou potuz, principalmente ABCB. O que eu deveria fazer caso por exemplo eu siga essa estrategia e no meio do ano eu ganhei uma herança de mais ou menos 50k, adiciono nos aportes posteriores ou já aloco de uma vez na carteira?
|
|
|
Post by wizardhsc on Jan 24, 2017 19:12:15 GMT -3.5
muito obrigado pelas opinioes, por enquanto irei aportar de 1 a 2k por mes e a ideia é fazer uma compra por mes (7 reais de corretagem, sem custodia). A ideia era deixar a maior parte nas que você citou potuz, principalmente ABCB. O que eu deveria fazer caso por exemplo eu siga essa estrategia e no meio do ano eu ganhei uma herança de mais ou menos 50k, adiciono nos aportes posteriores ou já aloco de uma vez na carteira? Como o pessoal já disse, também não vejo porque ter tantas ações, principalmente no inicio. Todas as empresas que você citou são boas, mas daria preferencia para ABCB4, ITSA4, CGRA4. As duas primeiras por serem do melhor setor da bolsa e a segunda por ainda ter um bom preço. Depois daria prioridade para UGPA e MDIA, apesar de bem precificada, são mais resilientes. Das elétricas não tenho como opinar, já industria e construção ainda não acho o momento, já que subiram forte e ainda não demostraram melhora nos resultados. Uma empresa que você não citou, mas acho interessante para um iniciante é Grendene. Acho que foi a primeira ação que comprei e seguro até hoje.
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Jan 24, 2017 19:53:26 GMT -3.5
Sobre a diversificação, concordo que pegar todo seu dinheiro, dividir em montantes iguais e comprar essas 9 empresas de uma vez não é o melhor a ser feito. Você vai acabar agando caro por muitos desses papéis. Mas eu acho que esse é um bom número de papéis ṕara você ter em uma lista que você acompanha, lê os resultados, vê os gráficos e define pontos de entrada. Conforme os papéis vão chegando a esses pontos você aos poucos naturalmente vai montando sua carteira. É assim que eu tenho feito.
|
|
bochan
Forista VIP
|
Post by bochan on Jan 28, 2017 18:37:02 GMT -3.5
Seguem votos para CAFI em Fevereiro. Comentários e críticas são muito bem vindos:
- CPLE- Melhor papel do ponto de vista de indicadores P/L, P/VP. - FRAS- Deve se beneficiar com as Trumpadas - subida de dólar e unidade fabricando dentro dos E. Unidos. - ITSA- Segurança do Itaú mais pequena diversificação DTEX e ELEK. - BRFS- Apanhando muito, mas vejo uma boa oportunidade pela sua solidez - risco de pequena queda x possibilidade de grande subida. - KLBN- Grande "market share" em papelão ondulado, que deve ser o primeiro item a subir SE e QUANDO a economia retomar.
É basicamente também o que tenho, por isto críticas são muito bem vindas.
abs.
|
|
Deleted
Deleted Member
|
Post by Deleted on Jan 28, 2017 20:25:16 GMT -3.5
Votos para Fevereiro de 2017!
BRKM - Acredito que a empresa está muito bem e tende a continuar com folga de caixa e vir a pagar bons proventos. TOTS - Acredito que o momento da estagnação está chegando. Pode lateralizar por um tempo, mas tem mostrado que num médio prazo é uma boa aposta. TAEE - Como muito bem explanado aqui no fórum, fui convencido que a empresa é um dos portos seguros e está com leve desconto. CIEL - Para mim, resultado acima do esperado e a empresa tá conseguindo administrar a dívida, já que queda de uso das manquininhas nos estabelecimentos já era prevista. Marca ELO ganhando força e já está internacionalizada.
|
|
|
Post by cadu28 on Jan 31, 2017 19:30:50 GMT -3.5
Resultado da CAFI janeiro 2017:Destaque positivo: EZTC3, com 16,7%. Destaque negativo: CIEL3, com -4,7% OBS: foi uma pena CARD3 não ter entrado na CAFi em janeiro, pois teve uma alta de quase 50%!
|
|
Neymar
Forista VIP
|
Post by Neymar on Feb 1, 2017 6:57:51 GMT -3.5
Meus votos: ENBR3: empresa bem posicionada, deve se beneficiar da queda de juros. EMBR3: empresa com um nicho de mercado bem definido, com produtos competitivos. Tendo em vista uma valorização futura do dólar é um bom momento para se posicionar. Se o Trump continuar fazendo bobagem na área comercial desse jeito, não duvido que comece uma guerra comercial entre os países ricos. Nesse caso, a Embraer deve se expandir no mercado americano.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 1, 2017 7:51:54 GMT -3.5
Esse mês voto em: 1)ABCB4 - setor financeiro no Brasil continua forte, dentre o setor é um dos mais barato, mantendo um crescimento consistente e uma carteira controlada. 2)GRND3 - ação defensiva, com P/L abaixo de 10 e forte geração de caixa. Se a economia melhorar, vai crescer junto e se o IBOV puxar, vai subir junto. 3)BRAP3 - para quem pretende levar para o longo prazo, vale a pena escolher a mais descontada. Aqui o pior já passou, a Vale fez um grande investimento e com a melhora do preço do minério deve colher os lucros. O 4T16 deve vim forte. 4)CIEL3 - empresa com P/L abaixo do histórico, mantendo um crescimento próximo aos 15%. ROE acima de 30%. Sofrendo mais por notícia do que pela concorrência. Mesmo caso da GRND, cresce com a melhora da economia e se o IBOV puxar, visto que é uma das poucas que não surfou essa pernada de alta.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 1, 2017 15:37:06 GMT -3.5
Lembrando que a votação da CAFI está encerrada, mais tarde trago o resultado de fevereiro.
|
|
|
Post by wizardhsc on Feb 1, 2017 15:50:11 GMT -3.5
Segue a CAFI de fevereiro. A crise está tão forte que até a CAFI está sofrendo.
|
|
|
Post by jigsaw on Feb 1, 2017 16:10:42 GMT -3.5
Resultado da CAFI janeiro 2017:Destaque positivo: EZTC3, com 16,7%. Destaque negativo: CIEL3, com -4,7% OBS: foi uma pena CARD3 não ter entrado na CAFi em janeiro, pois teve uma alta de quase 50%! EXCELENTE a remuneração obtida em Jan-17, se aproximando bastando do DJI (Dow Jones Industrial Average INDEXDJX: .DJI - 1 de fev 14:39 GMT-5 = 19.888,91 (0,12%)).
|
|